Investir em uma das opções de franquias em cidades de até 100 mil habitantes pode ser uma alternativa para quem quer ter seu próprio negócio. Isso porque, as franquias já possuem um modelo testado. Aqui, aprenda como empreender e ganhar dinheiro.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 211,4 bilhões, em 2022. Assim, o setor está em crescimento, tornando-se uma alternativa para ganhar dinheiro.
Além disso, as franquias em cidades menores possuem uma vantagem competitiva em relação às grandes metrópoles, uma vez que a concorrência é menor. Logo, o potencial de crescimento é maior, mas você precisa escolher bem a franquia na qual irá investir.
Neste artigo, vamos apresentar algumas opções de franquias para cidades de até 100 mil habitantes que podem ser atrativas para investidores que desejam se animar e investir em cidades menores. Continue a leitura e saiba mais!
Vale a pena abrir um negócio em uma cidade média?
Sim. As cidades médias, que englobam municípios com população entre 50 mil e 500 mil habitantes, têm se mostrado um mercado bastante atrativo para quem deseja abrir um negócio próprio.
Nesse contexto, as cidades com até 100 mil habitantes são consideradas médias e oferecem oportunidades interessantes para empreendedores.
Entre as vantagens de investir em uma cidade média estão a menor concorrência em relação às grandes metrópoles. Por exemplo, com o menor custo de vida e a possibilidade de atender a uma demanda local específica.
Nesse sentido, muitas vezes essas cidades apresentam um potencial de crescimento maior do que em grandes centros urbanos.
Então, você deve considerar as desvantagens de investir em cidades médias, como o menor número de fornecedores e parceiros de negócio. Além de um mercado potencialmente mais limitado. Outro aspecto que deve ser avaliado é a disponibilidade de mão de obra qualificada.
No caso de investir em uma franquia em cidades médias, as vantagens incluem a possibilidade de contar com um modelo de negócio já testado e comprovado. Ainda, o suporte e treinamento por parte da franqueadora e uma marca reconhecida pelo público.
Por outra lado, nas desvantagens de investir em uma franquia em cidades médias está incluso o fato de que pode ter um público-alvo mais limitado e uma menor infraestrutura local. Desse modo, a taxa de franquia pode ser mais elevada em relação a grandes centros urbanos.
Como funciona uma franquia em cidades médias?
Basicamente, a franquia é um modelo de negócio em que uma empresa, a franqueadora, concede a outra, o franqueado, o direito de usar sua marca, produtos e serviços. Além de fornecer suporte e treinamento ao franqueado.
O franqueado, por sua vez, paga uma taxa inicial de franquia e royalties mensais à franqueadora em troca do uso da marca e do suporte oferecido. Mas é responsável por seguir as diretrizes e padrões estabelecidos pela franqueadora em relação a produtos, serviços e atendimento ao cliente.
Uma das vantagens de investir em uma franquia é a possibilidade de contar com um modelo de negócio já testado e comprovado. Isso, além de receber o suporte e treinamento por parte da franqueadora.
Isso pode incluir desde treinamentos específicos até assistência na escolha do ponto de venda e na gestão financeira do negócio.
Dessa forma, ao investir em uma franquia em cidades médias, o franqueado pode contar com uma marca já reconhecida pelo público, o que pode facilitar a entrada no mercado local.
Porém, a escolha da franquia deve ser feita com cuidado, levando em conta não apenas o potencial de mercado na cidade média. Mas também a capacidade financeira do investidor e a compatibilidade do modelo de negócio com suas habilidades e interesses.
A seguir, você poderá conhecer as melhores oportunidades de franquias para cidades de até 100 mil habitantes.
Melhores franquias para cidades até 100 mil habitantes
Se está buscando investir em uma das franquias em cidades com até 100 mil habitantes, separamos uma lista com as melhores opções para você considerar. Conheça agora as melhores marcas e comece seu negócio com mais segurança. Acompanhe!
Qual a melhor franquia para uma cidade de até 100 mil pessoas?
O primeiro ponto a ser considerado é o perfil da cidade e das pessoas que vivem nela. Logo, é fundamental estudar o estilo de vida, hábitos de consumo e demandas locais para escolher uma marca que atenda a essas necessidades.
Além disso, é fundamental escolher uma franquia que tenha um modelo de negócio sólido e comprovado, com boa rentabilidade e suporte da franqueadora. Realizar uma pesquisa sobre a reputação da marca e a satisfação de outros franqueados também é essencial.
Outro fator importante é a concorrência na região. Então, é necessário identificar se já existem muitos estabelecimentos similares na cidade e se há espaço para a entrada de uma nova franquia. Também analise a localização estratégica do estabelecimento e o potencial de público em seu entorno.
Por fim, considere o investimento necessário para abrir a franquia. Para isso, leve em conta custos como: taxa de franquia, royalties, aluguel do ponto comercial, estoque e contratação de funcionários.
Com esses fatores em mente, você pode escolher a melhor franquia para uma cidade de até 100 mil habitantes, garantindo o sucesso do negócio e a satisfação dos clientes.
Como abrir um negócio em uma cidade média?
O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado e avaliar o potencial de consumo da região. Depois, é importante entender as demandas e necessidades dos consumidores e avaliar se há espaço para a entrada de uma nova franquia na cidade.
Em seguida, escolha a franquia que mais se encaixa no perfil da cidade e do público-alvo. Como já mencionado anteriormente, avalie a reputação da marca, o modelo de negócio e a concorrência na região.
Após escolher a franquia, é necessário realizar um planejamento financeiro detalhado, que inclui o cálculo dos investimentos necessários. Por exemplo, a estimativa de faturamento e o prazo para retorno do investimento.
Feito isso, defina qual o ponto comercial adequado para a franquia, levando em conta a localização estratégica e a viabilidade do negócio naquela região. Por fim, formalize a abertura da unidade, obtendo os documentos necessários para abrir o seu negócio.