O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Franquias boas e baratas que você deve considerar se quiser faturar

Franquias boas e baratas que você deve considerar se quiser faturar

Sumário

Encontrar franquias boas e baratas não é uma das missões mais fáceis para quem deseja iniciar um empreendimento. Por isso, vamos apresentar algumas dicas para que você encontre o empreendimento que mais combina com você.

Mas antes, conheça os números atrativos deste setor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 3° trimestre de 2019 o mercado faturou mais de R$ 47.203,00. Já em 2021, o setor faturou 0,4% a mais, totalizando R$ 47.385,00.

Por mais que pareça algo simples, abrir uma franquia exige o mesmo cuidado de uma empresa própria. Ou seja, é preciso gastar tempo para analisar e conhecer o mercado que está prestes a entrar.

Caso esse levantamento não seja bem feito, podem acontecer problemas que irão atrapalhar a sua experiência como empreendedor e gerar consequências desagradáveis como o fechamento de uma unidade. 

Por isso, preparamos o texto a seguir para lhe ajudar a entender a necessidade de todo esse processo e, assim, ter um faturamento realmente vantajoso.

Além disso, separamos algumas marcas que podem ser boas opções de investimento. Acompanhe a leitura!

Como escolher franquias boas e baratas para investir?

Antes de definir quais franquias boas e baratas você irá investir, é preciso seguir alguns passos para que o empreendimento seja a sua motivação diária.

Assim, vamos lhe apresentar alguns passos importantes para achar o modelo perfeito e ter bons faturamentos. 

Encontre o segmento perfeito para você

O primeiro passo é encontrar o setor que deseja atuar e se sentir confortável em ir atrás de conhecimento.

Ou seja, caso goste de uma área que não tenha números e expectativas tão boas quanto outras, não deixe se levar apenas pelo dinheiro. 

Claro que o valor investido e o faturamento são importantes, mas é preciso pensar nos desafios e problemas que você irá encontrar no decorrer da sua jornada.

Caso não leve outros fatores em consideração na hora de escolher o seu empreendimento, certamente você terá mais riscos de desistir de um investimento do que se tivesse optado pela área que sempre sonhou. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Assim, por mais que as franquias sejam um modelo de negócio pronto, o sucesso da unidade depende exclusivamente de você.

Além disso, mesmo que o setor não apresente bons números, isso não pode ser um impeditivo para realizar o seu sonho.

Acredite, é muito mais fácil lutar pelo negócio que você tem prazer em gerir e administrar, do que o contrário.

Por isso, essa é a primeira etapa para quem deseja empreender, mesmo aqueles que não estão pensando em franquia. 

Selecione as franquias boas e baratas para investir

empresário comemorando franquias boas e baratas
Em qualquer formato de investimento, é essencial pesquisar o mercado e os modelos de negócio.

Ao encontrar o segmento pelo qual se interessa e descobrir qual área mais lhe agrada, o próximo passo é pesquisar pelas franquias boas e baratas.

Para isso, é importante fazer uma busca para encontrar listas com essas marcas. Existem diversas opções em sites como o Google que podem ajudar você nessa missão. 

Para facilitar, separamos algumas opções para você. No decorrer do texto vamos apresentar franquias com um baixo custo.

Vale ressaltar que durante essa etapa é importante separar não apenas as mais baratas, mas sim todas que possuem alguma vantagem competitiva. 

Isso acontece pois, devemos sempre ficar atento a marcas que destoam muito da média do mercado.

Nessas horas, o barato pode sair muito caro no longo prazo. Para ficar mais fácil de entender, as marcas importantes oferecem diversas vantagens para seus franqueados como suporte, consultoria e treinamentos. 

Sendo assim, é importante conseguir um bom investimento que seja capaz de entregar todos os benefícios que citamos.

Afinal de contas, é esse tipo de auxílio que fazem das franquias um dos empreendimentos mais seguros do mundo. 

Pesquise a reputação das franquias

Durante esse processo de escolha da franquia, você pode e deve fazer uma análise de como o mercado enxerga a marca.

Ou seja, saber se o público-alvo acredita nos serviços ou produtos que a rede comercializa, se os franqueados possuem uma boa relação com ela ou não etc. 

Essa pesquisa pode ser feita em sites de busca e redes sociais, outra opção interessante e muito aconselhável é o “Reclame Aqui”.

Esse portal é responsável por unir consumidores e empreendedores que possuem algum desagrado em relação a uma determinada empresa. 

Com isso, ao fazer a sua análise, será possível juntar todos os pontos para encontrar a franquia que é realmente boa, barata e que oferece uma boa perspectiva de faturamento dentro do seu segmento.

Ao final dessas etapas, é hora de entrar em contato com as marcas selecionadas e dar início ao processo de franqueamento.

Após essa primeira caminhada, você irá passar por uma avaliação para conhecer o seu perfil empreendedor e ver se é compatível com o que a marca busca. 

Caso aprovado, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por mostrar diversas informações e dados importantes sobre o negócio.

Entre eles, capital de giro, taxas, histórico da empresa, regras e obrigações de ambas as partes.

A seguir, separamos o infográfico que mostra todas as demais etapas seguintes após a sua pesquisa.

Nesse passo a passo, será possível conhecer alguns processos importantes que vão da assinatura da COF até o dia da inauguração. Confira! 

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Primeiro, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 5% das franquias fecham as portas antes de completar dois anos de operação.

A fins de comparação, quando se trata de um negócio próprio, esse número aumenta para 25%. 

Muito do sucesso desse modelo de negócio está no formato em que as franqueadoras se baseiam para transformar as redes de franquias em ótimas oportunidades de investimento.

Ou seja, por meio dos treinamentos e suportes, a rede consegue transmitir todo o seu know-how e expertise para um terceiro. 

Dessa forma, além de pular algumas etapas importantes e difíceis para o desenvolvimento de uma empresa, o franqueado começa as operações com um público pronto para consumir ou contratar seus produtos e serviços.

Afinal, você estará administrando um marca que já está reconhecida no mercado.

Por causa disso, as franquias vêm apresentando um crescimento no faturamento e número de unidades em geral desde 2015.

Para ter uma ideia, apenas entre 2018 e 2019, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou uma diferença positiva de 6,8% no faturamento do setor.

Outro dado apresentado pela instituição que comprova a eficiência do modelo de negócio é que, pelo terceiro ano seguido, novas empresas estão apostando no formato para expandir suas áreas de atuação.

O que resulta em um número maior de empregos. Prova disso, é que só em 2019 foram geradas mais de 1,3 milhão de vagas. 

Por fim, mesmo diante da crise causada pela pandemia, a ABF apresentou um levantamento do primeiro trimestre de 2020, no qual foi possível identificar um crescimento de 5,2% no faturamento comparado com 2018. Porém, analisando junto com 2019, a receita foi praticamente a mesma. 

Franquias boas e baratas para faturar

Agora que você conhece as etapas para escolher as melhores franquias boas e baratas e o sucesso do setor de franchising nos últimos anos e diante da pandemia, vamos lhe apresentar algumas marcas interessantes.

Assim, você poderá conhecer boas opções disponíveis no mercado que podem ser compatíveis com seu sonho. 

[raio_x_esf]

Como vimos, o processo para encontrar uma franquia é longo e precisa de bastante estudo para não correr o risco de entrar em uma cilada.

Por mais que esse modelo de negócio seja um dos mais seguros do mundo, é necessário que a marca e o franqueado trabalhem juntos para a preservação e manutenção da unidade. 

Gostou do nosso conteúdo sobre as franquias boas e baratas com boas opções de faturamento? Continue a leitura pelo post: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje