Você deve ter olhado alguma vez para a franquia Subway e pensado: esse era um bom negócio? E se alguém falar que está diante de uma das boas oportunidades da sua vida, você acreditaria? A seguir, confira o texto que preparamos com os principais detalhes do empreendimento e suas vantagens.
Os dados da pequisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelaram que em 2023 o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões. Dessa forma, empreender nesse mercado pode ser promissor para quem deseja ganhar dinheiro. Porém, é necessário explicar brevemente como as franquias funcionam.
No caso do Subway, podemos dizer que é uma opção promissora de negócio. Não apenas por se tratar da maior rede de restaurantes fast-food do mundo, mas também por ter um empreendimento com baixo investimento no setor de Alimentação. Continue a leitura!
Conheça a franquia Subway
A franquia Subway nasceu nos Estados Unidos durante a década de 1960. A marca foi idealizada pelo empresário estadunidense de Connecticut, Fred DeLuca. Graças ao seu novo negócio, ele esperava pagar seus estudos universitários.
Inicialmente, o foco da empresa era entregar alimentos mais saudáveis e diferentes para seus consumidores, acostumados com os tradicionais sanduíches. Mas nem de longe ele imaginava onde poderia chegar.
Dessa forma, foi desenvolvido o lanche que seria conhecido mundialmente como “submarinos”. Com formato alongado, vendido de acordo com um tamanho pré-determinado e recheios diferenciados.
Atualmente, são mais de 55 anos levando aos consumidores um produto tradicional, responsável pela fidelização e o crescimento da rede ao redor do mundo.
Já o processo de expansão da Subway se iniciou em 1974, quando Fred e seu sócio, Dr. Peter Buck, montaram um plano para a marca alavancar suas vendas e atuar em outras regiões.
Vale destacar que nesse momento, a rede já tinha 16 lojas. Porém, todas eram gerenciadas pelos dois empresários. Com uma meta traçada, e vendo que não seria possível atingi-la dessa forma, logo a ideia do franchising ganhou força.
Importante destacar que nesse período da história, as franquias estavam em plena ascensão. Era algo relativamente novo, e que já tinha revolucionado diversos empreendimentos pelos Estados Unidos.
Graças ao seu modelo de negócio lucrativo, a empresa passou a fazer ainda mais sucesso pelo país de origem. Pouco tempo depois, começou a tomar conta do mundo e se fazer presente em diversas cidades.
Atualmente, a franquia Subway é considerada a maior rede de sanduíches do mundo. São cerca de 39 mil unidades em aproximadamente 110 países.
Vale a pena abrir um restaurante Subway?
Sim, vale a pena abrir uma Subway franquia por vários motivos. Atualmente, de acordo com a franqueadora, são cerca de 1.574 unidades no Brasil. Logo, podemos dizer que quase todas as principais cidades do país contam com pelo menos uma loja.
Assim, esse avanço é facilmente identificado por meio de pesquisas e estudos sobre fastfood no Brasil. Um levantamento divulgado em 2023, revelou um crescimento de 38% no consumo desses alimentos em comparação ao ano de 2021.
Ou seja, ao investir neste empreendimento, você encontra boas chances de ter um negócio de sucesso. Não apenas devido aos resultados que apresentamos, mas pelas vantagens que você tem ao apostar em uma franquia de alimentação.
Em breve, vamos falar dos modelos de negócio da Subway. Mas antes, descubra as vantagens de abrir a sua franquia.
Vantagens de abrir uma franquia
Não faltam vantagens para você abrir a sua franquia. Estamos falando de um empreendimento repleto de benefícios, que permite aos empreendedores ter a chance de mudar de vida com mais facilidade comparado com quem abre um negócio do zero.
Para se ter uma ideia, de acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das unidades fecham as portas antes de completar dez anos.
Por outro lado, os negócios abertos do zero tem uma taxa de mortalidade cinco vezes maior. E muito desse resultado se dá pelas informações que vamos apresentar a seguir. Acompanhe!
Plano de negócio predeterminado
Ao abrir um empreendimento do zero, a primeira coisa que se deve pensar é no plano de negócio. Com isso, é possível traçar os principais objetivos da empresa, bem como as metas para alcançar o sucesso esperado.
São diversos pontos que precisam ser analisados e avaliados. Tal como o risco do negócio, a concorrência, o perfil dos clientes, produtos ou serviços oferecidos, gastos para tirar o projeto do papel, retorno sobre o investimento etc.
Esse não é um trabalho muito fácil de ser feito, principalmente para quem não tem muita experiência e está prestes a se aventurar pela primeira vez no mundo do empreendedorismo.
Com as franquias, você não precisa passar por isso. Afinal, todo o plano de negócio já foi testado, avaliado e executado pela franqueadora. Então, o seu único trabalho será colocá-lo em prática.
Sem contar que a empresa nunca está com seu planejamento estagnado. Lembre-se que o mercado muda com o passar do tempo. Mas não se preocupe! A franqueadora prestará o suporte para que a sua unidade também receba todas as atualizações que forem feitas.
Suportes da franqueadora
Previsto pela Lei de Franquia, o suporte da franqueadora é outro ponto que não podemos deixar de fora. Logo, ela deve auxiliar seus franqueados para que possam ter a tranquilidade para fazer o melhor trabalho possível.
Essa é apenas uma das questões que fazem desse modelo de negócio tão seguro em comparação com os demais. Assim que você se tornar um franqueado, já terá acesso ao suporte.
Inicialmente, após a adesão da franquia, a franqueadora aciona você para que participe dos treinamentos e entenda como o trabalho é feito. Assim, é possível se ajustar à cultura da empresa e outros pontos.
Na sequência, com a franquia do Subway, você também terá ajuda para encontrar o melhor local para abrir a sua unidade. Sem contar em todo o auxílio para inaugurar sua loja.
Vale destacar que esse suporte estará sempre ao seu lado. Independente do tempo de negócio que você tiver. Seja para conseguir algum apoio ou para atualizar os treinamentos.
Reconhecimento do consumidor
Não podemos deixar de falar do reconhecimento do consumidor. Ou seja, ao ter uma grande marca por trás do seu negócio, você evita ter que passar por todo o processo de afirmação no mercado local.
Em outras palavras, as pessoas tendem a conhecer a Subway, sabem da qualidade ou pelo menos suspeitam que seja algo único e saboroso. Agora, imagine você abrindo algo do zero com a necessidade que comprovar isso sozinho?
Claro, não é algo impossível e é bem mais complexo. Diferente do que uma unidade de franquia pode oferecer. Além disso, graças ao histórico da franqueadora, em um mês ou menos você consegue ter um movimento satisfatório na sua loja.
Não podemos deixar de falar também de toda a experiência da marca que a franqueadora transfere para você. Com isso, é possível conseguir agradar o seu público da melhor forma.
Fornecedores homologados
Agora vamos falar dos fornecedores homologados que fazem parte da franquia Subway. Graças a eles, você consegue entregar o sabor conhecido no mundo inteiro na sua unidade.
Quando olhamos para as franquias, essa parceria é algo fundamental para o sucesso da estratégia comercial. Dessa forma, como franqueado, basta você se conectar com os fornecedores autorizados que a franqueadora lhe apresentar e pronto!
Essa é uma das maneiras que ela encontra de garantir que todos os empresários da rede vão oferecer aos clientes os melhores serviços ou produtos possíveis.
Então, para se ter noção da importância desse processo, há empresas que encerram o contrato com o franqueado por ele não seguir a lista de fornecedores indicados. Nesse sentido, lembre-se de respeitar as orientações da franqueadora, pois isso que garante o reconhecimento do padrão de qualidade da marca.
Modelos de negócio da franquia Subway
A franquia Subway oferece apenas um modelo de negócio, o de Loja Física. Porém, ela varia no tamanho e isso terá impacto direto nos valores do investimento.
Desse modo, você tem a liberdade para escolher onde irá inaugurar, se em um shopping, aeroporto, rodoviária, posto de gasolina, universidade, loja de bairro etc. O que for melhor para você e o seu negócio.
O mais importante aqui é conseguir analisar com calma todos os aspectos da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é fundamental para o seu entendimento sobre a futura unidade.
Ele é tão importante que, segundo a lei, deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato. Assim, você terá tempo suficiente para analisar cada detalhe do empreendimento.
Quais são os benefícios oferecidos pela Subway ao franqueado?
O franqueado da Subway recebe suporte completo, desde a escolha do ponto comercial e sua análise até a decoração, compra de equipamentos e mobiliário, além de auxílio em ações de publicidade.
A marca também oferece treinamento para o franqueado e sua equipe, com foco nos padrões e métodos específicos da rede, o que pode garantir a uniformidade no atendimento.
Outro benefício é a rede de suporte disponível em todas as fases do processo de abertura e operação da franquia, com orientação contínua, independentemente de quanto tempo o franqueado esteja na rede.
Quanto custa uma franquia Subway?
O valor para conseguir abrir uma franquia Subway, de acordo com a franqueadora, é a partir de R$ 400 mil, com o prazo de retorno de até 30 meses.
Mas esses números variam conforme o metro quadrado da sua loja. Além disso, existem outras taxas fixas que também vão influenciar no seu investimento.
É importante lembrar que estamos falando de uma das maiores redes de fast food do mundo. Ainda assim, em comparação com outras alternativas de negócio do setor de Alimentação, o valor da franquia Subway é bem mais baixo. Nesse sentido, converse com seu sócio, caso tenha, sobre a melhor solução.
Por outro lado, se você não tiver todo o dinheiro necessário para o investimento, também é possível recorrer aos bancos. A maioria das instituições conta com linhas de créditos exclusivas para franqueados. Agora, se você prefere conhecer outras opções de franquia de alimentação, confira abaixo!
Qual o perfil do franqueado Subway?
O franqueado Subway, de acordo com a própria franqueadora é alguém com atitude empreendedora e determinação para expandir e fortalecer seu negócio.
Por isso, se você busca um novo desafio e deseja construir um futuro de sucesso empreender nesse mercado pode ser uma boa opção.
Como abrir uma franquia Subway?
Para abrir uma franquia Subway, entre em contato diretamente com a marca. Em seguida, é importante analisar detalhadamente o negócio para entender todos os aspectos envolvidos. Depois, como lhe ensinamos, avalie a COF para você ter uma visão clara das suas obrigações e direitos.
Na sequência, é hora de planejar suas finanças de forma estratégica. Converse com a franqueadora, pois é essencial para garantir que as suas dúvidas sejam esclarecidas. Uma vez que tudo estiver alinhado, é o seu momento de investir na franquia.
Lembre-se de que cada passo requer atenção e cuidado. Desde o contato inicial até o investimento final, o processo exige dedicação e análise. Ao seguir esse passo a passo, você estará mais preparado para abrir sua franquia Subway com sucesso.
Ao longo do texto, você pôde conhecer sobre a história da franquia Subway e suas vantagens. Além de descobrir porque o franchising é uma boa opção de negócio para quem quer mudar de vida. Agora que está dentro do assunto, dê o pontapé inicial para empreender e ganhar dinheiro.