9 maneiras de ganhar dinheiro com franquias automotivas baratas

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Franquias automotivas baratas: empresário com carros ao fundo
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Diante de um cenário onde as pessoas estão buscando novas formas de ganhar dinheiro, uma das melhores opções são as franquias automotivas baratas. Afinal, esse é um setor de serviços que vem mantendo bons números. 

Trabalhar com veículos não é para qualquer um. Não por se tratar de um assunto complexo, mas devido ao perfil do público desse segmento. Os carros são uma paixão para muitos, o que acaba exigindo habilidades como conhecimento em veículos, tendências, melhores serviços e procedimentos.

Além disso, é preciso saber que o mercado mudou, principalmente quando se trata das mulheres. O número de motoristas vem crescendo ano após ano e, por isso, é essencial oferecer atendimentos de qualidade para públicos distintos.

Afinal, durante muito tempo, houve um pensamento arcaico sobre a participação delas no setor. Mas elas, assim como os homens, são clientes que procuram por um atendimento especializado, cuidadoso e, na maioria das vezes, já sabem o que desejam encontrar.

Pensando em tudo isso, separamos algumas marcas e dicas para que você possa começar sua jornada da melhor forma. Acompanhe!

Quais as vantagens de investir em uma franquia automotiva?

mecanico com ferramenta na mão olhando para câmera e sorrindo. franquias automotivas baratas
O setor de franquias automotivas tem grandes vantagens para os franqueados que desejam atuar a frente do negócio é um mercado muito amplo e promissor

De acordo com o estudo realizado pela ABF, as franquias automotivas têm acompanhado os bons números do setor de forma geral.

Ou seja, segundo o Observatório das Metrópoles, o Brasil conta com quase um carro para cada três habitantes. A tendência é que esse número mantenha o crescimento, uma vez que algumas regiões do país, como Nordeste e Norte, vem melhorando sua estrutura rodoviária.

Porém, mesmo diante do crescimento, as pessoas estão permanecendo mais tempo com seus veículos. 

Com o número de carros e a estimativa de permanência aumentando, a busca por serviços ligados ao setor também cresce. Um público-alvo maior aumenta o potencial de investimento em um negócio deste tipo.

Dessa forma, foi registrado um aumento de 3% no número de franquias automotivas, se comparados 2018 e 2019. 

Finalizando, o Panorama do Consumo Consciente no Brasil fez uma pesquisa que identificou que 62% das pessoas estão em busca de empresas mais sustentáveis para se tornar cliente. Não à toa, pudemos reparar na lista anterior o número de franquias com esse viés. 

9 dicas de como faturar muito com franquias automotivas baratas

As franquias automotivas baratas estão por toda parte, ao mesmo tempo, existe público suficiente para buscar por tantas marcas disponíveis no mercado.

Vale lembrar que o diferencial entre as marcas está no potencial de cada uma delas e também na forma como você entra no negócio.

Já parou para pensar se está mesmo preparado para o setor de franquias automotivas baratas? Pois se ainda não pensou nisso, fique atento as dicas que trouxemos neste tópico e se prepare para ser um franqueado de destaque no ramo automotivo. Acompanhe.

1. Tenha identificação com o setor

Se você está neste texto certamente tem interesse em investir no setor de franquias de serviços automotivos baratas, não é mesmo?

Neste caso é chegado o momento de avaliar em qual subsegmento você deseja atuar dentro deste mercado do franchising. Isso porque existem diversas áreas para se atuar nesse mercado que é bem amplo.

Existem franquias de limpeza e estética automotiva, franquias de oficina mecânica, locação de veículos, manutenção, revisões, serviços relacionados a under, recauchutagem de pneus, entre outras.

Sendo assim, antes de qualquer coisa é preciso definir qual mercado você se identifica. Só depois, deve ser iniciado o processo de busca pela marca que esteja alinhada com o seu perfil.

2. Estude a Circular de Oferta da franquia (COF)

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Um ponto muito importante no ato da escolha pela sua franquia é o momento da análise da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é importante para mostrar quais as obrigações devem ser cumpridas por ambas as partes no negócio.

Por isso, como franqueado, será muito importante estar ciente sobre as taxas e as funções estando a frente da franquia, também sobre os benefícios da marca como o suporte e os treinamentos oferecidos.

Dentro da Lei de franquias existe um prazo minimo de 10 dias para a análise do documento antes mesmo de assinar o contrato definitivo. Portanto, haverá tempo para estudar bem a circular.

3. Habilidade para trabalhar com público

Uma das principais características que um franqueado do setor automotivo precisa se atentar é com o gosto por lidar com pessoas. Antes de mais nada, é preciso saber que este será o perfil de quem vai lidar dia a dia com clientes.

Portanto, se você não é do tipo que gosta de atender, tem empatia e disponibilidade esse negócio certamente não é para você.

Mas se você for comunicativo, disposto e adora estar entre as pessoas, continue neste conteúdo que essa será uma orientação para pessoas como você.

Sem nenhuma sombra de dúvida, esse é um tipo de negócio que lida diretamente com o púbico e que exige muita atenção e cuidado. Afinal, é por meio do atendimento que seus negócio irá se desenvolver e gerar novos contatos.

Ou seja, sua clientela será formada a partir do bom atendimento. Os consumidores irão tê-lo como referência na prestação do serviço e, portanto, o seu atendimento deve apresentar diferenciais em relação aos concorrentes.

Neste caso, será fundamental ter disponibilidade e simpatia para atender seus clientes nas franquias de serviços automotivos.

4. Saber oferecer o melhor serviço ao cliente

profissional fazendo limpeza de veiculo. acquazero opção franquias automotivas baratas
É importante ter perfil vendedor, saber atender e oferecer os melhores serviços aos clientes.

Ao contrário de vender produtos, vender serviços demanda bastante jogo de cintura . Quer dizer que você vai vender serviços do segmento automotivo para pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho. E isso deve ser feito por meio do seu poder de convencimento.

Uma vez que não é possível ver o seu trabalho, será preciso mostrar que a sua prestação de serviço será tão boa quanto a do seu concorrente.

Por isso, nada melhor do que saber se você também tem o poder de convencer o seu cliente, até que prove a sua capacidade de oferecer um serviço de qualidade.

Dependendo da marca que você vai representar, poderá ter uma forte presença no mercado. Assim, não será necessário conquistar novos clientes. Entretanto, é essencial saber atender e vender os serviços para a manutenção da fidelização.

5. Fidelize seu cliente

Da mesma forma que é preciso ter o poder de convencimento ao oferecer os seus serviços, é essencial fidelizá-lo, como falamos anteriormente.

Ou seja, estando à frente de uma franquia automotiva é possível oferecer amplo porftólio de serviços. Essa gama de procedimentos favorece a fidelização dos clientes, que procuram a unidade para realizar um serviço e acabam contratando um número maior de procedimentos.

Afinal, apaixonados por veículos não confiam seus carros nas mãos de qualquer pessoa. É importante ser um especialista no assunto e ao oferecer serviços que se complementam, há maiores chances dos clientes voltarem.

6. Tenha iniciativa no seu negócio

Para atuar no mercado comercial, é preciso ter muita iniciativa. Muitos empreendedores acreditam que entrar em um negócio de franquias não exige esforço e que os ganhos vêm de forma automática. Entretanto, isso é um grande engano.

As franquias são negócios mais seguros e com condições de favorecer e muito a vida do empreendedor.

Porém, para alcançar maturidade da franquia e conquistar lucratividade, é necessário que o investidor tenha compromisso e iniciativa. É também importante trabalhar de acordo com as padronizações e treinamentos repassados pela franqueadora.

7. Seja persistente

A persistência faz parte da alma de todo empreendedor. Não basta apenas querer investir e ter o capital para entrar em um negócio, é preciso ter consciência de que qualquer negócio apresenta riscos.

O investimento em franquias e no mercado automotivo não seria diferente. Por isso, é importante investir em preparação, saber seguir os treinamentos e tudo que foi repassado pela rede. Sobretudo saber como o serviço é feito.

Desafios podem surgir e, portanto, é importante ter persistência para não desistir logo na primeira dificuldade. Quando superados, os desafios proporcionam maior maturidade e conhecimento do mercado.

8. Acredite na sua veia empreendedora

franquias automotivas baratas. mecânico entregando chave do carro para cliente.
Assumir o seu potencial de empreendedor demonstra toda a capacidade de desenvolvimento que terá ao longo de sua jornada de franqueado

Por mais que uma franquia automotiva seja atrativa, é preciso que o empreendedor saiba lidar com a sua veia empreendedora. 

Isso significa dizer que é importante acreditar no potencial do mercado e no seu perfil como empreendedor. Por isso é essencial atuar em um mercado em que há identificação com o seu perfil, escolher o formato de franquia ideal para você e conhecer bem os produtos e/ou serviços que serão vendidos.

9. Pense como dono do seu negócio

Você será dono do seu próprio negócio quando adquirir a franquia. Por isso, por mais que a franqueadora ofereça treinamentos e suportes, você será responsável pelo sucesso da unidade.

Desse modo, é essencial abraçar a marca como se ela realmente fosse uma criação sua. É importante administrar o negócio com olhar de dono, garantindo a execução do trabalho com excelência.

Consequentemente, o consumidor perceberá a sua dedicação à frente da unidade e a preocupação para que tudo saia como planejado. Pensar como dono do negócio também estimula o constante estudo sobre o mercado e as tendências de vendas.

9 opções de franquias automotivas baratas para investimento

Para você conhecer as principais marcas do mercado, separamos uma lista com opções de franquias automotivas baratas.

Assim, com base nas informações que você teve acesso até aqui e analisando as características de cada rede, certamente você encontrará o modelo de negócio ideal para o seu perfil.

1. Acquazero

A franquia Acquazero é uma das empresas pioneiras no Brasil quando se trata de lavagem a seco.

Criada em 2009, na cidade de São Paulo, a marca foi criada com o intuito de oferecer o serviço automotivo para todas as classes sociais. Uma vez que seus concorrentes cobravam preços mais altos.

Assim, para conseguir oferecer esse modelo de negócio, foi desenvolvido um produto químico capaz de cuidar de um carro com apenas 300 ml de água. Ou seja, o mesmo que um copo americano.

A ascensão da marca veio entre os anos de 2014 e 2016, quando a crise hídrica atacou a região Sudeste, principalmente. 

Dessa forma, com pessoas buscando soluções mais ecologicamente corretas, a Acquazero passou a decolar. Hoje, ela é a maior rede de franquia de estética automotiva do Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Além do serviço oferecido de limpeza ecológica, o franqueado da Acquazero pode oferecer polimento, enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização, higienização de ar-condicionado etc. 

Os franqueados que optam por modelos de negócios tanto em home office quanto em loja física, com ponto comercial. O modelo home office atua de modo delivery, indo ao cliente onde ele estiver.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Quer conhecer um pouco mais sobre a marca? Confira o guia completo da Acquazero no vídeo a seguir!

2. Doutor Lubrifica

A Doutor Lubrifica é uma das franquias automotivas baratas voltada para a troca de óleo e filtro de veículos em geral.

Com seu modelo delivery, o empreendedor atende os clientes onde eles estiverem: seja em casa, na rua ou no estacionamento do trabalho, por exemplo.

Assim, o modelo de franquia home office da rede realiza os serviços in loco. Ao oferecer um serviço diferenciado com qualidade e agilidade, a empresa logo passou a crescer.

Esse é, sem dúvida, o principal fator que faz dessa uma boa opção de investimento. Hoje, há grande crescimento das atividades de delivery, onde as pessoas estão buscando comodidade ou evitando ir a locais muito movimentados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 37 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 71 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 10 meses

3. Auto Brasil

A Auto Brasil é uma franquia de serviços que busca oferecer preços mais em conta aos seus clientes. O investimento dos franqueados também é baixo, já que, com apenas um computador e internet, é possível oferecer os serviços da Auto Brasil. 

Assim, o franqueado tem acesso ao site da marca e está autorizado a realizar as vendas on-line das operações.

Dentre as possibilidades, é possível oferecer planos de rastreadores e bloqueadores veicular, corretagem de seguros, produtos de estética automotiva e alarmes. A empresa ainda oferece serviços automotivos, como assistência 24 horas e reparos no carro.

Dependendo do serviço contratado, basta o franqueado ir até o cliente para realizar as operações. Algo que cria mais comodidade e tranquilidade para seus consumidores. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 8 meses

4. DryUp

Com uma pegada também sustentável, a DryUp é uma das franquias automotivas baratas que estão disponíveis no mercado. Ela é indicada para quem deseja trabalhar com estética de veículos terrestres, aeronáuticos ou aquáticos.

Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu soluções ecológicas com processos específicos, de alta qualidade e desempenho. Dessa forma, a DryUp encontrou um formato eficiente, produtivo e sustentável. 

Com esse pensamento voltado para a preservação do meio ambiente, a marca utiliza produtos que possuem uma composição com baixa toxidez para o ser humano e natureza. Além disso, suas embalagens são todas feitas por meio de produtos reciclados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 24 meses

5. Auto Spa Express

Mais uma franquia voltada para estética automotiva, a franquia de lava jato Auto Spa Express está no mercado há quase 10 anos e espalhada em 14 estados brasileiros.

Para conseguir oferecer os serviços da melhor forma possível, a marca conta com treinamentos exclusivos para seus franqueados. 

Além disso, quem opta pela Auto Spa Express tem o direito de adquirir um carrinho de transporte para seus produtos e materiais, uniforme e milhares de panfletos para fazer a sua divulgação. 

Para os próximos anos, a empresa pretende manter o seu crescimento e atingir novas unidades. Lembrando que, além da opção de loja física, a franqueadora conta com o modelo home office. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

Gostou das possibilidades de franquia home office que apresentamos até aqui? Quer investir neste tipo de negócio? Então, vale a pena conferir um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe no ebook abaixo.

ebook franquia home office

6. XTire

Criada no ínicio dos anos 2000, a XTire é uma marca que busca desenvolver, produzir e distribuir selantes para proteger pneus contra furos. Assim, com produtos ecologicamente corretos, os usuários têm maior segurança, economia e conforto. 

Reconhecida pela qualidade e confiabilidade de seus selantes, a XTire está presente em países da Ásia, América do Sul e Estados Unidos. Dessa forma, o franqueado fará parte de uma rede de franquias em constante desenvolvimento internacional. 

Para atender os clientes da marca, os franqueados passam por treinamentos presenciais na sede da empresa, em São Paulo. Além disso, eles contam com suporte e auxílio para prestar o melhor serviço possível. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

7. Dry Jet

A DryJet é uma empresa que surgiu no final dos anos 2000 e, desde então, vem oferecendo para seus clientes praticidade, segurança e conforto em seus serviços. 

A marca nordestina também aposta em um modelo de limpeza ecológicamente correta e sustentável.

Porém, não apenas no sentido ambiental, mas também no âmbito financeiro. Dessa forma, ela consegue oferecer uma estrutura diferenciada e se tornou uma das franquias automotivas mais baratas do país. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 24 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses 

8. Lubrax+

Uma das maiores franquias automotivas do Brasil segundo a ABF, a Lubrax+ é uma loja voltada para troca de óleo e outros serviços.

Ela é ligada a rede de postos de combustível Petrobrás. Assim, para abrir uma unidade, só é permitido que seja dentro de um desses estabelecimentos. 

Com uma tecnologia inovadora, todos os franqueados e seus funcionários passam por treinamentos exclusivos. Assim, ficam por dentro do que há de mais moderno quando se trata de lubrificação veicular.

As unidades da Lubrax+ também contam com outros serviços, como a troca de fluidos para freio e radiador, sistema de transmissão e hidráulicos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 56,3 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

9. DryWash

limpeza automotiva
As franquias de lavagem ecológica se destacam nesse segmento de franquias automotivas

Há mais de 25 anos no mercado, a DryWash é uma marca paulista. Ela surgiu com a finalidade de inovar em um segmento que, até então, não era muito profissional. Assim, com estratégias e desenvolvimento, a marca logo passou a se destacar dos concorrentes. 

Voltada para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, para os bons resultados financeiros do empreendedor, a DryWash passou a se expandir pelo território nacional. Dessa forma, a marca se transformou em uma das principais empresas do segmento. 

O franqueado que optar pela DryWash terá acesso a treinamentos e materiais exclusivos para realizar o melhor trabalho possível. Além do suporte e auxílio prestados para o empresário que escolher o modelo de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses 

Vimos que as franquias automotivas possuem um bom espaço e tendem a crescer ainda mais nos próximos anos. Dessa forma, diante das diversas opções de atuação, cabe ao futuro franqueado escolher o negócio que melhor combina com o seu perfil.

Gostou e quer saber um pouco mais sobre as franquias baratas automotivas? Continue a leitura no nosso post sobre: Como é feita a lavagem de carros em franquias inovadoras?.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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