ABF revela: Acquazero foi a franquia que mais cresceu em 2020!

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Levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising aponta a Acquazero como a franquia que mais cresceu em 2020. Ao todo, a marca teve um aumento de 152% no número de unidades.

A Acquazero, franquia de serviços de limpeza automotiva, teve grande expansão no número de franquias. E isso mesmo com o momento econômico ruim causado pela pandemia do novo coronavírus.

Este crescimento se deu por diversos fatores, como melhorias da franqueadora e a busca por modelos de negócios mais enxutos, como veremos mais à frente.

Rede Acquazero cresceu 152% em 2020!

O momento da Economia com certeza não é bom, com queda de mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Além, é claro, das incertezas causadas pela pandemia do novo Coronavírus.

No mercado de franquias como um todo, houve uma queda de 1,8% no faturamento geral e também queda de 2,6% no número de unidades.

Apesar disso, a franquia Acquazero, de limpeza automotiva, teve o expressivo aumento de 152% no número de unidades em 2020.

Com isso, a marca fez sua estreia no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, aparecendo no 43º lugar, com 388 unidades. Em 2019, a Acquazero tinha 154 unidades e estava na 111º lugar nesta lista.

Para se ter uma ideia desse crescimento, a O Boticário, que é a maior franquia neste ranking, teve uma diminuição de 5% no número de unidades. Da mesma forma, a franquia AM/PM teve uma queda de 24% neste mesmo quesito.

O crescimento da Acquazero ocorreu com unidades em vários estados e diversos municípios, desde capitais até pequenas cidades do interior.

Do mesmo modo, a franquia já conta com unidades no exterior, com franqueados no Estados Unidos e na República Dominicana.

Esta expansão tem sido um ótimo desafio para a marca, que tem conseguido, cada vez mais, apresentar para os franqueados um modelo sólido. Além de um negócio lucrativo e atraente para os empreendedores.

Dois homens com a camisa da Acquazero fazendo a limpeza de um carro azul.
O modelo home office foi destaque no crescimento da rede.

Por que a Acquazero foi a franquia que mais cresceu no Brasil?

Como falamos, alguns fatores fizeram com que a Acquazero fosse a franquia que mais cresceu no Brasil entre 2019 e 2020.

O aumento dos números da franquia se deve à maior preocupação que as pessoas passaram a ter com a higienização dos carros durante a pandemia. Foi o que destacou o presidente da franquia, Henrique Mol, em entrevista ao Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Foto empresario Henrique Mol presidente encontre sua franquia. Imagem ilustrativa texto franquia que mais cresceu.
Henrique Mol, presidente da franquia Acquazero.

Segundo Mol, que também é presidente da holding Encontre Sua Franquia, que controla a Acquazero, os franqueados melhoraram suas vendas com um ticket médio maior. Afinal, as pessoas buscaram mais serviços que pudessem eliminar microrganismos dos automóveis.

Além desta preocupação dos usuários com a higienização, a rede Acquazero teve uma melhoria em sua estrutura interna. Dessa forma, conseguiu prestar melhor suporte aos franqueados, bem como treinamento e fornecimento de tecnologia para este trabalho.

Da mesma forma, a franquia buscou se aproximar mais de seus franqueados, principalmente com relação aos suportes da marca.

Houve também um destaque para o modelo delivery do negócio. Por conta de todas as restrições de circulação das pessoas durante a pandemia, estes serviços ganharam relevância.

Assim, grande parte deste crescimento da rede veio com modelos delivery, que facilitam a vida dos consumidores dos serviços automotivos.

A franquia home office é ideal para pequenos empreendedores, pois é um modelo enxuto e barato.

Modelo de negócio da Acquazero é parte essencial da expansão

Para se manter como a franquia que mais cresce no franchising brasileiro, a Acquazero tem buscado oferecer produtos e serviços diferenciados para os consumidores.

A rede oferece serviços de limpeza automotiva com diversos cuidados com o meio ambiente. Um deles é a limpeza ecológica, que usa apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora.

Da mesma forma, diversos serviços de higienização usam pouca água, além de produtos de limpeza biodegradáveis. Assim, cada lavagem gera menos poluição, bem como economiza recursos hídricos.

Este viés ecológico tem ganhado destaque entre os clientes, que buscam cada vez mais serviços com poucos impactos para o meio ambiente.

Outro fator que ajudou a Acquazero a ser a franquia que mais cresceu ano passado foram seus serviços delivery, como explicamos antes. Com as restrições à circulação das pessoas, oferecer a limpeza automotiva na casa do cliente foi um fator importante.

Ainda, para contratar a Acquazero, o cliente só precisa de um celular, onde pode baixar o aplicativo da franquia. Em seguida, ele pode escolher os serviços e agendar um horário.

