Franquias baratas de alimentação saudável: conheça 12 opções

Por
em
Advertisement

Com um mercado em pleno crescimento, é comum encontrar empresários em busca de franquias baratas de alimentação saudável. Afinal, não é de hoje que esse tipo de empreendimento vem ganhando espaço na sociedade.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor, entre os anos de 2009 e 2014, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% no Brasil.

Além disso, foram movimentados mais de R$ 93 bilhões no setor, registrando um crescimento médio de 12,3%.

No ramo das franquias, esses empreendimentos estão situados no segmento de Alimentação.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 o setor registrou um faturamento de R$ 48 bilhões, quase 6% a mais que o ano anterior.

Da mesma forma, observa-se o número crescente de franquias voltadas para o segmento de alimentação saudável. Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas dicas de marcas para você empreender. Acompanhe.

O que caracteriza as franquias baratas de alimentação saudável?

As empresas que são consideradas de alimentação saudável devem oferecer produtos que possuem baixa ou quase nenhuma concentração de conservantes.

Além disso, estes alimentos devem ser produzidos com ingredientes naturais e frescos. Evitando, assim, que a pessoa faça a ingestão de produtos que possam ser prejudiciais para a saúde a longo prazo.

As franquias baratas de alimentação também devem se atentar quanto a produção de comidas ou receitas sem lactose e glúten.

Afinal, as pessoas que sofrem desse tipo de intolerância, dificilmente consomem algum tipo de alimento industrial na mesma escala que os demais.

Outro público que é atendido por esse tipo de empreendimento são as pessoas adeptas de movimentos como o vegetarianismo ou veganismo.

Por consumir nenhum ou quase nenhum produto de origem animal, a tendência é que seus pratos sejam mais ricos em proteínas e nutrientes.

Porém, vale destacar, isso não quer dizer que para ser considerado um negócio de alimentação saudável é necessário eliminar a carne ou outro tipo de alimento de origem animal do cardápio.

Existem opções com pouca gordura como frango e peixe, além de ovo, queijos especiais etc.

Agora que você sabe os conceitos que definem um empreendimento saudável, confira o vídeo a seguir sobre o que é uma franquia!

12 franquias baratas de alimentação saudável

Mesmo que pareça um setor que limita as opções, saiba que o setor de alimentação saudável permite a criação e desenvolvimento de diversos pratos, sanduíches, sucos entre outros produtos.

Assim, podem ser escolhidas lojas de produtos naturais, cafeterias, refeições prontas, delivery, food trucks e até suplementos para execução de atividades físicas. Veja algumas opções:

1. Cream Berry

Criada em Varginha, cidade do interior de Minas Gerais, a Cream Berry é uma empresa de venda de açaí. A rede entrou para o franchising, em 2016, com o nome de Akasa do Açaí.

Em 2020, ela alterou o seu nome para Cream Berry e começou uma nova etapa de expansão da marca: passou a fazer parte do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil.

A Cream Berry faz a venda do açaí em suas lojas, acompanhado de diversos complementos à escolha dos clientes.

Da mesma forma, ela possui um modelo de negócio enxuto, que não necessita de muitos funcionários para o dia a dia. Isso diminui os investimentos necessários para os franqueados e ainda aumenta a lucratividade do negócio.

A rede já possui 18 unidades franqueadas espalhadas pela região Sudeste do Brasil.

Além de contar com a expertise do grupo Encontre Sua Franquia, que possui mais de 10 anos de experiência no franchising, o franqueado ainda terá uma série de suportes.

Em outras palavras, ele terá auxílio na escolha do ponto comercial para a instalação da nova unidade, bem como treinamentos para a gestão do negócio e ajuda com o marketing do estabelecimento.

Do mesmo modo, cada unidade da Cream Berry pode optar por ter atendimento no balcão e delivery. Ademais, a rede trabalha com modelos self-service.

Vemos um pouco de açaí com morangos em cima (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas de alimentação.
O açaí é um dos produtos muito procurados no mercado de alimentação.

Por fim, são necessários entre 30 e 60 m2 quadrados para a instalação de uma unidade da Cream Berry.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

2. Rap Chef

Advertisement

Imagina ter comidas de diferentes países entregue na sua casa, na hora do almoço? É dessa forma que trabalha a franquia Rap Chef.

A rede possui um cardápio variado, com diversos tipos de marmitas congeladas. Por exemplo, massas, peixes, pratos italianos, russos, entre outros.

A franquia, fundada em 2019, conta atualmente com 130 unidades franqueadas pelo Brasil.

Para os empreendedores, é um negócio de baixo investimento, pois o franqueado apenas faz a parte comercial da franquia. A produção dos alimentos é feita pela franqueadora.

Assim, com um modelo home office, o franqueado realiza a venda e as entregas das marmitas em sua região.

  • Investimento inicial: R$ 8,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil até R$ 9 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

3. Nação Verde

No mercado desde 1990, a Nação Verde busca se tornar a segunda casa dos seus clientes. Mas para que isso acontecesse, foi preciso montar um negócio que fosse além de um simples restaurante de comida saudável.

Sendo assim, a marca passou a oferece suplementos naturais, cosméticos sem petroquímicos, produtos naturais para limpeza etc.

Ou seja, um leque de opções para que os consumidores possam trocar os alimentos considerados “ruins” para o corpo pelos bons.

Além disso, o franqueado da Nação Verde pode oferecer um espaço amplo e aconchegante o suficiente para realizar reuniões, encontros, passar o tempo, entre outras maneiras de aproveitar o espaço.

A empresa conta com diversos tipos de modelos de franquias desde on-line até uma super loja para atender a todos os tipos de empresários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 92,7 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses
Vemos duas marmitas com diversos legumes e verduras (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas de alimentação.
O nicho de mercado da alimentação saudável está em franca expansão.

4. Nutty Brasil

Com mais de 10 anos de história, a Nutty Brasil é uma das principais franquias baratas de alimentação saudável do país.

A empresa investe há muito tempo em pesquisas e testes para encontrar a fórmula perfeita para suas castanhas.

Com produtos totalmente naturais, a marca também aposta na qualidade superior do seu atendimento. Permitindo, assim, que o consumo de seus alimentos possa se tornar um hábito entre o público.

Como resultado, a Nutty Brasil se tornou a maior rede de castanhas do país. Além disso, os alimentos são 100% brasileiros e colhidos nas faunas do Nordeste, Centro Oeste e Sul do país.

Outro ponto que vale a pena destacar, é o método de preparo que visa deixar o alimento sempre fresco e crocante.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 32 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

5. Snack Saudável

A Snack Saudável é uma empresa que está atuando no mercado desde 2016. A marca tem crescido graças ao seu modelo de alimentação saudável para crianças.

Dessa forma, é desenvolvido um kit com frutas, bebida natural e carboidratos de acordo com o que é aconselhado pelos nutricionistas.

Assim, cabe aos pais escolher qual o melhor modelo de entrega. Se será diário, mensal ou trimestral.

Vale frisar que a Snack possui um cardápio diverso, com frutas equivalente a cada estação. Além disso, são produzidas opções sem glúten e lactose.

Atualmente, a marca conta com mais de 50 unidades em operação em diversos estados brasileiros. Com isso, ela se tornou uma referência em alimentação de qualidade para crianças em idade escolar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: entre 15 e 18 meses

6. VEG+

AVEG+ é uma empresa que trabalha com uma rede de alimentos veganos, orgânicos, vegetarianos, naturais etc. Atualmente, ela conta com lojas apenas no Rio de Janeiro.

Todavia, a marca visa atender a demanda crescente por uma alimentação mais saudável. Lembrando que todas essas informações podem ser consultadas na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Imagem de uma salada Caprese, com tomates, folhas verdes e um pedaço de queijo.
Pratos coloridos chamam a atenção de quem busca uma alimentação saudável.

Dessa forma, ela pretende se tornar uma referência quando se trata de uma nova consciência alimentar. Ou seja, promover a vida e levar a mensagem mais aberta sobre os produtos dessa categoria.

Além dos produtos em estoque, a VEG+ também trabalha com pratos feitos, como escondidinho de cogumelo, farofa de sementes, hambúrguer vegetariano, almôndegas de nozes, brownie veganos etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

7. Mr. Fit

A franquia Mr. Fit tem quase 10 anos de atuação no mercado e está cada vez mais consolidada entre as franquias baratas de alimentação saudável.

Ela é considerada pioneira quando o assunto é a preocupação como que se come. Não à toa, são mais de 120 lojas espalhadas pelo Brasil.

A empresa tem uma proposta oferecer uma comida saborosa e com preço acessível para os consumidores.

Nesse sentido, a marca trabalha com diversos modelos de franquia para que qualquer empreendedor, interessado em explorar esse setor, tenha condição de entrar para o negócio.

Dessa forma, a Mr. Fit oferece seis tipos de franquias e um cardápio totalmente adaptável de acordo com a região em que a unidade será instalada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,2 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 36 meses

Baixe o nosso ebook com dicas e cuidados para que você tenha um empreendimento home office de qualidade.

ebook franquia home office

8. Salad Creations

Considerada uma das maiores franquias de salada do mundo, a Salad Creations está em atividade desde 2004. Ela surgiu na Flórida, Estados Unidos.

Dois anos mais tarde, a empresa iniciava a sua jornada pelo sistema de franchising. Atualmente, ela possui 29 unidades em 10 estados brasileiros.

A ideia do restaurante é que o cliente monte a sua própria salada, podendo combinar mais de 40 opções de ingredientes frescos e 15 tipos diferentes de molhos.

Além disso, mesmo diante do sabor e dos produtos naturais, a marca oferece um bom custo para seus clientes. Dessa forma, a Salad Creations trabalha para oferecer uma melhor qualidade de vida para seu público.

Mesmo diante da rotina apertada, com os horários corridos, as pessoas precisam encontrar tempo para conseguir manter uma alimentação saudável. E a Salad Creations trabalha exatamente para isso.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 214 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

9. Bioflora

Fundada em 2013, a Bioflora surgiu com base nos anos de experiência de seus fundadores na indústria farmacêutica e de alimentos.

Assim, foi possível desenvolver um empreendimento capaz de unir o que seus sócios tinham de melhor em estratégia e administração.

A rede possui um conceito de cuidar da saúde por meio de um programa de alimentação diferenciado. Como resultado, a Bioflora passou a produzir seus próprios produtos, focando na qualidade e excelência.

Além dos suplementos, a marca conta com óleos, sementes, chás, funcionais, fitoterápicos, sem lactose, sem glúten etc.

Para se tornar um franqueado, o empresário pode escolher entre dois modelos: quiosque ou loja física. Assim, é possível que ele atue com a opção que melhor se encaixar ao seu orçamento.

Outra vantagem, é a ausência de fila de espera para os clientes que desejam adquirir os produtos da Bioflora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses 

10. Maria Honos

Voltada para a culinária caseira e com a proposta de oferecer lanches diferenciados, a Maria Honos é uma das franquias baratas de alimentação.

Seu produtos são preparados sem adição de conservantes. Eles podem ser entregues congelados e pronto para ser consumidor.

Dessa forma, o franqueado tem uma maneira a mais de obter lucros com o empreendimento.

Afinal, além da comida quente, ele consegue atender as pessoas que não possuem tempo para preparar um refeição saudável. Nesse sentido, os pratos congelados são uma ótima opção.

Para se tornar um empreendedor da Maria Honos, é preciso escolher entre dois modelos de negócio: quiosque ou restaurante. Uma das vantagens da marca é o seu baixo custo operacional e de mão de obra.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 174 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 140 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

Para conhecer todos os passos necessários para abrir uma franquia e não ser pego de surpresa, confira o nosso infográfico!

Infográfico: "Passo a passo para adquirir uma franquia".

11. Bio Mundo

Especializada em produtos naturais, a Bio Mundo é uma empresa que está há mais de 40 anos no varejo.

Assim, devido ao sucesso e experiência da marca, a Bio Mundo se faz presente em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Dessa forma, a marca que conta com um mix de produtos com mais de cinco mil opções consegue levar o que há de melhor para seus clientes. Proporcionando a eles saúde e bem-estar.

Dentre as opções estão itens sem glúten, sem lactose, diet, light e integrais. Ainda, alimentos orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos.

Vale destacar também que a Bio Mundo conta com sua linha exclusiva de encapsulados naturais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses  

12. Mr. Detox

Focada em polpas detox e refeições funcionais, a Mr. Detox está desde 2015 crescendo sua área de atuação. A marca tem se aproveitado do mercado e, assim, desenvolveu uma linha de produtos com diversas opções.

Porém, o seu foco nos alimentos detox. Dessa forma, são comercializados sucos verde, vermelho e laranja, além de sopas e alimentos para pré e pós-treino.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses 

Outras opções de franquia de comida barata

Não só no nicho de comidas saudáveis estão as franquias baratas de alimentação. Este segmento é amplo, com opções das mais variadas.

Seja as comidas típicas brasileiras, bem como pizzas ou sanduíches, o empreendedor pode escolher aquela rede com a qual se identifica.

Dessa forma, separamos mais algumas franquias baratas de alimentação para você conhecer.

1. Fórmula Pizzaria

A Fórmula Pizzaria é uma rede criada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais que, atualmente, conta com unidades no interior do estado e no Rio de Janeiro.

A franquia conta com mais de 40 sabores de pizzas doces e salgadas, além de lanches e calzones. Da mesma forma, a empresa possui diversos sabores criados com exclusividade.

Amigos dividindo uma pizza (imagem ilustrativa).
O mercado de pizzas é bastante lucrativo e conta com um público amplo.

Nesse sentido, além de sabores únicos, a franquia conta com uma receita diferenciada de massa, tudo feito em uma cozinha central. Dessa forma, a empresa mantém um alto padrão de qualidade em todas as pizzas das unidades.

Além dos cuidados com a qualidade do produto, a franquia ainda oferece diversos tipos de suportes para os franqueados.

Tudo isso centralizado no grupo Encontre Sua Franquia, da qual faz parte a Fórmula Pizzaria. Assim, ela conta com toda a expertise da holding para dar suporte aos franqueados.

A rede volta seus serviços principalmente para o modelo de delivery e atendimento de balcão. No entanto, o franqueado também pode optar por ter mesas para atendimento ao público.

Para que a marca mantenha o padrão em todas as unidades, é oferecido treinamentos para todos os franqueados. Dessa forma, cada unidade consegue produzir pizzas com qualidade e sabor, independente da sua localização.

O cliente consegue fazer os pedidos por telefone, site, balcão da unidade e pelo aplicativo iFood.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: em torno de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 a 36 meses

2. 10 Pastéis

A rede 10 Pastéis começou a atuar em 1996, em Curitiba, no Paraná, e oferece diversos tipos de produtos como pasteis doces e salgados.

A franquia possui modelos de negócios com ponto físico. Em centros comerciais, utiliza-se espaços a partir de 30 m2 e para lojas de ruas a partir de 70 m2.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 a 36 meses

3. Los Mex

A franquia Lox Mex é uma rede especializada em comida mexicana com sede na cidade de São Paulo (SP), e conta com 58 unidades.

Ademais, a rede conta com três opções de investimento para os novos empreendedores: standard; express; container e food truck.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 36 meses

Como vimos, esse é um setor que está a pleno crescimento. Desde 2009, é possível observar um avanço na busca por uma alimentação mais saudável e menos agressiva aos nossos corpos.

Não à toa, essa mudança de hábito tem impactado o mercado, que ano após ano, vem registrando resultados interessantes.

Gostou de conhecer as franquias baratas de alimentação? Deseja ficar por dentro de outras listas importantes como essa?

Assine nossa newsletter e receba artigos que irão ajudar você a encontrar o melhor empreendimento!

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement