Franquias baratas de beleza: 13 opções de sucesso para investir

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O que não falta no mercado são franquias baratas de beleza. E elas podem ser um ótimo negócio, já que atraem público e estão inseridas em um setor lucrativo.

Para se ter uma ideia, a maioria dos brasileiros considera que cuidados com a beleza são uma necessidade e não um luxo. Por isso, segundo pesquisa, a população do país gasta mais com beleza do que com comida.

Só a venda de cosméticos cresce, aproximadamente, 13% ao ano. Em 2018, as vendas de produtos de beleza e cuidados pessoais alcançaram R$ 109,7 bilhões no País.

Outro número chama a atenção: o rendimento do setor no franchising. Apenas com as franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar teve faturamento de R$ 34,2 bilhões em 2019. Em relação ao relação ao número de unidades de franquia, seu crescimento foi de 4% no ano.

Os bons números são o que chamam a atenção para as franquias baratas de beleza hoje. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de investir. Se escolher a franquia “errada”, o empreendedor pode acabar se frustrando. 

Neste texto, nós apresentamos dicas para tomar a melhor decisão e várias franquias interessantes para investir. Continue lendo!

Como escolher uma franquia de beleza?

Como citado antes, são várias as franquias baratas de beleza disponíveis no mercado. Optar por uma delas pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando você ainda não tem muito definido o que deseja. 

Mas é possível tornar essa tarefa mais fácil, basta escolher algo que goste e pesquise bastante. Veja abaixo algumas dicas importantes.

Avalie seus gostos pessoais

É essencial abrir um negócio no qual você goste trabalhar. Ter interesse na atividade é um dos pontos que mantém seu interesse em atuar na empresa. Às vezes, muito mais do que o lucro gerado pela franquia.

Pense bem: quantas vezes você desistiu de uma atividade porque não tinha interesse suficiente nela? Pode ter sido uma prática física, um hobbie, algumas relações sociais ou mesmo o seu trabalho.

Ao investir em um negócio que não tem tantos atrativos, corre também o risco de desistir da atividade. Pode ser que você não feche sua unidade, pois ela demandou dinheiro. Porém, sua dedicação ao negócio será menor e menos prazerosa, afetando diretamente seu faturamento.

Assim, avalie o que você gostaria de fazer. Pode ser algo em que você já tem experiência ou uma atividade completamente nova. Mas será preciso ter confiança de que essa é uma boa escolha.

Pesquise sobre as marcas

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Muitas das marcas de franquia oferecem os mesmos serviços, com técnicas muito semelhantes. Após se decidir pela atividade que você vai realizar, pesquise opções no ramo.

Nessa etapa é importante, principalmente, analisar o modo de trabalho de cada uma. O que ela oferece ao consumidor? Quais os modelos da franquia (loja, quiosque etc.)? Qual o público-alvo da empresa?

Conhecendo essas informações, você poderá alinhar a proposta da marca com o que você espera de um negócio.

Verifique a opinião dos consumidores

Para escolher entre as franquias baratas de beleza, também é essencial verificar o que os usuários acham da marca. Se as críticas forem mais presentes que os elogios, significa que o modelo de negócio pode não ser tão interessante assim.

É preciso que os consumidores tenham interesse em serem atendidos pela marca. Do contrário, eles não terão muita confiança, nem vontade de visitar a sua unidade.

Para verificar essas opiniões, avalie as redes sociais da franqueadora e dos franqueados. Consulte também a página da franquia no site Reclame Aqui. Nesses espaços, os clientes costumam ser bastante sinceros sobre o que pensam da empresa. 

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Ao pesquisar pela empresa no Reclame Aqui, você terá acesso às principais reclamações dos consumidores.

Você também pode visitar uma unidade da empresa, como cliente, e aproveitar dos serviços. Essa sua avaliação pessoal também pode ser essencial para uma boa escolha.

