O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Como abrir uma franquia perto de mim e ganhar dinheiro com o negócio?

Como abrir uma franquia perto de mim e ganhar dinheiro com o negócio?

Sumário

Será que existe uma franquia perto de mim? Se você já fez essa pergunta, saiba que a resposta provavelmente é sim. Então, leia esse texto até o final e saiba mais sobre esse modelo de negócio e como abrir um.

Até porque, existem mais de 2,8 mil marcas de franquias em atividade no Brasil. Ou seja, não falta variedade para quem quer abrir uma franquia perto de si e ganhar dinheiro.

Do mesmo modo, esse modelo de negócio apresenta inúmeras vantagens para os investidores. É possível contar, por exemplo, com suporte para a abertura e administração do negócio.

Além disso, existem modelos de negócio que se adaptam melhor a cada perfil empreendedor. Dessa forma, mesmo quem não tem experiência pode investir no mercado de franquias.

O que dá mais dinheiro na minha cidade?

Cada tipo de negócio funciona melhor em determinado lugar. Assim, o que dá mais dinheiro na sua cidade é o setor que a população local tem mais carência. Porém, para descobrir isso, você precisa analisar alguns fatores, como o mercado local.

A análise de mercado nada mais é do que o processo de obtenção de dados e informações relevantes sobre o mercado em que seu negócio ou ideia está inserido. Por isso, deve ser um processo contínuo realizado pela administração. 

Com ele é possível entender: quais são as necessidades dos clientes, o que seus concorrentes estão fornecendo e se uma ideia consegue ser bem implantada no mercado.

Do mesmo modo, uma análise de contexto requer a compreensão de vários fatores. Entre eles: padrões regulatórios, potencial de mercado, desenvolvimento do setor, contexto econômico, oferta e demanda e crédito disponível. 

Para poder analisar o mercado e identificar possibilidades para a sua empresa, você deve ter claramente definidos as metas e os objetivos do seu negócio. Então, o próximo passo é analisar as tendências do mercado e a taxa de crescimento do seu segmento.

Dessa forma, pesquisas demográficas são excelentes exemplos de como fazer isso. Também é preciso ir além e buscar conhecer a opinião de seus consumidores sobre produtos similares.

Avalie o que pode ser considerado um ponto forte para o seu negócio, bem como suas vantagens competitivas. Também é importante que você aponte quais são seus pontos fracos e em quais dessas questões seus concorrentes podem ser mais eficientes.

Pensando em ajudar quem quer empreender com franquias, mas não sabe todos os detalhes, o Henrique Mol criou o curso Franquias Sem Ciladas. Assim, se você quer investir com segurança, é importante conferir nas aulas mais detalhes sobre cuidados com o negócio e outros tópicos fundamentais.

Qual a melhor franquia para abrir perto de mim?

Saber qual a melhor franquia perto de você requer a análise de alguns fatores. Assim, é importante considerar seu perfil empreendedor, a reputação da marca e o crescimento do setor.

Em primeiro lugar, é essencial considerar algo que você realmente goste de fazer. Afinal de contas, você vai investir tempo e dinheiro no seu negócio.

Imagine gastar tanto em algo que não traga satisfação pessoal?! Então, para evitar desanimar com o negócio, é preciso escolher algo com o que você se identifique.

Uma parte fundamental da sua pesquisa para saber se a rede de franquias é uma boa para investir é conversar com outros franqueados.

Se a franqueadora possui em sua rede franqueados que alcançam bons resultados individuais e prosperam com a marca, isso é sinal de um empreendimento promissor e saudável. 

Dessa forma, a boa rentabilidade das unidades faz com que o plano de negócio traçado pela empresa apresente resultados tangíveis.

Sendo assim, os franqueados devem verificar quantas franquias abriram e fecharam nos últimos anos. Se o número de unidades fechadas for grande e/ou em períodos curtos, isso pode ser um indício de que a rede de franquias não está tão preocupada com seus franqueados. 

Outro motivo de atenção é com empresas que apresentam uma expansão muito acelerada.

Além disso, um bom franqueador deve garantir suporte aos seus franqueados no dia a dia. Ferramentas, manuais, softwares, visitas periódicas e outros meios de atendimento também são facilitadores. 

Do mesmo modo, o treinamento inicial precisa ser suficiente para que o franqueado consiga administrar o negócio por conta própria. Esses são alguns fatores para analisar na hora de escolher a melhor franquia perto de mim.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas opções de marcas que você pode gostar. Continue lendo e se surpreenda!

Lista de franquias lucrativas para você abrir

Chegou a hora de conhecer as franquias lucrativas para abrir onde você estiver. Então, analise as opções e considere aquelas que mais combinarem com o seu perfil empreendedor. Leia agora!

[raio_x]

Passo a passo para abrir uma franquia

Para investir em uma franquia, você precisa entrar em contato com a franqueadora. Normalmente, as marcas contam com um formulário em seu site. Dessa forma, você preenche com seus dados.

Em seguida, a franqueadora analisa as informações e decide se você tem o perfil de empreendedor necessário e compatível com a marca. Caso a resposta seja positiva, você vai receber uma comunicação oficial da empresa.

Depois, a franqueadora vai orientar você sobre a assinatura do contrato e pagamento da taxa inicial. Então, é hora de cuidar da inauguração e fazer os treinamentos iniciais.

Vantagens e desvantagens de investir no franchising

Investir no franchising, assim como todo negócio, tem vantagens e desvantagens. Antes de mais nada, vamos falar dos pontos positivos. Um dos principais é ter o suporte da franqueadora.

Assim, você tem a garantia de que terá apoio de uma marca consolidada durante todo o processo. Afinal de contas, ela oferece suporte desde a abertura até o ponto de gestão e divulgação do negócio.

Do mesmo modo, você não precisa divulgar sua marca do zero. Isso porque, a empresa, seus produtos e serviços já são conhecidos do público.

Por outro lado, algumas características do sistema de franquias podem ser consideradas desvantagens. Você não pode, por exemplo, tomar decisões sobre sua unidade sem consultar a franqueadora.

Isso porque, o franchising funciona por meio de padrões. Então, todas as unidades funcionam de forma igual. Para quem quer um negócio do seu jeito, isso pode não ser uma boa ideia.

Agora, você já sabe como ter uma franquia perto de si. Logo, já pode se organizar para investir. Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje