15 franquias de beleza de baixo custo que vão te surpreender no ganho

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Franquias de beleza de baixo custo: Mulher fazendo a unha de outra
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Para quem deseja empreender em um mercado com boas perspectivas de crescimento, as franquias de beleza de baixo custo são ótimas opções. Isso porque, mesmo diante de um cenário de crise, as pessoas continuam preocupadas com os cuidados com a beleza e bem-estar.

As franquias são os empreendimentos mais seguros para quem pretende se tornar empreendedor, mesmo diante de uma crise. Afinal, o franqueado conta com uma marca respeitada e reconhecida pelo público.

Dessa forma, é possível ter um movimento alto em uma unidade já na primeira semana, muito diferente de um negócio iniciado do zero. 

Juntando esse tipo de empreendimento com a vontade das pessoas de continuarem cuidando da saúde e do bem-estar, as franquias inseridas nesse segmento têm se tornado uma boa opção para quem pretende mudar de vida. 

Por isso, preparamos esse texto para apresentar algumas marcas que vão ajudar você a ter uma nova carreira profissional. Também vamos apresentar o mercado e as expectativas de como o franchising irá reagir ao cenário atual. Acompanhe.

Por que apostar em franquias de beleza de baixo custo?

Para quem deseja investir em uma franquia de beleza de baixo custo, é importante conhecer um breve contexto do mercado.

Podemos dizer que essa é uma boa oportunidade para quem deseja entrar em um mercado com grandes possibilidades de crescimento e rápida recuperação. Principalmente se observarmos o estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito(SPC)

Segundo a CDL e o SPC, os brasileiros fazem parte de uma das principais populações que mais se preocupam com os cuidados com a beleza e o bem-estar no mundo, o que torna a projeção tão otimista.

Assim, mesmo durante a crise, no qual os estabelecimentos do setor vêm sofrendo uma redução de 40% na renda, é possível que o mercado se erga com tranquilidade, afinal o sentimento de vaidade não para mesmo diante do cenário. 

Além disso, vale ressaltar que o segmento de beleza é considerado tendência pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), principalmente as marcas que apostam no atendimento rápido. Assim, a relação entre consumo, tempo e preço nesse tipo de serviço atrai mais consumidores.

Ao mesmo tempo, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) estima que o mercado de beleza e estética cresça 10% ao ano. O que pode consolidar ainda mais esse tipo de atendimento no Brasil.

Outro ponto que vale destacar são as empresas voltadas para depilação. Essas marcas são responsáveis por fazer o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar ser um dos mais ricos dentro das franquias, como mostra o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de 2019

Além disso, a busca por esse tipo de tratamento, de acordo com ABIHPEC, é o segundo procedimento estético mais procurado pelos consumidores, tanto masculino, quanto feminino. Ficando atrás apenas dos serviços de maquiagem. 

15 franquias de beleza de baixo custo

Abaixo, separamos algumas franquias de beleza de baixo custo para ajudar você a escolher qual o melhor empreendimento para o seu perfil. 

Após tomar a sua decisão, não deixe de entrar em contato com a marca e solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Este documento é responsável por apresentar algumas regras para o desenvolvimento do negócio, além de dados e informações importantes para a sua escolha, como o capital de giro, valor de taxa de franquia e prazo de retorno de investimento. 

1. Emagrecentro

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Emagrecentro é uma das franquias baratas consideradas referência nas áreas de emagrecimento e estética.

Isso porque, desde a fundação em 1986, a marca tem apostado em pesquisa, inovação e tecnologia para entregar os melhores serviços, produtos e tratamentos para seus clientes. 

Assim, entregando procedimentos de baixo custo e com qualidade comprovada, a Emagrecentro tem atingido bons resultados com seus franqueados.

Devido ao sucesso, a marca também instalou pontos de venda nos Estados Unidos. Atualmente, a franqueadora é considerada a maior rede de clínicas de emagrecimento do Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 13 meses

2. Turquesa Esmalteria

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A Turquesa Esmalteria é uma das empresas mais novas dessa lista, criada em 2014. A marca tem apostado em uma experiência diferenciada para os clientes que buscam um serviço especializado em manicure.

Dessa forma, a Turquesa Esmalteria tem conquistado território e fidelizado clientes, principalmente ao aplicar marketing sensorial em seus atendimentos. 

