O Brasil é um dos países que mais consome açaí no mundo. Isso acaba atraindo empresários que buscam nas franquias de açaí uma forma de conseguir bons rendimentos e um negócio de sucesso.
Esse fruto de creme roxo é conhecido por trazer diversos benefícios para saúde, além de ter um sabor bem característico.
Além de dar energia, o açaí também age no combate ao envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico, pois é rico em vitamina C e E.
Outra vantagem do açaí é seu modo variado de preparo para o consumo. Em certas regiões, ele serve de acompanhamento para diversos pratos salgados, assim como é servido como sobremesa em outras.
Devido ao sucesso que ele faz no Brasil, é comum encontrarmos empresas dedicadas à produção e comercialização do alimento. Dessa forma, surgiram diversas franquias que acab aram ganhando o mercado.
Nesse sentido, preparamos o texto a seguir com algumas dicas de negócios para quem deseja investir no segmento. Confira!
Conheça o mercado de Açaí no Brasil
O Brasil é, disparado, um dos maiores consumidores de açaí no mundo. Desde a década de 1990, quando o fruto se popularizou, diversos estados de todo o Brasil começaram a consumi-lo. Muito do sucesso se deu graças à industrialização e congelamento da polpa.
Contudo, seus maiores consumidores sempre estiveram na região Norte e Nordeste do país, utilizando a fruta como a principal fonte de fibras, proteínas e lipídios. Em muitos casos, o extrato chega a substituir o feijão, o principal grão da cozinha de muitas pessoas.
Diferentemente dos demais estados, o açaí que é utilizado na culinária das regiões originárias do fruto não é adocicado, e normalmente é acompanhado de farinha, arroz ou outros tipos de alimento salgado. Por outro lado, devido a suas propriedades energéticas, o produto passou a ser adocicado com extrato de guaraná em outras regiões.
Como resultado, acabaram surgindo grandes empresas que ajudaram a levar o produto não só Brasil, mas para o mundo afora. Para se ter uma ideia, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estima-se que a população do estado do Rio de Janeiro consuma mais de 500 toneladas de açaí por mês.
Número muito maior que o segundo colocado, São Paulo, com 150 toneladas mensais. Os demais estados somam 200 toneladas.
As lanchonetes mais a Sudeste e Sul do país costumam oferecer o creme da fruta acompanhado de outras frutas, leite condensado, chocolate, balas, coberturas etc. O negócio é muito parecido com os modelos self-services de sorvetes.
Maior produtor do “ouro” roxo
Para conseguir dar conta de tamanha demanda, no Brasil são produzidas mais de 1,5 milhão de toneladas de açaí por ano. O estado do Pará é o seu maior produtor.
Ao todo, 95% do açaí colhido e produzido no Brasil sai do estado, sendo um dos principais produtos da economia local.
Um levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados (Sindfrutas), mostra que mais de 1,5 bilhão de dólares são injetados nos cofres do estado. Na sequência estão Amazonas e Maranhão como os maiores produtores.
Quais as vantagens das franquias de açaí?
O Brasil é o principal exportador e consumidor de açaí no mundo. Em território tupiniquim, apesar do fruto ser bastante consumido pelas populações das regiões Norte e Nordeste, seus maiores consumidores estão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados, as três regiões são o destino final de quase 70% de toda a produção do Pará. Ou seja, quase tudo que é colhido no maior produtor de açaí do Brasil circula em apenas três estados.
Dessa forma, ao optar por alguma das franquias de açaí, o futuro franqueado tem a chance de iniciar um empreendimento com boas chances de sucesso.
Dessa forma, vamos apresentamos algumas franquias de açaí interessantes para investir. Continue lendo!
Conheça o perfil do franqueado
Não é possível definir qual o melhor perfil para quem deseja abrir alguma das franquias de açaí disponíveis no mercado. Como estamos falando de pessoas, cada um tem seus traços pessoais.
Ainda assim, podemos categorizar de modo geral, pelo menos, dois tipos de empresário.
A princípio, temos aquele que conversa mais com as pessoas e, por isso, sabe lidar melhor com os conflitos e prefere atuar na linha de frente, tem bom poder de persuasão e domina a comunicação.
Por outro lado, o do segundo tipo lida melhor com números e por isso negocia melhor com fornecedores, prefere cuidar das burocracias que envolvem um negócio e é mais estrategista, por exemplo.
Consegue ver como todas essas características podem estar presentes, em maior ou menor grau, em qualquer pessoa que decide empreender?
Isso significa que não há características certas ou erradas para ter uma franquia de açaí, por exemplo. Pelo contrário. Os dois “tipos” servem como base para que você perceba seus pontos fracos e fortes.
O objetivo é fazer com que você aprimore aquilo que precisa ser melhorado e deixe ainda melhor o que já está bom. Como resultado, além do aumento no desempenho dos negócios, sua jornada servirá de exemplo para seus colaboradores.
Lembre-se que o seu crescimento não terá impacto apenas na sua carreira, mas também no seu empreendimento.
Portanto, não se deixe levar por pensamentos negativos de que você não é bom o suficiente para tal negócio, principalmente se tratando de franquias.
O forte desse tipo de empreendimento é seu modelo em rede, em que experiência de um empreendedor alavanca a do outro, criando, assim, negócios de sucesso.
Qual o valor de uma franquia de açaí?

Para chegar a um bom valor entre as franquias de açaí, é preciso levar em consideração uma série de fatores.
Primeiramente, não é possível elaborar um preço médio de investimento necessário para tirar o projeto do papel. A principal questão que precisa ser analisada aqui é em relação a estrutura do negócio.
Quando uma empresa decide entrar no sistema de franchising, ela precisa elaborar o valor da sua taxa de franquia. O pagamento dessa quantia é o pontapé inicial para se tornar um franqueado. Essa taxa garante o seu direito de explorar comercialmente a marca em questão.
Para calcular essa taxa é necessário pensar no que é oferecido pelos concorrentes, o quanto é gasto para oferecer o treinamento, o valor da marca em relação ao mercado e o tempo em que ela está atuando.
Apesar disso, cada empresa pode considerar o que achar mais conveniente.
Porém, de acordo com a Lei de Franquias, a franqueadora deve apresentar todos esses indicativos e a base de cálculo que a fizeram chegar na quantia.
Essa relação deve estar presente na Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento é a principal maneira de conhecer o empreendimento mais a fundo.
Tudo que estiver nele precisa ser cumprido pela marca. Não à toa, é necessário aguardar 10 dias, no mínimo, entre seu recebimento e a assinatura do contrato.
O mais importante é, ao estar com a COF em mãos, analisá-la com calma e consultar um advogado especializado em franchising, se necessário. É possível, também, conversar com o representante comercial da franqueadora em caso de dúvida.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Qual a melhor franquia de açaí?
A melhor empresa entre as franquias de açaí vai depender do que você deseja.
Cada marca possui suas próprias características, que precisam conversar com seus objetivos num médio e longo prazo. Logo, para encontrar a melhor opção, você precisará analisar muito bem as opções disponíveis no mercado.
Nesse sentido, comece fazendo uma busca nas redes sociais das empresas que mais chamaram a sua atenção. Verifique se há reclamações, quais as principais críticas e os elogios.
Mas não se assuste com o que encontrar. Afinal, sempre existem problemas, por mais que nenhum empresário deseje isso.
Na sequência, faça uma busca detalhada na internet. Ou seja, vá atrás de informações em blogs, sites de notícias, análises etc. Pesquise o nome da empresa no Google e faça uma filtragem.
Por fim, o mais importante é tentar conhecer pessoalmente alguma das franqueadoras.
Vá até o estabelecimento, consuma os produtos, veja a movimentação, analise o cardápio, entre outras coisas. Até porque, você precisa sentir confiança no negócio. Sem isso, será fácil dar um passo em falso.
Como resultado dessa primeira análise, você certamente terá uma lista das principais franquias de açaí alinhadas com seus objetivos e perfil. Logo depois, basta entrar em contato com as empresas e iniciar o processo. Lembre-se de estudar bem a COF antes da decisão final.
Melhores opções lucrativas de franquias de açaí
Mesmo com os números atrativos do Sudeste, vale ressaltar, outras regiões do país têm aumentado seu consumo de açaí.
Isso significa que pode ser interessante iniciar uma franquia de açaí independentemente de onde você estiver. A franqueadora vai te ajudar a verificar a presença de público e o melhor local para instalação da unidade.
Dito isso, é hora de apresentarmos algumas opções lucrativas desse nicho de Alimentação. Acompanhe!
Quer conhecer mais sobre as franquias de açaí, suas vantagens e opções? Assista ao vídeo abaixo!
Agora, se ainda tem dúvidas e quer saber qual a melhor franquia para você, acesse: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?
*Informações publicadas em Dezembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.