Franquias de sucesso: conheça os melhores modelos e cases

franquias de sucesso homem comemorando
Advertisement

As franquias de sucesso no Brasil não são poucas. Tanto que o setor cresce continuamente, todos os anos, mesmo em cenários de crise econômica. Neste conteúdo vamos apresentar diversos modelos e cases de sucesso para inspirar você nesta busca. Acompanhe!

Primeiramente, é bom esclarecer que, apenas em 2019, o setor de franchising faturou R$ 186,7 bilhões, um aumento de 6,8% em relação aos ganhos de 2018. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Já em relação ao número de unidades de franquias no País, o crescimento foi de 4,7%. Entre os 11 setores para investimento, o que mais cresceu foi o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, com aumento de 15,5% no número de unidades.

Um dos atrativos das franquias de sucesso é que elas já possuem um modelo de negócio preestabelecido. Ou seja, um planejamento que vai definir o passo a passo para iniciar as operações e mantê-las funcionando com sucesso.

Assim como cases de sucesso de grandes marcas no mercado. São empreendedores que viram nas franquias ótimas oportunidades, e já conquistaram vários frutos. Histórias que podem te ajudar no momento de abrir o seu negócio.

Como escolher uma boa franquia?

Investir em uma franquia pode ser uma ótima opção para ver o retorno rápido do negócio. Mas, para que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados. Especialmente fazendo uma análise detalhada da marca.

Advertisement

Existem várias marcas de franquias baratas no mercado. Mas nem todas vão te oferecer, por exemplo, suporte completo para atuar.

Outras têm tudo que um empreendedor precisa, mas podem não se dar muito bem em cidades pequenas. Ou mesmo já possuem o máximo de lojas estipuladas na sua região.

Logo, a sua pesquisa prévia é seguir algumas etapas que vão te ajudar a decidir se aquela marca é mesmo a ideal para investir.

Só que o sucesso da sua unidade vai precisar de mais. Então, é fundamental escolher a marca certa e ter a certeza de que ela tem potencial para proporcionar sucesso aos franqueados. Acompanhe abaixo.

Avalie os números da franquia

As franqueadoras apresentam vários números que merecem a atenção do interessado em abrir uma unidade. 

Começando pela rentabilidade da franquia. A rentabilidade é diferente do faturamento da franquia, e costuma causar confusão. Mas, na verdade, é ela que realmente interessa ao franqueado.

Assim, diferença é simples. O faturamento é o lucro bruto da unidade, o quanto ela recebeu naquele mês.

Já a rentabilidade é o lucro líquido, o quanto o empreendedor realmente tira da sua atividade mensal. Conhecer a rentabilidade vai te permitir saber o quanto você vai realmente ganhar com sua empresa.

Outros números importantes são as taxas associadas à franquia. A primeira é a Taxa de Franquia, cobrada apenas uma vez, para a entrada do franqueado na rede.

Depois, vêm taxas como os Royalties e a Taxa de Marketing. A primeira garante a permanência do franqueado na rede de franquias e acesso a todo o know how da marca, continuamente.

Enquanto isso, a Taxa de Marketing permite que o empreendedor tenha acesso à assessoria para divulgação da sua rede. Com dicas, ações, materiais gráficos, conteúdo para as redes sociais etc.

Só que tudo varia conforme a marca de franquia. Então, você precisa saber quais taxas estarão presentes na sua atividade, e a periodicidade de pagamento de cada uma. Dessa forma, será mais simples fazer o planejamento financeiro da sua empresa.

Pesquise sobre a marca

Advertisement

Uma das vantagens de abrir uma franquia é que sua unidade terá uma marca já conhecida no mercado. Isso vai facilitar a conquista de consumidores, pois eles saberão o que esperar o do seu negócio. Afinal, tudo nas unidades de franquia é padronizado, dos produtos aos serviços oferecidos.

Só que, para contar com esse benefício, é essencial que a franquia tenha boa reputação no mercado. Os consumidores pesquisarão pela sua empresa antes de comprar. Se encontrarem opiniões ruins, eles podem desistir do negócio.

Assim, pesquise pela franquia na internet e verifique as opiniões dos consumidores sobre ela. Tenha a certeza de que a maioria delas é positiva, pois isso vai influenciar seus clientes locais.

site reclame aqui
Sites como o Reclame Aqui são ótimos para a verificar a opinião dos consumidores sobre uma marca.

Outra pesquisa importante é falar com os franqueados sobre a marca. O que eles pensam do trabalho? Que dificuldades enfrentam? A franqueadora oferece o suporte prometido para o desenvolvimento da unidade?

Sabendo que os franqueados estão satisfeitos, você terá maior segurança de que seu negócio tem potencial para dar certo.

Leia bem a COF

A COF é a Circular de Oferta de Franquia. Ou seja, o documento que vai apresentar todas as informações sobre a marca de franquia escolhida.

São informações como o histórico da empresa, os suportes oferecidos, valores para investimento, a lista de franqueados atuais e desligados e mais.

Todos esses dados vão te auxiliar na decisão por investir na franquia ou não. Inclusive, porque eles vão explicar como será feito o seu trabalho e as regras que você terá que seguir na relação com a seguradora.

De acordo com a Lei de Franquias, você deverá contar com, pelo menos, 10 dias para análise da COF. Isso te dará tempo para avaliar todos os prós e contras daquela marca.

Se a franqueadora tentar o negócio antes, não aceite. Aliás, desconfie dela. Se a empresa não segue uma simples regra legal, por que se manteria fiel ao que estabelece no contrato?

Conheça cases do negócio

Outra dica que vale a pena seguir é conhecer cases de sucesso da franquia. Pesquisar por eles e conversar com franqueados que tiveram bons rendimentos com a sua unidade. Um case de sucesso é o indicativo de que aquela empresa tem potencial real.

Afinal, uma franquia nada mais é do que uma “cópia”, uma nova unidade de uma empresa que já existe no negócio. Ou seja, se os franqueados reproduzem este modelo e encontram sucesso, significa que a empresa sob seu comando também pode dar certo, não é mesmo?

Abaixo, nós apresentamos alguns cases de franquias de sucesso no Brasil. São histórias rápidas, em vídeo, mas que podem ser o que você precisa para dar o próximo passo e abrir o próprio negócio.

Só que, antes, tenha a certeza de saber tudo o que é franquia. Assim, você terá mais facilidade em entender as vantagens e dificuldades apresentadas por cada franqueado que selecionamos.

Acompanhe o vídeo abaixo e descubra tudo o que você precisa saber sobre franquia!

Modelos de franquias de sucesso para investir

Como citamos antes, são várias as franquias de sucesso no Brasil, com ótimos cases para se inspirar. São tantos, que eles não caberiam aqui nem se tentássemos.

Mas claro, é possível destacar ótimas histórias entre as opções de franquias de sucesso no País. Foi isso que fizemos logo abaixo, apresentando grandes marcas e franqueados que encontraram o sucesso ao investir. Acompanhe!

Mardelle

O trabalho da Mardelle começou em 1995, quando a sócia Adele Brito começou a vender peças de lingerie para as suas colegas de faculdade. Tudo era feito com a venda direta, sem qualquer espaço comercial ou marca definida.

Então, em 1997, Adele convidou Marcus Gonçalves para se tornar seu sócio. Juntos, eles montaram uma rede de revendedoras de lingerie, que chegou a cerca de 50 profissionais em apenas seis meses.

Com o sucesso, o casal abriu a primeira loja da Mardelle já em 1998, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

A empresa se inseriu no franchising em 2007, e vem se expandindo desde então, já tendo mais de 20 unidades pelo Brasil. Para uma expansão ainda mais intensa, a marca se juntou à holding de franquias Encontre Sua Franquia.

A Mardelle é uma marca que oferece não apenas lingeries, mas também pijamas e peças íntimas para homens, mulheres e crianças. São calcinhas e sutiãs, camisolas, pijamas, cuecas, sungas e mais.

Para investir em uma franquia Mardelle, o empreendedor pode escolher entre dois modelos. São eles: o loja física de rua e o de loja em shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 18 e 24 meses

Você pode acompanhar um case de sucesso da Mardelle no vídeo abaixo!

Suav

A Suav foi criada em 2010, na cidade de Belo Horizonte (MG). Primeiro, a marca oferecia apenas o serviço de depilação. Mas ela logo cresceu e passou a contar também com os serviços de design de sobrancelhas, escovaria e esmalteria.

Desde o início, porém, a Suav trouxe um enorme diferencial: o serviço express. Ou seja, sem hora marcada. Basta que o cliente chegue à unidade e será atendido, sem desculpas ou remarcações.

Por isso, esse atendimento foi pensado especialmente para os clientes que não têm muito tempo livre. Algo comum hoje, já que as pessoas não encontram muito tempo fora do trabalho ou rotina.

Outro fator positivo da marca é que a depilação da Suav é realizada com uma cera exclusiva, à base de mel e própolis. O produto, junto ao método da franquia, proporcionam 40% menos dor durante a retirada dos pelos.

Todos os atendimentos estão disponíveis a homens e mulheres que buscam mais cuidados para a beleza.

Além dos diferenciais dos seus serviços, as franquias de sucesso da Suav contam com um ambiente confortável e aconchegante.

Para atuar, os franqueados e sua equipe passam por treinamento completo, e depois por atualizações destes treinamentos. Assim, eles ficam preparados para sempre oferecer o melhor ao seu consumidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 167,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 16 e 36 meses

No vídeo a seguir, você poderá conhecer um case de sucesso da marca Suav.

Acquazero

A Acquazero é outra das franquias de sucesso que tem grandes cases de sucesso. Ela é a maior rede de estética automotiva do Brasil, e tem como principal serviço a limpeza ecológica.

No serviço de limpeza ecológica, o franqueado utiliza apenas 300 ml de água para a limpeza de um carro. Em comparação, um lava jato comum usa mais de 300 litros de água para essa tarefa!

A Acquazero surgiu em 2009, em São Paulo. Mas mesmo com seu crescimento constante, a marca não se destacou tão intensamente até 2014. 

Nessa época, a região Sudeste passou por uma grave crise hídrica, e as pessoas passaram a procurar mais soluções ecológicas para cuidar do seus carros. Exatamente o que a Acquazero oferece.

Além da limpeza ecológica, a franquia oferece serviços como o enceramento, polimento de faróis, higienização interna, limpeza de ar-condicionado e mais. Sempre com o uso de produtos biodegradáveis e técnicas que promovem a economia de insumos e de água.

Para abrir sua unidade, o candidato pode escolher entre seis modelos. São três opções home office, e outra três loja física, que variam conforme seu tamanho.

No caso do home office, o franqueado não estabelece um ponto comercial. Em vez disso, ele atende ao consumidor de modo exclusivamente delivery. Ou seja, indo à casa do cliente para realizar os serviços.

Para esse delivery, o franqueado ainda conta com o auxílio do App Acquazero. Assim, os usuários podem solicitar atendimento com apenas alguns cliques na tela do celular.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 3 e 18 meses

No vídeo que selecionamos abaixo, você pode acompanhar a história de um franqueado que hoje possui várias lojas da marca.

Cacau Show

Antes de mais nada , quem não conhece a Cacau Show? No mundo das franquias ou entre os consumidores, a franquia é um grande sucesso na venda de chocolates.

A Cacau Show foi criada em 1988, em São Paulo. Na época, o empresário Alexandre Tadeu da Costa, que tinha 17 anos, começou a vender trufas e chocolates em um Fusca branco 78.

Ele ia até as padarias e supermercados da Zona Oeste de São Paulo e fazia essas vendas. Mas já em 2001, ele abriu a primeira loja da Cacau Show, e a marca só cresceu.

A Cacau Show se tornou uma franquia em 2004. Atualmente, são mais de 2.300 lojas pelo Brasil, com chocolates finos e até gelatos da marca.

É possível abrir uma unidade no modelo quiosque ou loja. Tudo depende do quanto o empreendedor deseja investir, uma vez que a loja física é pouco mais cara.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 165 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 18 e 24 meses

Acompanhe um dos cases de sucesso da Cacau Show e se inspire, para abrir uma unidade da marca ou qualquer outra franquia!

McDonald’s

No Brasil, a rede de franquias McDonald’s é operada desde 2007 pela Arcos Dorados. Mas o McDonald’s foi foi criado em 1955, quando Ray Kroc fundou o McDonald’s Systems.

Só que a marca, o restaurante, existe desde 1937, quando os irmãos McDonald começaram o negócio. Na primeira versão do McDonald’s, as pessoas eram servidas por garçons que andavam de patins, algo que era muito popular na época.

Não é preciso falar muito mais da marca, não é mesmo? Ela é famosa em todo o mundo, sendo uma das franquias de sucesso mais bem-sucedidas de todas. 

Os restaurantes da marca estão disponíveis em 119 países. Os empreendedores podem optar por quatro modelos de negócio, com tamanhos e valores de investimento diferentes. São eles: os restaurantes drive-thru, lojas e quiosques de shopping e store in store.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,6 milhão
  • Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 60 meses

Vamos ao case de sucesso do McDonald’s que separamos para você? Assista ao vídeo abaixo!   

Óticas Carol

Já a óticas Carol foi criada em 1997, com sua primeira unidade sendo aberta em Sorocaba, interior de São Paulo.

Seu processo de franqueamento começou em 2000, quando o sistema de franquias ainda era relativamente novo no Brasil. Para se ter uma ideia, a primeira Lei de Franquias havia sido instituída em 1994.

Assim, para facilitar o trabalho dos seus franqueados, a Óticas Carol possui um laboratório exclusivo da marca, chamado de Laboratório Digital Carol. Considerado um dos mais modernos do mundo, o laboratório tem um portfólio exclusivo, que destaca a ótica perante a concorrência.

Hoje, a marca tem mais de 1.300 unidades em todo o Brasil. Além de iniciar uma loja do zero, o empreendedor também pode optar por converter sua ótica atual em uma Óticas Carol. 

Assim, ele já terá o ponto e parte do material necessário para o trabalho. Mas também vai contar com a expertise e reconhecimento da marca Carol.

A franqueadora busca por candidatos que tenham total disposição para se dedicar ao negócio. Ao se associar à rede, o empreendedor já recebe um projeto para para inaugurar três lojas em até dois anos.

Esse projeto não precisa ser cumprido, mas destaca o quanto a franqueadora acredita em seu potencial de expansão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 83 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 e 48 meses

No vídeo abaixo, você poderá acompanhar um dos casos de maior sucesso da Óticas Carol hoje.

Kumon

A Kumon nasceu da experiência de um pai educador. Em 1954, o professor Toru Kumon resolveu desenvolver um método que ajudasse seu filho mais velho a estudar melhor.

Para isso, o professor desenvolveu uma série de exercícios de cálculos. Assim, seu filho podia estudar todos os dias, praticando o que sabia e aprendendo por conta própria.

Logo os pais de outras crianças viram a mudança no garoto, e pediram para que o senhor Kumon ensinasse seus métodos.

Por isso, em 1956, o professor Kumon abriu a primeira unidade de sua escola. Já em 1958, ele fundou o Kumon Instituto de Educação, e em 1974 começou sua expansão internacional.

A primeira unidade fora do Japão foi aberta em Nova Iorque, Estados Unidos. Já no Brasil, a primeira unidade da franquia foi inaugurada em Londrina, no Paraná, em 1977. 

Hoje, a Kumon oferece aulas de Português, Matemática, Inglês e Japonês. São 4 milhões de alunos da empresa em todo o mundo. Ela está presente em 55 países.

Só no Brasil, as unidades Kumon tem 155 mil alunos matriculados. São cerca de 1.500 unidades.

Para se tornar um franqueado da marca, o empreendedor precisa ter formação universitária. Não especificamente na área pedagógica, já que a franqueadora vai oferecer todo o treinamento necessário para o empresário atuar.

Também é necessário que o franqueado tenha conhecimentos básicos de Português e Matemática. Saber Inglês é um diferencial.

  • Investimento inicial: a partir de R$40.720
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 18 e 24 meses

Acompanhe a seguir o vídeo com franqueados de sucesso da marca.

Bons cases são garantia das franquias de sucesso?

Viu só como existem cases de sucesso no franchising? A principal razão para isso é que os franqueados já contam com um modelo de negócio estabelecido e testado no mercado. Ao reproduzi-lo, o empresário tem muito mais chances de sucesso.

Para se ter uma ideia, apenas 5 entre cada 100 franquias fecham as portas em dois anos de operação. No caso de negócio abertos do zero, esse número sobe para 23 a cada 100 empreendimentos. Dados do Sebrae franquia de sucesso.

Mas um case de sucesso não é garantia que o negócio vai dar certo para você. Para que isso aconteça, será essencial seguir as dicas que apresentamos no início deste texto.

Além disso, você precisará gostar da atividade que vai realizar. Ter interesse pelo setor e se identificar com o formato de negócio ajuda a manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio.

Especialmente nos primeiros meses, quando o crescimento da empresa é um pouco mais lento.

Principais franquias de sucesso no Brasil 

franquia nas mãos (franquias de sucesso)
Existe uma diversidade de negócios de sucesso no franchising que são oportunidades de crescimento para quem busca investir

Existem inúmeras franquias com potencial de investimento acessível e que fazem sucesso no Brasil. Entre elas são oportunidades que oferecem modelos de negócios em todos os 11 segmentos do franchising.

Por falar nos segmentos conheça quais são eles:

  • Alimentação,
  • Casa e construção,
  • Comunicação,
  • Informática e eletrônicos,
  • Entretenimento e lazer,
  • Hotelaria e turismo,
  • Limpeza e conservação,
  • Moda, saúde, beleza e bem estar,
  • Serviços automotivos,
  • Serviços e outros negócios,
  • Área educacional.

Nas oportunidades, é possível que o empreendedor encontre alternativas consideradas pela ABF como microfranquias, que são negócios com valores mais baixos considerados franquias baratas que somam valores de até R$90 mil.

Ao mesmo tempo, se o investidor estiver em busca de alternativas mais amplas com potencial de vendas mais robusto, será possível investir em franquias mais completas que variam de valores que chegam até R$ 1 milhão.

A questão é a sua capacidade de investimento. Haverá oportunidade para todo tipo de empreendedor e que terá a mesma capacidade de desenvolvimento, favorecida pelo setor de franquias e seu suporte.

Vale lembrar que o sucesso das franquias está relacionado as marcas das quais elas representam, que já são reconhecidas pelo consumidor e por seus serviços ou produtos.

Por isso, para manter o sucesso dessas marcas, será preciso seguir a risca o planejamento do negócio. Além de fazer com que o desempenho da sua unidade seja satisfatório e alcance os resultados previstos no negócio.

Grandes franquias de sucesso 

Falando das grandes franquias de sucesso existentes no Brasil, vale lembrar que essas são as grandes marcas que já atuam no mercado e tem seu nome consolidado.

Muitas delas, vindas de fora do País mas que mantiveram o seu potencial de mercado devido ao tipo de produto e também o forte da imagem das marcas perante a mídia, o que reforça muito o desempenho do negócio no mercado de consumo.

Veja a seguir algumas das principais franquias de maior sucesso atuantes no Brasil. Elas garantem o sucesso dos franqueados que tem a capacidade financeira de investir nessas oportunidades.

Subway

Franquias Subway: representação de um sanduíche da marca com sua embalagem tradicional
A rede de franquias da Subway se tornou grande opção de investimento no mercado de Alimentação Saudável

Subway é uma das franquias de grande porte com potencial de sucesso garantido no segmento de Alimentação. Ela surgiu nos Estados Unidos na década de 1960.

Assim, desde seu principio entrou para a rede de Alimentação, com o intuito de oferecer um lanche mais saudável diferente dos fast foods já existentes.

Dessa forma, ela desenvolveu um modelo de sanduíche diferenciado, que é internacionalmente conhecido, os sanduíches “submarinos”. Com opções variadas de sabores para os pães e a diversidade de ingredientes frescos disponíveis para a montagem do lanche.

Conhecido por ser um modelo de negócio flexível, a Subway passou a se desenvolver mais que seus principais concorrentes. 

Assim, o Subway se tornou o maior sistema de franquias de fast food do mundo. Com cerca de 42 mil unidades franqueadas, espalhadas em 110 países.

