O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Melhores franquias de alimentação saudável para investir e ganhar dinheiro com food health

Melhores franquias de alimentação saudável para investir e ganhar dinheiro com food health

Sumário

Investir nas franquias de alimentação saudável é uma forma de aproveitar uma tendência mundial de busca por mais saúde. Por isso, leia este texto até o final e saiba mais sobre esse modelo de negócio.

Até porque, com a pandemia, comer bem se tornou a prioridade de muitos brasileiros. Dessa forma, a venda de produtos naturais e saudáveis chegou a faturar R$ 100 bilhões em 2020.

Neste cenário, um dos tipos de negócio para abrir são as franquias de alimentação saudável. Por meio delas, é possível empreender sem ter que abrir a empresa do zero.

Além disso, os franqueados podem contar com outras vantagens desse modelo de negócio. Há, por exemplo, uma série de suportes como marketing, comercial, jurídico e muito mais.

Vale a pena investir no mercado de alimentação saudável?

Investir no mercado de alimentação saudável vale a pena quando analisamos os números do segmento. No entanto, antes de comprar uma franquia no setor, é essencial tomar alguns cuidados.

No Brasil, o mercado de alimentação saudável costuma crescer 12,3% ao ano. Quando falamos deste segmento, há inúmeras possibilidades de atuação.

As marmitinhas congeladas, por exemplo, são uma opção para quem quer manter a alimentação saudável e tem uma rotina agitada. Dessa forma, franquias podem atuar neste nicho realizando delivery.

Outra possibilidade é a venda de alimentos naturais, sem glúten e sem lactose. Afinal de contas, muitas pessoas são alérgicas e buscam comidas sem essas substâncias.

Além disso, 14% da população brasileira se considera vegetariana. Assim, os negócios de alimentação saudável também atendem às demandas desse público.

Outro dado importante sobre o mercado de alimentação saudável diz respeito a quem busca por esse estilo de vida. Assim, pesquisas mostram um aumento de 9,1% da procura em casas com crianças e adolescentes até 18 anos.

Logo, observar esses dados oferece um panorama interessante sobre o mercado de alimentação saudável. Por outro lado, não é suficiente para escolher um negócio nessa área.

Afinal de contas, há outros fatores como o modelo de negócio e o mercado local. Para compensar abrir uma franquia, você precisa saber qual o seu público para a sua região.

Então, um dos cuidados ao abrir um negócio de alimentação é pesquisar sobre o seu mercado local. Entenda, por exemplo, quem é seu público e onde ele está.

Do mesmo modo, é importante considerar o modelo de negócio mais adequado. Você pode atuar por meio de um restaurante, quiosque ou apenas delivery.

Para quem uma franquia de alimentação é indicada?

As franquias de alimentação saudável são indicadas, sobretudo, para quem tem afinidade com este segmento. Mas isso não significa que você precisa saber ou mesmo gostar de cozinhar.

Isso porque, o franqueado não é o responsável por preparar os alimentos. No caso das franquias que vendem comidas prontas como marmitas, você vai receber esses produtos de um fornecedor homologado.

Ou até mesmo do próprio centro de distribuição da franqueadora. Por outro lado, no caso dos restaurantes ou quiosques de alimentação, você vai contar com uma equipe na cozinha.

Assim, o papel do franqueado será de gerenciar o negócio e o da equipe é prospectar clientes e cuidar do aspecto comercial. Logo, o perfil de franqueado ideal é de quem tenha habilidades empreendedoras.

Ou seja, disposição e capacidade de estar à frente do negócio, liderança, organização e proatividade. Mas como se trata de uma franquia, o empreendedor precisa também seguir as regras da rede.

Por isso, é preciso ter disposição de ouvir e seguir a padronização da franqueadora. No que diz respeito à experiência, é essencial verificar junto à marca.

Algumas empresas exigem experiência prévia em empreendedorismo, outras não. Para saber mais, você pode solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Nela, há todas as informações relevantes sobre o negócio. Então, você pode conferir neste documento se a franqueadora demanda ou não experiência.

Para saber mais sobre esse modelo de negócio, preparamos uma lista com algumas franquias de alimentação saudável. Continue lendo e se surpreenda com as nossas opções.

Lista de franquias de alimentação saudável para você considerar

Quem pensa em investir em franquias de alimentação saudável precisa conferir a lista que preparamos. Aqui, você vai conhecer diversas marcas que atuam neste segmento, cujo investimento cabe no seu bolso. Leia agora!

[raio_x]

Qual a melhor franquia no ramo de alimentação?

Entre as franquias de alimentação saudável, a melhor delas é aquela que se ajusta à sua realidade. Assim, para escolher de forma mais assertiva, é possível considerar alguns fatores.

Por exemplo, é fundamental buscar negócios dentro da sua capacidade financeira. Então, faça um planejamento e estabeleça quanto você pode investir sem se endividar. 

Nesse sentido, a internet é uma grande aliada no momento e pode revelar a opinião de investidores e clientes. Afinal, você vai atuar como representante da marca e precisa ter confiança nela.

Do mesmo modo, é importante considerar o modelo de negócio ideal. Hoje, existem franquias de alimentação saudável exclusivas para delivery.

Logo, você pode atuar de casa, entregando os alimentos ou com uma estrutura menor. Portanto, são franquias baratas para quem quer investir menos. Mas caso queira um modelo mais robusto, existem restaurantes.

Tudo depende daquilo que você deseja. Por isso, faça uma análise de seus objetivos antes de escolher um negócio. Outro ponto importante é a análise do mercado local. Dessa maneira, pesquise como está sua região em relação à alimentação saudável e como o público se comporta.

Por fim, reúna todas essas informações e faça um filtro na lista que preparamos anteriormente. Em seguida, você conseguirá identificar negócios mais próximos da sua realidade.

Como comprar uma franquia de comida saudável lucrativa?

Para comprar uma franquia de alimentação saudável, você pode considerar alguns passos. O primeiro deles é fazer uma autoanálise completa. 

Depois, entre em contato com as franqueadoras que mais lhe interessarem. Após contato com o franqueador, é possível analisar a COF. 

Por meio da COF, os empresários também podem entrar em contato com franqueados e ex-franqueados. Você vai passar por uma análise por parte da marca. Na sequência, já pode dar início à abertura do negócio.

Agora você está pronto para investir nas franquias de alimentação saudável. Organize e planeje seus passos e boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje