Franquias baratas de alimentação saudável: conheça 11 opções

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Franquias baratas de alimentação: representação de um prato saudável

Com um mercado em pleno crescimento, é comum encontrar empresários em busca de franquias baratas de alimentação saudável. Afinal, não é de hoje que esse tipo de empreendimento vem ganhando espaço na sociedade. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor, entre os anos de 2009 e 2014, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% no Brasil. Além disso, foram movimentados mais de R$ 93 bilhões no setor, registrando um crescimento médio de 12,3%. 

No ramo das franquias, esses empreendimentos estão situados no segmento de alimentação. Segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 o setor registrou um faturamento de R$ 48 bilhões, quase 6% a mais que o ano anterior. 

Dessa forma, observando esse aumento e o número crescente de franquias voltadas para o segmento de alimentação saudável, preparamos o texto a seguir com algumas dicas de marcas para você empreender. Acompanhe.

O que caracteriza as franquias baratas de alimentação saudável?

As empresas que são consideradas de alimentação saudável devem oferecer produtos que possuem baixa ou quase nenhuma concentração de conservantes. Além disso, devem ser produzidos com alimentos naturais e frescos, evitando que a pessoa faça a ingestão de produtos que possam ser prejudiciais para a saúde a longo prazo. 

Outro detalhe interessante, é que as franquias baratas de alimentação também devem se atentar quanto a produção de comidas ou receitas sem lactose e glúten. Afinal, as pessoas que sofrem desse tipo de intolerância, dificilmente consomem algum tipo de alimento indústrial na mesma escala que os demais. 

Outro público que é atendido por esse tipo de empreendimento são as pessoas adeptas de movimentos como o vegetarianismo ou veganismo. Por consumir nenhum ou quase nenhum produto de origem animal, a tendência é que seus pratos sejam mais ricos em proteínas e nutrientes. 

Porém, vale destacar que isso não quer dizer que, para ser considerado um negócio saudável, é necessário eliminar a carne ou outro tipo de alimento de origem animal. Existem opções com pouca gordura como frango e peixe, além de ovo, queijos especiais etc.

Agora que você sabe os conceitos que definem um empreendimento saudável ou não, acompanhe o vídeo a seguir sobre o que é franquia.

11 franquias baratas de alimentação saudável

Mesmo que pareça um setor que limita as opções de alimentos, saiba que o setor de alimentação saudável permite a criação e desenvolvimento de diversos pratos, sanduíches, sucos entre outros produtos.

Para quem deseja entrar no mercado, pode ser escolhido lojas de produtos naturais, cafeterias, refeições prontas, delivery, food trucks e até suplementos para execução de atividades físicas. Veja algumas opções:

1. Flow Fresh

Voltada para produtos como sucos, sanduíches, tapiocas, açaí, milk shakes e wraps, sempre com o conceito saudável, a Flow Fresh é uma marca que com produtos de qualidade e entrega rápida. 

Atualmente, devido a demanda, a marca também aposta em preços mais acessíveis, uma vez que ainda existe o estigma de que manter uma alimentação com boa carga de nutrientes seja algo caro. 

Além disso, o conceito sustentável está na estrutura do modelo de negócio que a Flow Fresh oferece. Ou seja, o projeto arquitetônico dos quiosques, lojas físicas ou containers é pensado de uma maneira que consiga misturar materiais sustentáveis com os tradicionais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 107 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 33 meses

2. Maria Honos

Voltada para a culinária caseira e com a proposta de oferecer lanches diferenciados, a Maria Honos é uma das franquias baratas de alimentação que são preparados sem adição de conservantes e que podem ser entregues congelados e pronto para ser consumidor. 

Dessa forma, o franqueado tem uma maneira a mais de obter lucros com o empreendimento. Afinal, além da comida quente, ele consegue atender as pessoas que não possuem tempo para preparar uma alimentação saudável. Dessa forma, os pratos congelados são uma ótima opção. 

Para se tornar um empreendedor da Maria Honos, é preciso escolher entre dois modelos de negócio: quiosque ou restaurante. Uma das vantagens da marca é o seu baixo custo operacional e baixo custo com mão de obra. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 140 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

3. Nação Verde

No mercado desde 1990, a Nação Verde busca um empreendimento capaz de se tornar a segunda casa dos seus clientes. Porém, para que isso acontecesse, foi preciso montar um negócio que fosse além de um simples restaurante de comida saudável. 

Dessa forma, a marca passou a oferece suplementos naturais, cosméticos sem petroquímicos, produtos naturais para limpeza etc. Um leque de opções para que os consumidores possam trocar os alimentos considerados “ruins” para o corpo pelos bons. 

Além disso, o franqueado da Nação Verde pode oferecer um espaço amplo, aconchegante o suficiente para realizar reuniões, encontros, passar o tempo entre outras maneiras de aproveitar o espaço. 

Para atender todos os tipos de empresários, a empresa conta com diversos tipos de modelos de franquias desde on-line até uma super loja. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

4. Nutty Brasil

Com mais de 10 anos de história, a Nutty Brasil é uma das principais franquias baratas de alimentação saudável do país. A empresa investe há muito tempo em pesquisas e testes para encontrar a fórmula perfeita para suas castanhas. 

Com produtos totalmente naturais, a marca também aposta na qualidade superior do seu atendimento, permitindo que o consumo de seus alimentos possa se tornar um hábito entre o público. Dessa forma, a Nutty Brasil se tornou a maior rede de castanhas do país. 

