Franquia ideal para cidade pequena: melhores opções para você abrir e lucrar no interior

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Sabia que existem várias opções de franquia ideal para cidade pequena? Elas podem ser boas oportunidades de negócio, já que levam novidades a essas localidades. Já imaginou viver com mais tranquilidade e ainda atuar à frente de seu próprio negócio? Então saiba tudo neste conteúdo!

No Brasil, a maioria dos municípios possui uma população com até 20 mil habitantes. Isso corresponde a 68% das cidades brasileiras, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em suma, significa dizer que mais de 32 milhões de pessoas vivem em cidades como Miguel Leão, no Piauí (1,2 mil habitantes); Abre Campo, em Minas Gerais (13 mil); ou Rondinha, no Rio Grande do Sul (5,5 mil).

Advertisement
Advertisement

Normalmente, essas são regiões que dependem de municípios maiores para suprir suas necessidades de consumo. Por isso, é comum encontrar empreendedores que desejam levar um tipo de negócio para mais perto dessas populações, encontrando bom destaque no mercado local e baixa concorrência.

Você é um desses empreendedores? Então, para ajudar nesse desejo, desenvolvemos o texto a seguir. Acompanhe e descubra os cuidados necessários para abrir franquias de sucesso em cidades pequenas.

Cuidados ao investir em uma franquia em cidade pequena

Ao abrir uma franquia ideal para cidade pequena, alguns cuidados precisam ser tomados pelo empreendedor. O primeiro passo para qualquer investidor é analisar bem o modelo de negócio e identificar se ele realmente se encaixa nas necessidades da região.

Além disso, há marcas que necessitam de um fluxo de caixa alto para que os resultados esperados sejam atingidos. Logo, nem todas as franquias estão prontas para cidades pequenas com 5 mil habitantes, por exemplo.

Uma dica para quem está pensando em abrir esse tipo de empreendimento, com foco em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, é procurar um profissional com experiência nessas localidades. Assim, a vivência e os estudos de mercado auxiliam em uma melhor tomada de decisão.

Do mesmo modo, avaliar o capital disponível para investir, o que pode resultar em buscar franquias mais baratas. Ainda, para diminuir custos, estudar alguns tipos de negócios em home office pode ser uma boa saída.

O que preciso para ter um negócio de sucesso em cidade pequena?

Para investir na franquia ideal para cidade pequena, assim como para qualquer negócio, o empreendedor precisa de planejamento e informações.

Nesse sentido, é preciso avaliar bem a cidade, entender as lacunas de mercado e como você poderá explorar este mercado de forma eficiente. Além disso, entender onde está o público-alvo do seu negócio, os hábitos de consumo deles e como atraí-los para o seu empreendimento.

Ainda, realizar um bom trabalho de marketing, aproveitando as orientações da franqueadora, os materiais de divulgação, logo, conseguindo direcionar suas ações para chegar até seu público.

Enfim, o empreendedor precisa também de muita dedicação, sendo uma franquia ou um negócio do zero. Até porque, iniciar uma empresa em cidades pequenas é um desafio como em qualquer outro lugar. Assim, é preciso estar presente no dia a dia e avaliar constantemente os objetivos e os resultados alcançados pelo negócio.

Qual é o perfil ideal de empreendedor para cidades pequenas?

Vemos um homem negro, muito bem vestido, com um bloco de papel e lápis na mão com expressão pensativa. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
É preciso estar preparado para enfrentar situações adversas.

O primeiro passo para ser um empreendedor bem-sucedido é encontrar uma atividade que você já tenha alguma experiência e/ou com a qual se identifique.

Ou seja, não basta apenas encontrar um modelo de negócio que se encaixa na necessidade e no perfil do seu público-alvo na região, como vimos no começo do texto. Dessa forma, você precisa ter interesse na atividade para se dedicar a ela.

Advertisement

Outro ponto que devemos observar é que a vida de empreendedor não é muito tranquila. Assim, o empresário precisa estar à frente dos problemas, atento às mais diversas situações que irão aparecer.

Por isso, é essencial se preparar para a trajetória, entender bem o mercado, tendências, perfil dos consumidores e as melhores práticas de gestão e administração. Desse modo, você desenvolverá uma boa operação à frente da sua franquia ideal para cidade pequena.

Por mais que o modelo de franquia pareça uma forma mais segura de abrir um negócio, ele exige os mesmos cuidados que qualquer outro empreendimento.

Afinal, o que torna a jornada mais tranquila é a capacidade de trabalhar com um plano de negócio já testado e aprovado no mercado.

Portanto, assim que você adquirir a unidade, além de treinamentos e suportes, também receberá todo o planejamento para que a nova franquia atinja o ponto de equilíbrio e comece a apresentar lucros.

Passo a passo para montar um negócio lucrativo em cidade pequena

Um dos primeiros passos para investir na franquia ideal para cidade pequena é o empreendedor avaliar se ele possui o perfil para investir naquele negócio.

Como falamos acima, as características pessoais do empreendedor e suas experiências são importantes para orientar nesta escolha pela marca.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Além disso, pesquisar diversas marcas no mercado com a qual você se identifica, comparar o modelo de negócio de cada uma, os detalhes do dia a dia do negócio, lucratividade, entre outras informações.

Em seguida, após estudar bem a marca, fechar negócio, sempre aproveite bem os treinamentos e suportes da franqueadora, sobre os quais falamos anteriormente.

Imagem de um homem de negócios segurando um tablet com gráficos na tela. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
O empreendedor deve avaliar uma série de fatores antes de investir em uma franquia.