Ou seja, a rede oferece serviços e ambiente de atendimento diferenciados, capazes de proporcionar bem-estar e conforto dentro de um lugar moderno e aconchegante.

Com isso, mesmo com poucos anos de existência, a empresa conta com mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil e busca expansão para a América Latina. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 58,4 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

3. Suav

franquia suav franquias de beleza de baixo custo
A Suav se destaca no mercado com a variedade de atendimentos oferecidos aos clientes.

A franquia Suav Esmalteria foi criada em Belo Horizonte (MG) pelos empresários Daniela Maciel e Diogo Oliveira. Logo no começo, o empreendimento já começou a chamar atenção do mercado pelo seu formato de atendimento e qualidade. 

Ao optar por trabalhar com a franquia Suav, o empreendedor tem a certeza de investir o dinheiro em um modelo de franquia rentável e com grande aceitação pelo público. Além disso, você irá trabalhar com preços mais justos e acessíveis para diferentes classes sociais. 

Outro ponto importante é que a Suav oferece treinamentos especializados para todos os profissionais da unidade. Isso garante que o empreendedor tenha profissionais especializados no trato da unha, garantindo a máxima qualidade do serviço e sendo reconhecida por meio do Selo de Excelência da ABF. 

Por fim, a principal ideia da Suav é proporcionar um atendimento sem hora marcada. Isso permite que o seu estabelecimento se destaque dos convencionais e consiga atender mais pessoas dentro do seu horário de funcionamento. 

Além disso, a empresa desenvolve campanhas voltadas para o marketing digital e outras ferramentas de propaganda para atrair clientes. Porém, esse processo ajuda a divulgar a rede e não apenas um franqueado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

Por fim, para saber mais sobre a franquia Suav e como a rede se encaixa dentre as franquias de beleza de baixo custo, acompanhe o vídeo abaixo. 

4. Spa Express

Criada em João Pessoa (PB) em 2011, a Spa Express é uma empresa que apareceu no mercado com um conceito diferente de seus concorrentes. Ou seja, presta serviços de uma maneira prática e cômoda para as mulheres que estavam aguardando para serem atendidas. 

Dessa forma, criando um ambiente diferenciado na sala de espera e com atendimento de qualidade, logo a marca passou a crescer.

Além disso, a empresa firmou parceria com centros médicos e desenvolveu um formato inovador para que manicures pudessem se deslocar pelos consultórios de forma prática, dando mais agilidade ao empreendimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 28 mil
  • Prazo de retorno: não informado

5. Pink Lash

Uma das franquias de beleza de baixo custo mais em conta no mercado, a Pink Lash é uma empresa especializada na cuidado e tratamento de cílios.

Vendo uma oportunidade única no mercado, a empresa fundada em 2016 já alcançou o número de 70 unidades, com taxa de expansão de 400%. 

Assim, com um serviço inovador, indolor e rápido, desenvolvido pela própria fundadora, a marca passou a conquistar celebridades no Brasil.

No modelo de negócio, a franqueada é capaz de oferecer serviços como extensão de cílios com baixo volume, padronização, alongamento com intensidade, produção de curvaturas nos fios. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 10 e 24 meses

6. BeautyB

mulher fazendo sobrancelha franquias de beleza de baixo custo
O investimento em técnicas inovadoras atrai, cada vez mais, novos clientes.

Criada para atender as mulheres, a BeautyB é uma empresa que trabalha com a mensagem de que suas clientes devem estar sempre lindas e bem cuidadas, acompanhando a tendência e a frente do seu tempo.

Aplicando esse conceito, não demorou muito para a marca se tornar uma referência para o público feminino. O principal diferencial da BeautyB em relação aos seus concorrentes está nos preços de seus serviços, além das promoções realizadas para as clientes.

Vale destacar que o ambiente das unidades são pensados para quem está sempre com pressa e precisa de um atendimento ágil. Atualmente, a rede está presente em mais de 10 estados brasileiros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Damme Esmalteria Express

A Damme Esmalteria Express surgiu em 2013 e é reconhecida pelo atendimento rápido aos clientes, evitando filas e agendamentos. Além disso, devido a alta rotatividade de clientes que um franqueado pode alcançar, as chances de obter sucesso na região em que está instalado aumentam. 

Dessa forma, saindo de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a marca estima a capacidade de atender até duas mil pessoas por mês.

Um dos grandes segredos para o sucesso da Damme Esmalteria está nos treinamentos e acompanhamento feito pelo suporte da marca, ajudando no desenvolvimento profissional e pessoal do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 57 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

8. MyLash

Outro exemplo de franquias de beleza de baixo custo voltada para a extensão de cílios, a MyLash é uma empresa que está há mais de 40 anos no mercado brasileiro e internacional.

Não à toa, é considerada uma das melhores nesse tipo de serviço. Uma das vantagens desse empreendimento é trabalhar com as classes A, B e C. 

Com isso, unindo o ambiente e os profissionais qualificados, a MyLash consegue garantir um alto padrão nos seus atendimentos, entregando qualidade, durabilidade e resultados difíceis de serem batidos pelos concorrentes. Além disso, é possível ofertar design de sobrancelhas, coloração de cílios, depilação facial com linha.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54,8 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

9. Barbearia Vip

No mercado desde o final da década de 1990, a Barbearia Vip é um espaço dedicado para o público masculino que busca cuidar da aparência e também da saúde.

Assim, com um conceito voltado para proporcionar o que existe de melhor no mercado com técnicas diferenciadas, a empresa tem conseguido se firmar ainda mais no mercado. 

Uma das vantagens da Barbearia Vip é oferecer um ambiente moderno que une a tradição com os avanços da sociedade. Dessa forma, com atendimento diferenciado e envolvente, o cliente consegue ter no corte do cabelo e aparo da barba, um momento de lazer com o alto padrão que ele merece. Desde então, já foram atendidos mais de 180 mil clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

10. Pello Menos

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Pello Menos é um instituto de beleza que tem como foco o melhor serviço possível para seus clientes.

Ou seja, é um padrão da marca ter todos os profissionais da rede de franquia com as melhores qualificações apresentadas durante o treinamento da marca. 

Assim, voltada para a depilação, a empresa visa oferecer a maior segurança e bem-estar para seus clientes em um momento tão incômodo como esse. Além disso, a Pello Menos desenvolveu a sua própria cera, dermatologicamente testada e registrada pelo Ministério da Saúde.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 205 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

11. Garagem Barbearia

Inaugurada em 2001, a Garagem Barbearia é considerada uma das pioneiras em estética masculina no país.

Assim, a marca é uma das franquias de beleza de baixo custo que podem ser adquirida pelos empresários que sentem motivados a atuar nesse tipo de empreendimento. 

Dessa forma, com modelos de negócios espalhados em diversos países, a rede expandiu sendo especialista em serviços específicos para homens. Com isso, para se tornar um franqueado, é necessário ter experiência em gestão de pessoas e administrativa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

12. Não+Pelo

Considerada uma marca líder mundial em depilação devido a sua atuação em mais de 16 países, a Não+Pelo é uma empresa que expande por franquias desde 2010.

Ao todo, são mais de 280 unidades espalhadas pelo País e a única empresa do segmento no top 100 da Global Franchising. Além disso, a rede é considerada a primeira a fazer serviço de fotodepilação do Brasil.

Uma das vantagens de fazer parte do empreendimento é o acompanhamento que vai desde a captação de profissionais e treinamentos, até o suporte necessário para inaugurar a sua unidade e começar a captar clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 175 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

13. D-Unhas Nails & Beauty

Mulher passando por procedimento de alongamento de cílios
O processo de alongamento de cílios possui diversas franquias que trabalham com esse foco.

Desenvolvida na Espanha em 2005, a D-Unhas Nails&Beauty é uma das franquias de beleza de baixo custo que tem conquistado espaço no mercado brasileiro.

No país desde 2014, a empresa já conta com unidades em diversos estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. 

Dessa forma, quem optar por se tornar um franqueado da marca, contará com uma das empresas líderes mundiais quando se trata de cuidado com mãos e pés. Vale destacar que dentro do seu centro de beleza, é possível oferecer serviços voltados para os cílios, pedicures, nail art, depilação etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 148 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

14. OpenLaser

Criada para atender uma demanda de depilação menos agressiva que a cera para ambos os sexos, a OpenLaser é uma empresa que está no mercado oferecendo atendimentos rápidos.

Os procedimentos podem durar até cinco minutos e proporcionam uma pele lisa e com boa produção de colágeno proporcionados pela luz do aparelho. Eliminando também foliculite e pelos encravados. 

Assim, com um tratamento rápido, seguro e eficaz, a OpenLaser tem ganhado espaço no mercado. Principalmente por causa da tecnologia utilizada e a capacidade dos profissionais identificarem o tipo de pelo de cada cliente.

A empresa está presente em quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

15. D’pil

Com mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil, a D’pil é uma das principais franquias de beleza de baixo custo do País.

Assim, com base no processo de fotodepilação, a empresa também passou a alcançar novos mercados na Alemanha, Itália, México e Venezuela. Não à toa, a rede é considerada uma das que mais crescem no Brasil. 

serviço de depilação em franquias de beleza de baixo custo
A depilação, ao lado dos serviços para unhas, é um dos serviços mais procurados pelos consumidores do setor de beleza.

Outro ponto que vale a pena destacar, é o uso do software de gestão da D’pil. Dessa forma, o franqueado consegue fazer todo gerenciamento da sua unidade.

Por fim, a empresa é especializada na técnica conhecida como Luz Pulsada Intensa (IPL), sem contar no valor único para os clientes, independente da área e sessão escolhida. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Como vimos, abrir um empreendimento no setor de beleza pode ser uma boa aposta para o futuro, considerando o número de pessoas vaidosas no País, o comportamento da população em um período de isolamento e as projeções feitas pelos órgãos. Assim, é possível observar o potencial do mercado. 

Além disso, uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é não precisar passar por todos os percalços de quem optar por abrir um negócio próprio.

Ou seja, você contará com todo o apoio e suporte para que consiga desenvolver a sua unidade da melhor forma possível, usufruindo do know how da marca. Tudo incluso no valor de investimento. 

Como abrir franquias de beleza de baixo custo?

Se você leu este texto até aqui, já conhece as principais vantagens de abrir uma franquia. Já sabe também o quanto o mercado é variado, com diversas opções de marcas e nichos para investir.

Tudo isso é muito importante para te ajudar a decidir se esse é mesmo o negócio que você procura. Especialmente porque, para ter sucesso, você vai precisar gostar do tipo de atividade da franquia.

Ter interesse no ramo permite que o empreendedor mantenha seu entusiamos em investir tempo e dinheiro no negócio.

Inclusive porque, mesmo que o sucesso das franquias seja mais simples e rápido que o de uma empresa comum, ele pode levar alguns meses para acontecer.

Se não estiver realmente empenhado à atividade, o franqueado pode acabar não desenvolvendo bem a unidade.

Com esse alerta feito, é hora de te contarmos como abrir uma franquia. O passo a passo abaixo vai facilitar o processo e garantir que você encontre um bom negócio para o seu perfil. Acompanhe!

Pesquise sobre as marcas de franquia

Um dos passos mais importantes na hora de abrir uma franquia de beleza é pesquisar sobre a marca. Não apenas sobre a franquia, mas também sobre o quê os usuários acham dela.

Na sua pesquisa sobre a franquia, você vai conseguir encontrar informações sobre o tipo de negócio, suportes da franqueadora e mais.

Mas as franquias de beleza de baixo custo também precisam ter uma boa reputação entre os consumidores. Afinal de contas, ao iniciar seu negócio, você vai oferecer exatamente o que outras unidades da marca oferecem.

Os usuários sabem disso e, se a empresa tiver uma má reputação no mercado, serão desencorajados a comprar com você.

Ou seja, é importante investir em uma franquia que passe segurança ao consumidor. Especialmente no ramo de beleza, em que um erro pode causar grandes problemas.

Já pensou trabalhar com uma técnica que deixe as sobrancelhas dos usuários com formatos desiguais? Ou com produtos de má qualidade, definidos pela franqueadora, e que danificam os cabelos dos clientes?

Nada disso vai atrair o consumidor, e essa seria exatamente uma das vantagens de abrir uma franquia.

Então, tenha a certeza de pesquisar sobre a empresa. No Google, em outros mecanismos de busca, redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

On-line, os usuários costumam ser bastante sinceros sobre o que acham das marcas. Se você encontrar muitas críticas ruins, o negócio não será sua melhor opção.

Torne-se cliente da empresa

Outra dica para avaliar a empresa é você mesmo procurar pelos serviços que ela oferece. Assim, você vai conseguir vivenciar o que outros clientes vivenciam.

Além de analisar se o atendimento é interessante, visitar uma unidade da marca vai te dar maior certeza sobre o negócio. De que você se identifica com ele e com seu modo de fazer.

Como citamos antes, essa identificação é fundamental para manter seu entusiasmo em investir.

O ideal é procurar uma unidade apenas como cliente, sem dizer que tem interesse em abrir uma unidade. Alguns franqueados não são muito abertos a essa “concorrência”, mesmo que de fato ela não exista.

Não existe porque, para ajudar toda a sua rede a crescer, as franqueadoras costumam delimitar as áreas para abrir unidades. Logo, não permitem que suas franquias fiquem muito próximas, para que não compitam entre si.

Mesmo assim, a “desconfiança” do franqueado atual pode existir. Ou então, você pode até contar com um tratamento melhor que o habitual, dado aos clientes.

Em qualquer um dos casos, sua percepção sobre o negócio será afetada. O que dificilmente vai acontecer se você se apresentar como um cliente qualquer.

Entre em contato com a marca

Com suas pesquisas e avaliações prévias feitas, será hora de mostrar seu interesse à franqueadora.

Para isso, acesse ao site da marca desejada. Lá, você vai encontrar um formulário para inscrição. Preenchendo as informações, a empresa entrará em contato para prestar mais informações e avaliar seu perfil.

A partir daí, o processo para comprar uma franquia vai passar por mais análises, conversas e reuniões com a marca. Assim, você e a empresa poderão perceber se abrir uma nova unidade da marca é mesmo uma boa opção no momento.

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Muitas das conversas com o franqueador são feitas de modo on-line, para agilizar o processo.

Leia bem a COF da franquia

Após o contato da marca, você terá acesso à sua COF. Como já citamos, a COF é um documento completo, que traz todas as informações sobre a franquia.

Exatamente por isso, é essencial lê-la com o maior cuidado possível. Você precisa compreender cada tópico sobre a marca, especialmente as regras da relação entre franqueado e franqueadora.

Concordar com os aspectos apresentados no documento vai permitir que você tenha mais segurança em investir.

Se achar necessário, você pode procurar pelo auxílio de um advogado. Assim, ele poderá avaliar todas as condições legais do negócio.

Converse com franqueados da empresa

Por lei, a COF de uma franquia deve trazer uma lista dos seus franqueados. Daqueles que atuam hoje, e dos que se desligaram da empresa nos últimos dois anos.

Essa lista é uma oportunidade de entrar em contato com os empreendedores e saber mais sobre a franquia. Seu modo de trabalho, suporte dado pela franqueadora, resultados gerados etc.

Normalmente, a própria franqueadora indica pessoas com as quais seria interessante você conversar. Isso acontece porque as empresas sabem quem são seus franqueados mais abertos à conversa.

Só que, claro, as franqueadoras indicam seus cases de sucesso. Então, pode ser que aquele franqueado não descreva todos os aspectos importantes sobre o negócio. Principalmente suas dificuldades.

Para ter a certeza de saber todo o necessário, escolha você mesmo alguns franqueados da lista e faça contato com eles.

Se apresente como candidato da franqueadora, e pergunte tudo o que você deseja saber. As vantagens da franquia, quais os problemas enfrentados, se os resultados prometidos foram alcançados, se eles se arrependem de ter iniciado o negócio etc.

Pode ser que alguns desses empreendedores não estejam realmente dispostos a conversar. Mas outros estarão, e vão garantir um panorama mais completo do negócio.

Torne-se um franqueado!

Com tudo bem avaliado e a sua negociação feita com a franqueadora, você poderá assinar o contrato de franquia.

Normalmente, é preciso fazer essa assinatura e o pagamento da taxa de franquia do negócio. Então, o empreendedor já começa a fazer parte da rede, iniciando seu treinamento e processo de implantação.

Quando a franquia é do tipo loja física, inclusive, a franqueadora auxilia na escolha do melhor ponto comercial para o negócio.

Gostou do nosso conteúdo sobre modelos de franquias de beleza de baixo custo e deseja saber mais sobre o setor? Continue em nosso blog pelo artigo Franquias de manicure e pedicure express estão sempre em alta.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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