Atuante no Brasil desde a década de 1990, a marca já se destaca entre as franquias de grande sucesso no segmento de Alimentação e possui cerca de duas mil unidades. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 447 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 e 36 meses

Dia%

Quem nunca esbarrou pelo caminho com um dos supermercados da franquia Dia% ? Essa é uma das poucas marcas criadas na Europa que está entre as  maiores franquias do mundo.

A rede de franquias Dia % é trabalha com um modelo de supermercado completo que se destaca por suas marcas próprias.

Dessa forma, permite a atração dos consumidores que buscam por menores preços e qualidade. Assim, a marca conseguiu estabelecer seu espaço entre as mais cotadas do segmento.

Fundada em 1979, na Espanha, e começou a se espalhar por meio das franquias em 1989. Aqui no Brasil a marca de franquias chegou um pouco mais tarde em 2000.

Atuando em cinco países a franquia do Dia % possui mais de 7 mil unidades espalhadas no País.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 487 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 891 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 e 36 meses

Burger King

Essa é uma franquia muito conhecida por sua força de mercado, sendo inclusive a maior concorrente do McDonald’s no mundo. Assim, a Burger King foi fundada, ainda em 1954, o BK, como também é conhecido, nasceu no estado da Flórida, nos EUA.

Com o sucesso de seus produtos a marca começou a se destacar com o seu principal sanduíche Whopper, presente no cardápio até hoje.

No segmento de franquias o Bruguer King iniciou seu ainda no ano de 1961. No final da década, já eram 275 restaurantes espalhados pelos Estados Unidos. 

Algum tempo depois desse sucesso, em 1975, foi inaugurada a primeira loja internacional na cidade de Madrid, na Espanha. De lá pra cá muita coisa mudou e seu crescimento foi ainda maior.

Assim, chegou no Brasil, por volta de 2004, e já se destacou entre as maiores redes de fast food já existentes. Já foram inauguradas mais de 800 lojas, entre próprias e franquias. O sucesso é tanto que já atuam em todo o mundo mais de 15 mil unidades da franquia.

  • Investimento inicial: a partir R$ 318 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 e 36 meses

Franquias de sucesso brasileiras e com baixo investimento 

franquias de sucesso
As franquias brasileiras operam em versões de investimento acessível e atendem a todo tipo de empreendedor no mercado

No tópico acima demonstramos algumas marcas que fazem sucesso no Brasil e que são franquias de grande sucesso e retorno financeiro no segmento de Alimentação.

Entretanto, são alternativas de negócios bem mais robustas, direcionadas aos candidatos a franqueados que tem potencial financeiro alto para investir nesse tipo d e negócio. Normalmente já são empresários e tem capacidade de ampliar a rede de negócios.

Mas, como já falamos ao longo desse conteúdo, existem outras alternativas com valores mais acessíveis que podem ser considerados como franquias de sucesso e que também serão grandes chances de se destacar no franchising.

Aqui vamos apresentar opções brasileiras que são fortes nas áreas que atuam. Veja.

O Boticário

A rede de cosméticos O Boticário é uma das maiores franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. A marca se destaca com sua forte representatividade no segmento que atua e tem grande potencial de marca e apelo ao consumidor.

Por se tratar de um segmento que está relacionado aos cuidados com Beleza e Bem estar ela é grande referência para homens mulheres e tem uma saída alta de vendas registrando um dos maiores faturamentos do País. 

Entretanto, as franquias do Boticário não fazem sucesso apenas no Brasil, elas já estão presentes em outros países, somando 170 lojas no exterior. Assim, são mais de 3,7 mil unidades que representam a marca. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Localiza Rent a Car

Frota de veículos (franquias de sucesso)
A Localiza Rent a Car possui a maior frota de veículos para locação e tem grande potencial de mercado no segmento de serviços automotivos

A Localiza é atualmente uma das maiores franquias do segmento automotivo de vendas e locação de veículos. Por isso, dentro do seu setor, locação de veículos, é a mais conhecida e que tem presença em quase todos os estados do país. 

Fundada no ano de 1973, a empresa começou a sua expansão na década de 1990, com a primeira unidade internacional em Buenos Aires, Argentina. A partir daí, a marca passou a crescer e se tornou uma das referências do mercado sul americano. 

