Franquias de beleza feminina: cuidados, passos para se tornar franqueado e opções de negócio

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As franquias de beleza feminina são uma opção de negócio bem interessante para quem deseja empreender no franchising.  Os brasileiros não abrem mão de cuidados com a beleza e estética e isso reflete de forma positiva no mercado.

Os cuidados com estética têm se tornado cada vez mais essenciais, pensando por uma lógica de que a população busca por momentos que refletem um sensação de bem estar e cuidado entre as rotinas conturbadas do cotidiano, sobretudo dos moradores dos grandes centros.

Por isso, mesmo pensar em proporcionar por meio das franquias de beleza feminina e estética opções variadas de tratamentos. Os cuidados estéticos e pessoais não dependem de sazonalidade apesar de se reforçarem também nestas datas.

Dados do setor de beleza

São várias ramificações do segmento que podem ser  específicas ou não. Por exemplo: é possível encontrar franquias de depilação a laser para homens e mulheres, sobrancelhas, barbearias, esmalteria, emagrecimento.

Da mesma forma que os serviços de beleza e estética estão em ascensão, os que desejam investir no segmento de franquias de beleza feminina também estão atuantes.

De acordo com as informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o setor de franquias de beleza e estética foi o que mais cresceu no segundo trimestre de 2019, com um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2018.

O faturamento alcançou um total de R$ 8,8 bilhões e chegou a ultrapassar a marca de 26 mil unidades de franquias no país.

Da para perceber que esse ambiente é bem favorável para o investidor que tem o desejo de entrar para o ramo. Para saber tudo sobre franquias de beleza feminina acompanhe ao longo deste texto!

Números do setor

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre os anos de 2015 e 2017, o segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar, obtiveram um crescimento de 35,3% no faturamento.

O setor movimenta também os de produtos que alcançaram uma marca de mais de R$ 47,5 bilhões no ano de 2017, registrando um crescimento de 2,8% em comparação com o ano anterior.

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

O Brasil ainda ocupa a quarta posição do ranking mundial de consumidores que mais consomem serviços e produtos de estética, beleza, perfumes, entre outros, ficando atrás apenas das grandes potencias, Estados Unidos, China e Japão.

Brasileiro não dispensa vaidade

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tres mulheres de toalha passando hidratante no rosto
As brasileiras quase em sua totalidade não dispensam serviços de beleza

Que o brasileiro é muito vaidoso não há dúvidas, cuidados básicos como os voltados aos cabelos e unhas estão em alta independente da situação, e já podemos dizer que são essenciais.

Um estudo da Quórum Brasil, empresa de pesquisas de mercado, identificou que 97% das mulheres brasileiras dizem se preocupar com a aparência e não abrem mão de gastos com serviços de beleza e estética.

Os dados confirmam que esse percentual leva as mulheres consumirem cada vez mais produtos e serviços de beleza, os homens não ficam para trás e tem crescido cada vez mais no setor. Por enquanto 38% deles consomem serviços de beleza que vão além de barba, cabelo e bigode.

Além disso, a pesquisa também revela que para 40% dos brasileiros entrevistados cuidar de si mesmo é a atividade mais valorizada no dia e para 80% o cuidado pessoal é uma forma de relaxar.

A vaidade dos brasileiros permite boas oportunidades para quem quer investir em uma franquia de saúde e beleza.

Segundo dados da ABF, neste primeiro trimestre de 2019, o segmento de franquias de saúde e beleza teve crescimento de 9,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.

E no segundo trimestre o crescimento foi de 6,6%, sem mantendo entre os segmentos que mais cresceram.

Franquias da área de beleza

O franchising está de olho nesse segmento que é bem valorizado, os números do setor estão aí para demonstrar o potencial de alcance que existe para o ramo de franquias de beleza feminina.

Justamente por estarem atentos as tendências do mercado estão de olho se preparando para alcançar novos modelos de negócios.

Por se tratar de um ambiente muito amplo o mercado concorre diretamente com os profissionais liberais e o mercado informal o que também gera concorrência, porém a diferença é que mesmo com muitas opções, elas não conseguem se manter por muito tempo.

Um negócio iniciado do zero pode não ter a mesma estabilidade que uma franquia, isso porque não basta apenas começar, é preciso muito estudo e planejamento para manter uma empresa funcionando.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que apenas 5% das franquias fecham as portas até o segundo ano de funcionamento. Já a taxa de mortalidade de empresas iniciadas do zero é de 23% para o mesmo período.

Por isso mesmo as franquias são formatos mais consistentes e tem por trás todo um planejamento e uma equipe que andam junto com o franqueado, permitindo que possíveis erros não sejam cometidos ao longo da caminhada.

Dentro de uma opção de franquia as chances de crescimento são bem maiores e mais seguras e dependem muitas vezes apenas do desempenho do franqueado,  que tem o auxílio necessário da franqueadora  para fazer o negócio andar e funcionar da melhor maneira.

O que é preciso para investir no setor de beleza e estética?

Agora que você sabe mais sobre o ambiente empresarial o ramo e as grandes possibilidades do setor  vai precisar saber como dar o primeiro passo para investir no ramo, certo? Vamos mostrar o passo a passo.

Antes mesmo de dar o pontapé inicial você precisa saber em qual modelo deseja ingressar, isso porque o setor de beleza e estética tem várias ramificações, dentre elas espaços só para homens outros só para mulheres ou até mesmo atendimento unissex.

São opções de esmalterias, salões de beleza, clínicas de estética, design de sobrancelhas, depilação entre outros. Depois de decidir em qual deles você está mais envolvido é hora de iniciar o processo para escolher a franquia que vai representar.

A primeira coisa e talvez a mais importante é a vontade de investir e o potencial de investimento. Você tem capacidade financeira para investir no setor de franquias de beleza feminina? É preciso saber que não apenas o valor total de investimento é necessário.

Mas contar com despesas adicionais do início que devem ser previstas como aluguel, água, luz telefone pagamento de funcionários , tudo isso deve ser bem planejado, até porque o retorno de investimentos não acontece de uma hora para outra.

Se tiver o capital necessário e um planejamento feito com antecedência terá muito mais tranquilidade de alcançar os resultados que precisa. Lembre-se que um negócio não pode interferir no capital interno da sua família, da sua casa.

Cuidados antes de abrir franquias de beleza feminina

Alguns cuidados são necessários antes de abrir uma franquia de beleza feminina veja algumas dicas que separamos para que você esteja mais do que preparado para esse momento tão importante antes de empreender.

Franquias têm regras

Independente do segmento de beleza que escolher é preciso que tenha consciência que dentro de uma franquia não haverá um patrão, você não será subordinado a ninguém ao mesmo tempo que terá que cumprir algumas regras ditadas pelas franquias.

Você precisa seguir um planejamento já predefinido pela franqueadora sobre as ações a serem tomadas na franquia, esse é o plano de negócios.

Isso não é ruim, porém pode limitar alguns empreendedores que buscam inovações independentes, isso não pode ocorrer dentro de uma franquia. Fique atento!

Investir em treinamentos

Em qualquer segmento de franquias é essencial que se tenha capacitação, na área da beleza é fundamental que haja esse tipo de preocupação. Muitos procedimentos devem ser treinados para que possam ser executados com segurança e resultado .

Busque por cursos além dos que são obrigatórios, se especialize se mantenha sempre atualizado por instituições comprometidas como a ABF e o Sebrae.

Pesquise sites especializados em franquias para saber mais a respeito do assunto e se manter sempre alinhado com o setor e as oportunidades oferecidas.

Registros e Associações do Franchising

mulher trabalhando em seu computador
Pesquisar sobre o franchising em todos os aspectos é fundamental para quem quer entrar para o setor

Antes mesmo de definir sua escolha pela franquia pesquise se a empresa é registrada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) . Um dos problemas mais recorrentes no franchising é investir em marcas não registradas que podem ser repassadas para outros empresários .

Observar se a Franquia está associada a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é também um ponto importante, isso porque sendo afiliada ela pode passar pelas avaliações dos usuários e adquirir i selo de excelência do franchising.

Alinhar os objetivos para o tipo de publico

Procure alinhar o seu objetivo com o público-alvo que deseja alcançar, qual o consumidor médio que pode alcançar na região de interesse.  

Situações como oferecer serviços de um público B e C em uma região onde haverá um volume maior de pessoas com outro estilo de vida, por exemplo não trarão o resultado desejado.

Estudar bem documentação

Diante de todas essas informações  o candidato deve concentrar  sua analise mais criteriosa nos documentos de informações relacionadas a franquia de beleza feminina, principalmente no plano de negócios que é o que vai direcioná-lo nesse processo.

Tudo isso consta na COF, documento que vamos falar no texto a seguir.

Como me tornar um franqueado?

Após escolher e definir bem seu estudo entre franquias do setor de beleza é preciso fazer contato com a franqueadora responsável. Nesse momento é importante que você já tenha feito uma pesquisa prévia da franqueadora da qual vai representar a marca escolhida.

Tanto em pesquisas convencionais quanto conversando com outros  empreendedores da marca. Isso e importante para você saber se o suporte oferecido é satisfatório se o plano de negócios é bem elaborado e funciona de acordo com o objetivo proposto.

Tudo isso faz parte desse momento de pesquisa e faz toda diferença para quem está em busca de orientação para iniciar em franquias de beleza feminina e em qualquer outra.

Processo de franqueamento

Após tomar a decisão de escolha, faça contato com a franqueadora. Entre no site da marca e cadastre seus dados nos formulários de contato que estão disponíveis.

A partir desse momento será possível que logo receba um contato da franqueadora para saber do seu real interesse pelo negócio. Ao contrário inclusive do que algumas pessoas pensam você também está sendo avaliado nesse momento.

Converse de forma sincera com a franqueadora demonstre suas reais condições e a intensidade do seu interesse em investir no empreendimento.

Isso é importante pois tanto você quanto a franqueadora precisam estar alinhados com o objetivo do investimento, até porque ambos tem o mesmo objetivo, de que o negócio dê certo.

Interesses definidos e confirmados a franqueadora envia a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse documento é uma espécie de pré contrato com as informações sobre as premissas do contrato e de todas as regras e definições do plano de negócios da franquia escolhida.

Seguindo as normas da Lei de franquia,13.966/19 o prazo mínimo para que o candidato possa estudar a COF é de 10 dias, sendo assim haverá tempo hábil para analisar todas as informações do documento, e se necessário esclarecer todas as dúvidas antes de confirmar o negócio.

Após a leitura e a aceitação de todos os termos contidos na COF, finalmente é liberada a assinatura do contrato. Em seguida deve ser feito o pagamento da taxa de franquia para iniciar os processos de implantação, caso a franquia seja de loja física.

Pronto! Você já é um franqueado!

Quer saber mais informações sobre a segurança da COF e suas premissas? Então assista neste vídeo tudo sobre a COF!

Opções de franquias de beleza feminina para abrir

Com a diversidade das franquias de beleza femininas a escolha vai depender do seu gosto pessoal por atuar em um determinado subsegmento.

As opções mais lucrativas certamente são aquelas que oferecem maior variedade de serviços no mesmo ambiente o que aumenta o ticket médio de serviços que o consumidor pode realizar.

Além é claro de oferecer maior praticidade ao consumidor que no mesmo ambiente pode fazer tudo ou quase tudo que precisa.

Se você gosta da estética vai buscar por tratamentos específicos, se já tem maior afinidade com cabelos e make vai procurar um modelo de salão, se esmalterias mais completas são o seu objetivo vai optar por modelos voltados para esses serviços. Para ampliar o seu ideal de investimento trouxemos neste tópico algumas opções.

Suav

A franquia  de beleza feminina e masculina Suav  possui um mix de serviços direcionados para o público feminino mas também para os homens. Seu carro chefe é a esmalteria express, que atua no modelo de atendimento sem hora marcada, isso mesmo.

O modelo da Suav permite que o cliente chegue na hora e faça o serviço que precise sem que seja preciso ter agendamento prévio, isso funciona muito bem para quem não tem muito tempo disponível e precisa aproveitar aquela brecha no meio do dia para fazer a unha, uma depilação e até a sobrancelha.

Na Suav é possível fazer também o design de sobrancelha, escovaria também com a opção mais ampla de serviços e depilação, inclusive a técnica e o produto usado para depilação na Suav é diferenciado e permite uma depilação sem sofrimento.

A cera da Suav é própria e não causa aquela dorzinha que muitas pessoas não gostam de sentir quando precisam depilar.

Para se tornar um franqueado da Suav é necessário uma estrutura de, no mínimo, 80 m². O franqueado tem a possibilidade de obter um uma taxa de lucro de 20%.

  • Investimento R$ 168 mil
  • Faturamento R$ 70 mil
  • Retorno 16 a 36 meses

Yes Cosmetics

Entre as boas oportunidades voltadas para o mercado de cosméticos, trouxemos a franquia Yes Cosmetics. A marca é uma das referências do mercado com os seus mais de 20 anos de história, com produtos de alta qualidade e com preços acessíveis.

Mas essa não é a única vantagem de se tornar um franqueado da empresa. Com o negócio, você pode fazer vendas na sua unidade física, poderá trabalhar com e-commerce e até negócios nas redes sociais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Spa da Sobrancelha

O Spa da sobrancelha é uma franquia de sobrancelhas que oferece cuidados com o olhar especificamente com as sobrancelhas. Com técnicas diferenciadas e produtos exclusivos para os cuidados e manutenção das sobrancelhas e do rosto.

A rede também oferece diversos serviços voltados para reforçar a beleza do olhar por meio de micropigmentação com técnica exclusiva e um resultado natural.

Para se tornar um franqueado da marca é necessário investimento inicial de R$ 125 mil.

Siluets

A Siluets é uma rede de franquias de clínicas de estética, fundada em 2011. A marca trabalha no segmento de franquias com mais de 40 tratamentos de beleza, como redução de medidas, limpeza de pele, coloração de cílios, design de sobrancelhas e fotodepilação .

Com um grande potencial de mercado é possível ter um franquia da Siluetx com valor inicial de R$ 281 mil.

Pink Lash

A franquia oferece serviços de alongamentos de cílios e aperfeiçoamento do olhar por meio de uma técnica especial com fios naturais e que permitem o realce dos cílios. O método Pink Lash disponível para quem busca embelezar o olhar de forma simples e bem natural.

A técnica que oferece um serviço fio a fio com estratégias bem elaboradas para um atendimento seguro e bem feito. A franquia da rede custa á partir de R$ 35 mil.

Studio de Bronze

O bronzeamento está em alta e existem muitas técnicas oferecidas que permitem o bronzeamento porem sem a devida segurança aos clientes. O Studio Bronze utiliza uma técnica diferente com produtos orgânicos e sem que seja necessária a exposição ao sol.

A franquia também permite um trabalho bem mais flexível já que o serviço é feito na casa da cliente e por agendamento, o que permite maior flexibilidade.

O bronzeamento é realizado com produtos que ativam a cor da pele sem causar danos e com efeito natural.

O composto de produtos vegetais denominado bronzeamento orgânico não necessita de exposição ao sol. O efeito é comparado a um bronzeamento solar de até 7 dias e sem manchas.

Para se tornar franqueado o investimento inicial é de R$ 17 mil

Emporium da Beleza

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A tecnologia e os serviços de estética facial fazem parte do nicho de franquias de beleza feminina

A franquia Emporium da Beleza é uma empresa que está sempre investindo em estética avançada, e aprimorando seus conceitos com novidades e avanços tecnológicos para atender o nível mais exigente de clientes que buscam pela qualidade e satisfação com bons resultados.

Os serviços oferecidos pela Emporium da Beleza estão voltados a Biomedicina estética, estética corporal e facial. Para se tornar um franqueado da marca é necessário um investimento inicial á partir de R$ 205 mil.

Nohraan

A franquia Nohraan é especializada em produtos voltados para beleza e cuidados, como cosméticos capilares.

A Nohraan tem em seu mix de produtos shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e finalizadores, além de perfumes, produtos homens e mulheres com linha de cosméticos corporais. O modelo de franquia é menor nas opções de quiosque.

Os valores iniciais para uma franquia da Nohraan variam entre R$ 75 a R$ 268 mil.

Botoclinic

A Botoclinic é uma rede de franquias que se dedica exclusivamente a serviços de aplicação de toxina botulínica (botox) e preenchimento com ácido hialurônico.

Seu foco está na estética facial, a rede tem a proposta de oferecer tratamentos a preços competitivos. As franquias podem ser instaladas em pontos de shopping e de rua. Para se tornar um franqueado da Botoclinic o valor inicial é de R$ 185 mil.

Magrass

A rede de franquias da Magrass é uma franquia que oferece tratamento e acompanhamento saudável para emagrecimento.

Os  profissionais são preparados para o acompanhamento nutricional dos clientes. Sua atuação é específica para emagrecimento e cuidados estéticos.

Se quiser ser um franqueado Magrass é preciso desembolsar valores a partir de R$ 200 mil.

Salão Marly

A franquia do Salão Marly está voltada para um atendimento completo de salão de beleza voltado para todos os públicos.

Seu atendimento oferece uma ampla cartela de serviços como cabelo, maquiagem, cuidados com a pele e unhas além de serviços especiais como dia da noiva, formatura, entre outros.

O salão que foi fundado na década de 70 e com seus mais de 50 anos de história se tornou uma rede de franquias com grande potencial no mercado de moda e beleza. Para ser um franqueado o valor de investimento inicial é de R$ 280 mil.

D´pil

A franquia D´pil oferece o serviço de fotodepilação e permite por meio de uma técnica diferenciada com depilação indolor, além de oferecer aos clientes uma gama de serviços como de massagem, peeling e tratamentos de sobrancelha.

No investimento inicial são disponibilizados equipamento de IPL como  fotorejuvenescimento, tratamentos de manchas e acne, móveis da sala de atendimento, kit inicial de cremes D’pil para venda.

Para se tornar um franqueado da D’pil é necessário valor inicial de R$ 97 mil.

O setor de franquias de beleza feminina é mesmo bem amplo e possui franquias de vários preços e modelos para todos os tipos de empreendedores. 

Agora que você já sabe muito mais sobre o ramo, continue se preparando. Acesse gratuitamente o e-book abaixo e saiba mais sobre investir em franquias de beleza!

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Você também pode continuar aqui no site lendo o artigo: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?. Assim, será mais simples definir o melhor negócio para abrir.

Outra dica é contar com uma consultoria gratuita para entender seu perfil empreendedor. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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