Quanto CUSTA uma franquia SUBWAY? (valor, faturamento, taxas…)

Por
em
Franquias Subway: representação de um sanduíche da marca com sua embalagem tradicional
Advertisement

Conhecida por montar seus famosos sanduíches, a franquia Subway é um dos modelos de negócio que mais chamam a atenção dos empresários que sonham em ter um empreendimento de sucesso.

Ao todo, são mais de 50 anos de tradição no mercado e o título de maior rede de fast food do mundo desde 2011. Na época, a empresa passou sua concorrente Mcdonald’s.

Porém, mesmo diante desse sucesso mundial, nos Estados Unidos ela é considerada apenas a 6º maior rede de fast food. Dá para acreditar?

No Brasil, a marca iniciou seu avanço em 1993, mas devido aos altos valores, não durou muito. Com uma nova tentativa de conquistar o mercado, o sucesso veio no início dos anos 2000, com o seu novo modelo de negócio. 

Quer saber um pouco mais sobre a Subway e como se tornar um franqueado da marca? Acompanhe a leitura com a gente! 

Como surgiu a franquia Subway?

A franquia Subway surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Seu objetivo era entregar uma alimentação mais saudável e diferente para seus consumidores. Dessa forma, ela desenvolveu o que passou a chamar de lanches “submarinos”. 

Ou seja, desde o começo, já produzia os sanduíches no formato que conhecemos nos dias atuais. A marca foi idealizada pelo empresário norte americano de Connecticut, Fred DeLuca. Por meio do empreendimento, ele esperava pagar seus estudos universitários. 

Após alguns anos, em 1974, Fred e seu sócio Dr. Peter Buck decidiram desenvolver um plano de expansão para o Subway, uma vez que, nesse momento da história, eles já operavam com 16 lojas por conta própria. 

Assim, após alguns estudos e percebendo que não conseguiriam atingir a meta de expansão que haviam traçado, decidiram dar início a sua rede de franquias de alimentação. Com um modelo de negócio tão lucrativo, não demorou muito para a marca ser um sucesso. 

Hoje, podemos dizer que a Subway é a maior franquia de sanduíches do mundo. São mais de 42 mil unidades franqueadas, espalhadas por 110 países.

A primeira loja da marca chegou no Brasil em 1994, mas não durou muito tempo. Mas com o desenvolvimento do modelo de Desenvolvedor de Área, em 2003, a Subway começou a fazer sucesso de vez com a população brasileira. 

Hoje, a marca já possui quase dois mil restaurantes no Brasil e seu objetivo é atingir 50 mil pelo mundo. Devido ao sucesso, empresários passaram a pesquisar cada vez mais sobre o modelo de franquia da Subway. 

Quais as vantagens da franquia Subway?

As franquias são modelos de negócio onde um empresário usufrui da fama, expertise e know how de uma determinada marca, para começar o seu empreendimento com mais segurança e garantias de sucesso. 

Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cinco em cada 100 franquias fecham antes de completar dois anos. Ou seja, número quase quatro vezes menor do que a taxa de mortalidade das empresas comuns. 

Dessa forma, ao se tornar um franqueado da Subway, o empresário já inicia com uma marca que é reconhecida no mundo todo. Além disso, devido ao sucesso, você inicia seu empreendimento com clientes já fidelizados.

Vale ressaltar também que a Subway realiza o treinamento dos funcionários e orientações sobre os modelos de trabalho da empresa. Ainda auxilia na hora de conseguir financiamento com bancos para a abertura do negócio. 

Toda essa parte de suporte da franqueadora é feita por meio de uma rede exclusiva para os franqueados. Sempre prezando e levando a qualidade internacional que fez a marca ser o sucesso que é hoje.  

Por fim, a Subway é uma marca líder do seu segmento há alguns anos. Muito desse sucesso se dá pelos seus sanduíches, chamados de “Subs”, que são feito sobre medida para os clientes, tudo sob os seus olhos. 

Quer abrir sua franquia, mas ainda não sabe como? Baixe o nosso ebook, que mostra dicas e um passo a passo para você ter uma franquia de sucesso. Confira!

ebook como abrir uma franquia de sucesso

Como ser franqueado Subway?

Para fazer parte da franquia da Subway, o primeiro passo é solicitar o catálogo da franqueadora e fazer o seu cadastro.

Diferente de outras redes, a empresa não exige um perfil com determinadas regras. Dessa forma, sua única exigência é que o candidato tenha espírito e vontade de um empreendedor de sucesso. 

Assim, caso o seu cadastro seja aprovado, será a hora de receber a Circular de Oferta de Franquias (COF). Esse documento será responsável por mostrar todas as características do empreendimento de forma clara e objetiva. 

Além disso, ele apresenta as regras que ambas as partes (franqueado e franqueadora) devem seguir durante a vigência do contrato. 

Com a COF em mãos, o próximo passo é passar por uma entrevista com o agente de desenvolvimento local. Se for aprovado novamente, o empresário começa a preparar os documentos necessários para dar início ao processo de franqueamento. 

Durante essa etapa, o futuro franqueado precisa fazer uma pesquisa sobre possíveis locais para a abertura da sua loja e ir atrás de financiamento, caso seja necessário. Após cumprir essas exigências, o caminho está aberto para assinar o contrato final. 

Por fim, após essas etapas, o empreendedor passa pelos treinamentos da franquia Subway, confirma o local para montar a sua unidade e inicia os preparos de contratação do quadro de funcionários e inauguração. 

Qual o valor da franquia Subway?

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia Subway está no seu modelo flexível. Ou seja, é possível abrir sua loja em espaços entre 40 m² e 150 m². Assim, a marca consegue colocar o seus layouts padrões em qualquer tipo de loja. 

Dessa forma, é possível instalar seu empreendimento em hipermercados, universidades, pontos movimentados de bairros, shoppings, aeroportos, rodoviárias e até postos de gasolina. 

Além disso, é importante destacar que a marca não pensa apenas nas grandes cidades. É possível ter uma Subway em municípios do interior dos estados. Com relação ao investimento inicial, o valores são:

  • Investimento inicial: entre R$ 447 mil e R$ 975 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Uma das grandes vantagens do modelo de franquia está justamente nos seus valores. Em comparação com outras marcas dos mercado de fast food, com o mesmo potencial que ela, seu custo é bem menor. 

Isso ocorre devido a estrutura relativamente simples dos restaurantes da franqueadora, que permite restaurantes de pequeno, médio e até grande porte. 

Quais suportes o franqueado Subway tem?

Assim como grande parte das franquias, a Subway oferece vários suportes para os franqueados desenvolverem o trabalho no dia a dia.

Dessa forma, há um intenso trabalho de treinamento dos funcionários para que possam realizar a montagem dos produtos mantendo o padrão da marca.

Do mesmo modo, a franqueadora oferece apoio para financiamento da unidade, o que facilita a entrada do empreendedor no negócio.

Além disso, é feito um trabalho de pesquisa de mercado no local onde será aberta a unidade, e também há o suporte de marketing em vários níveis. Assim, é feito um constante reforço de marca além de divulgações pontuais.

O suporte da franqueadora também está na compra dos insumos, que devem ser feitos com fornecedor exclusivo de vários ingredientes. Isso é uma praxe para manter o padrão de qualidade e sabor dos produtos da marca.

Imagem de dois sanduíches com presunto, alface e tomate. Imagem ilustrativa texto franquia subway
Os franqueados passam por treinamento para a produção dos produtos da marca.

Quais os royalties e taxas da franquia Subway?

A franquia Subway cobra taxas iniciais de franquia que variam de USD 10 mil a USD 15 mil (dólares americanos) dependendo do seu país. Convertendo para real, estas taxas variam de R$ 54,9 mil a R$ 82,3 mil, mais ou menos.

Já os royalties equivalem a 8% do faturamento bruto da unidade, que se junta a outros 4,5% da taxa de publicidade.

Qual o lucro mensal de uma franquia do Subway?

O faturamento médio de uma franquia Subway fica em torno de R$ 80 mil, valor este que pode variar de acordo com vários fatores.

Assim, o lucro depende do tamanho da loja, localização e tempo de funcionamento, entre outros.

A margem de lucro gira em torno de 15% do faturamento bruto mensal da unidade franqueada.

Todos estes números servem apenas como base para orientar as operações do novo franqueado, tendo em vista que podem variar de acordo com vários aspectos.

Vale a pena ter uma franquia de alimentação?

O mercado de franquias de alimentação é bem sólido e, mesmo em épocas de crise econômica, não costumam deixar a desejar.

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia) afirma que existem no país 835 redes de lojas de alimentação, com mais de 35 mil unidades espalhadas pelo país. Somadas, o faturamento delas chega a R$ 51 bilhões.

Para os futuros investidores no mercado de alimentação, existem diversas opções para empreender. No entanto, este interessado deve observar o nicho que mercado que melhor de adéqua ao seu perfil.

Da mesma forma, além de uma grande quantidade de marcas, há também modelos de negócios variados. O empreendedor pode optar por franquias delivery, que devem ter um bom desenvolvimento no futuro próximo.

Do mesmo modo, pode escolher um modelo híbrido, com atendimento na loja e entregas, para poder atender os mais variados públicos.

Além, é claro, de modelos de atendimento exclusivamente presencial, que se voltam não apenas para a qualidade da comida, mas também para a experiência como um todo do cliente na loja.

Assim, o empreendedor possui no ramo de alimentação um bom segmento de mercado para investir. Confira no texto Franquias de Alimentação algumas opções que separamos para você, além da Subway.

Expectativa da franqueadora Subway para o futuro

O último levantamento feito pela Subway mostrou que, em 2019, a marca teve um bom crescimento no Brasil. Apesar de não se divulgar o faturamento, a marca afirmou que o último trimestre do ano analisado teve um crescimento de 3,5%. 

Além disso, como vimos anteriormente no texto, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) listou a empresa como uma das maiores franqueadoras de alimentação que operam no país. 

Outro ponto que vem ganhando destaque na franquia é a opção de delivery, que aumentou em 13% o faturamento geral da rede.

Por fim, visando consolidar o restaurante como uma opção saudável, a marca tem focado cada vez mais nas opções vegetarianas do seu cardápio. 

Quer saber mais sobre a Subway, incluindo detalhes de como investir? Acompanhe o vídeo que selecionamos para você logo abaixo!

A Subway no Brasil é uma marca referência nos dias atuais. Além de estar presente em praticamente todas as grandes cidades do país, a empresa vem buscando se expandir ainda mais para o interior. 

Dessa forma, ela conseguirá se firmar ainda mais no mercado nacional. Afinal, muita gente já ouviu falar ou comeu os famosos sanduíches submarinos.

Gostou e quer conhecer outras marcas como a franquia da Subway? Assine nossa newsletter e receba conteúdos completos sobre o universo do franchising. 

Você também pode saber mais sobre o ramo de Alimentação e as vantagens de investir em uma franquia do segmento no texto: Franquias de comida: melhores opções para você lucrar com Alimentação!

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement