Franquia ideal para cidade pequena: melhores opções para você abrir e lucrar no interior

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Rua estreita para franquias para cidades pequenas 5 mil habitantes. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
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Sabia que existem várias opções de franquia ideal para cidade pequena? Elas podem ser boas oportunidades de negócio, já que levam novidades a essas localidades. Já imaginou viver com mais tranquilidade e ainda atuar à frente de seu próprio negócio? Então saiba tudo neste conteúdo!

No Brasil, a maioria dos municípios possui uma população com até 20 mil habitantes. Isso corresponde a 68% das cidades brasileiras, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em suma, significa dizer que mais de 32 milhões de pessoas vivem em cidades como Miguel Leão, no Piauí (1,2 mil habitantes); Abre Campo, em Minas Gerais (13 mil); ou Rondinha, no Rio Grande do Sul (5,5 mil).

Normalmente, essas são regiões que dependem de municípios maiores para suprir suas necessidades de consumo. Por isso, é comum encontrar empreendedores que desejam levar um tipo de negócio para mais perto dessas populações, encontrando bom destaque no mercado local e baixa concorrência.

Você é um desses empreendedores? Então, para ajudar nesse desejo, desenvolvemos o texto a seguir. Acompanhe e descubra os cuidados necessários para abrir franquias de sucesso em cidades pequenas.

Cuidados ao investir em uma franquia em cidade pequena

Ao abrir uma franquia ideal para cidade pequena, alguns cuidados precisam ser tomados pelo empreendedor. O primeiro passo para qualquer investidor é analisar bem o modelo de negócio e identificar se ele realmente se encaixa nas necessidades da região.

Além disso, há marcas que necessitam de um fluxo de caixa alto para que os resultados esperados sejam atingidos. Logo, nem todas as franquias estão prontas para cidades pequenas com 5 mil habitantes, por exemplo.

Uma dica para quem está pensando em abrir esse tipo de empreendimento, com foco em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, é procurar um profissional com experiência nessas localidades. Assim, a vivência e os estudos de mercado auxiliam em uma melhor tomada de decisão.

Do mesmo modo, avaliar o capital disponível para investir, o que pode resultar em buscar franquias mais baratas. Ainda, para diminuir custos, estudar alguns tipos de negócios em home office pode ser uma boa saída.

O que preciso para ter um negócio de sucesso em cidade pequena?

Para investir na franquia ideal para cidade pequena, assim como para qualquer negócio, o empreendedor precisa de planejamento e informações.

Nesse sentido, é preciso avaliar bem a cidade, entender as lacunas de mercado e como você poderá explorar este mercado de forma eficiente. Além disso, entender onde está o público-alvo do seu negócio, os hábitos de consumo deles e como atraí-los para o seu empreendimento.

Ainda, realizar um bom trabalho de marketing, aproveitando as orientações da franqueadora, os materiais de divulgação, logo, conseguindo direcionar suas ações para chegar até seu público.

Enfim, o empreendedor precisa também de muita dedicação, sendo uma franquia ou um negócio do zero. Até porque, iniciar uma empresa em cidades pequenas é um desafio como em qualquer outro lugar. Assim, é preciso estar presente no dia a dia e avaliar constantemente os objetivos e os resultados alcançados pelo negócio.

Qual é o perfil ideal de empreendedor para cidades pequenas?

Vemos um homem negro, muito bem vestido, com um bloco de papel e lápis na mão com expressão pensativa. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
É preciso estar preparado para enfrentar situações adversas.

O primeiro passo para ser um empreendedor bem-sucedido é encontrar uma atividade que você já tenha alguma experiência e/ou com a qual se identifique.

Ou seja, não basta apenas encontrar um modelo de negócio que se encaixa na necessidade e no perfil do seu público-alvo na região, como vimos no começo do texto. Dessa forma, você precisa ter interesse na atividade para se dedicar a ela.

Outro ponto que devemos observar é que a vida de empreendedor não é muito tranquila. Assim, o empresário precisa estar à frente dos problemas, atento às mais diversas situações que irão aparecer.

Por isso, é essencial se preparar para a trajetória, entender bem o mercado, tendências, perfil dos consumidores e as melhores práticas de gestão e administração. Desse modo, você desenvolverá uma boa operação à frente da sua franquia ideal para cidade pequena.

Por mais que o modelo de franquia pareça uma forma mais segura de abrir um negócio, ele exige os mesmos cuidados que qualquer outro empreendimento.

Afinal, o que torna a jornada mais tranquila é a capacidade de trabalhar com um plano de negócio já testado e aprovado no mercado.

Portanto, assim que você adquirir a unidade, além de treinamentos e suportes, também receberá todo o planejamento para que a nova franquia atinja o ponto de equilíbrio e comece a apresentar lucros.

Passo a passo para montar um negócio lucrativo em cidade pequena

Um dos primeiros passos para investir na franquia ideal para cidade pequena é o empreendedor avaliar se ele possui o perfil para investir naquele negócio.

Como falamos acima, as características pessoais do empreendedor e suas experiências são importantes para orientar nesta escolha pela marca.

Além disso, pesquisar diversas marcas no mercado com a qual você se identifica, comparar o modelo de negócio de cada uma, os detalhes do dia a dia do negócio, lucratividade, entre outras informações.

Em seguida, após estudar bem a marca, fechar negócio, sempre aproveite bem os treinamentos e suportes da franqueadora, sobre os quais falamos anteriormente.

Imagem de um homem de negócios segurando um tablet com gráficos na tela. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
O empreendedor deve avaliar uma série de fatores antes de investir em uma franquia.

Que negócio abrir em uma cidade pequena?

Um outro ponto que deve fazer parte do planejamento para empreender é conhecer os melhores mercados, aqueles setores que estão indo bem ou que são mais sólidos. Assim, avaliar os nichos de mercado que possuem produtos ou serviços que possam se destacar em cidades pequenas.

Do mesmo modo, um negócio que apresenta uma novidade, ou inovação, que faça com que sua franquia se destaque nesta região. Por exemplo, negócios no setor de alimentação são interessantes. Este segmento é o de maior faturamento no franchising, com quase R$ 40 bilhões, em 2020.

Ainda, o mercado de saúde e beleza também é promissor em cidades menores. Este tipo de negócio se destaca como o segundo de maior faturamento, com mais de R$ 35 bilhões, em 2020.

Estes dados da Associação Brasileira de Franchising corroboram para que o empreendedor fique de olho em negócios nestes dois mercados de franquias.

Há de se destacar também o potencial para franquias de cuidados para Pets. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil conta com um total de 139,3 milhões de pets.

Por fim, o empreendedor pode também avaliar outros mercados menores, mas que possam ter um grande potencial na sua região, seja pela falta de concorrência ou por se encaixar às necessidades do público da cidade.

72 franquias ideais para cidades pequenas

Não é muito difícil encontrar um modelo de franquia ideal para cidade pequena. Isso porque, são diversas opções que atendem em vários segmentos. Dessa forma, preparamos a lista a seguir com ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas com as marcas mais reconhecidas do mercado. Acompanhe!

1. Acquazero

Imagem de um técnico da Acquazero fazendo a limpeza de um carro. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
A Acquazero é um tipo de negócio que encontra mercado em cidades menores.

Considerada a maior franquia de estética automotiva do mundo, a Acquazero está no mercado há mais de 10 anos.

O grande diferencial do seu serviço, além das várias opções de higienização, é o procedimento de limpeza completa da parte externa de um carro com apenas 300 ml de água. A revista Segs, publicou um artigo sobre negócios que fomentam o mercado de sustentabilidade e contribuem para o meio ambiente, assim e trouxe a Acquazero como exemplo.

Mas esta é uma das características sustentáveis que destacam a marca, sendo uma franquia ideal para cidade pequena em todo o país.

O franqueado também pode oferecer atendimentos como o polimento do carro, higienização de ar-condicionado, limpeza de sofá, tapetes e mais. Existe a possibilidade de atuar no delivery, realizando os serviços na casa do cliente.

Além disso, os investidores contam com treinamentos presenciais, materiais exclusivos e apoio jurídico da franqueadora.

Desse modo, o modelo home office da Acquazero é o mais em conta. Para investir nele, o empresário precisa desembolsar a partir de R$ 23 mil, enquanto o retorno do investimento pode levar até 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 3 a 24 meses

2. Mardelle

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A princípio, temos a Mardelle, uma grande chance para os empresários que estão procurando uma franquia ideal para cidade pequena com foco no mercado de moda íntima.

A marca de loja de roupas possui treinamentos para capacitar o franqueado de acordo com o modelo de gestão e vendas da empresa.

Foi assim que a franqueada Mardelle, Clotilde Fonseca Costa, de 65 anos, viu na marca a chance para mudar de vida, após a aposentadoria. Assim, desde maio de 2018, a empresária tem conseguido bons resultados ao lado de sua sócia: a própria filha. Viu como é uma opção prática de investimento?

Sendo assim, a Mardelle trabalha com produtos das linhas:

  • Feminina – calcinha e sutiã;
  • Masculina – cuecas e sungas;
  • Noite – baby doll, camisolas e pijamas (todos os tamanhos e sexos);
  • Infantil – calcinhas e duas peças;
  • Maternidade – camisolas, bodys, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e em período de amamentação. 

Os valores para abrir uma unidade Mardelle variam de acordo com o modelo escolhido. Além disso, a estimativa de retorno do negócio fica entre 24 e 36 meses.

Outra previsão da marca é que o faturamento médio chegue a R$ 50 mil mensais. Conheça um pouco mais sobre a Mardelle no vídeo a seguir!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 24 a 36 meses

3. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto atua com diversos serviços e graças ao seus sistemas de Gestão Comercial e Multicálculos, o empreendedor consegue gerar mais de 20 cotações de uma só vez.

Sendo assim, uma das grandes vantagens da marca é a opção do trabalho home office. A revista Segs publicou uma reportagem sobre como o modelo de trabalho home office da Quisto proporciona a expansão da marca pelo país. Isso porque, o modelo permite um relacionamento virtual e acompanhamento mais próximo e individualizado dos clientes.

Com investimento inicial de R$ 21 mil, é possível se tornar um franqueado da Quisto e aproveitar o faturamento médio acima dos R$ 50 mil. Além do prazo de retorno entre seis e 18 meses. 

Dessa forma, ao se tornar um franqueado, o empreendedor tem acesso completo aos treinamentos e manuais on-line para se adaptar às operações da marca. Também é oferecido auxílio para o marketing e apoio jurídico quando necessário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 6 a 18 meses

4. Encontre Sua Viagem

Foto da asa de um avião com o céu ao fundo. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
Em uma franquia de turismo você pode, por exemplo, comercializar pacotes de viagens.

A Encontre Sua Viagem (ESV) é uma agência de turismo desenvolvida e idealizada pelo empresário Henrique Mol. Ao criá-la, ele pensou em um modelo de negócio que fosse capaz de oferecer alta rentabilidade e um baixo investimento para os franqueados. Atualmente a marca conta com cerca de 500 unidades espalhadas no Brasil e Itália.

Portanto, a função de quem entra para a rede de franquias da marca é encontrar as melhores opções de passagens aéreas, hotéis, passeios e seguros de viagem para seus clientes. São mais de 1.500 parceiros comerciais da rede.

Com a possibilidade de aderir à ESV no modelo home office, o investidor aplica, inicialmente, R$ 12 mil e tem um faturamento médio que ultrapassa os R$ 30 mil. Sendo assim, uma escolha certeira para quem busca uma franquia ideal para cidade pequena.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 3 a 24 meses

5. Suav

Outra opção de franquia ideal para cidade pequena é referência na área de estética e beleza. A Suav foi criada em Belo Horizonte (MG), em 2010, e desde então vem adaptando e transformando o seu modelo de negócio em um empreendimento ainda mais rentável.

“A vantagem que vejo em abrir uma franquia é ter um negócio cujo nome já tem um espaço no mercado. É ter um suporte/assessoria e transferência de conhecimento”, afirma o franqueado Carlos Gonzaga Araújo.

Além de entregar serviços de depilação a cera, os clientes da franqueadora — homens e mulheres — podem contar com atendimentos como escovaria, design de sobrancelha e esmalteria.

Então, para abrir uma unidade, é necessário um espaço mínimo de 80 m². Já o investimento varia de acordo com os serviços que o franqueado deseja oferecer. O valor inicial parte de R$ 145 mil e o faturamento médio mensal de uma unidade pode ultrapassar os R$ 70 mil.

Mas a grande vantagem da marca é o seu conceito de atendimento express, em que o usuário não precisa marcar horário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 16 a 36 meses

6. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

7. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

8. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

9. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

10. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses
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11. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

12. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

13. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

14. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12.490,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 meses

15. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

16. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

18. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

19. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

20. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

21. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

22. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

23. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

24. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

25. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

26. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

27. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

28. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

29. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

30. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

31. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

32. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

33. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

34. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

35. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

36. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

37. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

38. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

39. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

40. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

41. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

42. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

43. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

44. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

45. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

46. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

47. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

48. iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

49. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

50. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

51. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

52. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

53. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

54. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

55. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

56. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

57. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

58. Sóbrancelhas

Foto de uma pessoa fazendo a sobrancelha de uma cliente.
Na área de estética, por exemplo, o design de sobrancelhas é um dos serviços disponíveis.

Fundada em 2013, a Sóbrancelhas é uma marca especializada no que ela chama de “produção do olhar”. Assim, com produtos e procedimentos estéticos voltados para as sobrancelhas, a empresa vem se consolidando no mercado.

Presente em 10 estados brasileiros, a marca viu um mercado carente e decidiu se desenvolver nele. Dessa forma, o investimento inicial na franquia é de cerca de R$ 98 mil. O retorno do capital costuma acontecer por volta de 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 24 meses

59. Doutor Faz Tudo

A empresa foi criada para oferecer manutenções rápidas em imóveis residenciais e comerciais. Sua proposta é um atendimento com mais qualidade e segurança.

Logo, ao empreender nessa microfranquia, os empreendedores podem exercer seu trabalho com conceitos inovadores. Os serviços incluem o atendimento de eletricista, encanador, montador, pedreiro, pintor, bem como azulejista, calheiro, entre outros.

Mas tudo se baseia nos planos de atendimento disponíveis. Então, com investimento a partir de R$ 25 mil, a Doutor Faz Tudo estima que o empresário terá o retorno sobre o capital investido entre 12 a 18 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 12 a 18 meses

60. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma das franquias que atuam diretamente com a prestação de serviços ligados à limpeza.

Desse modo, com mais de 350 unidades, a marca vem, desde 2013, capacitando seus franqueados para atuarem com qualidade e segurança, obtendo bons retornos financeiros.

Sendo assim, quem optar por investir nessa franquia executará tarefas como zeladoria, limpeza, cozinha, jardinagem e cuidados pessoais (idosos, crianças e animais).

O investimento inicial é de R$ 32,5 mil e o empresário pode reaver esse dinheiro em até 14 meses, caso siga à risca as orientações da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 32,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 14 meses

61. Monitorias

Vemos um óculos em cima de um caderno, em uma mesa de madeira Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
É possível trabalhar com educação, oferecendo serviços para crianças e adolescentes.

A Monitorias é uma rede especializada em aulas para reforço escolar. Suas aulas particulares são definidas e desenvolvidas para que todos os alunos possam esclarecer dúvidas sobre diferentes disciplinas.

