O processo para patentear algo, seja uma ideia ou uma marca, não é tarefa simples. Uma das soluções para ajudar quem está em busca desse registro é apostar na franquia Primeiro Mundo. Sendo assim, preparamos este texto para que você conheça o ramo da franqueadora, seu modelo de negócio e valor de investimento.
Mas antes, é importante entender que as franquias podem ser boas opções para quem quer empreender e ganhar dinheiro. Prova disso é que o franchising está em crescimento. Em 2023, o setor teve um aumento de 13,8%, em comparação com 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Então, se você quer abrir o seu negócio de modo prático, você pode contar com um time especializado. Isso porque a Primeiro Mundo oferece suporte ao franqueado e diversos serviços ao cliente, que vão desde o registro até a criação de marcas.
Em outras palavras, a marca permite que seus clientes tenham acesso a uma gama completa de auxílios para ter os direitos autorais sobre a sua propriedade intelectual. Quem deseja ter um empreendimento próprio encontra na franquia Primeiro Mundo a chance para mudar de vida. Continue a leitura!
Entenda como funciona o registro de marcas e patentes
Antes de apresentarmos a franquia Primeiro Mundo, é importante que você conheça os processos que envolvem o registo de marcas e patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Graças à entidade, quem busca pelo registro tem maior proteção e garantia sobre sua marca ou invenção. Porém, o processo pode ser complicado para quem não conhece o caminho a seguir, além do investimento necessário.
Primeiro, o interessado deve preencher o formulário do INPI para dar início ao processo. Junto desse documento, também devem ser entregues a procuração (caso seja terceirizado), alguns arquivos e o comprovante de pagamento da taxa obrigatória.
Durante as etapas, uma das primeiras coisas que devem ser feitas é a consulta para verificar se a marca ou a patente já está registrada. Em seguida, você deve elaborar um relatório sobre o que deseja registar ou patentear, apresentar as reivindicações, desenhos e um resumo.
Geralmente esse processo é feito pela internet. Além disso, há o manual de marcas no site da instituição que auxilia no processo. Após dar a entrada, basta acompanhar a Revista de Propriedade Industrial (RPI) para se informar do andamento.
Por se tratar de um procedimento complexo, é fundamental buscar por uma empresa especializada no assunto. É aí que entra a franquia Primeiro Mundo.
O que o franqueado da Primeiro Mundo faz?
Quem decidir investir na franquia Primeiro Mundo irá fazer um trabalho de acompanhamento direto dos processos de registro de patente ou marca. Logo, a sua principal função será oferecer os serviços e todas as soluções oferecidas pela empresa.
A princípio, são pelo menos cinco oportunidades que vão além apenas do registro. Um exemplo é o relatório emitido por um Examinador de Patentes que vai opinar sobre a “patenteabilidade” do processo que seu cliente deseja.
Outro serviço oferecido diz respeito aos Direitos Autorais. Além disso, é possível encontrar registro de aplicativos, formatação de franquia e até branding. Todas essas questões serão avaliadas com cuidado para não haver nenhum problema.
Graças a essa gama de oportunidades, a jornada dos clientes fica muito mais simples e barata. Depois, basta entregar as informações necessárias, fazer a procuração autorizando a Primeiro Mundo entrar com o processo e aguardar o registro. Logo mais, conheça os suportes que a franqueadora oferece. Mas antes, conheça a história por trás da franquia Primeiro Mundo.
História da franquia Primeiro Mundo
Todo o sucesso da franqueadora se iniciou em meados de 1992. Focada em patentes e marcas de empresas, a Primeiro Mundo se tornou uma referência nesse segmento. Não à toa, ela coleciona clientes satisfeitos, oferecendo eficiência e qualidade.
A empresa tem crescido consideravelmente, expandindo sua atuação pelo Brasil. São cerca de 13 estados com presença difundida da marca. O objetivo, agora, é conseguir crescer por mais regiões, se fazendo presente em todo o território nacional.
Além disso, vale destacar que a franqueadora tem atuação em outros países. Ou seja, se o seu cliente quiser registrar algo nos EUA, a franquia de serviços Primeiro Mundo oferece as condições para auxiliar esse processo. Esse é mais um diferencial da marca.
Nesse sentido, para se ter uma ideia de como esse é um mercado movimentado, no Brasil, em 2023, de acordo com o INPI, houve um crescimento de 2,9% nos pedidos de patentes em relação ao ano anterior.
Olhando para os dados mundiais, a quantidade é exorbitante. Dados de 2018 mostraram ser mais de 1,38 milhão de requerimentos para patentes e quase 10 milhões para o registro de marcas! O Continente Asiático concentra as regiões com maiores movimentações nesse sentido.
Suportes oferecidos ao franqueado da marca
Voltando a falar sobre as vantagens de ser um franqueado da marca, não podemos deixar de destacar todo o suporte que ela oferece. Logo, você não precisa ter experiência prévia na área, uma vez que a própria empresa realiza os treinamentos necessários junto aos franqueados da rede.
Sem contar o suporte profissional especializado, que permite você tenha acesso a um auxílio contínuo sobre qualquer questão envolvendo a sua unidade. Outro benefício de fazer parte da franquia Primeiro Mundo é com relação ao material de apoio e o setor publicitário.
Graças a isso, você não precisa se preocupar com a propaganda do seu negócio. Isso porque, a própria franqueadora irá trabalhar para criar as melhores estratégias de marketing e ajudar na divulgação. Desse modo, faz com que você possa estar mais focado no crescimento da sua unidade.
Quanto custa uma franquia Primeiro Mundo?
A franquia Primeiro Mundo oferece um modelo de negócio de baixo investimento e alta rentabilidade. Ou seja, com pouco tempo de atuação você recupera o dinheiro investido. Um ponto que contribui para isso é a ausência de um espaço comercial para atuação.
Ou seja, com apenas um computador com acesso à internet é o necessário para exercer suas funções. Não importa se você está em casa ou em uma cafeteria. É possível atender seus clientes a qualquer hora e lugar. De acordo com a franqueadora e os dados da Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, os valores para abrir uma unidade são:
- Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
- Prazo de retorno: entre 6 e 16 meses
Ao longo do texto, você pôde compreender sobre como fazer o registro de marcas e patentes. Por ser algo complexo, exigindo certo cuidado com toda a burocracia, a melhor solução que o cliente pode encontrar é uma empresa especializada no assunto.
Nesse sentido, abrir uma franquia para atender a essa demanda se traduz como uma boa oportunidade. Mesmo com pouca ou nenhuma experiência no ramo, existem treinamentos e apoio para o cumprimento de todas as funções necessárias.
Esse é o caso da franquia Primeiro Mundo. Uma marca com anos de história, atuando no Brasil e no mundo. Agora que você está por dentro do assunto, esse pode ser o melhor momento para empreender e lucrar com a sua franquia barata e lucrativa. Fale com a franqueadora e dê o pontapé inicial.