O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Melhores franquias de alimentação de todos os tempos, para você considerar abrir

Melhores franquias de alimentação de todos os tempos, para você considerar abrir

Sumário

Investir em franquias de alimentação pode ser uma forma de aproveitar um setor imune à crise. Então, continue lendo para saber mais sobre esse tipo de negócio.

Até porque, o food service continua em crescimento ao longo de 2022. Neste ano, por exemplo, os serviços relativos à alimentação fora de casa cresceram 75% até o mês de abril.

Logo, as franquias baratas de alimentação prometem um grande potencial para quem quer abrir um negócio. Além disso, esse modelo de negócio apresenta inúmeras vantagens para o investidor.

Contudo, as franquias de comida também têm características específicas que precisam ser levadas em conta antes de investir.

Qual a maior franquia de comida do Brasil?

Entre as franquias de alimentação que atuam no Brasil, a maior delas é a rede McDonald’s. Afinal de contas, a marca é conhecida mundialmente e conquistou muitos clientes.

Embora esteja entre as franquias de sucesso alimentação, ela pode não ser o melhor investimento.

Antes de mais nada, vamos falar um pouco mais sobre a franquia McDonald’s. O negócio ficou conhecido por ser uma marca de fast-food presente no mundo inteiro.

Inicialmente, a marca surgiu nos Estados Unidos. Assim, se tratava de uma franquia de comida com foco em sanduíches práticos e rápidos. Mas, hoje, a rede se expandiu e tem um cardápio bem amplo.

Além dos sanduíches, há batata frita, sorvetes, nuggets, combos promocionais e os brindes que atraem o público infantil. Dessa forma, a rede cresceu exponencialmente e hoje tem mais de 40 mil unidades.

A marca está distribuída em 119 países, incluindo o Brasil. Mesmo que esteja entre as franquias de sucesso alimentação do país e do mundo, a rede pode não ser o melhor investimento.

Isso porque, uma franquia grande não é sinônimo de investimento seguro. Inclusive, a rede McDonald’s não é uma marca barata.

Por isso, já não é uma opção para quem busca franquias baratas. Sendo assim, é importante analisar a capacidade de investimento, dentre outros fatores.

Hoje, há franquias de alimentação até 5 mil que podem suprir suas necessidades. Dessa forma, pense bem antes de considerar qual investimento fazer.

Como escolher uma franquia de alimentação?

Entre as franquias de alimentação, como citamos acima, é essencial saber escolher a melhor opção. Sendo assim, considere alguns fatores, como capacidade de investimento e reputação da franqueadora.

Antes de mais nada, é importante buscar por negócios que sejam compatíveis com aquilo que você pode investir. Hoje, existem franquias de alimentação para cidades pequenas e maiores.

Cada um deles é pensado para um público. Assim, as melhores franquias para investir alimentação precisam ser aquelas que se adaptam ao seu perfil.

Do mesmo modo, é essencial buscar por negócios dentro de sua capacidade financeira. Por isso, faça um planejamento financeiro e estabeleça quanto pode investir sem se endividar.

Em seguida, pesquise pela reputação das marcas de franquias que achar interessante. A internet é uma grande aliada neste momento e pode revelar a opinião de investidores e clientes.

Isso é muito importante. Afinal de contas, você vai atuar como um representante daquela marca e precisa ter confiança na empresa.

Quer saber como funciona uma franquia de alimentos? Então, continue neste texto e confira nossa lista com opções.

Lista de franquias de alimentação para você abrir

Agora, vamos apresentar opções de franquias de alimentação para quem deseja investir no segmento. Embora sejam do mesmo setor, cada uma funciona de uma forma.

Por isso, analise muito bem as opções. Há, por exemplo, franquia de alimentação saudável, delivery, fast-food e muito mais!

[raio_x]

Perfil ideal para ser um franqueado de alimentação

Para se tornar um investidor de franquias de alimentação, é importante observar algumas características pessoais. Entre elas, afinidade com a área, capacidade de dedicação e bom relacionamento interpessoal.

Em primeiro lugar, qualquer investimento demanda afinidade com a área em questão. Assim, você não precisa se tornar um chef de cozinha. Contudo, deve se interessar pela área.

Outro ponto importante deste tipo de negócio é a capacidade de dedicação. Normalmente, franquias de alimentação demandam mais tempo presente.

Afinal de contas, a demanda é alta. Então, cabe ao franqueado gerenciar as operações de sua unidade. Por isso, você precisa ter tempo e disposição para estar à frente.

Contudo, algumas franquias permitem que você tenha um sócio. Assim, você pode dividir as funções administrativas e até mesmo atuar somente como investidor.

Além disso, o perfil ideal do franqueado de alimentação demanda um bom relacionamento interpessoal. Isso porque, as atividades do negócio envolvem atendimento a clientes e negociação com fornecedores.

Sendo assim, você precisa ter facilidade em lidar com outras pessoas. Do mesmo modo, terá que liderar, resolver problemas e estabelecer metas. Mas vale ressaltar que é possível desenvolver essas atividades.

Afinal de contas, o empreendedorismo é um processo constante de aprendizado. Logo, você pode buscar se capacitar, mesmo que seja por conta própria.

Vantagens de abrir uma franquia de alimentação

Entre as vantagens das franquias de alimentação, está o fato de este ser um setor em alta. Além de ter um plano de negócio pronto e suportes da franqueadora.

Somente no primeiro trimestre de 2022, o setor de franquias de alimentação registrou um crescimento de 9,1%. Assim, chegou a um faturamento de 7,1 bilhões no período.

Esses números são atraentes para quem busca um setor aquecido. Além disso, por ser considerado essencial, esse ramo não sofre tanto nos períodos de crise.

Outra vantagem deste tipo de negócio é a facilidade. Afinal de contas, as franquias funcionam por meio de um modelo de negócio pronto.

Ou seja, uma espécie de guia que vai orientar a abertura e o gerenciamento da unidade. Isso poupa tempo e evita erros. Sem contar que esse plano de negócio já foi testado outras vezes e deu certo.

Por fim, as franqueadoras oferecem inúmeros suportes para que as unidades tenham sucesso. Então, os franqueados recebem treinamentos, manuais, capacitações e muito mais.

Eles ainda podem contar com suporte por parte da franqueadora em diversos aspectos. Há, por exemplo, apoio jurídico, financeiro e até mesmo marketing.

Cuidados para abrir uma franquia

Para abrir uma franquia, é importante fazer um bom planejamento e consultar a opinião de outros franqueados. Tudo começa com sua organização pessoal e financeira. Isso evita ações precipitadas.

Além disso, ter um bom planejamento evita que você entre em dívidas ou que desorganize sua vida financeira. Ao se planejar, considere todos os aspectos de sua vida que serão afetados.

Outro ponto importante é entrar em contato com outros franqueados e perguntar sobre suas opiniões acerca do negócio. Assim, você evita tomar uma decisão precipitada.

Então, siga nossas dicas e considere as franquias de alimentação que apresentamos. Assim, aumentam suas chances de sucesso!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje