Franquia ideal para cidade pequena de 5 mil habitantes: 23 opções

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Sabia que existem várias opções de franquia ideal para cidade pequena? Elas podem ser boas oportunidades de negócio, já que levam boas novidades a essas localidades. Já imaginou viver com mais tranquilidade e ainda atuar à frente de seu próprio negócio? Então saiba tudo neste conteúdo!

No Brasil, a maioria dos municípios possui uma população com até 20 mil habitantes. Isso corresponde a 68% das cidades brasileiras, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em suma, significa dizer que mais de 32 milhões de pessoas vivem em cidades como Miguel Leão, no Piauí (1,2 mil habitantes); Abre Campo, em Minas Gerais (13 mil); ou Rondinha, no Rio Grande do Sul (5,5 mil).

Normalmente, essas são regiões que dependem de municípios maiores para suprir suas necessidades de consumo. Por isso, é comum encontrar empreendedores que desejam levar um tipo de negócio para mais perto dessas populações, encontrando bom destaque no mercado local e baixa concorrência.

Você é um desses empreendedores? Então, para ajudar nesse desejo, desenvolvemos o texto a seguir. Acompanhe e descubra os cuidados necessários para abrir franquias de sucesso em cidades pequenas.

Cuidados ao investir em uma franquia em cidade pequena

Ao abrir uma franquia ideal para cidade pequena, alguns cuidados precisam ser tomados pelo empreendedor. O primeiro passo para qualquer investidor é analisar bem o modelo de negócio e identificar se ele realmente se encaixa nas necessidades da região.

Além disso, há marcas que necessitam de um fluxo de caixa alto para que os resultados esperados sejam atingidos. Logo, nem todas as franquias estão prontas para cidades pequenas com 5 mil habitantes, por exemplo.

Uma dica para quem está pensando em abrir esse tipo de empreendimento, com foco em cidades do interior, é procurar um profissional com experiência nessas localidades. Assim, a vivência e os estudos de mercado auxiliam em uma melhor tomada de decisão.

Qual é o perfil ideal de empreendedor para cidades pequenas?

Vemos um homem negro, muito bem vestido, com expressão pensativa refletindo sobre uma franquia ideal para cidade pequena à frente de uma mesa com um bloco de papel e lápis na mão (imagem ilustrativa).
É preciso estar preparado para enfrentar situações adversas.

O primeiro passo para ser um empreendedor bem-sucedido é encontrar uma atividade que você já tenha alguma experiência e/ou com a qual se identifique.

Ou seja, não basta apenas encontrar um modelo de negócio que se encaixa na necessidade e no perfil do seu público-alvo na região, como vimos no começo do texto. Dessa forma, você precisa ter interesse na atividade para se dedicar a ela.

Outro ponto que devemos observar é que a vida de empreendedor não é muito tranquila. Assim, o empresário precisa estar à frente dos problemas, atento às mais diversas situações que irão aparecer.

Por isso, é essencial se preparar para a trajetória, entender bem o mercado, tendências, perfil dos consumidores e as melhores práticas de gestão e administração. Assim, você desenvolverá uma boa operação à frente da sua franquia ideal para cidade pequena.

Por mais que o modelo de franquia pareça uma forma mais segura de abrir um negócio, ele exige os mesmos cuidados que qualquer outro empreendimento.

Afinal, o que torna a jornada mais tranquila é a capacidade de trabalhar com um plano de negócio já testado e aprovado no mercado.

Portanto, assim que você adquirir a unidade, além de treinamentos e suportes, também receberá todo o planejamento para que a nova franquia atinja o ponto de equilíbrio e comece a apresentar lucros.

23 franquias ideais para cidades pequenas

Não é muito difícil encontrar um modelo de franquia ideal para cidade pequena. Enfim, são diversas opções que atendem em vários segmentos. Dessa forma, preparamos a lista a seguir com as mais reconhecidas do mercado. Acompanhe!

1. Acquazero

Considerada a maior franquia de estética automotiva do Brasil, a Acquazero está no mercado há mais de 10 anos.

O grande diferencial do seu serviço, além das várias opções de higienização, é o procedimento de limpeza completa da parte externa de um carro com apenas 300 ml de água.

Mas esta é apenas uma das características sustentáveis que destacam a marca, sendo uma franquia ideal para cidade pequena.

franqueado também pode oferecer atendimentos como o polimento do carro, higienização de ar-condicionado, limpeza de sofá, tapetes e mais. Existe a possibilidade de atuar no delivery, realizando os serviços na casa do cliente.

Além disso, os investidores contam com treinamentos presenciais, materiais exclusivos e apoio jurídico da franqueadora.

Desse modo, o modelo home office da Acquazero é o mais em conta. Para investir nele, o empresário precisa desembolsar a partir de R$ 22.820 mil, enquanto o retorno do investimento pode levar até 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 3 a 24 meses

2. Mardelle

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A princípio, temos a Mardelle, uma grande chance para os empresários que estão procurando uma franquia ideal para cidade pequena com foco no mercado de moda íntima.

A marca possui treinamentos para capacitar o franqueado de acordo com o modelo de gestão e vendas da empresa.

Sendo assim, a Mardelle trabalha com produtos das linhas:

  • Feminina – calcinha e sutiã;
  • Masculina – cuecas e sungas;
  • Noite – baby doll, camisolas e pijamas (todos os tamanhos e sexos);
  • Infantil – calcinhas e duas peças;
  • Maternidade – camisolas, bodys, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e em período de amamentação. 

Os valores para abrir uma unidade Mardelle variam de acordo com o modelo escolhido. Além disso, a estimativa de retorno do negócio fica entre 24 e 36 meses.

Outra previsão da marca é que o faturamento médio chegue a R$ 50 mil mensais. Conheça um pouco mais sobre a Mardelle no vídeo a seguir!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 24 a 36 meses

3. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto atua com mais de 90 serviços e, graças ao seus sistemas de Gestão Comercial e Multicálculos, o empreendedor consegue gerar mais de 20 cotações de uma só vez.

Sendo assim, uma das grandes vantagens da marca é a possibilidade do trabalho home office. Sendo assim, o modelo permite um relacionamento virtual e acompanhamento mais próximo e individualizado dos clientes.

Com investimento inicial de R$ 21 mil, é possível se tornar um franqueado da Quisto e aproveitar o faturamento médio acima dos R$ 50 mil. Além do prazo de retorno entre seis e 18 meses. 

Dessa forma, ao se tornar um franqueado, o empreendedor tem acesso completo aos treinamentos e manuais on-line para se adaptar às operações da marca. Também é oferecido auxílio para o marketing e apoio jurídico quando necessário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 6 a 18 meses

4. Encontre Sua Viagem

Foto da asa de um avião com o céu ao fundo (imagem ilustrativa). Texto: Franquia ideal para cidade pequena de 5 mil habitantes.
Em uma franquia de turismo você pode, por exemplo, comercializar pacotes de viagens.

Encontre Sua Viagem (ESV) é uma agência de turismo desenvolvida e idealizada pelo empresário Henrique Mol. Ao criá-la, ele pensou em um modelo de negócio que fosse capaz de oferecer alta rentabilidade e um baixo investimento para os franqueados.

Portanto, a função de quem entra para a rede de franquias da marca é encontrar as melhores opções de passagens aéreas, hotéis, passeios e seguros de viagem para seus clientes. São mais de 1.500 parceiros comerciais da rede.

Com a possibilidade de aderir à ESV no modelo home office, o investidor aplica, inicialmente, R$ 12 mil e tem um faturamento médio que ultrapassa os R$ 30 mil. Sendo assim, uma escolha certeira para quem busca uma franquia ideal para cidade pequena.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 3 a 24 meses

5. Suav

Outra opção de franquia ideal para cidade pequena é referência na área de beleza e estética. A Suav foi criada em Belo Horizonte (MG), em 2010, e desde então vem adaptando e transformando o seu modelo de negócio em um empreendimento ainda mais rentável.

Além de entregar serviços de depilação a cera, os clientes da franqueadora — homens e mulheres — podem contar com atendimentos como escovaria, design de sobrancelha e esmalteria.

Para abrir uma unidade, é necessário um espaço mínimo de 80 m². Já o investimento varia de acordo com os serviços que o franqueado deseja oferecer. O valor inicial parte de R$ 168 mil e o faturamento médio mensal de uma unidade pode ultrapassar os R$ 70 mil.

Mas a grande vantagem da marca é o seu conceito de atendimento express, em que o usuário não precisa marcar horário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 16 a 36 meses

6. Monitorias

Vemos um óculos em cima de um caderno, em uma mesa de madeira (imagem ilustrativa). Texto: Franquia ideal para cidade pequena de 5 mil habitantes.
É possível trabalhar com educação, oferecendo serviços para crianças e adolescentes.

A Monitorias é uma rede especializada em aulas para reforço escolar. Suas aulas particulares são definidas e desenvolvidas para que todos os alunos possam esclarecer dúvidas sobre diferentes disciplinas.

O investimento necessário para abrir uma unidade da marca é a partir de R$ 6 mil. Esse valor varia de acordo com o número de estudantes que você conseguir atender. Dessa forma, é possível ter o retorno do capital investido a partir do 5º mês de funcionamento.

Os franqueados podem atender alunos do Ensino Fundamental I ou II, além dos adolescentes do Ensino Médio. Tudo com o objetivo de proporcionar um aprendizado natural, rápido e intuitivo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 5 a 7 meses

7. Stone

A Stone é uma franquia que oferece segurança para seus clientes na hora de receber o pagamento por algum produto ou serviço.

Desse modo, inserida no segmento de máquinas de cartão, a marca oferece benefícios como atendimento local, suporte 24 horas e consultoria comercial para pequenos empreendedores.

Nesse sentido, o objetivo da Stone é transformar o mercado por meio do melhor serviço e logística para os seus clientes.

Para investir na marca, o franqueado precisa desembolsar, inicialmente, R$ 30 mil, com retorno do investimento a partir de 6 meses, dependendo da dedicação do empresário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno de investimento: De 6 a 24 meses

8. Brasil Nutri Shop

Uma das maiores franquias de suplementos alimentares do país, a Brasil Nutri Shop é uma marca de Curitiba, Paraná, que está no mercado desde 2016 e trabalha com o modelo de franchising on-line.

Ou seja, o franqueado precisa se preocupar apenas com o marketing e as vendas dos produtos por meio do e-commerce. Como resultado, em poucos anos, a Brasil Nutri Shop já conta com mais de 500 empresários atuando no negócio.

Dessa forma, com investimento de R$ 10.900,00, o interessado em adquirir essa franquia pode trabalhar de onde quiser, sem a necessidade de contar com um estoque. Fator que simplifica suas operações, processos de logística e facilita o trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno de investimento: de 12 a 24 meses

9. Sóbrancelhas

foto de uma pessoa fazendo a sobrancelha de uma cliente.
Na área de estética, por exemplo, o design de sobrancelhas é um dos serviços disponíveis.

Fundada em 2013, a Sóbrancelhas é uma marca especializada no que ela chama de “produção do olhar”. Assim, com produtos e procedimentos estéticos voltados para as sobrancelhas, a empresa vem se consolidando no mercado.

Presente em 10 estados brasileiros, a marca viu um mercado carente e decidiu se desenvolver nele. Sendo assim, o investimento inicial na franquia é de cerca de R$ 98 mil. O retorno do capital costuma acontecer por volta de 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 24 meses

10. Doutor Faz Tudo

A empresa foi criada para oferecer manutenções rápidas em imóveis residenciais e comerciais. Sua proposta é um atendimento com mais qualidade e segurança.

Logo, ao empreender nessa microfranquia, os empreendedores podem exercer seu trabalho com conceitos inovadores. Os serviços incluem o atendimento de eletricista, encanador, montador, pedreiro, pintor, bem como azulejista, calheiro, entre outros.

Tudo se baseia nos planos de atendimento disponíveis. Dessa forma, com investimento a partir de R$ 25 mil, a Doutor Faz Tudo estima que o empresário terá o retorno sobre o capital investido entre 12 a 18 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 12 a 18 meses

11. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma das franquias que atuam diretamente com a prestação de serviços ligados à limpeza.

Desse modo, com mais de 350 unidades, a marca vem, desde 2013, capacitando seus franqueados para atuarem com qualidade e segurança, obtendo bons retornos financeiros.

Sendo assim, quem optar por investir nessa franquia executará tarefas como zeladoria, limpeza, cozinha, jardinagem e cuidados pessoais (idoso, criança e animais).

O investimento inicial é de R$ 32,5 mil e o empresário pode reaver esse dinheiro em até 14 meses, caso siga à risca as orientações da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 32,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 14 meses

12. Home Angels

Mão de uma pessoa mais nova, segurando as mãos de uma idosa (imagem ilustrativa).
A Home Angels oferece serviços como cuidadores de idosos.

Considerada uma das maiores franquias de cuidadores com idosos da América Latina, a Home Angels conta com mais de 160 franqueados espalhados pelos estados brasileiros.

Seu foco de atendimento está em pessoas com mais de 65 anos que possuem por alguma limitação física, que passam por uma recuperação cirúrgica, vítimas de algum tipo de acidente, pessoas com Alzheimer ou Parkinson (doenças que atingem o sistema nervoso).

Além disso, a empresa pode auxiliar mulheres grávidas ou mães de primeira viagem.

Nesse sentido, o franqueado que optar por se tornar um Home Angel precisa desembolsar R$ 25 mil. O retorno do capital fica entre um ano ou 18 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 24 a 36 meses

13. Kumon

Com materiais didáticos exclusivos e suporte constante, a franquia Kumon já atendeu mais de 180 mil alunos no Brasil. Dessa forma, ela é considerada a 7º maior rede de franchising do país, com mais de 1,5 mil unidades espalhadas em todos os estados.

A metodologia da marca visa proporcionar autonomia para seus estudantes, fortalecendo e potencializando sua capacidade de enfrentar sozinho os desafios.

O investimento inicial é de R$ 40,7 mil e, além disso, o capital pode ser recuperado em até dois anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 18 a 24 meses

14. Via Certa

A franquia Via Certa é uma escola especializada em educação profissionalizante. No mercado desde 2012, a marca paulista proporciona aos seus alunos aprender ou atualizar seus conhecimentos sobre alguma área.

Atualmente, são mais 30 cursos oferecidos pela franqueadora nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Inglês, bem como Cursos Preparatórios, Saúde, Beleza e Estética. Tudo com base em um método de ensino próprio.

Com mais de 18 mil estudantes formados, a marca é vista com bons olhos por quem deseja transformar e levar educação diferenciada para cidades pequenas, podendo atender pessoas de qualquer idade.

foto de uma mulher com óculos lendo um livro.
A área de educação é uma opção para quem busca a franquia ideal para cidade pequena.

O investimento inicial gira em torno de R$ 135 mil, devido aos gastos com equipamentos e aluguel de espaço físico. Já o retorno do capital pode demorar de um a dois anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 46 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 12 a 24 meses

15. Doutor Jardim

Marca “irmã” da Dr. Faz Tudo, a Doutor Jardim atua com o mesmo modelo já apresentado anteriormente. No entanto, seu trabalho é realizado exclusivamente para o cuidado e manutenção de jardins e piscinas.

Para a marca, esse tipo de serviço é visto como um assunto de saúde e patrimônio. Dessa forma, ela se tornou a principal instituição técnica de jardinagem do Brasil.

Assim, o investimento inicial no negócio é de R$ 25 mil e o empresário tem o retorno do que foi gasto em até 12 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 6 a 12 meses

16. Supera

A Supera é um instituto de educação que conta com professores capacitados para oferecer um ensino e treinamento individualizado. Assim, os alunos podem se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

Com o intuito de potencializar a criatividade, concentração, raciocínio lógico, autoconfiança e disciplina, a marca utiliza-se de conceitos voltados para o planejamento pessoal, inteligência financeira, entre outros.

Portanto, com investimento de R$ 179 mil para cidades com até 85 mil habitantes, a Supera estima recuperar o capital em até 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 179 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 28 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 18 a 24 meses

17. Paper Pão

A Paper Pão chegou ao mercado com o intuito de transformar a forma de fazer publicidade nas cidades.

Dessa forma, por meio dos sacos de pão, coloridos, de qualidade, recicláveis e biodegradáveis, a marca proporciona aos estabelecimentos parceiros uma maneira de aumentar seus ganhos com pouco investimento.

O objetivo do franqueado é conseguir vender os anúncios disponíveis. Pois as embalagens funcionam como um jornal e seus espaços são reservados para negociação com os anunciantes.

Com investimento a partir de R$ 5,2 mil e tendo o retorno sobre o capital com quatro meses, a marca oferece treinamento e orientação para o empreendedor conseguir atingir seus objetivos com a franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,2 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 4 a 6 meses

18. Tutores

Vemos professora e aluna lendo um livro em um ambiente escolar que pode ser em uma franquia ideal para cidade pequena.
A Tutores é uma das franquias para cidades pequenas de 5 mil habitantes.

É comum encontrarmos alunos com algum tipo de dificuldade em algumas matérias. Nem todos possuem aptidão para lidar com Português, Matemática, História etc. Mas as dúvidas são comuns e, para reduzir os problemas e ajudar os alunos, surgiu a Tutores.

Ou seja, ao observar e compreender seus alunos, a franquia proporciona uma forma de potencializar a educação de crianças e adolescentes.

Dessa forma, o investimento para cidades com até 50 mil habitantes é de R$ 25 mil e o prazo para ter retorno no investimento fica entre 24 e 36 meses. Além disso, para facilitar a atuação dos franqueados, a marca tem como carro-chefe as unidades home based.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 24 a 36 meses

19. Limpeza com Zelo

Voltada para a faxina de residências, a Limpeza com Zelo atua no mercado há mais de 10 anos. Um dos seus grandes diferenciais é se basear no modelo de negócio da maior franquia do segmento: a JAN-PRO.

Nesse sentido, criada pelos mesmos fundadores da marca internacional, a franquia utiliza seu know-how para entregar um empreendimento rentável e de baixo custo para seus franqueados.

Assim, a Limpeza com Zelo passou a se expandir pelo Brasil e, atualmente, conta com quase 30 unidades espalhadas pelo país. O investimento inicial necessário é de R$ 20 mil. O faturamento médio é de R$ 25 mil, fazendo o capital retornar em até seis meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 6 meses

20. Bom Cupom

A Bom Cupom é uma empresa voltada para a geração de descontos por meio de Notas Fiscais. Com um equipamento próprio, a franqueadora imprime os vouchers nos versos de cada NF.

Dessa forma, o comerciante cliente da marca expõe sua empresa de uma maneira barata e atrativa para as pessoas que vivem naquela determinada região.

O investimento inicial é de R$ 12 mil e o prazo para o retorno do capital fica entre três e sete meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7,5 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 3 a 7 meses

21. Pet Mais vida

Vemos um gatinho de perfil com a língua para fora (imagem ilustrativa).
Os planos de saúde para animais já são uma realidade no mercado.

A rede de franquias Pet Mais Vida traz para o mercado o conceito de franquia de plano de saúde animal.

Assim, com o objetivo de oferecer serviços veterinários de alto alcance, é possível atuar em um modelo de negócio para cidade pequena alcançando parte da população que não abre mão dos cuidados com seu pet. Além disso, a franquia conta com a oportunidade de oferecer uma rede ampliada de atendimento.

Dessa forma, são quatro opções de planos com preços acessíveis e que possuem desde os atendimentos básicos até os mais completos. Então, ela proporciona atendimento básico e até atendimento veterinário e cirúrgico.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 56 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

22. Bellaza

Atuar com franquias em cidades pequenas pode ser bem interessante se a sua opção for por uma franquia Bellaza.

Isso porque a rede oferece atendimentos voltados ao segmento de beleza e bem-estar, ideal para mulheres que desejam empreender nesta área.

Assim, a rede trabalha com oportunidades de negócios altamente lucrativas e de baixo investimento, favorecendo a entrada de empreendedoras para o segmento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno de investimento: De 1 a 12 meses

23. Digital B4nk

Por fim, todo estabelecimento comercial precisa ampliar suas opções de pagamento. Pensando nisso, a rede de franquias Digital B4nk é especialista em oferecer maquininhas para pagamento.

Sendo assim, sem nenhuma complexidade de atuação, o franqueado se torna um representante que vai até os comércios e oferece a opção de pagamento.

A franquia, dessa forma, se destaca pela facilidade de adesão dos clientes que buscam facilitar as vendas com a segurança do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 7 a 10 meses

Qual a melhor franquia para abrir em cidade pequena?

Vemos uma grande área verde. Ao longe, um mirante com algumas casa. Mais ao fundo, é possível começar a visualizar os limites de uma pequena cidade.
Cidades pequenas podem ser um bom lugar para instalar uma franquia.

Avaliar e decidir qual é a melhor franquia para abrir em uma cidade pequena vai depender de alguns detalhes importantes. Por isso, o empresário precisa ficar atento.

Primeiramente, é necessário observar se a franquia possui um público em potencial naquela localidade. Algumas marcas demandam uma clientela específica ou com grande poder aquisitivo.

Do mesmo modo, algumas franquias são voltadas para determinados tipos de público que podem ou não estar presentes nesses lugares. Mesmo algumas cidades pequenas possuem uma população mais dinâmica, formada por estudantes universitários de cidades próximas, por exemplo.

Por outro lado, outras são formadas por uma população mais velha, pacata, bem típica do interior. Dessa forma, o empreendedor precisa buscar por franquias que se adéquem ao público em potencial de determinada cidade.

Do mesmo modo, para ter uma boa entrada junto à população, o empresário deve investir em uma marca de renome. Assim, a inauguração da franquia terá um bom potencial para chamar a atenção das pessoas.

Outro detalhe que o futuro franqueado deve ficar atento está relacionado ao poder de compra da população. Ou seja, se essa capacidade condiz com os produtos ou serviços que serão oferecidos.

Portanto, o futuro franqueado deve analisar bem essas fatores, levando em consideração dados decisivos que envolvam os habitantes da área. Sendo assim, a franquia ideal para cidade pequena deve estar ao alcance de seus clientes.

Pois algumas cidades menores possuem uma renda per capta maior, enquanto outras são formadas por uma população com menor poder de compra.

Em suma, tudo isso deve ser levado em consideração no estudo feito pelo empreendedor antes de abrir uma franquia em uma cidade pequena.

Saiba como escolher a franquia ideal para cidade pequena

Como falamos, a melhor franquia para abrir em cidade pequena deve ser escolhida de acordo com o perfil do público local.

Isso porque algumas cidades do interior podem ser mais receptivas a franquias inovadoras, com produtos ou serviços voltados para novas tecnologias.

Por outro lado, algumas cidades podem ser mais resistentes e, assim, você pode não encontrar uma clientela tão aberta a novas experiências.

Nesse sentido, compreender muito bem o perfil do público em potencial pode ser mais fácil se você for morador de determinada cidade ou, pelo menos, um bom conhecedor da região.

Com isso, o próximo passo deve ser procurar por uma franquia com reputação. Isso resultará em um maior grau de confiabilidade entre você e sua clientela. Pois algumas marcas trazem com elas toda uma história e renome, e isso pode ser um diferencial na busca pela franquia ideal para cidade pequena.

Vemos duas pessoas em uma plantação (imagem ilustrativa).
As cidades mais rurais exigem um perfil de franquia mais voltado para este público.

Outro passo antes de abrir a franquia é observar potenciais concorrentes. Afinal, se eles são muitos, isso pode dificultar a inserção na cidade.

Observar a existência de outros empreendimentos do mesmo segmento pode significar que determinado mercado já é forte na naquela região. Portanto, isso deve ser levado em conta antes de decidir pela franquia a ser inaugurada.

Ao longo do texto, você pôde conhecer as melhores marcas para quem deseja abrir uma empresa no interior. Agora, é hora de pesquisar e descobrir se você possui afinidade com o negócio ou não.

Então, o que acha de aprender um pouco mais sobre como investir em uma franquia ideal para cidade pequena? Acesse nosso conteúdo sobre as opções de financiamento e como obtê-los!

*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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