O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquias: como funciona, quem pode abrir, vantagens e tudo o mais!

Franquias: como funciona, quem pode abrir, vantagens e tudo o mais!

Sumário

Afinal, franquias, como funciona? Para saber tudo, leia este texto até o final e aprenda sobre o funcionamento do franchising, vantagens e muito mais.

Isso porque, o mercado de franchising tem registrado crescimento nos últimos meses. Entre julho e agosto de 2022, por exemplo, a alta foi de 16,8%.

Sendo assim, abrir uma franquia pode ser uma forma de investimento segura. Do mesmo modo, esse modelo de negócio apresenta inúmeras vantagens que podem facilitar a vida do empreendedor iniciante.

Logo, ao saber o que é franquia e como funciona, você fica mais perto de investir.

O que é uma franquia?

Uma rede de franquias é um modelo de negócio replicável. Assim, trata-se de um termo usado para representar a relação entre o franqueado e a franqueadora. Bem como, os direitos e obrigações de ambos os lados dessa relação.

Sendo assim, a franqueadora oferece para o franqueado todo o know-how necessário para as operações.

Além do direito de comercialização dos produtos e serviços da marca. Então, é um modelo de negócio regido pela Lei nº 8955/94.

Essa lei exige a obrigatoriedade da Circular Oferta de Franquias (COF), que deve ser apresentada para os franqueados com todas as condições jurídicas e detalhes da relação.

Assim, o papel dos franqueados é investir, trabalhar e assumir de forma integral os custos de montagens e operações da sua unidade franqueada.

Há também a obrigatoriedade de remunerar a franqueadora pela transferência de know-how, treinamentos e uso da marca e assistência contínua oferecida.

Nesse sentido, para se expandir como uma franquia a marca passou por um longo processo de testes e adaptações para ter um modelo de negócio seguro e replicável.

Por fim, oferece uma marca consolidada e reconhecida no mercado. Esse fato, oferece segurança para o investimento, tanto pelo know-how quanto pelos treinamentos, nome da marca, entre outros. 

Agora você já sabe o que é franquia e pode considerar se esse modelo é bom para você.

Quem pode abrir uma franquia?

Agora que você já sabe como funciona as franquias, veja quem pode investir. Todos com o perfil empreendedor podem abrir franquias se saberem como funciona.

Atualmente, existem diversos formatos que permitem que pessoas realizem o sonho de ter o próprio negócio. Desse modo, é possível empreender mesmo sem experiência anterior no empreendedorismo.

Bem como, pode-se também investir em uma franquia mais robusta e que oferece maiores desafios para empreendedores mais experientes.

Assim, é possível escolher uma microfranquia, com um valor de investimento menor. Há também as franquias Home Office, ideal como complemento de renda.

Existem as Master Franquias, com uma atuação mais robusta que oferece suporte para as franquias da marca da região.

Além de saber o que é uma franquia e como funciona, entender mais sobre o perfil empreendedor é essencial.

Logo mais, você poderá acompanhar mais sobre as franquias e como funciona. Mas antes, é importante destacarmos sobre a COF.

Entenda a Circular de Oferta de Franquia

A Circular Oferta de Franquia, ou COF, é um documento redigido pela marca franqueadora com a exposição de todas as condições gerais do negócio.

Principalmente, em relação a aspectos legais, obrigações das partes, deveres e responsabilidades. Ela ajuda a entender como funciona a franquia.

Desse modo, é necessário que esse documento seja desenvolvido de modo criterioso, claro, conciso e completo. Logo, são parte essencial de como funciona o sistema de franquias.

`Portanto, trata-se de um documento altamente importante para esse modelo de negócio. Afinal, é na COF que se consta tudo que é exigido das partes antes e depois da assinatura do contrato da franquia.

Além disso, pela importância do documento, caso não seja entregue seguindo os requisitos previstos em lei, o franqueado tem o direito de exigir a devolução de todos os valores pagos.