Por tudo isso, novos empreendedores puderam perceber a oportunidade de um modelo de negócio atrativo e em consonância com o momento vivido no mundo.

Aliado a isso, a expertise de mais de 10 anos de atuação do mercado de serviços automotivos foi crucial para este crescimento da marca. Assim como o seu reconhecimento no setor de franchising nacional.

Reconhecimento pela ABF fortalece rede

Começar o ano de 2021 como a franquia que mais cresceu mostra o caminho sólido que a Acquazero vem tomando.

Ao se tornar uma das 50 maiores franquias do país, a marca ganha notoriedade e agora, ainda mais, passa a ser vista com outros olhos por novos empreendedores.

Até porque, este reconhecimento da marca é positivo para cada um dos franqueados. É um marketing extra para cada uma das unidades, que ajuda a atrair clientes.

Assim, o momento é positivo para franqueadora e franqueados, que ganham projeção em um mercado tão competitivo quanto o de franquias.

franquia de lavagem ecologica de carros: homem fazendo o processo de limpeza a seco
A lavagem ecológica é um dos serviços principais da marca Acquazero.

Como abrir uma unidade da Acquazero?

Agora que você já conhece mais sobre a Acquazero, é hora de saber como abrir uma unidade da franquia.

Todo empreendedor deve estar bem seguro antes de investir em um novo negócio, seja do ponto de vista financeiro ou do setor em que irá atuar.

Conheça a franquia

Em primeiro lugar, antes de se tornar um franqueado, conheça bem a franquia, os seus produtos e serviços. É importante que você se identifique com seu público-alvo e descubra se sua região é um bom lugar para a implementação do negócio.

Conheça a Acquazero, veja um pouco da história da franquia, converse com franqueados sobre o negócio e a satisfação dos clientes.

Caso você já seja um cliente da Acquazero isso pode ajudar, pois você já conhece os serviços, a qualidade e o modo de trabalho dos franqueados.

Como empreendedor, você deve se atentar a todos os detalhes do negócio para fazer um investimento seguro e que combine com o que você quer fazer.

Veja se o seu perfil se adéqua ao da marca

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Além de conhecer a franquia, o empreendedor deve conhecer a si mesmo antes de abrir a sua própria unidade da Acquazero.

Você deve observar se possui o perfil ideal para a franqueadora, e também para este tipo de negócio.

Não é obrigatório, mas gostar de carros e ser um empreendedor proativo ajuda a ter sucesso com uma franquia neste segmento de serviços.

Da mesma forma, você deve analisar os investimentos, o tempo de retorno, para saber se está preparado até que chegue no ponto de equilíbrio financeiro.

Analise os modelos de negócios e os investimentos

A Acquazero possui seis modelos de negócio. São eles: três modelos home office, a loja Standard, Prime e Desenvolvedor de Área.

Assim, cada um deles exige um investimento inicial diferente. Para os modelos home office, o Básico é de R$ 22,820,00; o tipo Intermediário fica em R$ 25.820,00; e o home office Avançado exige investimento de R$ 31.820,00.

Na loja Standart, o investimento inicial é de R$ 22.820,00 e a loja Prime requer aplicação de R$ 121.320,00.

Já no modelo Desenvolvedor de Área, o empreendedor vai atuar com uma loja Prime ou Standard que já possui. Além disso, ele será responsável pela consultoria a franqueados da área.

Temos um vídeo abaixo com mais informações sobre os modelos de negócios da Acquazero e outros detalhes da rede. Acompanhe!

Entre em contato com a franqueadora

Depois de se decidir por um modelo de franquia, entre em contato com a franqueadora em sua página, preencha o formulário e aguarde o contato da marca.

Conversando com a franqueadora, você vai poder tirar as dúvidas que porventura ainda tenha.

Analise bem a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Depois do contato inicial, o interessando em se tornar um franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento traz uma série de informações importante sobre a rede.

Ela terá, de forma clara, a lista dos direitos e deveres da franqueadora e do franqueado, bem como os suportes oferecidos pela franquia.

Com essas e outras informações, o empreendedor pode analisar a solidez do negócio e conhecer detalhes da operação antes de assinar o contrato de franquia.

Comece o trabalho

Por fim, com a assinatura do contrato, cabe ao franqueado começar o seu trabalho e captar clientes com a ajuda do marketing da franquia.

Nesta etapa, se for um modelo loja, a franqueadora vai ajudar na escolha do melhor local de instalação, bem como na estruturação do negócio.

Neste inicio de trabalho, o franqueado terá que ser proativo e corajoso para buscar clientes, parcerias, fazer propaganda boca a boca e também pela internet.

Mas, de qualquer forma, você terá como trunfo a franquia que mais cresceu em 2020 no país, o que com certeza ajudará a chamar a atenção dos clientes!

Separamos também um ebook para lhe ajudar a ter uma franquia de sucesso. Acompanhe!

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