Franquias de seguro: o que você precisa saber está aqui!

Por
em
representação das franquias de seguro
Advertisement

Não é por acaso que as franquias de seguro têm despertado o interesse de quem busca no franchising uma oportunidade de empreender. 

De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg), o mercado de seguros movimenta cerca de R$ 240 bilhões de por ano e emprega 151 mil pessoas.

Dentro do mercado de seguros, encontramos as seguradoras e as corretoras de seguro. Se você pensa em atuar nesse setor, é muito importante saber a diferença entre elas.

Basicamente, as seguradoras são as empresas que indenizam seus clientes em caso de danos comprovados. Por exemplo, caso um carro tenha seguro e seja furtado, a seguradora reembolsará o cliente pelo prejuízo.

Por sua vez, as corretoras de seguros fazem o meio de campo entre o cliente e a seguradora. Trata-se de empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) que têm como objetivo garantir o cumprimento do contrato.

Entre os produtos oferecidos pelas corretoras estão os seguros de imóveis, veículos, empresas, vida, viagem, além de planos de saúde.

Nesse texto, você vai entender tudo sobre as franquias de seguro. Quem sabe não se interessa por investir em uma? Acompanhe!

Por que investir em franquias de seguro?

Segundo estudo realizado pela Universidade de Oxford, apenas 19% dos brasileiros têm um seguro de vida, embora 56% das pessoas tenham real interesse em adquiri-lo.

Dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg) apontam que cerca de 70% da frota brasileira de veículos circula sem cobertura de seguro.

Além disso, ao analisar o setor no geral, em 2020, foi registrado faturamento próximo a R$ 26,6 bilhões.

Com o número de pessoas buscando serviços ligados ao setor, naturalmente que a quantidade de franquias corretoras de seguros também acompanha a movimentação. A Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontou o setor como o 4º maior do Brasil.

Mesmo diante de um cenário de alta adesão, o mercado de seguros é capaz de movimentar bilhões de reais por ano. Isso significa que ainda há muito espaço para crescimento.

Quais as vantagens de atuar com franquias de seguro?

Iniciar uma empresa do zero é um risco, independentemente do ramo de atuação. E muitas pessoas que desejam ter a primeira experiência com um negócio podem questionar se isso realmente compensa ou não.

Quando falamos do mercado de seguros, esse risco é ainda maior. Isso porque, antes de conquistar clientes, você precisa firmar parcerias com as grandes seguradoras. E leva tempo até você fechar o primeiro contrato.

No entanto, ao investir em uma franquia de seguro, esse risco diminui bastante. Pois elas trabalham com parceiros reconhecidos e com história no mercado, o que aumenta a confiança do consumidor com o franqueado.

Dessa forma, o empreendedor compara o preço que cada empresa opera e, assim, proporciona o serviço com melhor custo-benefício para que deseja fechar um contrato. Além disso, as empresas que apostam na expansão pelo modelo de franquias têm um nome consolidado no mercado.

Outro ponto importante de observarmos é o investimento inicial para quem deseja abrir uma franquia do segmento. Quase todas as empresas oferecem um modelo de negócio com valores mais baixos que outros empreendimentos.

Isso sem mencionar que elas trabalham com as maiores seguradoras, o que permite oferecer os mais variados produtos aos seus clientes.

Como definir quais os modelos de franquias de seguro?

Antes de definir qual o melhor modelo, é preciso saber se o investidor tem o perfil recomendado para trabalhar nesse setor.

Como o franqueado trabalhará diretamente realizando vendas, é importante ter aptidão e vontade de atuar tendo contato direto com clientes e utilizando de técnicas persuasivas para fechar contratos.

Esse tipo de atuação exige muito do franqueado. Ele precisa se dedicar ao empreendimento mais que as tradicionais oito horas de trabalho. Sendo assim, ele terá algo a mais em relação a seus concorrentes e saberá melhor como agir para ampliar seus lucros.

Já está convencido em investir em franquias de seguro? Ótimo, mas ainda há alguns detalhes a serem observados antes de tomar uma decisão. Em primeiro lugar, você deve decidir o modelo de franquia que mais se enquadra dentro do seu perfil: franquias home based ou de loja física?

Franquias de seguro home office

Quem não gostaria de ter flexibilidade de horário e não precisar pegar trânsito para ir ao trabalho? Pois bem, o modelo home office permite tudo isso. Mas as vantagens não param por aí.

Como o empreendedor trabalha em casa e geralmente com recursos próprios, não há necessidade de fazer grandes investimentos em equipamentos e estrutura. Em suma, as franquias de seguro home office pesam muito menos no seu bolso.

Quanto a maior flexibilidade, o franqueado pode atuar nos melhores dias e horários conforme sua agenda. É possível, inclusive, conciliar o trabalho com outra ocupação ou atividades pessoais.

No entanto, nem tudo é um “mar de rosas” nas franquias home based. Quem optar por esse modelo precisa lembrar que o custo de aquisição da unidade costuma ser menor, mas ele não é o único.

É preciso colocar no papel todos os outros custos envolvidos, como capital de giro, taxa de publicidade e de treinamentos pagos.

Por fim, você deve se perguntar se tem disciplina para trabalhar em casa. Afinal de contas, são muitas distrações que temos dentro de nossas casas.

Às vezes, a televisão e o sofá da sala falam mais alto do que o serviço. Portanto, para que seu investimento compense, é importante ter muita disciplina.

Franquias de seguro loja física

Advertisement

As franquias de seguro de lojas físicas, por sua vez, apresentam um investimento mais elevado. Lembrando que as franquias devem seguir a identidade visual estabelecida pela franqueadora.

Isso é facilmente explicado pelos custos envolvidos na instalação de um ponto comercial, na aquisição de equipamento, contratação de funcionários para atender ao público, reforma, manutenção, pintura etc.

Além disso, também entra no investimento o aluguel do ponto físico. É recomendável que esse valor seja equivalente a 8% até 11% do faturamento bruto da empresa. Com essa margem, o negócio tende a se desenvolver com mais facilidade.

Na mesma proporção, o faturamento é superior. Principalmente por conta da maior proximidade com o público. E com mais funcionários atendendo, as chances de fechar mais contratos também aumentam.

A grande vantagem de trabalhar com uma loja física é que as franquias de seguro não exigem um estoque. Isso permite que o empresário tenha um espaço menor e não gaste tempo e dinheiro para administrar essa parte tão delicado de qualquer empreendimento.

O que são franquias de seguro segmentadas ou diversificadas?

Vemos uma grande pastar onde são guardadas documentos; sobre uma mesa temos também calculadora, um óculos, caneta, marca-texto e alguns gráficos impressos em folha A4 (imagem ilustrativa).
As franquias de seguro trabalham com diversas opções de apólices.

As franquias de seguro trabalham com um monte de produtos. Então, você também têm de decidir se quer trabalhar com todos eles ou focar em apenas um tipo a ponto de se tornar uma referência no assunto.

Franquias de seguro segmentadas

São, por exemplo, as franquias de seguro saúde, com produtos restritos a essa área. Nessa categoria, encontram-se os planos de saúde e odontológico, além do seguro de vida. Uma vantagem de atuar nesse ramo é que você tem como clientes pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Confira mais alguns segmentos:

Franquias de seguro viagem 

Ninguém merece ficar doente ou ser vítima de um acidente durante uma viagem, não é? Contudo, não dá para controlar os imprevistos.

Sendo assim, o que dá para fazer é garantir um seguro viagem para cobrir qualquer tipo de problema durante o período de viagem.

Além de problemas de saúde, o seguro ainda protege de situações incômodas, como extravio de malas, perda de documentos ou cancelamento da viagem.

Aliás, muitos países obrigam que estudantes de intercâmbio ou trabalhadores voluntários tenham seguro viagem. São muitas oportunidades para fechar negócios, não?

Franquias de seguros para empresas

Para proteger os próprios bens, as empresas recorrem aos seguros empresariais. De modo geral, eles cobrem frotas de veículos, equipamento e maquinário, contra roubos, furtos e incêndio e por aí vai.

Comercializar produtos exclusivos para empresas tem uma vantagem financeira: os valores envolvidos são muito maiores.

Todavia, há uma exigência muita maior do franqueado para atender a todos os funcionários de uma empresa, que pode sofrer de grande rotatividade.

Franquias de seguro de imóveis e automóveis

Focada em bens duráveis, essas franquias trabalham principalmente com seguros para imóveis e carros.

Existem vários produtos que podem entrar nessa categoria, como seguros para caminhões, seguros para frotas de veículos, para prédios comerciais e residências.

Essas seguradoras também costumam criar parcerias com empresas que trabalham no mesmo mercado, como imobiliárias, construtoras, empresas que fazem reformas residenciais, concessionárias de veículos etc. Isso pode ampliar e fortalecer sua atuação.

Franquias de seguro de produtos diversificados

Esse modelo de franquia comercializa todos os produtos listados acima em um só negócio. Desse modo, é muito difícil que o empreendedor sofra com a sazonalidade que outras franquias mais específicas estão expostas.

Por exemplo, é natural que a venda de seguros viagem caiam durante o período de férias, certo? Porém, uma franquia de seguros com produtos diversificados pode compensar essa queda com a comercialização de tantos outros.

Por outro lado, o desafio desse tipo de franquia é bem maior. Afinal, é preciso ter familiaridade com cada serviço oferecido. Isso sem mencionar a sua disponibilidade para atender a diversos públicos ao mesmo tempo.

Em suma, é fundamental construir um relacionamento de confiança com sua carteira de clientes. Aí, na hora da renovação , eles já sabem a quem recorrer.

Conheça algumas opções de franquias de seguro 

As principais diferenças entre as seguradoras são: o portfólio de empresas parceiras, valores e modelos de negócio. Para o investidor, é importante que estude bem as opções e descubra a marca que melhor pode agregar valor a sua unidade.

Quisto

Fundada em 2011, a Quisto é considerada uma franquia de seguros de produtos diversificados. A rede de corretoras trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras que atuam no país.

Entre os produtos disponíveis, podemos destacar seguros de vida, viagem, para veículos, saúde, entre outros.

A Quisto oferece dois modelos de investimento: home office e de loja física. Quem pretende trabalhar de casa deve desembolsar um capital inicial a partir de R$ 21 mil.

Por sua vez, o modelo de loja física exige um investimento na casa dos R$ 62 mil. O faturamento mensal fica em torno de R$ 50 mil.

Entre os diferenciais da marca está o acesso à tecnologia de ponta, amplo treinamento nas áreas de gestão, marketing e mercado, apoio jurídico e auxílio na criação do projeto arquitetônico das lojas físicas.

  • Investimento total: a partir de R$ 21 mil
  • Taxa de franquia: R$ 18 mil
  • Royalties: R$ 200
  • Faturamento médio: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

Descubra as vantagens de investir em uma franquia de seguro no vídeo a seguir!

Reiback

A Reiback Corretora é uma empresa paulistana que surgiu nos anos 2000. Ela oferece modelos de franquia baratas e busca inovar a forma de ofertar o seu serviço.

Sua especialidade são os seguros de vida. A franquia conta com três empresas consolidadas no mercado para oferecer coberturas, além de buscar oferecer o melhor atendimento aos seus consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 7 meses

UNE Corretora de Seguros

Por fim, uma das franquias mais novas do mercado, a UNE Corretora de Seguros vem acumulando bons resultados desde a sua fundação. São diversas unidades espalhadas pelo Brasil atualmente.

A ideia da marca é utilizar a sua rede de serviços para levar soluções para seus clientes finais de forma ágil. Além de entregar a melhor experiência possível.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9.900 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 9 e 18 meses

Como vimos ao longo do texto, entrar no mercado de seguro pode ser uma boa opção para quem deseja investir no setor. O cenário é promissor e possui números que devem perpetuar pelos próximos anos.

Quer saber mais sobre as franquias de seguro? Então, baixe o e-book completo sobre “Como abrir uma franquia de sucesso”.

E-book "Como abrir uma franquia de sucesso".

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement