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Franquias de comida: melhores opções para você lucrar com Alimentação!

Sumário

Apostar em franquias de comida é o seu objetivo de negócio? Saiba que é uma boa opção. Existem oportunidades incríveis no sistema de franquias que vão abrir um horizonte de ideias boas para você. Quer conhecer as melhores opções de franquias de comida? Leia mais neste artigo!

O segmento de Alimentação é um dos mais promissores no franchising. Não à toa, conquistam muitos empreendedores que já atuam nesse mercado. Muitos são atraídos pelo poder de lucratividade e demanda.

Outros pela possibilidade variada de atendimento ao público e estruturação da franquia. É possível atuar em franquia de restaurante completo, delivery, quiosque, food truck e até home office.

Além disso, é um segmento que menos se abala na crise. Mesmo diante das dificuldades econômicas, o mercado consegue se manter firme perante as dificuldades. Por isso, optar por esse tipo de empreendimento será mais eficaz se o seu objetivo for crescer com um negócio próprio.

Assim, se souber escolher o modelo de franquia ideal para o seu perfil e sua capacidade de investimento, poderá ter boas chances de se destacar no segmento.

Veja neste conteúdo como escolher a melhor opção entre os modelos de franquias de comida para você se tornar dono do próprio negócio.

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O mercado de alimentação

O mercado de alimentação apresenta fatores bem interessantes sobre o crescimento e a segurança desse tipo de investimento. Eles facilitam, e muito, as perspectivas de negócio de quem busca investir nesse ramo.

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O objetivo será sempre o mesmo, independente do negócio: ter uma unidade estruturada e lucrativa. Porém, compreender que o setor é mesmo positivo pode animar ainda mais os investidores.

Dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o brasileiro gasta cerca de 32,8% de sua renda com alimentação fora do lar.

A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima que o setor represente, de modo geral, cerca de 10,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Ao mesmo tempo, o mercado de alimentação fora de casa, mais conhecido como food service, equivale cerca de 2,7% desse montante.

Diante de tanto crescimento, foi também identificado que o segmento é um dos que mais geram emprego no Brasil. No últimos anos, foram cerca de 450 mil novos postos de trabalho. O total equivale a 6 milhões de empregos.

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Algumas das razões que favorecem esse aumento de consumo de alimentação fora de casa estão relacionados à realidade da maioria das pessoas que têm uma vida corrida. Ao mesmo tempo, o investimento do setor em opções mais práticas, saborosas e acessíveis contribui para a atratividade.

Ainda segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador (ABBT), o brasileiro gasta somente com almoço uma média de R$ 750 reais por mês.

Em relação às franquias de comida, seu faturamento anual em 2020 foi de cerca de R$ 40,8 bilhões.

Por que investir em franquias de comida?

Motivos não irão faltar para você compreender o quanto será interessante investir em franquias de comida.

Por isso, vale sempre reforçar que entre as opções do mercado, o segmento de Alimentação é o mais tradicional. A diversidade dos formatos de franquia também chama atenção.

Ao mesmo tempo, os valores de investimento são variáveis: muitas opções são franquias baratas, o que impulsiona uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores no setor.

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Por fim, separamos aqui algumas informações para reforçar a sua compreensão sobre os pontos positivos desse tipo de investimento. Acompanhe.

Opção constante entre os consumidores

Cada vez mais, a alimentação fora do lar vem crescendo entre os consumidores. Esse é um dos fatores pelo qual as franquias de comida vêm se destacando nesse mercado.

Pesquisas comprovam que cerca de 30% da renda das pessoas é investida em comida. Não importa a situação.

Dessa forma, seja por optarem por uma alimentação diferenciada, mais saborosa ou até mesmo por não terem tempo para a preparação de uma alimentação adequada no decorrer do dia.

Assim, muitos brasileiros preferem escolher pela praticidade das empresas que oferecem pratos prontos e lanches rápidos.

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Oportunidade de negócio

Para os empreendedores, muitas franquias de comida são oportunidades de negócio que oferecem modelos de franquias baratas e operações mais simples.

O que para os empreendedores de primeira viagem é um ponto positivo. O ideal é iniciar com um modelo de negócio mais enxuto e, à medida que desenvolvem novas habilidades e conhecimentos de gestão, ir expandindo o modelo de negócio.

Assim, há opções de modelos de franquias com operação mais enxuta e simples. Ao mesmo tempo, para quem preferir, existem os modelos de negócio mais robustos e completos. Esses exigem um ponto comercial mais amplo e valor de aquisição mais alto.

Variedade de cardápio

Um outro fator muito atrativo nesse tipo de negócio é a variedade do cardápio que pode ser oferecido em uma franquia de comida. É possível escolher um tipo de produto e ser especialista no preparo e venda, como pizzas; ou ter a oportunidade de variar entre os tipos de alimentos.

Cada forma de atuação no mercado apresenta suas particularidades no modo de operar a franquia e atender os clientes. Entretanto, mesmo escolhendo uma franquia especializada em um tipo de alimento, ou que trabalha com cardápio variado, as chances de atratividade dos clientes são sempre boas.

Novas tendências

Pensando nessa ampliação de público com novas tendências de mercado, citamos acima as pizzarias que investem em um único tipo de produto. Entretanto, esse investimento possibilita trabalhar com uma grande variedade de sabores e formatos. Um exemplo são as franquias de açaí.

Desse modo, as franquias de comida estão sempre atentas às tendências e mudanças de consumo no País. É sempre importante contar com opções mais saudáveis, sem produtos de origem animal e até variedades para quem tem uma dieta restritiva, como os intolerantes a glúten ou à lactose.

No vídeo abaixo, você conhece opções de franquias lucrativas que trabalham com alimentação saudável, outra tendência do mercado.

Tecnologia a favor de todos

Com as novas tecnologias e possibilidades, o mercado de franquias de comida vem crescendo e ocupando um espaço ainda maior.

Assim, mudanças de comportamento permitiram que o segmento não se abatesse em meio às crises mais severas já vivenciadas nos últimos tempos.

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Além disso, o modelo tradicional vem investindo pesado também na forma de atendimento delivery, seguindo as fortes tendências do universo on-line.

Ou seja, as franquias de comida continuam ocupando um bom espaço no franchising. Apostando em novas formas de vendas e atendimento ao público, as tecnologias ampliam ainda mais as possibilidades de ganhos das unidades.

Por essas e outras, esse mercado tem e ainda terá muito o que alcançar. Tanto para os empreendedores que visam lucratividade, quanto para os consumidores que não abrem mão desse modelo de praticidade.

Cuidados para investir no setor

Por mais que o segmento de Alimentação seja muito positivo e promissor, não podemos esquecer de tomar alguns cuidados ao iniciar um investimento como esse.

Como qualquer investimento, é importante que o franqueado se prepare e gerencie a unidade com cautela.

Primeiramente, é imprescindível que se tenha uma boa afinidade com o setor. Isso porque você deverá passar boa parte do seu tempo trabalhando na unidade franqueada.

Por isso, é ideal que você se identifique com o mercado e com o formato de franquia, o que irá deixar a gestão mais prazerosa e você não ficará desmotivado logo no primeiro desafio que aparecer.

Cuidar da gestão do seu negócio é um ponto muito importante que precisa ser pensado desde o início. Assim, com o foco nos resultados e uma organização de gestão financeira, será mais fácil administrar as questões do dia a dia do seu negócio.

Por esse motivo, é essencial seguir todos os ensinamentos repassados pela franqueadora nos treinamentos e nos suportes. Seguir a padronização da marca também auxiliará em uma gestão mais segura e aumentará as chances de a sua unidade prosperar.

Por que optar pelo sistema de franquias e não um negócio independente?

O sistema de franquias tem sido uma alternativa de negócio muito mais segura em relação às empresas abertas do zero. Toda essa segurança está diretamente ligada à estrutura das franquias que permite ao franqueado um acompanhamento em todas as etapas da unidade.

Esse apoio visa orientar o empreendedor nas etapas fundamentais de funcionalidade da franquia. O objetivo é capacitar por completo o empreendedor, além de entregar um plano de negócios testado e aprovado.

Assim, o franqueado consegue visualizar todos os passos que precisam ser dados para alcançar o sucesso.

Abertura do negócio

Assim que o franqueado entra para uma franquia, ele recebe todo o apoio na abertura do negócio. Esse suporte diz respeito a escolha do ponto comercial ideal, estruturação da nova loja, apoio com projeto arquitetônico, contratação e treinamentos de funcionários, entre outras questões.

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A análise do local onde sua franquia será implantada é uma das etapas primordiais. Apesar de o franqueado ter a possibilidade de escolher o ponto, a franqueadora realizará uma análise de geomarketing para entender se a localidade apresenta as características ideais para instalação da franquia.

Nesse sentido, o geomarkting identifica o perfil do local, dos concorrentes e consumidores que estão ao redor, para entender se o ambiente será favorável para implantação da unidade.

Esse estudo e apoios completos certamente não seriam possíveis se você optasse por um negócio aberto do zero. É muito comum que os empreendedores tradicionais enfrentem uma trajetória mais solitária, baseada em tentativa e erro.

Treinamentos para execução na franquia

Logo que adquire o seu negócio, o franqueado deve se preparar para passar por todos os treinamentos necessários para a execução do trabalho na sua unidade de franquia. 

Por isso, ele passa por um processo de adaptação e aprendizado. Os treinamentos são voltados tanto para o que diz respeito a gestão e administração, quanto para vendas e atendimento ao público.

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Desse modo, existem trinamentos on-line, em plataforma digital da empresa, e também presencialmente. Cada marca estrutura a capacitação da forma que achar melhor.

Suporte de marketing

Ainda nas franquias, é possível contar com um apoio muito bem planejado pelo setor de marketing. Com isso, o franqueado tem as devidas orientações e apoio na elaboração de estratégias de comunicação para divulgar a nova unidade e conquistar clientes.

Por isso, existe toda uma estrutura para divulgação das marcas. As unidades recebem orientações direcionadas e personalizadas, de acordo com as demandas locais.

Investimentos em propagandas na mídia, estratégias de marketing e produção de conteúdo também reforçam as vendas de franquias e de serviços da rede.

Tudo isso não seria possível em um empreendimento convencional. Como empresário, você terá que arcar com todos os custos do marketing, além de estruturar sozinho as ações de divulgação.

Auxílio do setor jurídico

O setor jurídico também está apto a passar as devidas orientações aos franqueados quando o assunto são os contratos de adesão da franquia. Além disso, os franqueados encontram respaldo jurídico no dia a dia de operação da unidade.

Planejamento estratégico

Um dos processos mais facilitadores nesse pacote de benefícios que existe nas franquias é o planejamento estratégico. Talvez seja um dos mais importantes.

É por meio dele que o franqueado consegue levar adiante o dia a dia no negócio. Seguindo o passo a passo indicado pela franqueadora, ficará mais fácil executar os trabalhos de gestão de forma segura, uma vez que elas já foram testadas no mercado.

Essas e outras razões irão fazer com que você decida por uma franquia ao invés de começar o seu negócio sozinho e sem nenhuma orientação.

A seguir, você fica sabendo como se tornar um franqueado de franquias de comidas.

Como me tornar um franqueado de franquias de comida?

Para se tornar um franqueado do setor de Alimentação é preciso tomar a iniciativa demonstrando interesse pelo negócio. Depois, basta seguir um passo a passo a partir desse contato com a rede.

Por isso, trouxemos neste ponto as dicas que irão levar você até a abertura de uma franquia de comida de sucesso.

Faça contato com a franqueadora

Primeiramente, é preciso demonstrar interesse pelo negócio. A partir do momento que você escolhe a marca de sua preferência, deve deixar seus dados no cadastro do site da franqueadora.

Basta preencher um pequeno formulário disponível no site da franquia e aguardar. Em poucos horas, um representante da marca irá entrar em contato para marcar uma entrevista.

Participe de uma entrevista com o consultor da marca

Nesse contato, um consultor da marca irá querer conhecer mais sobre os seus interesses de candidato a franqueado.

Nesse momento, a marca deseja entender o seu potencial financeiro, e seu perfil pessoal e profissional. Assim, será possível entender se você realmente tem afinidade com o modelo de negócio.

Ao mesmo tempo que você está sendo entrevistado, aproveite para tirar alguma dúvida sobre o investimento e conhecer mais sobre a rede.

Avalie bem a Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia, mais conhecida como COF, é um documento de extrema importância para a avaliação dos candidatos.

No documento constam todos os detalhes sobre a franquia, valor de aquisição, taxas, previsão de faturamento, além de direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

Por isso, estude bem o documento e entenda se seus objetivos e capacidade financeira condizem com tudo que a empresa dispõe na COF.

Se estiver de acordo com o documento, assine o contrato de franquia. A partir deste momento, você irá iniciar o processo de franqueamento!

Pague a taxa de franquia

Após assinar os documentos que firmam o seu início como franqueado, é chegado o momento de pagar a taxa de franquia.

Essa taxa corresponde à autorização do uso do nome e de toda a estrutura da marca. Ou seja, a transferência de todo o conhecimento já adquirido pela franqueadora para que você possa repeti-lo na sua unidade de franquia.

Sendo assim, a partir desse pagamento, você estará a um pequeno passo de ser oficialmente um franqueado.

Agora que você já sabe tudo sobre as franquias de comida, os benefícios de escolher por elas, vamos apresentar algumas opções de sucesso que estão presentes no segmento de Alimentação.

Conheça as franquias de comida de sucesso e analise a melhor escolha para iniciar o seu negócio.

Melhores opções de franquias de comida que estão atuando no mercado

Chegou a hora de conhecer algumas alternativas de negócios de sucesso nesse ramo de atuação tão promissor que são as franquias de comida.

Conheça, neste tópico, algumas oportunidades de negócio bem atrativas. Avalie bem as opções que trouxemos e faça a sua escolha não só pelos valores de adesão, mas pelo que compreendemos como custo-benefício.

Assim, você terá resultados de acordo com o que está sendo investido e não apenas colocando um negócio para funcionar. Escolha o que esteja mais adequado ao seu objetivo e mãos à obra!

Logomarca da franquia Dahora.
Lucre com Fast Food Variado!
Investimento Inicial
R$ 159 mil
Logomarca franquia Super Duper.
Lucre com Sua Hamburgueria Artesanal!
Investimento Inicial
R$ 294 mil
Logomarca American Burger Delivery.
Lucre Com Hambúrguer!
Investimento Inicial
R$ 350 mil
Logomarca franquia JAH do Açaí.
Fature com Açaí e Sorvetes!
Investimento Inicial
a partir de R$ 270 mil
Logomarca da franquia Açaí do Rainho.
Lucre com Açaí e Sorvetes!
Investimento Inicial
R$ 200 mil
Logomarca da franquia Mega Suco
Lucre com Comida Saudável!
Investimento Inicial
R$ 185 mil
Logomarca da franquia Mr. Black Café.
Lucre Com Sua Cafeteria!
Investimento Inicial
R$ 156 mil
Logomarca franquia Sunflower.
Lucre com uma Massa Girassol!
Investimento Inicial
a partir de R$ 224.500,00
Logomarca da franquia Ice Cream Roll.
Lucre com Sorvete na Chapa!
Investimento Inicial
a partir de R$ 55 mil

Com tantas alternativas interessantes de investimento em franquias de comida, será difícil não ter uma que atenda as suas expectativas de negócio, não é mesmo?

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