O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Quais as melhores franquias de academia do mercado? Lista para conferir

Quais as melhores franquias de academia do mercado? Lista para conferir

Sumário

A procura por uma saúde melhor ou os cuidados com a aparência fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Por isso, veja que investir em franquias de academia pode ser uma boa oportunidade para faturar.

Segundo a Associação Brasileira de Academias, são mais de 7,6 milhões de pessoas no Brasil que são membros de academias. Esse número dobrou em relação a 2010, ou seja, há uma expansão nesse mercado.

A pandemia trouxe maiores preocupações com a saúde, e por isso, muitas pessoas recorreram às atividades físicas.

Assim, é um nicho interessante para oferecer diversos tipos de atividades. Quer saber como? Fique com a gente!

Números do mercado de academias no Brasil

O setor está aquecido e não tem como negar. Segundo pesquisa do Governo Federal, houve um aumento na frequência de adultos com prática de atividade física no tempo livre, de 30,3%, em 2009, para 36,7% em 2021,.

É notório o crescimento no número de academias em todas as regiões do Brasil. Sejam espaços amplos, para vários alunos, ou modelos mais reservados, para poucas pessoas.

Isso mostra uma variedade de opções no mercado, e o empreendedor deve estar atento a isso. Para assim, identificar boas oportunidades.

Um relatório divulgado pela IHRSA Global Report mostrou que o Brasil é o segundo país com mais academias no mundo. Somos também o quarto com mais pessoas inscritas em academias em todo o planeta.

Isso mostra que abrir uma academia é um bom negócio. Pode, inclusive, oferecer serviços diversos, como musculação, crossfit, natação, treinos funcionais, entre outras novidades.

Há um potencial muito grande no setor, já que há uma constante renovação do público. Tem também outras vantagens, que mostraremos agora.

Vantagens das franquias de academia

Uma das vantagens das franquias de academia é a sua variedade. É possível investir em um negócio para oferecer natação, tanto para crianças, como para adultos, por exemplo.

Do mesmo modo, é um tipo de negócio bastante lucrativo. Até porque, muitos alunos pagam a mensalidade, mas não frequentam com regularidade.

Além disso, as franquias de academias baratas estão ganhando o mercado, oferecendo mensalidades menores. Isso é um grande ponto, já que houve uma popularização, atraindo um número ainda maior de alunos.

Investir em um franquia de academia de musculação é interessante por ser um negócio preestabelecido no mercado. Ou seja, são marcas reconhecidas e que têm seus fornecedores de aparelhos.

Dessa forma, o empreendedor consegue montar a estrutura gastando menos. É algo importante nesse tipo de negócio, porque exige um investimento alto na compra dos aparelhos.

Outro ponto é que tem os suportes da franqueadora para a montagem do espaço, marketing e escolha do ponto. Assim, é um processo mais eficiente de implantação do novo negócio.

Porém, é importante saber escolher em qual franquia investir. Por isso, veja algumas opções que separamos logo a seguir. Aproveite as nossas dicas para ajudar nessa escolha.

Melhores franquias de academia para investir

Entre as melhores opções do mercado, o empreendedor encontra franquias de academias baratas. Há também negócios mais caros. Então, analise aquele que cabe no seu orçamento e nos seus objetivos.

Conheça algumas dessas oportunidades que separamos para você aprender mais sobre os negócios no setor.

[raio_x]

Como escolher a melhor franquia de academia?

Um ponto importante para a escolha da melhor opção entre as franquias de academia no Brasil é o dinheiro. Aquela que cabe na sua possibilidade financeira. É importante adequar sua escolha ao seu capital.

Além disso, é essencial avaliar se a franquia é sólida, se a franqueadora oferece os suportes necessários. Inclusive, se a operação dela é rentável.

Para isso, converse com franqueados da rede, saiba deles os detalhes do dia a dia do negócio.

Nesse tipo de negócio também é essencial analisar os diferenciais da franquia e a qualidade de sua estrutura. Se for uma franquia de musculação, por exemplo, descubra se os aparelhos são bons.

Por outro lado, se for uma franquia de aulas funcionais e crossfit, entenda qual o método da rede. Isso mostra a qualidade da marca e se ela é um bom negócio para investir.

Cuidados para abrir uma franquia de academia

Como falamos, é importante ter um cuidado para escolher a franquia de academia, analisando bem a rede. Além disso, é importante tomar algumas outras precauções.

Nesse sentido, tenha um negócio pelo qual pode pagar. Muitas vezes é tentador investir em uma franquia atrativa, pegando um empréstimo ou tendo um sócio.

Porém, é uma escolha importante, pois irá onerar seu faturamento durante muito tempo.

Além disso, é fundamental pesquisar o seu mercado local, ver que tipo de serviço tem maior potencial naquela região. Avalie a concorrência, veja o que pode oferecer de diferente para os consumidores.

Assim, pode ser interessante investir em uma academia para idosos. Caso não tenha esse tipo de serviço na região e tenha um público-alvo numeroso vale a pena.

Do mesmo modo, se for uma franquia de escola de natação, por exemplo, veja se ela se encaixa na sua região.

Dessa forma, analise todos os aspectos que envolvem a abertura desse negócio. Muitas opções requerem investimentos altos. Com isso, exigem um cuidado a mais para que possa escolher com segurança.

Para quem uma franquia do ramo é indicada?

Uma franquia de academia é indicada principalmente para quem se identifica com este tipo de prática física. É um negócio que exige uma presença constante do franqueado atuando na administração do negócio.

Nesse sentido, se você não tiver um perfil que se encaixe no setor pode ser bem cansativo e entediante o seu trabalho. Além disso, você terá menos disposição para o aprendizado e busca por inovações.

Do mesmo modo, o franqueado precisa ser uma pessoa organizada, principalmente com a parte financeira. Esse negócio gira bastante dinheiro e, portanto, gera muitos custos. Por isso, requer organização.

O franqueado também deve saber lidar com o público, conversar com os alunos sempre que possível. Interagir com eles para saber o que está bom e o que pode ser melhorado.

O empreendedor também precisa saber seguir o padrão da rede, não se sentir instigado a inovar. O modelo de franchising exige esse cuidado para que cada unidade atue da mesma forma que as outras.

Assim, o franqueado não precisa ser um especialista na área ou ter formação específica. Mas uma mínima identificação é importante.

Dessa forma, terá mais disposição para se dedicar e aproveitar as facilidades que o modelo de franquia oferece. Inclusive, conseguir aproveitar esse amplo mercado no qual vai atuar.

Enfim, agora você está mais antenado com o segmento e pode aproveitar nossas dicas para investir com segurança.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje