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Por que franquias na área de beleza e estética são bom negócio?

Sumário

Franquias na área de beleza e estética podem ser uma ótima opção por vários motivos. Por exemplo, pelo amplo público-alvo do negócio e pela expansão constante do setor.

Mas esses não são os únicos atrativos para quem optar por esse tipo de negócio. Só que, antes de apresentá-los, é importante destacarmos alguns pontos. São eles: sua aptidão para o negócio e a reputação da franquia. Veja abaixo!

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Como escolher entre as franquias na área de beleza e estética?

É preciso começar pelo fato de que, para ter sucesso no ramo, você precisará ter real interesse nele. Ou seja, precisará gostar da atividade com a qual vai trabalhar.

Isso é importante porque o gosto pela atividade vai manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro nele. Sem essa motivação, a dedicação dos empreendedores costuma minguar. 

Então, a empresa não se desenvolve tanto quanto deveria. Há casos, até, em que a unidade é fechada pelo franqueado.

Outro ponto essencial é escolher a franquia de beleza certa. Isso porque, existem várias opções no mercado, e elas trabalham com serviços e métodos diferentes.

Pensando nisso, você precisará avaliar, primeiro, a opinião dos franqueados sobre o negócio. Que retorno eles tiveram com o negócio? Que dificuldades encontraram? A franqueadora oferece os suportes prometidos?

Para essa avaliação, você pode usar da lista de empreendedores que a franqueadora apresenta em sua COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia do negócio e, por lei, precisa contar com a lista de franqueados da empresa, atuais e desligados nos últimos 24 meses.

Outra dica é pesquisar sobre o que os clientes acham da marca. Na internet, é importante que as opiniões disponíveis sejam, em sua maioria, boas. 

Do contrário, ao pesquisar sobre a franquia, os usuários verão críticas sobre a empresa. Eles entendem que a sua unidade oferecerá exatamente os mesmos serviços e produtos.  Então, por que comprariam com você, se as demais unidades oferecem um atendimento ruim? Isso pode prejudicar, consideravelmente, sua conquista de clientes.

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Vantagens de investir em franquias na área da beleza e estética

Tomando os cuidados citados no tópico anterior, você terá mais facilidade em escolher a franquia ideal. Sempre aproveitando das vantagens que esse negócio pode trazer — as quais apresentamos logo abaixo.

Plano de negócio da marca

Sem dúvida, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com um plano de negócio já testado no mercado. Ou seja, o planejamento completo de como montar a empresa, que produtos e serviços oferecer, como gerenciar a franquia etc.

Ao comprar uma franquia, o franqueado recebe o plano completo da marca que escolheu. Esse plano já terá sido testado em outras unidades e passado por correções sempre que necessário. 

Isso o torna menos propenso a erros e agiliza o desenvolvimento do negócio. Basta que o empreendedor coloque todo o planejamento em prática.

Sem contar que esse plano estabelece a padronização das unidades. Isso garante a força e reconhecimento da marca, já que o consumidor entende que encontrará o mesmo em todas as unidades.

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Suporte da franqueadora

Para garantir que seu negócio tenha sucesso, os empreendedores possuem uma série de suportes da franqueadora. Começando pelo seu treinamento. A capacitação vai ensinar o franqueado sobre como atuar com o negócio, mantendo os padrões da marca.

Fora esse, é comum que a franqueadora ofereça suporte de marketing ao empreendedor. Então, ele contará com auxílio para divulgar sua unidade, de modo on-line e off-line.

A divulgação on-line de um negócio inclui, por exemplo, publicações em redes sociais como o Instagram e o Facebook. Assim como anúncios virtuais e outras estratégias. Geralmente, o franqueado recebe conteúdos para essas publicações e assessoria sobre como atuar da melhor forma.

No caso da divulgação off-line, são comuns o uso de panfletos, brindes, eventos e outras ações fora do meio digital. Todas elas podem atrair o público da sua região e aumentar o faturamento da unidade.

Outro apoio comum dado ao franqueado é o comercial. Assim, ele recebe, por exemplo, dicas de como obter parcerias comerciais e atrair os funcionários de uma empresa, de um condomínio próximo à unidade e mais. Quando disponibiliza condições especiais a um grupo, o empreendedor tende a atraí-los mais facilmente.

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Os suportes ainda podem incluir o apoio jurídico, no dia a dia da operação entre outros. Mas vale dizer que eles variam de acordo com a marca de franquia.

Cada franqueadora tem uma lista diferente de auxílios que prestará para o sucesso do franqueado. Para saber do que você poderá usufruir, será preciso ler a COF da marca. Saiba mais sobre esse documento no vídeo abaixo! 