Que negócio abrir em uma cidade pequena?

Um outro ponto que deve fazer parte do planejamento para empreender é conhecer os melhores mercados, aqueles setores que estão indo bem ou que são mais sólidos. Assim, avaliar os nichos de mercado que possuem produtos ou serviços que possam se destacar em cidades pequenas.

Do mesmo modo, um negócio que apresenta uma novidade, ou inovação, que faça com que sua franquia se destaque nesta região. Por exemplo, negócios no setor de alimentação são interessantes. Este segmento é o de maior faturamento no franchising, com quase R$ 40 bilhões, em 2020.

Advertisement

Ainda, o mercado de saúde e beleza também é promissor em cidades menores. Este tipo de negócio se destaca como o segundo de maior faturamento, com mais de R$ 35 bilhões, em 2020.

Advertisement

Estes dados da Associação Brasileira de Franchising corroboram para que o empreendedor fique de olho em negócios nestes dois mercados de franquias.

Há de se destacar também o potencial para franquias de cuidados para Pets. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil conta com um total de 139,3 milhões de pets.

Por fim, o empreendedor pode também avaliar outros mercados menores, mas que possam ter um grande potencial na sua região, seja pela falta de concorrência ou por se encaixar às necessidades do público da cidade.

Franquias ideais para cidades pequenas

Não é muito difícil encontrar um modelo de franquia ideal para cidade pequena. Isso porque, são diversas opções que atendem em vários segmentos.

Advertisement

Dessa forma, preparamos a lista a seguir com ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas com as marcas mais reconhecidas do mercado. Acompanhe!

...Carregando..

Qual a melhor franquia para abrir em cidade pequena?

Vemos uma grande área verde. Ao longe, um mirante com algumas casa. Mais ao fundo, é possível começar a visualizar os limites de uma pequena cidade. Ilustração do texto Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
Cidades pequenas podem ser um bom lugar para instalar uma franquia.

Avaliar e decidir qual é a melhor franquia para abrir em uma cidade pequena vai depender de alguns detalhes importantes. Por isso, o empresário precisa ficar atento.

Primeiramente, é necessário observar se a franquia possui um público em potencial naquela localidade. Algumas marcas demandam uma clientela específica ou com grande poder aquisitivo.

Do mesmo modo, algumas franquias são voltadas para determinados tipos de público que podem ou não estar presentes nesses lugares. Mesmo algumas cidades pequenas possuem uma população mais dinâmica, formada por estudantes universitários de cidades próximas, por exemplo.

Por outro lado, outras são formadas por uma população mais velha, pacata, bem típica do interior. Desse modo, o empreendedor precisa buscar por franquias que se ajustem ao público em potencial de determinada cidade, como farmácias ou serviços voltados para este público.

Do mesmo modo, para ter uma boa entrada junto à população, o empresário deve investir em uma marca de renome. Assim, a inauguração da franquia terá um bom potencial para chamar a atenção das pessoas.

Outro detalhe que o futuro franqueado deve ficar atento está relacionado ao poder de compra da população. Ou seja, se essa capacidade condiz com os produtos ou serviços que serão oferecidos.

Portanto, o futuro franqueado deve analisar bem esses fatores, levando em consideração dados decisivos que envolvam os habitantes da área. Sendo assim, a franquia ideal para cidade pequena deve estar ao alcance de seus clientes.

Isso porque, algumas cidades menores possuem uma renda per capita maior, enquanto outras são formadas por uma população com menor poder de compra. Em suma, tudo isso deve ser levado em consideração no estudo feito pelo empreendedor antes de abrir uma franquia em uma cidade pequena.

Saiba como escolher a franquia ideal para cidade pequena

Como falamos, a melhor franquia para abrir em cidade pequena deve ser escolhida de acordo com o perfil do público local.

Isso porque, algumas cidades do interior podem ser mais receptivas a franquias inovadoras, com produtos ou serviços voltados para novas tecnologias.

Por outro lado, algumas cidades podem ser mais resistentes. Assim, você pode não encontrar uma clientela tão aberta a novas experiências.

Nesse sentido, compreender muito bem o perfil do público em potencial pode ser mais fácil se você for morador de determinada cidade ou, pelo menos, um bom conhecedor da região.

Com isso, o próximo passo deve ser procurar por uma franquia com reputação. Por fim, resultará em um maior grau de confiabilidade entre você e sua clientela, pois algumas marcas trazem com elas toda uma história e renome, e isso pode ser um diferencial na busca pela franquia ideal para cidade pequena.

Vemos duas pessoas em uma plantação. Ilustração do texto franquia ideal para cidade pequena.
As cidades mais rurais exigem um perfil de franquia mais voltado para este público.

Outro passo antes de abrir a franquia é observar os concorrentes. Afinal, se eles são muitos, isso pode dificultar a inserção na cidade.

Observar a existência de outros empreendimentos do mesmo segmento pode significar que determinado mercado já é forte naquela região. Portanto, isso deve ser levado em conta antes de decidir pela franquia a ser inaugurada.

Abra o seu negócio

Ao longo do texto, você pôde conhecer as melhores marcas para quem deseja abrir uma empresa no interior. Agora, é hora de pesquisar e descobrir se você possui afinidade com o negócio ou não. E ainda, leia a Circular de Oferta de Franquia (COF), para saber todas as informações importantes sobre seu futuro negócio.

Então, o que acha de aprender um pouco mais sobre como investir em uma franquia ideal para cidade pequena? Acesse nosso conteúdo sobre escolher uma franquia para investir e comece o seu próprio negócio!

*Informações publicadas em FEVEREIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS