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Franquias de carros: opções e vantagens de abrir o negócio

Sumário

Você é um dos apaixonados pelo setor automotivo? Está buscando empreender e gostaria de algo voltado para esse nicho? Então, uma boa opção são as franquias de carros. Acompanhe conosco o material que preparamos para você! 

Não há dúvidas de que o setor de automóveis possui um grande potencial de mercado. A prova disso são os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Só no ano de 2019, o Brasil realizou o emplacamento de  mais de 2.787 milhões de carros entre veículos leves, comerciais, caminhões e ônibus. Esse número corresponde a um crescimento de 8,65% em comparação com o ano anterior. 

Para a Fenabrave, o desempenho foi motivado por taxas nos juros menores, queda no desemprego e também na inadimplência, o que automaticamente aumenta a confiança dos empresários e consumidores.

Outra situação que trouxe o crescimento do setor foi a compra de veículos pelas locadoras, devido a alta demanda de aluguel para veículos de aplicativo. 

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O investimento em franquias

O investimento em franquias se diferencia bastante do tipo de investimento em uma empresa convencional, aquelas criadas do zero. Ao escolher uma rede de franquias para atuar, o franqueado fica à frente de uma espécie de “cópia” da empresa matriz, já testada e aprovada no mercado.

Essa cópia, portanto, segue os mesmos padrões de processos e serviços seguidos pela matriz da marca, que proporciona maiores chances de sucesso ao franqueado que investe em um modelo de negócio com maturidade de mercado.

Para poder administrar a franquia, o empreendedor realiza o pagamento do valor de investimento e de algumas taxas iniciais, como a taxa de franquia.

A taxa de franquia é a responsável por garantir que o franqueado terá o direito de uso da marca, para reproduzir em sua unidade tudo que é feito pela matriz e pelas demais franquias da rede.

Para reproduzir todos os processos de gestão, operação e vendas, os franqueados recebem transferência completa de know-how, treinamentos e suportes constantes da franqueadora. Assim, o empreendedor desenvolve uma capacitação completa para atuar no mercado.

Assim, o empreendedor não encontra surpresas relativas à aceitação dos modelos de negócio ou do que está sendo vendido aos consumidores. Portanto, todo o conhecimento da marca durante os anos de atuação são repassados aos franqueados.

Todas essas seguranças são garantidas pela Lei de Franquias, que determina que as redes devem entregar aos franqueados alguns documentos que explicitam todos os direitos e deveres dos empreendedores.

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Vantagens

homem analisando gráficos vantagens franquias de carros
As franquias se diferenciam dos empreendimentos convencionais ao proporcionar maior segurança ao franqueado.

A principal vantagem de se investir no franchising é a segurança. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas cinco fecham as portas até o segundo ano de operação. O resultado representa uma taxa de mortalidade de 5% em 24 meses.

Se comparado com empresas comuns, a taxa de mortalidade é bem baixa. O índice de mortalidade de empreendimentos próprios é de 23% em 24 meses. Ou seja, a cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos.

Quando prolongamos a análise, o diferencial fica mais explícito. A cada 100 empresas que são inauguradas, pelo menos 75 fecham antes de completar uma década de atuação. O franchising, pelo contrário, a cada 100 franquias, apenas 15 fecham as portas em 10 anos.

A segurança se deve por se investir em um modelo de negócio já testado no mercado. A maturidade de atuação significa que a marca já superou inúmeros desafios, investindo em melhorias de processos e operações.

Desse modo, ao investir em um dos modelos de franquias de carros, o franqueado recebe todo o know how da marca. A transferência de conhecimento, junto do suporte e dos treinamentos são a receita de sucesso das redes franqueadas.

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Além disso, todo franqueado conta com documentações que fortalecem a segurança do investimento. A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o principal documento, que detalha o formato da franquia e esclarece direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

O contrato de franquia também é essencial nessa relação, sendo uma documentação que firma o investimento e, por isso, só deve ser assinado quando o franqueado está de acordo com o investimento. Tudo de acordo com a Lei de Franquias.

Cuidados

Entretanto, como todo investimento, alguns cuidados precisam ser tomados para que a unidade tenha garantia de sucesso.

O principal é escolher um modelo de franquia com que você se identifique. Ter harmonia com o segmento de atuação, formato de franquia e produtos e/ou serviços oferecidos aos consumidores é essencial para tornar a rotina de trabalho mais satisfatória.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

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Para isso, estude o mercado, conheça a fundo as marcas e os modelos de franquia disponíveis para investimento. Para facilitar esse processo, a internet se torna uma aliada.

Ao mesmo tempo, também é aconselhável participar de eventos e feiras de franquias. Nesses ambientes, você tem a oportunidade de conhecer melhor as redes, conversar com os representantes, tirar dúvidas e entrar em contato com franqueados.

A interiorização das franquias

O movimento de interiorização é uma tendência do franchising brasileiro, o que amplia as possibilidades de atuação dos empreendedores. Alguns segmentos apresentam esse movimento de forma mais forte, outros ainda estão iniciando a expansão para o interior do País.

De acordo com a ABF, das 30 cidades com maior número de franquias, 10 não são capitais brasileiras.

Em mercados bem diferentes dos encontrados em capitais e grandes metrópoles, muitas redes de franquias conseguem desenvolver modelos de negócio mais enxutos, sendo uma boa estratégia para quem visa as franquias de carros.

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Esses formatos apresentam valores de investimento mais em conta, se comparado com os modelos mais robustos instalados das capitais. Além do baixo valor de investimento, o empreendedor não encontra tanta rivalidade no mercado.

Além disso, em cidades de interior, as redes de franquias encontram custos operacionais mais em conta. Ou seja, se em uma grande metrópole os gastos com aluguel, contas, salários e insumos são bem mais elevados, em cidades do interior esses investimentos cabem no bolso do empreendedor.

Esses mercados também facilitam que o mapeamento do perfil dos clientes seja feito de forma mais simples, o que auxilia a traçar boas estratégias de atuação.

Em resumo, a interiorização amplia as possibilidades de entrada de empreendedores de diferentes perfis.

Inclusive, candidatos a franqueados que moram em cidades do interior encontram maior impulso para atuarem junto de uma franqueadora. Por isso, se você pretende investir em franquias de carros e mora em cidades do interior, esse movimento propicia a sua atuação.

Por que investir em franquias de carros?

A principal vantagem de investir em franquias de carros é que elas oferecem um plano de negócio já analisado, testado e refeito pelo franqueador que ao longo do tempo.

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Ou seja, na franquia, a dona da marca buscou rever, várias e várias vezes, os pontos de melhoria do planejamento, para que a sua expertise pudesse ser repassada com eficiência.

Essa é a diferença da franquia em relação a iniciar um negócio do zero. Com um negócio do zero, os erros seriam inevitáveis e, muitas vezes, o tempo seria perdido para avaliar novas estratégias. 

Outro ponto importante é que, se tratando de uma marca já reconhecida, o potencial de escolha pelo cliente é maior. As pessoas reconhecem a marca e sua credibilidade e isso favorece muito o empreendedor.

O mercado automotivo

mecânico trabalhando franquias de carros
Franquias de serviços automotivos estão sempre em alta devido o aumento da frota em circulação e, consequentemente, aumento da demanda de serviços.

As franquias de carros estão inseridas em um segmento que não para de crescer. Para quem busca por opções de investimento com valores atrativos e com boas possibilidades de ganhos, as redes que se dedicam a serviços automotivos se apresentam como boas opções.

Como um todo, o franchising brasileiro faz parte de um dos setores da economia que, mesmo em meio a instabilidades econômicas, consegue registrar resultados positivos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), todos os segmentos do franchising registraram crescimento em 2019, em comparação com os números de 2018.

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A ABF informa alguns segmentos que se destacaram na Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, dentre eles o setor de Serviços automotivos.

Assim, as redes que se estruturam como franquias de carros registraram um aumento de 7,2% no faturamento em 2019, em comparação com o faturado no ano anterior. O resultado positivo demonstra que há espaço para atuação e investimento no mercado.

Principalmente porque existe uma demanda a ser suprida e as franquias de veículos oferecem vários serviços de vistoria, oficina mecânica, estética automotiva, entre outros.

Como já mencionado acima, o resultado foi impulsionado por uma cadeia de desenvolvimento iniciada pelo crescimento na compra de veículos pelas franquias de locadoras, que oferecem os carros aos prestadores de serviço de aplicativos de transporte.

Número de carros circulando no Brasil

Além disso, um estudo divulgado pelo Observatório das Metrópoles, identificou que no Brasil existem cerca de 65 milhões de carros. Esse número cresce a cada ano, muito por causa do desenvolvimento de regiões em que não havia uma boa infraestrutura. 

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Porém, esse dado contrasta com a informação de que o período em que uma pessoa fica com um carro é de cinco anos. Muito por causa da crise financeira que atingiu a economia nacional e reduziu o poder de compra do brasileiro. 

Como resultado, as pessoas passaram a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para reduzir a desvalorização do veículo na revenda ou troca. Tornando o setor um ótimo investimento para quem deseja investir em franquias de carros. 

Segundo a pesquisa da Agência Autoinforme, se estima que as despesas provenientes de um carro pode chegar a até R$1,1 mil mensal em média. Assim, a estimativa é que todos os gastos são separados em frentes como combustíveis, peças de reposição, serviços, impostos de circulação e seguros.

Desses valores, a maior parte ainda está ligada ao consumo de combustível. O brasileiro gasta em média R$ 344 por mês só com abastecimento. Por fim, na ordem de prioridades estão os seguros, serviços de estética automotiva, compra de peças para reposição e impostos de circulação.

Como investir em franquias de carros?

Para ser um investidor de sucesso ao investir em franquias é de carros, é preciso gostar do setor, entender sobre carros e buscar sempre se desenvolver. Estar de olho em tendências e novidades do mercado é essencial para oferecer serviços atrativos.

O mais importante nesse momento, além de conhecer sobre administração de negócios, é saber todos os cuidados necessários para não prejudicar o funcionamento dos automóveis que chegarem até ele.

1. Faça um levantamento do setor

reunião empresarial
Estudar o mercado é uma das formas de entender se o segmento é ideal para o seu perfil.

É preciso estudar para conhecer bem as necessidades que a sua unidade de franquia irá enfrentar. As principais empresas do segmento atuam com reparos, manutenções, troca de óleo, aluguel ou limpeza.

A escolha não depende apenas da qual terá a menor necessidade de investimento, mas de um conjunto de fatores como a sua capacidade de investimento, a reputação da rede, rentabilidade, estrutura, conforto e flexibilidade. Após esse estudo minucioso, é a hora de desenvolver o plano de investimento. 

2. Conheça as suas limitações financeiras

Será nessa análise que o empresário conseguirá pontuar os pontos de melhoria na sua gestão financeira. Com isso em mãos, ele consegue desvendar o caminho do seu dinheiro e reduzir o consumo “bobo”.

Essa é uma prática que deve acompanhar o gestor também em sua vida pessoal. É graças a essa prática, que ele consegue ter segurança e transparência para fazer um investimento desse porte.

Conhecer as limitações financeiras é essencial também para entender todos os valores que serão necessários para aquisição e operação da franquia. Além do valor de investimento inicial, os franqueados precisam arcar com algumas taxas, como a taxa de franquias, royalties, capital de giro, fundo de propaganda.

Esses pagamentos fazem parte do investimento em franchising e são essenciais para manter a saúde do seu negócio. Por isso, estude todos os valores e saiba se você conseguirá arcar com todo o investimento necessário do modelo de negócio.

3. Descubra como atender o seu público

Tradicionalmente, o carro é um objeto pelo qual o brasileiro tem muito apreço. Em muitos casos, eles carregam histórias marcantes para seus donos. Por isso, o investidor precisa estar ciente que terá que ter maior cuidado com o seu serviço que qualquer outro segmento.

Além disso, o perfil deste público também está mudando. Quando falavamos de carro, era muito comum voltarmos nossos pensamentos para consumidores homens. O mercado vem atraindo cada vez mais consumidoras, como mostra o levantamento da General Motors (GM) de 2017. 

Dos atendimentos ligados a automóveis, 46% dos clientes dessas empresas são mulheres.Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de atendê-las por causa dos hábitos e costumes equivocados que perpetuaram durante anos no setor.

4. Pesquise a sua concorrência

Com um mercado com números tão bons, é normal que vários investidores busquem crescer apoiado nesse setor. De acordo com o Empresômetro de 2019, são mais de 185 mil estabelecimentos atuando dentro do mercado automotivo.

Porém, um bom empresário não teme seus concorrentes. A competitividade é algo positivo e ajuda o seu empreendimento a crescer. Mas para isso acontecer, é preciso conhecer muito bem contra quem você está competindo. 

Pessoas não buscam apenas um bom valor, buscam um serviço e atendimento de qualidade.

Diferenciais das franquias automotivas

Existem várias vantagens de se tornar um franqueado. Começando por ter acesso ao plano de negócio da marca. Como ele já foi testado em outras unidades, seus resultados serão mais rápidos e eficazes.

Uma franquia de serviços automotivos tem potencial de criar uma clientela fixa. Isso porque, os serviços são recorrentes e necessários. 

Além do que, quem ama carro cuida do seu, e cuida de todas as formas. Sobretudo com manutenção e limpeza, que são serviços que exigem maior frequência, pois são preventivos.

Um ponto muito importante para os clientes do setor automotivo é o da confiança na prestação dos serviços.

Saber que o seu veículo está em boas mãos não tem preço. Esse também é um diferencial de uma franquia, pois a unidade leva o nome da credibilidade da marca. 

Além disso, o suporte das franquias de carros acompanha o franqueado por todo período de franqueamento.

Ele oferece orientações de todos os níveis, desde a implantação até a forma de administrar e desenvolver o plano de metas para alcançar bons resultados. Esse é o maior diferencial da franquia: o auxílio durante todo processo.

Quais os cuidados são necessários?

Ao investir em qualquer modelo de empreendimento, é necessário se preparar, certo? É de extrema importância que o empreendedor compreenda o melhor ramo de atividade para ingressar.

O primeiro ponto é gostar, se identificar com o modelo de negócio do investimento. Assim, você terá maior facilidade de desempenhar o papel de gestor, sabendo inclusive que boa parte do seu tempo será investido neste empreendimento.

Vale lembrar que, ao investir, você vai lidar com pessoas que gostam e conhecem bem sobre carros. Então, será preciso saber dialogar sobre uma das maiores paixões do brasileiro. 

Uma alternativa interessante para compreender melhor sobre o funcionamento do setor é saber basicamente sobre os principais sistemas de um veículo. São eles:

  • Elétrico;
  • Arrefecimento;
  • Freio;
  • Rodagem;
  • Injeção;
  • Ignição;
  • Transmissão; e
  • Suspensão.

Pesquisar a concorrência também faz parte do processo. Você precisa compreender melhor o sistema de trabalho e o que é oferecido. Essa será uma forma de se desenvolver e oferecer opções diferenciadas ao consumidor.

Estar aberto para o novo e para o mercado digital também vai fazer parte do trabalho. Atualmente, as redes sociais são fundamentais no processo de divulgação. 

Não fique preso nas formas tradicionais de propaganda! Elas ainda funcionam, mas migraram também para o ambiente virtual, que permite maior amplitude de público, além de permitir o uso intenso da criatividade. 

Opções de franquias automotivas para você abrir

No mercado, existem diversas opções de franquias de serviços automotivos. Você pode optar por uma franquia que tenha diversos serviços ou que seja especialista em alguns.

Acompanhe conosco alguns modelos de franquias automotivas e serviços que podem ser oferecidos.

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Quais são as dicas para investir em franquias de carros?

Após conhecermos todos as possibilidades de investimento no setor automotivo, chegou a hora de passarmos as melhores dicas para que você consiga empreender no melhor negócio possível. Acompanhe!

Estude o tipo de serviço que irá oferecer

Trabalhar com automóveis exige um certo conhecimento e afinidade do empresário com o tema. Por isso, esteja sempre preparado para encontrar clientes que entendem ou não sobre automóveis. 

Ou seja, vira diversos tipos de perguntas até você e é importante que saiba respondê-las de forma tranquila, para transmitir conhecimento ao seu cliente. Dessa forma, ele sentirá mais confiança no seu trabalho e a propaganda boca a boca pode ser positiva para o seu empreendimento. 

Além disso, é importante que o empresário saiba todos cuidados que precisam ser tomados para não prejudicar o veículo, seja por causa de uma manutenção, troca de acessório, reformulação de algum sistema ou uma limpeza. 

Não é preciso conhecer todas peças de um carro e suas funções, porém é fundamental que o empresário tenha curiosidade e dedicação para entender como funcionam os sistemas que envolvem um veículo.

Foque no longo prazo

Outro ponto interessante e que deve ser levando em consideração na hora de investir em franquias de carros, é a visão a longo prazo. Ela é necessária para quem deseja entrar nesse setor. 

Apesar de ter uma grande procura de clientes, até que o seu empreendimento consiga ser bem visto pela região e tenha confiança, será preciso muito trabalho e dedicação. Só assim, você será capaz de atingir uma boa rotatividade de clientes, fazendo seu negócio andar sozinho.

Não se acomode

Por exigir esse cuidado, o investidor precisa preparar-se para uma jornada de trabalho maior que as oito horas convencionais. Serão finais de semana e noites se dedicando ao empreendimento.

O empresário precisa identificar se possui visão comercial ou se está preparado para estudar e adquiri-la antes de iniciar seus estudos viabilização do negócio. Em resumo é fazer-se presente, ser organizado e aplicado para alcançar o sucesso. 

Além do bom controle emocional e psicológico, essa eficiência será fundamental para o desenvolvimento de um bom benchmarking — análise estratégica que identifica as ações dos concorrentes para aprimorar seu serviço. 

Estude a Circular de Oferta de Franquia

Outro ponto muito importante para quem deseja investir em franquias de carro é estudar com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar pontos importantes para o desenvolvimento do seu empreendimento. Ou seja, graças a ele você consegue conhecer seus direitos e gastos necessários. 

Entre as informações importantes para serem captadas na COF estão o histórico da marca, os valores necessários para tirar o projeto do papel, se há alguma pendência judicial, dados dos atuais e ex-franqueados dos últimos dois anos, tipos de treinamentos e suportes que serão oferecidos pela marca, além de informações referentes a concorrentes etc. 

Um detalhe importante sobre o documento, é que para dar sequência à negociação com a franqueadora e o contrato seja entregue, é necessário apresentar a Circular assinada. Porém, de acordo com a Lei de Franquias, ele só pode ser assinado após 10 dias do seu recebimento.

Assim, ela protege o empreendedor de sofrer algum tipo de pressão por parte da franqueadora para que firme o negócio o mais rápido possível. Dessa forma, caso tenha alguma dúvida ou questões importantes que devem ser esclarecidas, procure um advogado de confiança para lhe ajudar. 

Onde abrir uma das franquias de carros?

Agora você já sabe mais sobre o mercado de automóveis, viu algumas opções de franquias de carros e conhece um pouco mais sobre as opções para investir. Mas onde abrir sua loja? conforme falamos acima você irá receber a devida orientação para a abertura do seu empreendimento.

Pois saiba que, antes mesmo de iniciar o processo de franqueamento, a franqueadora faz uma análise para a viabilidade do local mais adequado para a implantação do seu negócio.

Se escolher um modelo de loja física ela deve estar em um local de fácil acesso aos potenciais clientes e também dos fornecedores.

Não se preocupe, estando em um modelo de franquia todas as orientações serão repassadas nesse primeiro momento e também durante todo processo. Lembrando de ficar sempre atento as informações apresentadas pela COF.

Por fim, será necessário encontrar qual o empreendimento mais chama a sua atenção. Durante o texto apresentamos algumas opções como uma franquia voltada para estética automotiva, outra mais dedicada a pneus e os componentes que ajudam a deixar o veículo mais seguro e, por fim, uma loja de acessórios.

Lembrando que são empreendimento que possuem uma boa saída, considerando as informações apresentadas pela Agência Autoinforme no começo do nosso conteúdo.

Não esqueça de estudar bem sobre o setor invista tempo no seu negócio se mantenha atualizado para sair sempre na frente da concorrência. Se dedique ao máximo e tenha grandes chances de fazer o seu investimento se tornar um negócio de grande sucesso.

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