Fornecedores homologados do negócio

Optar por uma franquia de beleza ainda facilita o acesso do franqueado aos produtos e insumos que ele precisa para atuar. Isso porque, para manter a padronização das suas unidades, a franqueadora indicará fornecedores homologados para o negócio.

Logo, será mais simples adquirir todo o necessário para atuar. Sem contar que, atendendo à toda a rede, o fornecedor poderá proporcionar preços mais em conta para os empresários.

Setor em constante expansão

O setor das franquias na área de beleza e estética é um dos que mais faturam e cresce, no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, as vendas de produtos de beleza e cuidados pessoais no Brasil faturaram R$ 109,7 bilhões em 2018.

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Só entre janeiro e março de 2019, as 25 maiores varejistas do segmento movimentaram R$ 4,7 bilhões. A informação é da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). 

No franchising, o faturamento das empresas de Saúde, Beleza e Bem-estar foi de R$ 34,2 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades, seu crescimento foi de 4% no mesmo período, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Todos esses números demonstram o potencial que o ramo de beleza oferece aos negócios. Ao investir no ramo, os empreendedores podem ter ótimo lucro em suas unidades.

Diversos nichos de atuação

O segmento de beleza é um dos mais amplos para se investir devido aos vários nichos de atuação. É possível, por exemplo, optar por uma esmalteria, por uma empresa que faz unicamente o design de sobrancelhas e outros.

Sua escolha vai depender do quanto você tem para investir e, claro, dos seus interesses. Como explicamos antes, gostar do ramo no qual você vai investir será essencial para o seu negócio.

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Mas vale dizer que, além de franquias nichadas, existem aquelas que oferecem vários serviços em um mesmo espaço. 

O serviço mais amplo pode ser uma opção para aumentar o faturamento médio do franqueado. Afinal, um mesmo consumidor pode realizar vários dos cuidados e gastar mais no espaço. Saiba como escolher no texto: Franquia de beleza: atendimento completo ou focar em nichos?

Público amplo no mercado de beleza

Segundo pesquisa, para 66% dos brasileiros, gasto com beleza é necessidade e não luxo. Isso demonstra o quando o mercado de beleza é amplo, inclusive porque brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Dá para acreditar?

Sem contar que os produtos e cuidados com a beleza atraem tanto homens, quanto mulheres. Mesmo que as mulheres ainda sejam o público principal do ramo, o segmento de beleza masculina cresceu 70% entre 2012 e 2017. 

Isso o fez chegar a uma rentabilidade de R$ 19,8 bilhões. A previsão é que o faturamento alcance os R$ 26 bilhões em 2021. Os dados são da agência Euromonitor.

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Por isso, investir em uma franquia é contar com grande possibilidade de público. Só será preciso que você realize um bom trabalho e a divulgação eficaz da sua unidade. Assim, será mais simples atrair as pessoas ao seu negócio.

Fidelização dos clientes

Por último, a fidelização dos clientes é uma grande vantagem das franquias na área da beleza e estética. Quando o negócio oferece um bom serviço e atendimento, o consumidor tende a voltar. Melhor: ainda costuma fazer o marketing boca a boca do empreendimento, o que pode atrair ainda mais clientes.

Mas, para fidelizar o cliente, é preciso ir além de um bom atendimento. Também é preciso conhecer o cliente e oferecer uma experiência completa de bem-estar.

Outros cuidados importantes é estabelecer programas de fidelidade. Além, é claro, de cuidar da sua equipe. Profissionais que trabalham com prazer costumam transmitir maior confiabilidade ao usuário e oferecer serviços ainda melhores.

Acompanhe mais sobre o assunto no texto: Dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética.

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Pronto! Agora você já conhece as vantagens de investir em franquias na área de beleza e estética. Na hora de escolher a sua, não se esqueça de passar pelos cuidados que citamos ao longo do texto. Assim, seu sucesso será mais simples.

Outra dica é acompanhar o passo a passo que preparamos para você adquirir uma franquia. São etapas importantes, que vão garantir a segurança do negócio e a sua certeza de investir. Acompanhe no texto: Passos para se tornar um franqueado.

Uma das marcas para investir neste setor é a Suav, especializada em serviços de esmalteria, escovação, depilação, entre outros. Possui um modelo de negócio atrativo, com diversos suportes da franqueadora para o desenvolvimento do empreendimento.

Agora que você já sabe tudo sobre as franquias na área de beleza e estética, é hora de descobrir se é mesmo o melhor momento para abrir seu negócio. Acompanhe nosso artigo clicando aqui!

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para iniciar sua franquia. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

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