A franquia Racon é uma oportunidade para quem deseja ter o próprio negócio no mercado de consórcios. Quer conhecer mais sobre a empresa e seus serviços, então fique com a gente!
O mercado de consórcios teve um aumento de 14,6% no número de adesões entre 2020 e 2021. O segmento contabilizou cerca de 3,5 milhões de vendas de cotas, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
A Racon Consórcios é uma marca com tradição no mercado. Veja mais informações sobre essa franquia que lhe permitirá atuar no atrativo setor de consórcios.
O que é a franquia Racon?
A franquia Racon atua na venda de cotas de consórcio de imóveis e veículos há mais de 30 anos. Ou seja, é uma marca com um grande reconhecimento no mercado.
A rede, que é gerida pela Randon Administradora de Consórcios, teve início no ano de 1949.
Inicialmente, o objetivo da marca era atuar com consórcios para a aquisição de veículos. Porém, devido ao grande sucesso que a empresa alcançou, os gestores decidiram expandir para a venda de consórcios de imóveis.
Atualmente, a franquia possui mais de 160 pontos de vendas pelo Brasil, espalhados por 12 estados. Mas sua expansão não para por aí, a marca continua estudando a inauguração de novas unidades pelo país.
O que a franquia Racon oferece?
Para os consumidores, a franquia Racon oferece um amplo catálogo de produtos para facilitar a aquisição de diversos tipos de bens.
Nesse sentido, o cliente pode contratar consórcios para a compra de casas prontas, apartamentos, terrenos. Além disso, o consumidor encontra crédito para construção e reformas de imóveis.
Do mesmo modo, a franquia trabalha com consórcios de veículos. Por exemplo, compra de carros, motos, caminhonetes, caminhões, barcos, entre outros.
A rede trabalha com taxas condizentes com o mercado, possibilitando aos clientes parcelas variadas, que se adequam a cada perfil.
Vale destacar que a empresa é uma prestadora de serviços financeiros autorizada pelo Banco Central do Brasil. Desse modo, demonstra a solidez e confiança que se pode depositar na marca.
Fique com a gente e veja mais detalhes sobre a franquia Racon.
Preço da franquia Racon
A franquia Racon não exige investimento inicial caso o empreendedor já possua um ponto comercial. Dessa forma, é possível se tornar um franqueado sem um aporte financeiro.
Ou seja, o empreendedor não precisará gastar nada para se tornar um franqueado da Racon.
Nesse sentido, a franquia trabalha com três formatos. Primeiro, é o modelo Semiexclusivo, destinado a empresas que já atuam na comercialização de consórcios de outras marcas. Logo, incluirá em seu portfólio a marca Racon.
Outro modelo é o Exclusivo, voltado para empreendedores que irão atuar de forma exclusiva na comercialização dos produtos Racon.
Para este formato, há necessidade da montagem do ponto comercial. Porém, os custos variam de acordo com o tamanho do espaço, estrutura, localização, entre outros detalhes.
Por fim, o terceiro modelo é o de Parceiro Comercial. Ele é voltado para empresas que não atuam diretamente com a venda de consórcios, mas desejam inserir estes produtos no portfólio. Por exemplo, imobiliárias, corretoras de seguros, revendedoras de veículos, entre outros.
Este formato também não exige investimento caso o empreendedor tenha um ponto comercial ativo.
Enfim, a Racon é uma franquia acessível para empreendedores de variados perfis. Ainda, a rede oferece orientações para o trabalho, como um plano tático de marketing, participação em eventos da marca e outros suportes.
Faturamento da franquia de consórcios
O faturamento de uma franquia de consórcios irá variar bastante, indo de uma média de R$ 10 mil por mês até R$ 50 mil ou mais.
O valor do faturamento leva em conta diversos fatores, como a quantidade de produtos à disposição dos clientes, por exemplo.
Do mesmo modo, este faturamento tende a aumentar de acordo com a maturação do negócio, maior captação de clientes e diversificação de região.
O lucro está ligado ao número de consórcios vendidos, mas também é influenciado pelos valores dos consórcios. Por exemplo, um consórcio de imóvel dará um retorno maior do que um de carro básico.
Além disso, a política de comissionamento é diferente de acordo com a franquia de consórcios. Por isso, cabe ao empreendedor analisar estes detalhes antes de investir em uma marca.
O modelo de negócio também influencia, pois uma franquia em Home Office pode faturar um pouco menos, mas tem menores custos. Uma em formato Loja pode ter mais movimento, mas tem gastos maiores.
Enfim, o faturamento pode variar bastante de acordo com todos esses fatores.
Perfil de franqueado ideal da franquia
O perfil ideal do franqueado da Racon e de outras empresas de consórcios é o de uma pessoa comunicativa, com um bom poder de convencimento.
O franqueado terá que ter uma boa capacidade argumentativa para passar aos consumidores informações interessantes e convincentes.
Outro ponto importante é ser uma pessoa preparada. Você precisa saber quais são as taxas oferecidas, os valores pagos e como está o mercado. Além disso, deverá resolver problemas, como explicar quais as oscilações que podem ter nas parcelas do cliente.
Ainda, em certos momentos, o empreendedor precisa ser persistente para conseguir um encontro com o cliente em potencial. Se sempre desistir no primeiro “não” terá mais dificuldades para atuar nesse mercado.
Do mesmo modo, o franqueado precisa ser organizado, para conseguir mapear potenciais clientes. É necessário se estruturar para retornar naqueles consumidores que pediram para entrar em contato depois.
Estas características mostram que o franqueado também precisa ser um bom negociador. Afinal, ele precisa convencer os potenciais clientes a fechar contrato com a sua empresa.
O empreendedor também deve se manter atualizado profissionalmente. Assim, é essencial dominar as estratégias de vendas do mercado de Seguros.
Enfim, o franqueado deve ter um bom network para poder se dar bem neste tipo de negócio.