Dessa forma, deve constar informações como o formato da franquia, tudo que o franqueado precisa saber e dentro do prazo de entrega.

Além de outras informações, como o território de atuação, com limites, preferências e exclusividade. Na COF você descobre ainda o que é franquia de loja, home office ou outro formato.

Outros fatores como normas de sucessão, transferência, confidencialidade, regras de não-concorrência e condições de renovação de parceria estão no documento.

Vantagens do sistema de franquias

Existem diversas vantagens do sistema de franquias e como funciona. Por esse motivo, há uma grande aderência de pessoas que desejam empreender de forma segura.

Afinal, o negócio já começa com uma base sólida, credibilidade no mercado e com o nome da marca já conhecido. Então, você sabe desde o início como funciona a franquia.

Os franqueados também podem contar com benefícios como desconto de valores de parcerias com a marca, prazos mais extensos e pagamentos por meio de condições especiais.

Do mesmo modo, o franqueado conta com uma vantagem competitiva dos produtos e serviços.

Outra grande vantagem de como funciona uma franquia é o suporte ao franqueado. Dessa forma, irá conhecer todos os aspectos necessários para gerenciar a sua unidade.

Nesse sentido, ainda conta com a ajuda de profissionais especializados em diferentes questões do negócio. Por isso, não precisa saber sozinho como funciona uma franquia.

O franqueado também tem um plano de negócio já pronto para ser seguido. Dessa forma, economiza tempo e dinheiro sem a necessidade de desenvolver todo esse processo do zero. 

As franquias também oferecem a vantagem de maior garantia do mercado. Com a possibilidade de já ter um planejamento dos custos do negócio com mais precisão.

Sendo assim, o franqueado sabe exatamente quanto irá gastar no seu negócio.

Tudo isso leva a uma maior economia de custos. Como em propaganda, que é dividida por todos os franqueados da rede. Assim, existe uma redução considerável dos custos de investimento.

Taxas comuns no franchising

O sistema de franquias costuma ter algumas taxas comuns, que vão além do simples direito do uso da marca.

Assim, os franqueados assumem despesas como implantação da unidade, treinamento, suporte, divulgação e eventos. Essas taxas devem estar na COF de forma clara.

Uma das principais é a taxa de franquia que corresponde a um valor fixo e único, que será pago logo após a assinatura do contrato. Essa taxa corresponde à concessão de uso da marca. 

Há também o pagamento dos royalties, correspondente às taxas mensais cobradas pela franqueadora para a concessão de uso da marca.

Dessa forma, são valores pagos regularmente para a contínua exploração da marca e o suporte recebido.

Outra taxa comum é o fundo de propaganda, que também tem um pagamento mensal. Esses valores fazes das franquias o que são.

Por último, é usado de forma exclusiva para investimento em ações institucionais que promovem a marca, produtos e conceitos de forma geral.

Como começar uma unidade de franquia?

Existem algumas dicas para escolher, começar franquias e entender como funciona.

A primeira dica é escolher investir em um segmento que o empreendedor goste, de acordo com seus interesses e habilidades. Outra boa dica é conhecer melhor o negócio que o empreendedor deseja ingressar.

Desse modo, é possível conversar com outros franqueados e ex-franqueados. Ainda, fazer a análise do investimento, gastos, prazo de retorno etc.

O empreendedor também deve analisar com cuidado a Circular Oferta de Franquia.

Há também a análise da experiência do franqueado e o suporte oferecido. Além do estudo da saúde financeira da franquia, a pesquisa de mercado local e escolha de um segmento ideal.

Os empreendedores também devem avaliar os modelos de negócio e entrar em contato com a franqueadora.

Então, para uma análise mais detalhada também é possível procurar ajuda de especialistas. Assim, você estará preparado para fechar um negócio ideal e começar as atividades da franquia.

Agora que você conhece franquias e como funciona, já pode dar início ao seu sonho de empreender!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje