Franquias de serviços automotivos: tudo que você precisa saber

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As franquias de serviços automotivos podem ser lucrativas, mas requerem dedicação. Saiba tudo o que você precisa para investir nesse modelo de negócio neste texto.

Na hora de abrir um negócio, é fundamental avaliar as diversas opções do mercado. Por exemplo: você conhece bem as vantagens e possibilidades do segmento de serviços automotivos? Se você tem interesse no setor, vai precisar conhecer tudo sobre ele.

Dessa forma, o primeiro ponto sobre o ramo é que o setor tem enorme potencial. Afinal, não é exagero afirmar que os carros são uma paixão nacional.

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De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ter um carro próprio está emterceiro lugar na lista dos sonhos de consumo do brasileiro, atrás apenas de viagens internacionais e nacionais. 

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Por esse motivo, até há quem cuide do próprio carro como se fosse um filho. Faça chuva ou faça sol, é preciso manter o veículo sempre limpo e em bom estado de funcionamento. 

Esse tipo de comportamento fomenta um cenário promissor para as franquias de serviços automotivos. Do mesmo modo, mesmo quem não é tão apaixonado por carros precisa, cedo ou tarde, fazer uma limpeza e revisão no veículo.

Vale a pena investir em franquias de serviços automotivos?

Para se ter uma ideia da dimensão do mercado automotivo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) calcula que há mais de 53 milhões de carros circulantes no País. Isso corresponde a, aproximadamente, um automóvel para cada quatro pessoas. 

O mais impressionante é que somente a cidade de São Paulo concentra mais da metade de toda a frota de automóveis, com 29 milhões de veículos.

Portanto, não é de se estranhar que o setor automotivo representa 22% do PIB industrial. Isso mesmo que a indústria de carros tenha sido uma das mais impactadas no auge da crise econômica.

Até porque o setor começa a dar sinais de melhoras. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados mais de 180 mil carros somente em janeiro de 2018, um avanço de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

E não é apenas a indústria de automóveis que está em plena ascensão. O setor de franchising também vem apresentando ótimos resultados há um bom tempo.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que houve crescimento de 2,4% no faturamento das franquias automotivas em 2018. No total, foram R$ 5,8 bilhões de rendimento.

Diante desse cenário, não dá para negar que investir em uma franquia automotiva pode ser uma ótima aposta. Isso sem mencionar que é mais seguro entrar no mercado com uma marca já consolidada.

Ficou interessado nas franquias de serviços automotivos? Então, continue acompanhando o texto e tire todas as suas dúvidas sobre o setor.

Serviços das franquias automotivas em alta

Diante do momento de pandemia do novo coronavírus, as franquias de serviços automotivos que oferecem serviços de limpeza e conservação estão em alta.

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Isso porque, os cuidados com a higienização do veiculo trouxeram uma preocupação especial dos usuários, seja para uso particular do veículo, ou profissional. Não à toa, o momento exige mais cautela em relação a higienização dos veículos.

Outros fatores como a forma correta de conservação, devido ao excesso de uso de produtos inadequados para carros, também trouxe essa preocupação.

Assim, serviços diferenciados de lavagem e higienização estão sendo cada vez mais procurados, a fim de evitar danos ao veículo e também prevenir possíveis riscos de contaminação aos usuários.

Outro ponto positivo para os empreendedores de franquias automotivas é a possibilidade de oferecer serviços para residências, como limpeza de sofá, higienização de carpetes entre outros. Veja a seguir.

Oxi-sanitização

Entre os vários serviços oferecidos pelas franquias de serviços automotivos, alguns têm tido maior demanda perante a pandemia vivenciada no Brasil e no mundo.

Reforçados pela necessidade de higienização dos ambientes, tais serviços profissionais são mais procurados por potencializarem a higienização de objetos, móveis e locais que a limpeza tradicional não consegue alcançar, principalmente em veículos.

Um dos serviços que vem se destacando em tempos de pandemia é a oxi-sanitização.

Assim, por oferecer uma higienização eficaz contra vírus e bactérias, o serviço oferecido permite por meio do gás de ozônio a eliminação de odores, vírus e bactérias e sujidades acumulados nos veículos.

A eliminação se dá por meio de um aparelho que é ligado dentro do veiculo e, durante cerca de 40 minutos, exala o gás de ozônio por todo o carro.

Higienização de ar-condicionado

Um dos fatores causadores de alergias recorrentes é a falta de limpeza do ar-condicionado automotivo.

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Isso porque, muitos motoristas se esquecem de realizar a troca do filtro de ar que, com o passar do tempo, acumula ácaros e bactérias.

As franquias de serviços automotivos oferecem a higienização do ar-condicionado, melhorando o ambiente interno e eliminando as tão temidas causas alérgicas.

Limpeza de sofá e carpete

A limpeza de sofá e carpetes nunca foi tão procurada nas franquias de limpeza automotiva como agora. De fato, de forma caseira, é possível limpar o sofá e tapete. Mas o resultado do serviço não será como o realizado por empresas profissionais.

Assim, por meio de produtos e materiais específicos, é possível realizar uma limpeza à seco que elimina, de forma rápida e eficaz, toda a sujeira impregnada nas fibras oferecendo mais conforto e segurança para as residências e empresas.

Ao mesmo tempo, esse serviço também é muito realizado nos estofados dos veículos automotores.

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Quais são as vantagens de investir em franquias de serviços automotivos?

franquias de serviços automotivos sustentaveis ilustrativo
Franquias com perfis sustentáveis chamam bastante a atenção dos consumidores.

Se você anda pensando em investir em uma franquia de serviços automotivos, precisa saber que esse setor não se resume à lavagem e estética de veículos. Longe disso. Existem muitas opções de franquias automotivas

Por isso esse é um setor que atrai muitos empreendedores. Além de permitir que várias empresas possam atuar dentro do segmento, o ramo oferece diversas soluções para uma população que gasta cada vez mais com carros. 

De acordo com a Autoinforme, o brasileiro movimenta, em média, R$ 1 mil por mês em cuidados que envolvem motor, limpeza, pneu, combustível, reparos, manutenções etc. A estética do carro é o segundo maior motivo dos gastos. 

Para começar a falar das franquias, podemos citar os lava rápidos e as oficinas que realizam a troca e venda de pneus. Também existem as lojas de locação de carros, as empresas que oferecem sistemas de antirroubo e antifurto, e por aí vai.

Embora lojas físicas sejam mais comuns, é possível administrar franquias de serviços automotivos no modelo home office.

Nesse formato de operação, não é necessário investir em um ponto comercial: o franqueado vai até onde o cliente está para prestar o atendimento.

Outras marcas trabalham com lojas que podem ser instaladas em diversos locais. Elas são muito comuns, por exemplo, no estacionamento de shoppings e prédios comerciais. Ainda aparecem bastante em avenidas de grande circulação de carros. 

Com tantos modelos disponíveis, o investimento em franquias automotivas pode variar bastante, assim como o faturamento médio mensal.

Não sofrem com sazonalidade

Sazonalidade é o resultado de uma interferência externa no resultado de algum empreendimento. Por exemplo, em época de páscoa é comum vermos estabelecimentos vendendo mais chocolates que o habitual.

Isso é importante ser observado em qualquer tipo de franquia. Porém, quando falamos das franquias de serviços automotivos, isso muda um pouco de figura. A busca pelo serviço tende a continuar em alta. 

Afinal, a maioria das pessoas que possuem um carro o utiliza em várias situações que necessita de um deslocamento. Dessa forma, é importante que ele esteja sempre de acordo para não deixar o proprietário na mão. 

Isso representa uma excelente vantagem competitiva para quem deseja abrir um negócio, além de dar maior tranquilidade para o franqueado projetar os seus recebimentos.

Alta demanda de serviços

Devido a sua boa rentabilidade, as franquias automotivas conseguem manter suas operações sem grandes dificuldades ao longo do ano. Não faltam situações para levar o carro para a limpeza ou oficina:

  • Após estacionar embaixo de árvores que derrubam galhos e flores;
  • Ao pegar uma estrada de terra;
  • Depois de um lanche rápido dentro do veículo;
  • Quando há barulhos incômodos durante a direção;
  • Para manutenção periódica recomendada pelo fabricante.

Em outras palavras, as empresas não chegam a sofrer com a sazonalidade como outros setores. A sazonalidade é caracterizada pela demanda apenas em determinada época do ano.

E (infelizmente) acidentes também acontecem a todo o momento. Isso significa que as pessoas não têm hora para procurar serviços de funilaria e pintura, nem para trocar algum item do carro.

Até mesmo as franquias de locação de veículos conseguem se manter em atividade no decorrer do ano inteiro. Isso porque, muitas pessoas começaram a alugar carros para trabalharem em aplicativos de transporte privado, como o Uber e o Cabify.

O perfil das pessoas interessadas em carros

O grande desafio de quem trabalha com serviços automotivos é conquistar o cliente. Afinal de contas, ninguém deixa o cuidado de um bem tão caro nas mãos de pessoas desconhecidas e sem experiência, não é mesmo?

Por isso, ter uma franquia já é um ótimo começo, uma vez que você trabalha com um nome consolidado no mercado.

No entanto, isso não é suficiente. Você precisa fidelizar o cliente para que ele faça questão de procurar os seus serviços. Nesse sentido, conhecer o perfil das pessoas interessadas por carro ajuda bastante nas suas ações.

mulher dirigindo carro
Apesar do que muita gente imagina, as mulheres são o público mais preocupado com seus carros.

A empresa de tecnologia Navegg realizou um profundo estudo e traçou o perfil dos brasileiros interessados no cuidado com veículos. O levantamento mostrou que o público compreende, em sua maioria, mulheres (58%), casadas (69%), entre 35 e 59 anos (37%), da classe A/B (75%).

Outro dado interessante é que 36% das pessoas analisadas na pesquisa valorizam a exclusividade e não abrem mão de pagar mais por isso. Oferecer um serviço de qualidade, portanto, ajuda no processo de fidelização dos clientes.

Sabendo de tudo isso, e acompanhando o perfil dos seus consumidores, será mais simples personalizar os atendimentos. Esse tipo de cuidado ainda facilitará a definição de estratégias eficazes de marketing, para a atração de novos clientes.

Opções de franquias de serviços automotivos para investir

Agora que você já conhece o ambiente das franquias de serviço automotivo, vamos apresentar algumas opções de negócios para investimento no setor.

Assim, com as possibilidades que atendem a todo tipo de empreendedor, será possível escolher uma que se adeque ao seu perfil. Acompanhe.

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Como escolher a melhor franquia?

Para conseguir escolher uma boa franquia, é preciso observar alguns pontos importantes. É essencial analisar como está o mercado em que a rede atua, o que você está disposto a aprender e como a empresa se comporta com seus franqueados. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Primeiramente, é importante que você tenha certeza que esse é o segmento que realmente quer trabalhar. Ou seja, não levar em consideração apenas as possibilidades de retorno financeiro. Se esse for o seu foco, provavelmente vai desistir no momento em que o primeiro desafio aparecer. 

Dessa forma, é recomendável apostar nas franquias de serviços automotivos apenas se gostar mesmo de carros, se interessar pelo assunto, ter o mínimo de conhecimento sobre tudo que envolve um veículo. 

O senso comum mostra que quando fazemos as coisas por amor, as chances de vencer os problemas se tornam muito maiores. Imagine o tédio que é acordar todo dia e ter que dedicar o seu dia a uma unidade que não lhe motiva a fazer mais por ela.

Pesquise sobre as marcas

Após esse momento, é hora de pesquisar sobre as marcas que estão disponíveis no mercado. Ao longo do texto, apresentamos apenas algumas possibilidades, um retrato de várias áreas que podem ser a sua opção de negócio. 

Para isso, o empresário pode fazer uma pesquisa em sites de buscas e redes sociais para saber o que o mercado tem falado sobre a marca que está prestes a se tornar franqueados. Além disso, na COF há uma lista com todos os franqueados dos últimos 24 meses. 

Ligue, marque uma conversa com eles e busque entender como é o dia a dia. É importante se atentar nos tipos de perguntas que irá fazer para os atuais franqueados. O ideal é ser o mais objetivo possível e evitar dar opiniões. Como você quer saber o que os franqueados pensam sobre a franqueadora e o negócio, os deixe falar. 

Defina os pontos positivos e negativos de cada uma

Após todo esse trabalho, você está pronto para definir se é o negócio que realmente quer ou não. Existem diversas vantagens e desvantagens em cada uma das marcas disponíveis no mercado. Por isso, cabe a você colocar em uma balança para definir o que é melhor para o seu perfil. 

Não existe problema em pegar mais de uma COF, o importante é que você consiga estudá-las com cuidado. Caso sinta a necessidade, conte com um advogado para fazer esse processo junto com você. 

O importante é que esclareça as suas dúvidas e defina qual o melhor empreendimento para você. O mercado está mais em alta que o habitual, devido as circunstâncias causadas pela pandemia do Covid-19. 

Além disso, existem diversas vantagens que os clientes dessas marcas conseguem alcançar ao longo dos procedimentos. O que acaba refletindo nos resultados finais dos franqueados.

Cuidados para administrar uma franquia de serviços automotivos

De modo geral, as franquias de serviços automotivos não exigem experiência no setor por parte do candidato. Isso porque, elas oferecem os treinamentos e suporte necessários para administrar o negócio.

Ainda assim, é importante ter afinidade e interesse por carros. Assim, esses fatores ajudarão a manter o seu foco e desejo de trabalhar no ramo.

Outro ponto, dessa vez indispensável, é que o franqueado tenha capacidade de gerir as finanças da empresa e os seus colaboradores. Assim, sem essas habilidades, o suporte da rede não será o suficiente para alcançar o sucesso.

Dessa forma, para facilitar a sua vida, é importante definir qual opção de franquia automotiva você pretende abrir, e também qual o formato mais adequado para o seu perfil. Pergunte-se, então, se você consegue dar conta de prestar serviços de forma delivery, ou se prefere atender os clientes em um ponto comercial.

Assim, como adiantamos acima, você também deve ter um ótimo relacionamento interpessoal para conquistar os consumidores. Por isso, mais do que nunca, é preciso “colocar a barriga no balcão” e se fazer presente no negócio.

Além disso, vimos que o perfil dos consumidores mudou, com mais mulheres interessadas em cuidar de seus carros e não terceirizando a busca e negociação com as franquias de serviços automotivos.

Por isso, é importante que o franqueado esteja sempre atento ao seu comportamento e passando para sua equipe quais as melhores práticas para deixar todos os clientes satisfeitos com o trabalho.

Agora você já conhece boas opções de franquias de serviços automotivos. Esse negócio é para você? Então não perca tempo, saiba como se tornar um franqueado.

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