Consulte os franqueados

Outra dica importante é consultar os franqueados da marca. Eles tiveram bons ganhos com a franqueadora? Encontram problemas no dia a dia? Como é a relação do franqueado com a franqueadora?

Neste caso, você precisará usar da lista de empreendedores que a marca apresenta em sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Por lei, esse documento deve ter os nomes, telefones e endereços dos franqueados atuais. Assim como daqueles que se desligaram nos últimos 24 meses das redes.

Alguns empreendedores não estarão realmente dispostos a conversar, por considerarem você um concorrente. Mas muitos entendem a ideia de rede, de benefício mútuo entre os franqueados. Então, terão prazer em apresentar seu ponto de vista em lidar com o negócio.

Confirme os suportes oferecidos

Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é contar com o suporte da franqueadora. Eles serão os responsáveis por facilitar o sucesso do franqueado, auxiliando-o no dia a dia da operação.

Os suportes oferecidos variam conforme a marca. Então, é preciso verificá-los na COF da empresa. Dessa forma, você saberá com o que pode contar.

Aliás, na sua conversa com os franqueados, lembre-se de perguntar se eles recebem o apoio adequado da franqueadora. Se não, é bem provável que você também não receberá.

Um dos auxílios comuns prestados é o suporte de marketing. Por meio dele, o franqueado tem acesso a um conteúdo padronizado de marketing digital e materiais gráficos. Assim, pode fazer a divulgação on-line e off-line da sua unidade, para atrair público.

Os treinamentos para atuação são outra parte fundamental. Por meio dele, o empreendedor e sua equipe aprendem a como atuar com a marca, oferecendo os mesmos produtos e serviços de outras unidades. Essa padronização é essencial, para entregar exatamente o que os clientes esperam da marca.

13 opções de franquias de beleza para abrir seu negócio

Para te ajudar nessa decisão, apresentamos abaixo algumas opções de franquias baratas de beleza para investir.

Antes de tudo, porém, é preciso explicarmos o que significa “barato” neste caso. Afinal, para investir em franquias desse tipo, costuma ser necessário um investimento alto.

Para se ter uma ideia, a média de preço das franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar associadas à ABF é de R$ 403 mil. Logo, franquias mais baratas que isso têm um custo baixo.

De qualquer forma, as franquias que selecionamos abaixo têm investimento inicial bem menor que esse. Acompanhe! 

1. Suav

Uma franquia Suav tem como principal diferencial seu atendimento express. Com ele, o usuário não precisa marcar horário: basta chegar e ele será atendido.

Com essa característica, a franquia atrai clientes que não têm tanto tempo disponível no dia a dia. Seus serviços incluem a esmalteria, escovaria, depilação e escovaria.

Aliás, os modelos de negócio Suav são divididos exatamente de acordo com os atendimentos que a unidade oferece. São eles:

  • Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas
  • Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas e Escovaria

Para abrir um negócio do tipo, é preciso contar com um espaço de, pelo menos, 80 metros quadrados. A franqueadora garante ao empreendedor treinamento on-line e in loco. Isso garante que toda a sua equipe saiba como atuar dentro dos padrões Suav.

  • Investimento inicial: R$ 168 mil‬
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 16 a 36 meses

2. Wiñk

A Wiñk é uma marca europeia, que veio para o Brasil há alguns anos e já é sucesso com as suas unidades. Sua especialidade é a técnica de Threading, depilação das sobrancelhas com fio 100% algodão.

design de sobrancelhas
A Wink trabalha com vários cuidados para as sobrancelhas, incluindo a henna.

Com esse fio, a franquia trabalha as sobrancelhas dos usuários. Mas esse não é o único atendimento disponibilizado nas unidades. A rede também conta com os seguintes serviços:

  • Sobrancelhas em Henna
  • Desondulação de Sobrancelhas
  • Dermopigmentação
  • Microblading
  • Permanente e Coloração de Cílios
  • Extensão de Cílios
  • Sobrancelha Compacta
  • Contorno de Olhos
  • Coloração Labial
  • Iluminador de Sobrancelhas
  • Coloração de Sobrancelhas
  • Despigmentação de Sobrancelha

É possível escolher entre dois modelos de negócio da Wiñk. Com uma loja, o empreendedor conta com um espaço maior. Já o quiosque é ideal para instalação em espaços como os corredores de shoppings.

  • Investimento inicial: R$ 105 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil 
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 a 36 meses

3. Nails2you

A franquia Nails2you é especialista em esmalteria. Seus serviços vão desde o mais simples, de cutilagem, até técnicas avançadas para cuidado com as unhas. Como o esmalte permanente, unha em gel, spa dos pés e alongamento. 

Ao mesmo tempo, a rede atende com outros cuidados para a beleza. Para o design de sobrancelhas, estão disponíveis serviços como henna e recuperação das sobrancelhas. 

Quando o assunto é escovaria, os clientes podem contar, por exemplo, com tratamentos para babyliss e escova.

A rede de esmalterias trabalha com três formatos de franquias. Para escolher entre eles, é essencial ter atenção ao quanto você tem disponível para investir, já que os custos são bem variados. Os modelos são chamados de Express, Padrão e Premium.

  • Investimento inicial: R$ 70,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno do investimento: de 16 a 18 meses

4. Buddha Spa

Os serviços oferecidos pela franquia Buddha Spa são divididos entre Day Spas, Bem-estar e Relaxamento, Estética Corporal, Estética Facial, Gestante e Pós-Parto, Tratamentos Masculinos e Cortesias.

Inseridas nessas categorias principais estão cuidados como massagens, limpeza de pele e esfoliação corporal.

Para empreendedor, o franqueado pode instalar sua unidade dentro de shopping centers, hotéis, condomínios ou em espaços comerciais comuns.

  • Investimento inicial: R$ 150 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses

5. Beautyline

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Catálogo de produtos Beautyline atende a diferentes perfis de consumidores.

Saindo um pouco das franquias de serviços, há a opção de franquia Beautyline. Com ela, o empreendedor comercializa um mix de produtos para a beleza e bem-estar do usuário.

São mais de 8 mil itens no catálogo de cada unidade, de marcas como a Calvin Klein, Pantene, Victoria Secrets e L’Oréal. 

Os cosméticos, maquiagens e itens de perfumaria ficam disponíveis na unidade loja física aberta pelo franqueado.

  • Investimento inicial: R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 a 24 meses

6. Pink Lash

Outra das franquias baratas de beleza disponíveis no mercado é a Pink Lash. A marca é especialista na extensão de cílios, de diferentes tamanhos. Hoje, são mais de 80 unidades da empresa espalhadas pelo Brasil.

Para uma técnica sem traumas, a técnica Pink Lash usa cílios sintético, colados fio a fio em cada cílio natural. Assim, o processo se torna mais simples e mais durável.

É possível escolher entre dois modelos de negócio para abrir a franquia. O primeiro conta com um espaço menor e tem retorno em até 12 meses. No segundo, o prazo de retorno do investimento é de até 16 meses.

  • Investimento inicial: R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 10 a 16 meses

7. Sóbrancelhas

Como seu próprio nome sugere, a franquia é especialista no design de sobrancelhas. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, a empresa também faz a extensão de cílios, micropigmentação, epilação egípcia, limpeza de pele e outros.

São quatro modelos de negócios da franquia, com tamanhos diferentes. O Quiosque é a opção mais enxuta e barata para se investir. Depois dele, vêm as opções Premium, Standard e Smart, nessa ordem. A opção Smart é indicada para cidades com mais de 100 mil habitantes.

  • Investimento inicial: R$ 129 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil 
  • Prazo de retorno do investimento: de 8 a 18 meses

8. Posé

O principal atendimento de uma unidade Posé é a depilação expressa, sem hora marcada. Mas, além dela, é possível agregar à franquia os serviços de depilação a laser, depilação a linha, escova e make e depilação masculina. Assim como manicure e pedicure, design de sobrancelhas e estética facial e corporal.

Ao mesmo tempo que oferece os atendimentos, a unidade de franquia pode oferecer produtos como acessórios, artigos sensuais, cosméticos e lingeries.

  • Investimento inicial: R$ 196,4 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses

9. Esmalteria da Sol

moça com os cabelos sendo cuidados
A escovaria inclui serviços como hidratação e escova dos fios.

A Esmalteria da Sol é outra franquia com atendimento express, sem hora marcada. Com uma unidade da marca, o empreendedor pode oferecer serviços de manicure e pedicure, com vários cuidados para as unhas.

Nas unidades, os atendimentos ainda podem incluir depilação, design de sobrancelhas e escovaria.

  • Investimento inicial: R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 16 meses

10. Lady & Lord

Entre as franquias baratas de beleza dessa lista, a Lady & Lord é uma das com mais tempo de mercado. 

São 35 anos atuando com serviços como cuidados para os cabelos, para a pele, maquiagem, depilação, esmalteria e muitos outros. São atendimentos para homens e mulheres, para diferentes partes do corpo.

Para investir, é preciso escolher entre três formatos de franquia. Uma Lady&Lord Beauty and Wellness pode ser instalada em grandes lojas de rua ou shopping.

Enquanto isso, uma loja Lady&Lord Compact Beauty é menor e tem a decoração mais otimizada.  Por último, a marca é ideal para empresários que já possuem um salão de beleza.

  • Investimento inicial: R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal:
  • Prazo de retorno do investimento:

11. Não+Pelo

A depilação Não+Pelo utiliza a técnica de Luz Pulsada Intensa. Para o tratamento completo, são necessárias várias sessões, o que coloca cada consumidor como um usuário frequente dos serviços.

A estrutura de uma loja Não+Pelo é simples e tem tamanhos variados, conforme o espaço disponível da loja. A franqueadora auxilia na montagem do espaço, oferecendo projeto visual completo.

  • Investimento inicial: R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 e 24 meses

12. Yes! Cosmetics

Se seu interesse for por oferecer produtos, e não serviços, há a opção da Yes! Cosmetics. Uma unidade da marca com mix com mais 300 produtos para a beleza, entre itens de maquiagem e perfumaria.

É possível optar por uma loja física ou quiosque da marca. O quiosque é o ideal para quem deseja investir pouco e em um espaço como o corredor de um shopping,

  • Investimento inicial: R$ 105 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 a 36 meses

13. Pello Menos

depilação a cera na perna
A Pello Menos tem mais de 20 anos de experiência na depilação feminina.

A Pello Menos é outra franquia especializada em depilação à cera. Seu atendimento é voltado exclusivamente para o público feminino.

Para o faturamento recorrente dos usuários, a marca tem como política um sistema de assinatura mensal. Com ele, as consumidoras pagam um preço fixo e podem realizar sua depilação por um número específico de vezes no mês.

Uma unidade Pello Menos também pode oferecer os serviços de Design de Sobrancelhas, Depilação à linha e Fotodepilação.

  • Investimento inicial: R$ 205 mil
  • Faturamento médio mensal:
  • Prazo de retorno do investimento: 36 meses

E então, qual dessas franquias baratas de beleza fazem mais seu perfil? Lembre-se que é fundamental gostar dos serviços que você vai oferecer. Isso vai te ajudar a manter o entusiasmo em trabalhar com a marca.

Você pode, inclusive, investir em uma franquia de beleza masculina. O essencial é que seu perfil de empreendedor combine com os serviços e público da marca.

Quer saber o passo a passo para iniciar o seu negócio agora mesmo? Acompanhe nosso texto: 8 passos para se tornar um franqueado.

Outra dica para você continuar sua leitura é entender bem como escolher seu negócio. Neste caso, acesse: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para escolher o melhor negócio. Basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Abril/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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