O investimento necessário para abrir uma unidade da marca é a partir de R$ 6 mil. Esse valor varia de acordo com o número de estudantes que você conseguir atender. Dessa forma, é possível ter o retorno do capital investido a partir do 5º mês de funcionamento.

Os franqueados podem atender alunos do Ensino Fundamental I ou II, além dos adolescentes do Ensino Médio. Tudo com o objetivo de proporcionar um aprendizado natural, rápido e intuitivo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 5 a 7 meses

62. Kumon

Com materiais didáticos exclusivos e suporte constante, a franquia Kumon já atendeu mais de 180 mil alunos no Brasil. Dessa forma, ela é considerada a 7º maior rede de franchising do país, com mais de 1,5 mil unidades espalhadas em todos os estados.

A metodologia da marca visa proporcionar autonomia para seus estudantes, fortalecendo e potencializando sua capacidade de enfrentar sozinhos os desafios.

O investimento inicial é de R$ 40,7 mil e, além disso, o capital pode ser recuperado em até dois anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 18 a 24 meses

63. Via Certa

A franquia Via Certa é uma escola especializada em educação profissionalizante. No mercado desde 2012, a marca paulista proporciona aos seus alunos aprender ou atualizar seus conhecimentos sobre alguma área.

Atualmente, são mais 30 cursos oferecidos pela franqueadora nas áreas de administração e negócios, indústria e energia, informática, inglês, bem como cursos preparatórios, saúde, beleza e estética. Tudo com base em um método de ensino próprio.

Com mais de 18 mil estudantes formados, a marca é vista com bons olhos por quem deseja transformar e levar educação diferenciada para cidades pequenas, podendo atender pessoas de qualquer idade.

Foto de uma mulher com óculos lendo um livro.
A área de educação é uma opção para quem busca a franquia ideal para cidade pequena.

O investimento inicial gira em torno de R$ 135 mil, devido aos gastos com equipamentos e aluguel de espaço físico. Já o retorno do capital pode demorar de um a dois anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 46 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 12 a 24 meses

64. Doutor Jardim

Marca “irmã” da Dr. Faz Tudo, a Doutor Jardim atua com o mesmo modelo já apresentado anteriormente. Porém, seu trabalho é realizado exclusivamente para o cuidado e manutenção de jardins e piscinas.

Para a marca, esse tipo de serviço é visto como um assunto de saúde e patrimônio. Dessa forma, ela se tornou a principal instituição técnica de jardinagem do Brasil.

Assim, o investimento inicial no negócio é de R$ 25 mil e o empresário tem o retorno do que foi gasto em até 12 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 6 a 12 meses

65. Supera

A Supera é um instituto de educação que conta com professores capacitados para oferecer um ensino e treinamento individualizado. Assim, os alunos podem se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

Com o intuito de potencializar a criatividade, concentração, raciocínio lógico, autoconfiança e disciplina, a marca utiliza-se de conceitos voltados para o planejamento pessoal, inteligência financeira, entre outros.

Portanto, com investimento de R$ 179 mil para cidades com até 85 mil habitantes, a Supera estima recuperar o capital em até 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 179 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 28 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 18 a 24 meses

66. Paper Pão

A Paper Pão chegou ao mercado com o intuito de transformar a forma de fazer publicidade nas cidades.

Dessa forma, por meio dos sacos de pão, coloridos, de qualidade, recicláveis e biodegradáveis, a marca proporciona aos estabelecimentos parceiros uma maneira de aumentar seus ganhos com pouco investimento.

O objetivo do franqueado é conseguir vender os anúncios disponíveis, pois as embalagens funcionam como um jornal e seus espaços são reservados para negociação com os anunciantes.

Com investimento a partir de R$ 5,2 mil e tendo o retorno sobre o capital com quatro meses, a marca oferece treinamento e orientação para o empreendedor conseguir atingir seus objetivos com a franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,2 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 4 a 6 meses

67. Tutores

Vemos professora e aluna lendo um livro em um ambiente escolar. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
A Tutores é uma das franquias para cidades pequenas de 5 mil habitantes.

É comum encontrarmos alunos com algum tipo de dificuldade em algumas matérias. Nem todos possuem aptidão para lidar com Português, Matemática, História etc. Mas as dúvidas são comuns e, para reduzir os problemas e ajudar os alunos, surgiu a Tutores.

Ou seja, ao observar e compreender seus alunos, a franquia proporciona uma forma de potencializar a educação de crianças e adolescentes. Ainda, com atendimento on-line para facilitar este acesso.

Dessa forma, o investimento para cidades com até 50 mil habitantes é de R$ 25 mil e o prazo para ter retorno no investimento fica entre 24 e 36 meses. Além disso, para facilitar a atuação dos franqueados, a marca tem como carro-chefe as unidades home based.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 24 a 36 meses

68. Limpeza com Zelo

Voltada para a faxina de residências, a Limpeza com Zelo atua no mercado há mais de 10 anos. Um dos seus grandes diferenciais é se basear no modelo de negócio da maior franquia do segmento: a JAN-PRO.

Nesse sentido, criada pelos mesmos fundadores da marca internacional, a franquia utiliza seu know-how para entregar um empreendimento rentável e de baixo custo para seus franqueados.

Assim, a Limpeza com Zelo passou a se expandir pelo Brasil e, atualmente, conta com quase 30 unidades espalhadas pelo país. O investimento inicial necessário é de R$ 20 mil. O faturamento médio é de R$ 25 mil, fazendo o capital retornar em até seis meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 6 meses

69. Bom Cupom

A Bom Cupom é uma empresa voltada para a geração de descontos por meio de Notas Fiscais. Com um equipamento próprio, a franqueadora imprime os vouchers nos versos de cada NF.

Dessa forma, o comerciante cliente da marca expõe sua empresa de uma maneira barata e atrativa para as pessoas que vivem naquela determinada região.

O investimento inicial é de R$ 12 mil e o prazo para o retorno do capital fica entre três e sete meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7,5 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 3 a 7 meses

70. Pet Mais vida

Vemos um gatinho de perfil com a língua para fora.
Os planos de saúde para animais já são uma realidade no mercado.

A rede de franquias Pet Mais Vida traz para o mercado o conceito de franquia de plano de saúde animal.

Assim, com o objetivo de oferecer serviços veterinários de alto alcance, é possível atuar em um modelo de negócio para cidade pequena, alcançando parte da população que não abre mão dos cuidados com seu pet. Além disso, a franquia conta com a oportunidade de oferecer uma rede ampliada de atendimento.

Portanto, são quatro opções de planos com preços acessíveis e que possuem desde os atendimentos básicos até os mais completos. Então, ela proporciona atendimento básico e até atendimento veterinário e cirúrgico.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 56 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

71. Digital B4nk

Todo estabelecimento comercial precisa ampliar suas opções de pagamento. Pensando nisso, a rede de franquias Digital B4nk é especialista em oferecer maquininhas para pagamento.

Sendo assim, sem nenhuma complexidade de atuação, o franqueado se torna um representante que vai até os comércios e oferece a opção de pagamento.

Logo, a franquia se destaca pela facilidade de adesão dos clientes que buscam facilitar as vendas com a segurança do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 7 a 10 meses

72. Stone

A Stone é uma franquia que oferece segurança para seus clientes na hora de receber o pagamento por algum produto ou serviço.

Desse modo, inserida no segmento de máquinas de cartão, a marca oferece benefícios como atendimento local, suporte 24 horas e consultoria comercial para pequenos empreendedores.

Nesse sentido, o objetivo da Stone é transformar o mercado por meio do melhor serviço e logística para os seus clientes.

Para investir na marca, o franqueado precisa desembolsar, inicialmente, R$ 30 mil, com retorno do investimento a partir de 6 meses, dependendo da dedicação do empresário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno de investimento: De 6 a 24 meses

Qual a melhor franquia para abrir em cidade pequena?

