O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » tropicalização de franquias » Franquias automáticas: você sabe que modalidade é essa?

Franquias automáticas: você sabe que modalidade é essa?

Sumário

Um modelo de negócio que tem chamado a atenção de empreendedores atentos às novidades são as franquias automáticas. Você sabe como elas funcionam? Então, fique ligado nesse conteúdo!

O setor de franquias teve um bom desempenho nos últimos anos mesmo com os problemas na economia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento teve um aumento de 10,7% no faturamento, em 2021.

Logo, isso mostra que é um bom momento para comprar uma franquia e ter um negócio próprio. Melhor ainda se você optar por empreendimentos de baixo custo de manutenção, como as franquias automáticas, das quais falamos aqui.

O que são franquias automáticas?

Este formato de franquia consiste em um negócio onde o cliente vai até a franquia e é atendido de forma computadorizada.

Portanto, as franquias automáticas estão inseridas no modelo de negócios To Go. Nesse formato, o negócio funciona com recursos tecnológicos e não requer muita mão de obra.

Da mesma forma, com essas franquias, o empreendedor trabalha com máquinas automáticas, as chamadas “vending machines”. Assim, por não precisar de funcionários o tempo todo no estabelecimento, diminui os custos do negócio.

Além disso, é um formato de consumo que está em expansão no Brasil, seja pela novidade que ele traz para diversas pessoas, seja pela comodidade para empreendedores e clientes.

Nesse sentido, essas franquias são uma forma de ganhar dinheiro “sozinhas”, já que o franqueado não está presente na hora das vendas.

O modelo de franquias automáticas apresenta ao franqueado uma operação pronta, com um know-how, uma marca, produtos testados no mercado brasileiro, e com isso, fica mais fácil sua implementação.

Desse modo, é um formato de negócio onde o empreendedor recebe uma empresa previamente estabelecida, com um plano de negócios e uma forma de trabalhar.

Porta de um estabelecimento. Imagem ilustrativa do texto franquias automáticas.
O modelo de franquias é um formato mais simples para empreender.

Porém, cabe ao empreendedor seguir as orientações da franqueadora para montar o negócio seguindo o padrão da marca e depois, ganhar dinheiro.

Por que abrir uma franquia?

O modelo de franquia é um formato atrativo para investir. O empreendedor recebe um negócio já estruturado, com uma operação padrão que ele deve seguir.

Da mesma forma, conta com suportes variados para o desenvolvimento do negócio. Mas faz parte desse formato os treinamentos que a franqueadora oferece para os novos franqueados.

Assim, eles ficam conhecendo a operação da marca, o modo de atuar no mercado e como realizar o marketing.

Esses suportes e orientações da franqueadora são um grande diferencial para o modelo de franquia, assim como a marca reconhecida no mercado.

Além disso, é um formato de negócio que permite um melhor planejamento financeiro por parte do empreendedor. Isso porque, a franqueadora apresenta uma projeção dos custos da implantação do negócio.

Nesse sentido, na Circular de Oferta de Franquia (COF), o interessado encontra quais valores terá de gastar nesse processo. Isso inclui a taxa de franquia, royalties e outros valores a serem pagos ao longo da parceria.

Já para as franquias automáticas não é diferente, o franqueado conta com a vantagem de ter uma boa noção dos custos do negócio, que são baixos, porque não há funcionários nas unidades. Assim, são franquias baratas para manter.

Ainda, recebe o suporte técnico da franqueadora para a manutenção das máquinas, algo que é necessário para que o negócio possa ser sólido e eficiente em seu atendimento.

Do mesmo modo, uma vantagem desse formato é que o franqueado trabalha em home office, indo até os locais para realizar as parcerias e o acompanhamento ao longo do tempo.

Com isso, o franqueado tem uma flexibilidade de horário de trabalho que permite ter um emprego formal ou realizar outros projetos de vida.

Veja aqui um vídeo com algumas marcas dessas franquias automáticas e mais à frente, conheça outras oportunidades.

Franquias automáticas para você abrir

Agora que você já entendeu um pouco sobre as franquias automáticas, precisa conhecer algumas marcas que atuam no mercado com esse formato.

São franquias que atuam em diferentes segmentos. Por isso, cabe ao empreendedor analisar que tipo de negócio melhor se encaixa ao seu perfil. Ainda, que tipo de franquia automatizada é a indicada para a sua região.

Isso porque, existem essas franquias voltadas para grandes condomínios, ou então para serem instaladas em pequenos espaços dentro de outros negócios.

Dessa forma, o empreendedor pode atuar em variados nichos, em diferentes locais e aproveitar o crescimento desse mercado de vendas automatizadas.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Por fim, separamos aqui algumas franquias automáticas para você conhecer um pouco mais. Confira!

[raio_x_esf]

Aqui mostramos algumas das franquias automáticas presentes no mercado. Mas cabe ao empreendedor analisar bem os modelos de negócios, avaliar sua capacidade de investimento e as necessidades da sua região.

Portanto, para você continuar a aprender mais sobre o assunto, separamos um conteúdo com dicas de franquias baratas para você investir e lucrar. Acesse!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje