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Franquias de Alimentação

As franquias de Alimentação podem ser de açaí, pizza, frango frito, restaurantes, churrascarias e mais. São negócios com alto potencial de lucro, do tipo home office, loja física ou máquina. Clique nas opções abaixo!

Escolha um nicho

Logomarca franquia JAH do Açaí.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
a partir de R$ 270 mil
Retorno:
de 17 a 24 meses
Logomarca franquia Di Matteo Açaí.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 140 mil
Retorno:
de 12 a 18 meses
Logomarca franquia Mr. Fit.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
a partir de R$ 5.520,00
Retorno:
de 4 a 36 meses
Logomarca da franquia Mr. Black Café.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 156 mil
Retorno:
24 meses
Logomarca da franquia Açaí do Rainho.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 200 mil
Retorno:
18 meses
Logomarca da franquia Mega Suco
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 185 mil
Retorno:
de 18 a 20 meses
logomarca cheirin bao
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 290 mil
Retorno:
de 18 a 24 meses
Logomarca Emporium Seu Granel.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 160 mil
Retorno:
13 meses
Logomarca da franquia da Goley.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 95 mil
Retorno:
de 12 a 18 meses
Logo cinza e amarelo da Grelhados Parmeggio.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 330 mil
Retorno:
a partir de 24 meses
Logomarca Açaí Puríssimo.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
a partir de R$ 135 mil
Retorno:
24 meses
Logomarca da licença Trilhas da Amazônia.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 200 mil
Retorno:
de 10 a 24 meses
Logomarca franquia Inverno D'Italia.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 76 mil
Retorno:
de 12 a 18 meses
Logomarca da franquia CacauCafé.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 85 mil
Retorno:
não informado
Logomarca Home Sushi Home, em preto e vermelho.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 180 mil
Retorno:
18 meses
Logomarca franquia Super Duper.
Segmento:
Alimentação
Investimento:
R$ 294 mil
Retorno:
de 24 a 36 meses

Acompanhe o mercado

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Franquias no segmento de Alimentação: opções incrivelmente fáceis que funcionam para todos

Conhecer franquias segmento alimentação. Sendo assim, você confere no texto as vantagens. Logo, conheça mais sobre o negócio. Acompanhe!

Antes de mais nada, vale destacar que a indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou crescimento acelerado em 2021. O setor alcançou um aumento de 16,9% em seu faturamento e de 1,3% na produção.

Então, você que se interessa em abrir um negócio nesse segmento, precisa acompanhar as dicas que daremos a seguir. São opções de franquias incrivelmente fáceis que podem funcionar para todos.

O mercado de franquias de Alimentação

Como dito acima, o segmento de Alimentação gera bastante lucro no mercado. Mesmo com a inflação, é um setor que deve crescer cerca de 2% esse ano.

Uma pesquisa feita pela Abib mostrou um crescimento de 3,2% e 1,3% na produção e nas vendas de alimentos em 2021.

O mercado interno e externo faturou cerca de R$ 922,6 bilhões, com 16,9 % a mais do que foi apurado em 2020. Representando 10,6% do PIB estimado para o ano passado.

Já dentro do franchising, o setor aumentou cerca de 16,8% a mais que no ano passado no mesmo período.

De acordo com a ABF, o faturamento desse aumento chegou a R$ 48 bilhões no segundo trimestre de 2022.

Confira mais vantagens que tornam uma franquia de Alimentação uma boa possibilidade de investimento!

Vantagens de abrir uma franquia no ramo

As vantagens de abrir uma franquia no ramo de Alimentação se dão pelo alto faturamento anual. Além do ritmo de crescimento do setor.

Logo, podemos entender que os riscos de o negócio não funcionar é baixo.

Outra vantagem é a variedade de opções para entrar na área de Alimentação.

Você pode optar tanto em abrir restaurantes com pontos comerciais físicos, quanto trabalhar com delivery.

Todo mundo precisa comer, então, investir em uma franquia de alimentação vai lhe render bastante lucro. Além disso, esse é um setor bem simples para se trabalhar.

Isso sem contar com todas as vantagens de se ter uma franquia. Primeiro, você tem a vantagem de abrir uma marca já conhecida. Inclusive, conta com uma empresa estabilizada no mercado.

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Você também conta com todo o apoio da franqueadora e com treinamentos para lhe ajudar na sua capacitação profissional.

Com uma franquia você tem acesso ao know-how da empresa. Além de auxílio na gestão de pessoas e na divulgação da marca.

Franquias no setor de Alimentação lhe garantem muitas vantagens, já que ambas estão em alta no mercado.

Além disso, possuem modelos diferenciados para acessar várias pessoas. Então, veja a seguir, as melhores opções de franquias de Alimentação.

Melhores franquias no segmento de Alimentação

Hoje, você viu como anda o faturamento desse segmento e as vantagens de investir na Alimentação. Mas não deixe de continuar sua leitura para ter acesso a mais informações sobre o ramo.

E, caso tenha se interessado nesse setor, conheça algumas das melhores franquias no segmento de Alimentação.

Emporium Seu Granel

A Emporium Seu Granel é uma franquia para oferecer aos seus clientes uma ampla seleção de produtos naturais, grãos e drageados. O cardápio tem mais de 250 opções, e um dos grandes destaques são os mais de 10 Azeites Saborizados exclusivos da rede.

Imagine permitir aos clientes a liberdade de escolher a quantidade exata que desejam e até mesmo trazer seus próprios recipientes!

Na hora de abrir a sua unidade, você pode financiar até 30% do investimento na unidade, e a equipe da franqueadora pode auxiliar na negociação de crédito junto aos bancos.

Investimento inicial: R$ 160 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 58,5 mil
Prazo de retorno: 13 meses

Cream Berry

A Cream Berry é uma franquia de açaí de sucesso no mercado.  Seu açaí é diferenciado: não tem cristais de gelo e, por isso, demora a derreter. Ele também é cremoso e 100% natural.

Além do açaí, o cardápio da rede é variado. Em cada unidade, os franqueados também oferecem cremes de frutas, como maracujá, cupuaçu e pitaya.

Para acompanhar, os clientes podem acrescentar balas, confeitos, castanhas, frutas e mais aos seus potes. Depois, basta levar à balança e saborear.

As lojas da Cream Berry têm projeto arquitetônico atrativo e instagramável, o que atrai os clientes. As unidades também podem realizar delivery, para aumentar seu público.

O modelo da Cream Berry agora tem uma máquina de açaí, que monta uma casquinha de açaí como se fosse um sorvete expresso.

A Cream Berry chegou ao mercado em 2011, mas com outro nome: Akasa da Açaí. Com a mudança, os franqueados ganharam uma marca mais sólida e um modelo de negócio de fácil execução.

A franqueadora também oferece suporte às unidades, para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. Há treinamento, apoio técnico, suporte para o dia a dia, materiais de marketing e mais.

Investimento inicial: R$ 90 mil
Faturamento Médio Mensal: a partir de R$ 50 mil
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Inverno D’Italia

A Inverno D’Italia é uma franquia de cafeteria que oferece uma variedade de confeitarias e salgados exclusivos, todos produzidos em sua própria fábrica.

Além disso, a rede se diferencia no mercado ao criar suas próprias bases para bebidas quentes e geladas.

Hoje, a marca tem mais de 50 unidades em todo o Brasil, abrangendo 11 estados. Se você sonha em ter seu próprio negócio no setor de cafeterias, a franquia Inverno D’Italia pode ser uma opção lucrativa!

Investimento inicial: R$ 76 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 52 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Grab&Gula

A licença Grab&Gula é uma oportunidade para trabalhar em casa ou abrir sua própria loja de alimentos.

Os produtos da marca são ultracongelados. Assim, mantêm o sabor e a textura dos alimentos, proporcionando aos clientes uma experiência gastronômica única.

Ao adquirir a licença, você vai receber tudo pronto e embalado. Assim, poderá vender combos ultracongelados ou refeições prontas para consumo imediato. Seja por delivery, online, com parcerias ou de outra forma.

Investimento inicial: R$ 10,9 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 9 mil
Prazo de retorno: de 3 a 5 meses

Nosso Granel

A busca por uma alimentação mais saudável tem sido cada vez mais frequente entre as pessoas. Por isso, abrir uma franquia Nosso Granel pode ser uma ótima opção!

Com um catálogo vasto, a rede oferece desde sementes e chás até suplementos e marmitas FIT.

Para o franqueado, a marca disponibiliza uma central de compras. Assim, consegue facilitar a operação na hora de adquirir os produtos necessários para a unidade.

Além disso, a franquia conta com uma plataforma própria, incluindo um aplicativo com cardápio virtual e opção de delivery para o cliente.

Investimento inicial: R$ 130 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 55 mil
Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

Trilhas da Amazônia

A Trilhas da Amazônia é uma rede de sorveterias licenciadas, a escolha perfeita para empreendedores que desejam ter sua própria loja de picolés, sorvetes e açaí com produtos de alta qualidade e exclusivos.

Todos os produtos são fabricados pela própria rede, utilizando matérias-primas de primeira qualidade. É algo que garante sabores excepcionais e que agradam a um público amplo.

Os sorvetes são oferecidos em diferentes formatos, incluindo 1 Litro Tradicional, 1 Litro Especial e uma linha de Sorvete Zero Adição de Açúcar. Para os amantes de açaí, há opções de embalagem de 1 litro e a versão com Zero Adição de Açúcar.

Investimento inicial: R$ 200 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 100 mil
Prazo de retorno: de 10 a 24 meses

Açaí Puríssimo

Na franquia Açaí Puríssimo, a proposta é oferecer um açaí com real sabor do fruto. Assim, a receita da marca é exclusiva e não tem xarope ou conservantes, nem adição de água.
Uma unidade da marca pode oferecer açaí em vitamina, creme e alguns outros gelados. O cliente também pode saborear diversos complementos que desejar.
A franqueadora da rede oferece suporte completo ao franqueado. Há treinamento inicial, apoio de marketing, dicas para operação, consultoria etc.

Investimento inicial: R$ 149 mil
Faturamento Médio Mensal: de R$ 40 mil a R$ 60 mil
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Pastel Bertioga

Abra a sua própria franquia Pastel Bertioga e alcance um incrível faturamento mensal! Com seu restaurante, você vai oferecer uma experiência gastronômica incomparável, com pastéis de altíssima qualidade, tanto doces quanto salgados.

Além dos deliciosos pastéis, seu cardápio vai apresentar opções como hambúrgueres artesanais, panquecas, caldo de cana e mais.

Sua equipe será altamente qualificada e dedicada a conquistar a satisfação de cada cliente. A franqueadora estará sempre presente para oferecer apoio, facilitando a conquista de excelentes resultados.

Investimento inicial: R$ 400 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 120 mil
Prazo de retorno: 24 meses

Minimart 24hrs

Com a franquia exclusiva da Minimart 24hrs, você poderá instalar seu próprio mercado em condomínios residenciais e comerciais.

Esse é um tipo de negócio para atender quem precisa de produtos de urgência ou repentinos. Seus clientes vão contar com uma variedade de opções, como alimentos, itens de limpeza e bebidas.

Com a praticidade do funcionamento autônomo, seu minimercado vai operar 24 horas, dispensando a necessidade de ter funcionários.

Investimento inicial: R$ 53 mil
Faturamento Médio Mensal: até R$ 50 mil
Prazo de retorno: de 12 a 15 meses

Mr. Detox

A Mr. Detox é uma microfranquia de alimentação saudável lucrativa e com retorno em apenas 3 meses!

No diversificado cardápio dessa franquia, os clientes encontram receitas congeladas voltadas para a melhoria da qualidade de vida. Desde Polpas Detox e Sopas Detox, até opções Low Carb e pratos Veganos.

A Mr. Detox oferece duas opções de modelos de negócio: o Home Based (para distribuição), e também a Franquia de Fabricação.

Investimento inicial: R$ 9 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 6 mil
Prazo de retorno: 3 meses

Barion

A franquia Barion é uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar com uma marca conhecida de biscoitos, wafers, chocolates e ovos de Páscoa, que já faz sucesso no mercado há mais de 60 anos!

Como franqueado, você terá a chance de vender para diversos públicos, como comércios em geral, confeitarias, restaurantes, pequenas indústrias etc. A franquia funciona como uma micro distribuidora dos produtos da marca.

É uma chance promissora para quem busca um negócio sólido e com o apoio de uma rede já estabelecida no mercado.

Investimento inicial: R$ 35 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 29 mil
Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

Folks Franquias

Quem busca um negócio altamente lucrativo e capaz de proporcionar diversão às pessoas encontra na Folks Franquias uma opção atraente.

Com dois modelos disponíveis, o Folks Pub Sertanejo e o Buteco Folks, essa rede se destaca como a Maior Franquia de Entretenimento Sertanejo do Brasil!

A empresa trabalha com três perfis de franqueados: investidores, operadores administrativos e operadores comerciais.

Independente do modelo e do seu perfil, você vai contar com suporte completo da rede. Assim, vai conseguir desenvolver o seu negócio com segurança.

Investimento inicial: R$ 250 mil
Faturamento Médio Mensal: até R$ 500 mil
Prazo de retorno: a partir de 8 meses

Super Duper

A franquia Super Duper é sua oportunidade de investir em um Casual Food lucrativo! Seu cardápio vai contar com uma variedade de hambúrgueres, batatas, milk-shakes, porções e pratos artesanais.

Com receitas exclusivas, a rede já alcançou sucesso em todo o país. As lojas possuem um design moderno e eficiente para a preparação das receitas, e os pratos e molhos são inspirados na cultura norte-americana.

Para viabilizar seu investimento, a franquia oferece opções de financiamento que cobrem até 40% do valor total. A franqueadora pode ajudar você a negociar com os bancos o crédito necessário.

Investimento inicial: R$ 294 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 120 mil
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Zé Coxinha

A Zé Coxinha é uma franquia pioneira em salgados em caixinhas no Brasil. São opções de lanches rápidos e para festas sociais e de empresas.

O modelo de negócio é sólido e rentável, com um cardápio variado. Ele inclui coxinhas, batata frita, churros, quibe e mais, todos com nomes personalizados.

Você não precisa se preocupar com a produção dos produtos. Todos eles entregues pela fábrica, prontos para fritar e servir ao cliente.

Se você busca uma franquia de sucesso e rentável, a Zé Coxinha pode ser uma excelente escolha.

Investimento inicial: R$ 100 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 48 mil
Prazo de retorno: 12 meses

Goley

A Goley é uma rede de conveniência que concentra sua operação na venda de produtos como bebidas e sorvetes. A empresa não permite consumo no local e também não comercializa itens como lanches e açaí, então se mantém focada em atender às necessidades simples de seus clientes.

Com esse modelo de negócio, o franqueado atua com uma operação mais simples e mantém um ambiente familiar.

Além das vendas presenciais, você vai faturar com serviços de entrega, por meio de canais como um aplicativo próprio, website, parceria com o Zé Delivery etc.

Investimento inicial: R$ 95 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 70 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Parmeggio

A Parmeggio é uma franquia de sucesso que oferece deliciosas receitas de grelhados, massas, porções, risottos e mais.

Com reconhecimento da ABF e prêmios na lista das Melhores Franquias do Brasil pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, a rede é líder no setor de alimentação em shoppings.

Seu variado cardápio inclui receitas exclusivas, todas de alta qualidade, e atende a um público variado. O negócio tem alta lucratividade e garante amplo suporte ao franqueado.

Investimento inicial: R$ 330 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 120 mil
Prazo de retorno: a partir de 24 meses

CacauCafé

A CacauCafé é uma rede de cafeterias que tem se destacado por sua bem-sucedida presença no mercado. Seu cardápio oferece diversas opções para atrair clientes e impulsionar os ganhos de cada franqueado.

Dentro da loja, os consumidores têm acesso a uma ampla gama de escolhas, incluindo cafés, lanches leves, salgados saborosos, sobremesas tentadoras etc.

Um diferencial é a opção de adaptar o cardápio de acordo com as preferências locais, facilitando a conexão com os clientes e aumentando o potencial de lucro mensal.

São três os modelos disponíveis: Quiosque, Unic e Bistrô, cada um com um investimento e potencial diferente. Então, é importante conversar com a franqueadora para ter todas as informações.

Investimento inicial: R$ 85 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno: Não informado

RapChef

A rede RapChef é uma empresa inserida no segmento de alimentação no Brasil. Assim, as unidades oferecem marmitas congeladas, possibilitando às pessoas a comerem de forma balanceada e saborosa onde quer que estejam.

Com diversos tipos de refeições variadas, sempre com gosto de comida caseira. Desse modo, os clientes têm uma opção rápida e segura de alimentação. Atualmente, são mais de 30 opções de pratos FIT e tradicionais.

O modelo de negócio é delivery e os licenciados fazem a venda direta e entrega das marmitas para os clientes, podendo trabalhar de casa.

Investimento inicial: R$ 14,9 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 9 mil
Prazo de retorno: 6 meses

Home Sushi Home

A Home Sushi Home é uma franquia para você oferecer receitas deliciosas da culinária asiática e havaiana. Você vai receber os pedidos por meio de um aplicativo da própria marca.

Seu negócio será 100% delivery, diminuindo os custos da operação. O formato da franquia é de Dark Kitchen, um espaço compacto e que reduz custos ao simplificar a preparação dos pratos.

Além disso, a rede tem parcerias com fornecedores reconhecidos, que garantem ingredientes frescos e embalagens.

Investimento inicial: R$ 180 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 125 mil
Prazo de retorno: 18 meses

Mr. Shake

A Mr. Shake é uma franquia para você oferecer milk shakes, sorvetes e açaí de alta qualidade. A grande variedade de sabores, cores e texturas conquistam as famílias!

Para facilitar o sucesso do franqueado, a rede tem centros de distribuição próprios. Assim, os produtos chegam de forma simples à loja.

Além disso, a franqueadora estuda cuidadosamente o perfil de cada cidade. Com isso, consegue identificar o modelo de franquia mais adequado.

Como franqueado, sua função será administrar a loja, mantendo a qualidade do atendimento e dos produtos.

Investimento inicial: R$ 195 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 59.380,83
Prazo de retorno: 18 meses

Only Mule

A Only Mule é uma franquia de bebidas com drinks e coquetéis exclusivos e deliciosos para os clientes experimentarem.

No cardápio da rede estão versões próprias do Moscow Mule e Gin Tônica, preparados com frutas, especiarias e outros ingredientes.

Não é preciso contar com um bartender para atender na unidade. Com apenas dois dias de treinamento, o franqueado e seus colaboradores aprendem tudo que precisam sobre as receitas.

Assim, a Only Mule tem operação simples e alto potencial. Em média, cada unidade tem lucro médio mensal de 30% do seu faturamento.

Para atuar, o franqueado conta com suporte completo. Desde a escolha do ponto comercial, até apoio para o dia a dia, com dicas comerciais, materiais de marketing etc.

Investimento inicial: R$ 156,9 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 100 mil
Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

Tendências das franquias de Alimentação

Uma das tendências do mercado de franchising de Alimentação é o delivery. A ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estimou que esse modelo movimenta por ano R$ 11 bilhões.

Durante a pandemia, o formato delivery cresceu bastante no país e vem sendo bastante procurado. Inclusive, porque esse modelo economiza custos com funcionários e espaço físico para atendimento.

Além disso, atende a um público maior, que não mora nas proximidades do restaurante. Ou seja, provavelmente, essas pessoas jamais descobririam o restaurante se não fossem os aplicativos.

Outra tendência dentro do mercado é as franquias de alimentação saudável.

Também surgiu mediante as situações da pandemia, com mais pessoas se preocupando com a saúde.

Em 2020, a venda de alimentos saudáveis chegou a faturar cerca de R$ 100 bilhões no país. Comparado ao ano anterior, teve um aumento de 3,5%, de acordo com a Euromonitor International.

Cuidados para abrir sua franquia

Na hora de abrir uma franquia há alguns cuidados que você precisa ter. Um deles é o planejamento.

Nada no mercado de negócios deve ser feito sem planejamento, principalmente o financeiro. Esteja ciente de que está investindo em algo que não irá prejudicar suas finanças.

Você pode criar metas e objetivos para atingir ao decorrer do seu planejamento. Dessa forma, terá um controle maior de cada passo a seguir.

Não deixe de analisar bem o mercado. Esse ponto é um dos mais importantes, pois permite identificar a demanda do produto que a franqueadora oferece.

Sendo assim, poderá avaliar se há concorrentes. Bem como se sua empresa vai trazer para o mercado algo que ainda não está disponível na sua região.

Fazer uma pesquisa detalhada sobre as franquias com as quais você se identificou também é um passo importante.

Pois assim você vai ter conhecimento de como ela é vista no mercado e se é uma franquia que fatura bem.

Apesar do mercado de Alimentos estar sempre em alta, ainda há riscos se você não escolher a franquia certa. Uma das coisas a que deve estar atento(a) é o contrato e a COF.

São documentos importantíssimos que devem ser lidos com atenção antes de assinar o contrato. Se possível, faça essa leitura junto de um advogado que seja especializado em franchising.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Além dos cuidados importantes acima, você precisa seguir mais alguns passos para a escolha definitiva de sua franquia. Como, por exemplo, conhecer o seu perfil.

Esse passo é essencial para que possa encontrar franquias que tenham mais a sua cara. Assim, vai poder trabalhar com o que gosta ou tem afinidade.

Cuide bem do seu orçamento, não selecione franquias que estão acima daquilo que você planejou investir.

Para ter certeza de que a franquia está dentro do seu planejamento financeiro solicite a COF de cada franquia.

E, novamente, não se esqueça de observar o mercado local. É importante que esteja sempre atualizado para que verifique se o setor da franquia desejada ainda está com bons números.

Esteja sempre atento às demandas do mercado e do seu público-alvo.

Para isso, busque saber sobre a reputação das marcas e todas as informações necessárias. Assim, não restará nenhuma dúvida na hora de assinar o contrato.

Então, agora que você já viu nossas dicas sobre franquias segmento alimentação, é a hora de pôr a mão na massa e investir.

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