Além disso, os alimentos são 100% brasileiros e colhidos nas faunas do Nordeste, Centro Oeste e Sul do país. Outro ponto que vale a pena destacar, é o método de preparo que visa o alimento fresco e crocante. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 88 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: não informado

5. Snack Saudável

A Snack Saudável é uma empresa que está atuando no mercado desde 2016. Desde então, a marca tem crescido graças ao seu modelo de alimentação saudável para crianças. Dessa forma, é desenvolvido um kit com frutas, bebida natural e carboidratos de acordo com o que é aconselhável pelos nutricionistas. 

Assim, cabe aos pais escolher qual o melhor modelo de entrega se será diário, mensal ou trimestral. Vale frisar que a Snack visa um cardápio diverso e com frutas equivalente a estação. Além disso, são produzidas opções sem glúten e lactose. 

Atualmente, a marca conta com mais de 50 unidades em operação em diversos estados brasileiros. Se tornando uma referência em alimentação de qualidade para crianças em idade escolar. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: entre 15 e 18 meses

6. VEG+

Apesar de estar presente apenas no estado do Rio de Janeiro, por enquanto, a VEG+ é uma empresa que trabalha com uma rede de alimentos veganos, orgânicos, vegetarianos, naturais etc.

Assim, a marca visa atender a demanda crescente por uma alimentação mais saudável. Lembrando que todas essas informações podem ser encontradas na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Dessa forma, ela pretende se tornar uma referência quando se trata de uma nova conscientização alimentar, de uma forma que consiga promover a vida e levar a mensagem mais aberta sobre os produtos dessa categoria. 

Além dos produtos em estoque, a VEG+ também trabalha com pratos feitos como escondidinho de cogumelo, farofa de sementes, hambúrguer vegetariano, almôndegas de nozes, brownie veganos etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

7. Mr. Fit

Com quase 10 anos de atuação no mercado e cada vez mais consolidada entre as franquias baratas de alimentação saudável, a Mr. Fit é considerada a pioneira quando o assunto é maior preocupação como que se come. Não à toa, são mais de 120 lojas espalhadas pelo Brasil. 

Assim, com a proposta de uma comida saborosa e com preço acessível para os consumidores, a marca trabalha com diversos modelos de franquia para que qualquer empreendedor, interessado em explorar esse setor, tenha condição de entrar no negócio. 

Dessa forma, a Mr. Fit oferece seis tipos de franquias e um cardápio totalmente adaptável de acordo com a região em que a unidade será instalada. Se tornando assim, uma das maiores fast food de comida saudável do Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,2 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 36 meses

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8. Salad Creations

Considerada uma das maiores franquias de salada do mundo, a Salad Creations está em atividade desde 2004, quando surgiu na Flórida, Estados Unidos. Apenas dois anos mais tarde, a empresa iniciava a sua jornada pelo sistema de franchising, atingindo, atualmente, 29 unidades em 10 estados brasileiros. 

A ideia do restaurante é que o cliente monte a sua própria salada, podendo combinar mais de 40 opções de ingredientes frescos e 15 tipos diferentes de molhos. Além disso, mesmo diante do sabor e dos produtos naturais, a marca oferece um bom custo para seus clientes. 

Dessa forma, a Salad Creations trabalha para oferecer uma melhor qualidade de vida para seu público, que mesmo diante da rotina apertada e com os horários corridos, precisam encontrar tempo para conseguir manter uma alimentação saudável. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 214 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

9. Bioflora

Fundada em 2013, a Bioflora surgiu com base nos anos de experiência de seus fundadores na indústria farmacêutica e de alimentos. Assim, foi possível desenvolver um empreendimento que fosse capaz de unir o que tinha de melhor em estratégia e administração dos sócios. 

Dessa forma, com o conceito de cuidar da saúde por meio de um programa de alimentação diferenciado, a Bioflora passou a produzir seus próprios produtos focando na qualidade e excelência. Além dos suplementos, a marca conta com óleos, sementes, chás, funcionais, fitoterápicos, sem lactose, sem glúten etc. 

Para se tornar um franqueado de alimentação, o empresário pode escolher entre dois modelos: quiosque ou loja física. Assim, é possível que ele atue na opção que melhor se encaixar ao seu orçamento e com um mix de produtos. Outra vantagem, é a ausência de fila de espera para quem deseja empreender na Bioflora. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses 

Para conhecer todos os passos necessários para abrir uma franquia e não ser pego de surpresa, confira nosso infográfico!

franquias baratas de alimentação: Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

10. Bio Mundo

Especializada em produtos naturais, a Bio Mundo é uma empresa que está há mais de 40 anos no varejo. Assim, devido ao sucesso e experiência da marca, a Bio Mundo se faz presente em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal. 

Dessa forma, a marca que conta com um mix de produtos com mais de cinco mil opções, consegue levar o que há de melhor para seus clientes. Proporcionando a eles saúde e bem estar.  

Dentre as opções estão  itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Vale destacar também que a Bio Mundo conta com sua linha exclusiva de encapsulados naturais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses  

11. Mr. Detox

Focada em polpas detox e refeições funcionais, a Mr. Detox está desde 2015 crescendo sua área de atuação pelo Brasil. A marca tem se aproveitado do mercado e assim, desenvolveu uma linha de produtos com diversas opções. 

Porém, o seu foco está em alimentos que funcionem como descontaminante no corpo humano, conhecidos como detox. Dessa forma, são comercializados sucos verde, vermelho e laranja, além de sopas e alimentos para pré e pós treino. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses 

Como vimos, esse é um setor que está a pleno crescimento. Desde 2009 é possível observar um avanço na busca por uma alimentação mais saudável e menos agressiva para nossos corpos. Não à toa, que essa mudança de hábito tem tido impacto no mercado, que ano após ano, vem registrando resultados importantes. 

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.