Vemos uma grande área verde. Ao longe, um mirante com algumas casa. Mais ao fundo, é possível começar a visualizar os limites de uma pequena cidade. Ilustração do texto Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
Cidades pequenas podem ser um bom lugar para instalar uma franquia.

Avaliar e decidir qual é a melhor franquia para abrir em uma cidade pequena vai depender de alguns detalhes importantes. Por isso, o empresário precisa ficar atento.

Primeiramente, é necessário observar se a franquia possui um público em potencial naquela localidade. Algumas marcas demandam uma clientela específica ou com grande poder aquisitivo.

Do mesmo modo, algumas franquias são voltadas para determinados tipos de público que podem ou não estar presentes nesses lugares. Mesmo algumas cidades pequenas possuem uma população mais dinâmica, formada por estudantes universitários de cidades próximas, por exemplo.

Por outro lado, outras são formadas por uma população mais velha, pacata, bem típica do interior. Desse modo, o empreendedor precisa buscar por franquias que se ajustem ao público em potencial de determinada cidade, como farmácias ou serviços voltados para este público.

Do mesmo modo, para ter uma boa entrada junto à população, o empresário deve investir em uma marca de renome. Assim, a inauguração da franquia terá um bom potencial para chamar a atenção das pessoas.

Outro detalhe que o futuro franqueado deve ficar atento está relacionado ao poder de compra da população. Ou seja, se essa capacidade condiz com os produtos ou serviços que serão oferecidos.

Portanto, o futuro franqueado deve analisar bem esses fatores, levando em consideração dados decisivos que envolvam os habitantes da área. Sendo assim, a franquia ideal para cidade pequena deve estar ao alcance de seus clientes.

Isso porque, algumas cidades menores possuem uma renda per capita maior, enquanto outras são formadas por uma população com menor poder de compra. Em suma, tudo isso deve ser levado em consideração no estudo feito pelo empreendedor antes de abrir uma franquia em uma cidade pequena.

Saiba como escolher a franquia ideal para cidade pequena

Como falamos, a melhor franquia para abrir em cidade pequena deve ser escolhida de acordo com o perfil do público local.

Isso porque, algumas cidades do interior podem ser mais receptivas a franquias inovadoras, com produtos ou serviços voltados para novas tecnologias.

Por outro lado, algumas cidades podem ser mais resistentes. Assim, você pode não encontrar uma clientela tão aberta a novas experiências.

Nesse sentido, compreender muito bem o perfil do público em potencial pode ser mais fácil se você for morador de determinada cidade ou, pelo menos, um bom conhecedor da região.

Com isso, o próximo passo deve ser procurar por uma franquia com reputação. Por fim, resultará em um maior grau de confiabilidade entre você e sua clientela, pois algumas marcas trazem com elas toda uma história e renome, e isso pode ser um diferencial na busca pela franquia ideal para cidade pequena.

Vemos duas pessoas em uma plantação. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
As cidades mais rurais exigem um perfil de franquia mais voltado para este público.

Outro passo antes de abrir a franquia é observar os concorrentes. Afinal, se eles são muitos, isso pode dificultar a inserção na cidade.

Observar a existência de outros empreendimentos do mesmo segmento pode significar que determinado mercado já é forte naquela região. Portanto, isso deve ser levado em conta antes de decidir pela franquia a ser inaugurada.

Abra o seu negócio

Ao longo do texto, você pôde conhecer as melhores marcas para quem deseja abrir uma empresa no interior. Agora, é hora de pesquisar e descobrir se você possui afinidade com o negócio ou não. E ainda, leia a Circular de Oferta de Franquia (COF), para saber todas as informações importantes sobre seu futuro negócio.

Então, o que acha de aprender um pouco mais sobre como investir em uma franquia ideal para cidade pequena? Acesse nosso conteúdo sobre escolher uma franquia para investir e comece o seu próprio negócio!

*Informações publicadas em FEVEREIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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