Por que franquias na área de beleza e estética são bom negócio?

Franquias na área de beleza e estética podem ser uma ótima opção por vários motivos. Por exemplo, pelo amplo público-alvo do negócio e pela expansão constante do setor.
Mas esses não são os únicos atrativos para quem optar por esse tipo de negócio. Só que, antes de apresentá-los, é importante destacarmos alguns pontos. São eles: sua aptidão para o negócio e a reputação da franquia. Veja abaixo!
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Como escolher entre as franquias na área de beleza e estética?
É preciso começar pelo fato de que, para ter sucesso no ramo, você precisará ter real interesse nele. Ou seja, precisará gostar da atividade com a qual vai trabalhar.
Isso é importante porque o gosto pela atividade vai manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro nele. Sem essa motivação, a dedicação dos empreendedores costuma minguar.
Então, a empresa não se desenvolve tanto quanto deveria. Há casos, até, em que a unidade é fechada pelo franqueado.
Outro ponto essencial é escolher a franquia de beleza certa. Isso porque, existem várias opções no mercado, e elas trabalham com serviços e métodos diferentes.
Pensando nisso, você precisará avaliar, primeiro, a opinião dos franqueados sobre o negócio. Que retorno eles tiveram com o negócio? Que dificuldades encontraram? A franqueadora oferece os suportes prometidos?
Para essa avaliação, você pode usar da lista de empreendedores que a franqueadora apresenta em sua COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia do negócio e, por lei, precisa contar com a lista de franqueados da empresa, atuais e desligados nos últimos 24 meses.
Outra dica é pesquisar sobre o que os clientes acham da marca. Na internet, é importante que as opiniões disponíveis sejam, em sua maioria, boas.
Do contrário, ao pesquisar sobre a franquia, os usuários verão críticas sobre a empresa. Eles entendem que a sua unidade oferecerá exatamente os mesmos serviços e produtos. Então, por que comprariam com você, se as demais unidades oferecem um atendimento ruim? Isso pode prejudicar, consideravelmente, sua conquista de clientes.
Vantagens de investir em franquias na área da beleza e estética
Tomando os cuidados citados no tópico anterior, você terá mais facilidade em escolher a franquia ideal. Sempre aproveitando das vantagens que esse negócio pode trazer — as quais apresentamos logo abaixo.
Plano de negócio da marca
Sem dúvida, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com um plano de negócio já testado no mercado. Ou seja, o planejamento completo de como montar a empresa, que produtos e serviços oferecer, como gerenciar a franquia etc.
Ao comprar uma franquia, o franqueado recebe o plano completo da marca que escolheu. Esse plano já terá sido testado em outras unidades e passado por correções sempre que necessário.
Isso o torna menos propenso a erros e agiliza o desenvolvimento do negócio. Basta que o empreendedor coloque todo o planejamento em prática.
Sem contar que esse plano estabelece a padronização das unidades. Isso garante a força e reconhecimento da marca, já que o consumidor entende que encontrará o mesmo em todas as unidades.
Suporte da franqueadora
Para garantir que seu negócio tenha sucesso, os empreendedores possuem uma série de suportes da franqueadora. Começando pelo seu treinamento. A capacitação vai ensinar o franqueado sobre como atuar com o negócio, mantendo os padrões da marca.
Fora esse, é comum que a franqueadora ofereça suporte de marketing ao empreendedor. Então, ele contará com auxílio para divulgar sua unidade, de modo on-line e off-line.
A divulgação on-line de um negócio inclui, por exemplo, publicações em redes sociais como o Instagram e o Facebook. Assim como anúncios virtuais e outras estratégias. Geralmente, o franqueado recebe conteúdos para essas publicações e assessoria sobre como atuar da melhor forma.
No caso da divulgação off-line, são comuns o uso de panfletos, brindes, eventos e outras ações fora do meio digital. Todas elas podem atrair o público da sua região e aumentar o faturamento da unidade.
Outro apoio comum dado ao franqueado é o comercial. Assim, ele recebe, por exemplo, dicas de como obter parcerias comerciais e atrair os funcionários de uma empresa, de um condomínio próximo à unidade e mais. Quando disponibiliza condições especiais a um grupo, o empreendedor tende a atraí-los mais facilmente.
Os suportes ainda podem incluir o apoio jurídico, no dia a dia da operação entre outros. Mas vale dizer que eles variam de acordo com a marca de franquia.
Cada franqueadora tem uma lista diferente de auxílios que prestará para o sucesso do franqueado. Para saber do que você poderá usufruir, será preciso ler a COF da marca. Saiba mais sobre esse documento no vídeo abaixo!
Fornecedores homologados do negócio
Optar por uma franquia de beleza ainda facilita o acesso do franqueado aos produtos e insumos que ele precisa para atuar. Isso porque, para manter a padronização das suas unidades, a franqueadora indicará fornecedores homologados para o negócio.
Logo, será mais simples adquirir todo o necessário para atuar. Sem contar que, atendendo à toda a rede, o fornecedor poderá proporcionar preços mais em conta para os empresários.
Setor em constante expansão
O setor das franquias na área de beleza e estética é um dos que mais faturam e cresce, no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, as vendas de produtos de beleza e cuidados pessoais no Brasil faturaram R$ 109,7 bilhões em 2018.
Só entre janeiro e março de 2019, as 25 maiores varejistas do segmento movimentaram R$ 4,7 bilhões. A informação é da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma ).
No franchising, o faturamento das empresas de Saúde, Beleza e Bem-estar foi de R$ 34,2 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades, seu crescimento foi de 4% no mesmo período, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Todos esses números demonstram o potencial que o ramo de beleza oferece aos negócios. Ao investir no ramo, os empreendedores podem ter ótimo lucro em suas unidades.
Diversos nichos de atuação
O segmento de beleza é um dos mais amplos para se investir devido aos vários nichos de atuação. É possível, por exemplo, optar por uma esmalteria, por uma empresa que faz unicamente o design de sobrancelhas e outros.
Sua escolha vai depender do quanto você tem para investir e, claro, dos seus interesses. Como explicamos antes, gostar do ramo no qual você vai investir será essencial para o seu negócio.
Mas vale dizer que, além de franquias nichadas, existem aquelas que oferecem vários serviços em um mesmo espaço.
O serviço mais amplo pode ser uma opção para aumentar o faturamento médio do franqueado. Afinal, um mesmo consumidor pode realizar vários dos cuidados e gastar mais no espaço. Saiba como escolher no texto: Franquia de beleza: atendimento completo ou focar em nichos?
Público amplo no mercado de beleza
Segundo pesquisa, para 66% dos brasileiros, gasto com beleza é necessidade e não luxo. Isso demonstra o quando o mercado de beleza é amplo, inclusive porque brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Dá para acreditar?
Sem contar que os produtos e cuidados com a beleza atraem tanto homens, quanto mulheres. Mesmo que as mulheres ainda sejam o público principal do ramo, o segmento de beleza masculina cresceu 70% entre 2012 e 2017.
Isso o fez chegar a uma rentabilidade de R$ 19,8 bilhões. A previsão é que o faturamento alcance os R$ 26 bilhões em 2021. Os dados são da agência Euromonitor.
Por isso, investir em uma franquia é contar com grande possibilidade de público. Só será preciso que você realize um bom trabalho e a divulgação eficaz da sua unidade. Assim, será mais simples atrair as pessoas ao seu negócio.
Fidelização dos clientes
Por último, a fidelização dos clientes é uma grande vantagem das franquias na área da beleza e estética. Quando o negócio oferece um bom serviço e atendimento, o consumidor tende a voltar. Melhor: ainda costuma fazer o marketing boca a boca do empreendimento, o que pode atrair ainda mais clientes.
Mas, para fidelizar o cliente, é preciso ir além de um bom atendimento. Também é preciso conhecer o cliente e oferecer uma experiência completa de bem-estar.
Outros cuidados importantes é estabelecer programas de fidelidade. Além, é claro, de cuidar da sua equipe. Profissionais que trabalham com prazer costumam transmitir maior confiabilidade ao usuário e oferecer serviços ainda melhores.
Acompanhe mais sobre o assunto no texto: Dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética.
Pronto! Agora você já conhece as vantagens de investir em franquias na área de beleza e estética. Na hora de escolher a sua, não se esqueça de passar pelos cuidados que citamos ao longo do texto. Assim, seu sucesso será mais simples.
Outra dica é acompanhar o passo a passo que preparamos para você adquirir uma franquia. São etapas importantes, que vão garantir a segurança do negócio e a sua certeza de investir. Acompanhe no texto: Passos para se tornar um franqueado.
Uma das marcas para investir neste setor é a Suav, especializada em serviços de esmalteria, escovação, depilação, entre outros. Possui um modelo de negócio atrativo, com diversos suportes da franqueadora para o desenvolvimento do empreendimento.
Também é essencial que você conheça os custos associados a uma franquia. Assim, poderá fazer um planejamento financeiro cuidadoso e que garanta a saúde financeira do seu negócio. Acompanhe no nosso ebook sobre o assunto (clicando no banner abaixo).

Agora que você já sabe tudo sobre as franquias na área de beleza e estética, é hora de descobrir se é mesmo o melhor momento para abrir seu negócio. Acompanhe nosso artigo clicando aqui!
Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para iniciar sua franquia. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.