Dessa forma, são mais de 70 unidades espalhadas pela Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e o seu maior centro depois do Brasil, Argentina. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Franquias de sucesso para cidades pequenas 

Por incrível que pareça as cidades pequenas possuem um vasto ambiente de investimento ainda não explorado. Por isso mesmo, investir em franquias de sucesso nessas localidades tem um diferencial.

Ao levar novidades de investimento para um local que ainda tem poucas alternativas de negócios diferenciados, enche os olhos da população que anseia por empreendimentos que até então são procurados nas grandes cidades.

Cidades pequenas com potencial turístico tem capacidade de receber franquias de diversos segmentos que farão toda a diferença nesse ambiente de consumo.

Outro fator muito positivo nesse sentido, é que é possível investir baixo nesse modelo de negócio.

Assim, novos investidores, jovens que pretendem ser donos do próprio negócio em cidades pequenas, tem a oportunidade de iniciar com pouco investimento um empreendimento que visa oferecer muito mais.

Conheça algumas opções apresentadas abaixo que podem ser investidas em negócios com modelo d e home office, e também loja física.

Quisto Corretora de Seguros

Corretora de seguros (franquias de sucesso)
A Quisto Corretora de Seguros é uma ótima alternativa de negócio pelo tipo de serviço que oferece. Cada vez mais pessoas buscam segurar seus bens

O setor de seguros tem se tornado atração entre os investimentos. A mudança de comportamento dos consumidores mudou muito e franquias como a Quisto Corretora de Seguros tem sido grande oportunidade no mercado.

Com uma variedade de soluções em seguros a rede de corretoras de seguros trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras que atuam no Brasil. 

Nas opções de produtos disponíveis, é possível destacar seguros de vida, viagem, veículos, saúde, entre outros. Para quem deseja investir a Quisto oferece dois modelos de investimento: home office e de loja física.

Na alternativa de negócio de loja física, é necessário um investimento um pouco maior já que a necessidade de implantar a loja e adequá-la ao modelo de negócio que deve ser padrão.

Dessa forma, a Quisto se destaca por oferecer tecnologia em seus sistemas de trabalho, que facilitam a vida do franqueado.

Ainda, é possível contar com um suporte completo em todas as áreas de atuação como amplo treinamento nas áreas de gestão, marketing e mercado, apoio jurídico e auxílio na criação do projeto arquitetônico das lojas físicas.

  • Investimento total: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 3 e 12 meses

Maria Brasileira

Uma outra alternativa de negócio que se destaca entre as franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, está relacionada a prestação de serviços voltados à limpeza. Assim é a franquia Maria Brasileira.

Desde 2013, ela seleciona e capacita seus franqueados a executar tarefas como zeladoria, limpeza, jardinagem, cuidados pessoais e cozinha. 

Dessa forma, a marca se tornou líder no seu segmento. De acordo com as informações da própria empresa, ela se destaca por seus mais de 40 mil atendimentos mensais, um milhão de serviços prestados e baixo custo operacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 12 e 15 meses

Encontre Sua Viagem

franquia encontre sua viagem
Sucesso no segmento de Turismo a marca atende com soluções diversas aos que buscam por pacotes e soluções em viagens de todos os tipos

A rede de franquias Encontre Sua Viagem foi fundada em 2011 e é especializada em oferecer soluções em pacotes de turismo de todos os aspectos.

Assim, ela atua no mercado de viagens turismo com cerca de  500 unidades franqueadas espalhadas por todo Brasil. 

Dessa forma, ela oferece opções de serviços multimarcas, de empresas consolidadas com mais de 1500 parceiros de serviços que podem oferecer a melhor condição de negociação aos clientes da franquia.

São opções de passagens, hospedagens, passeios turísticos, restaurantes, eventos locais  e outros serviços para destinos nacionais e internacionais.

Além da vantagem de ser um investimento baixo, a ESV ainda oferece boas comissões e ainda é possível receber os valores de venda de forma integral mesmo que o cliente realize o pagamento de forma parcelada.

Neste caso tanto é possível adquirir a sua franquia no formato home office quanto em loja física. Assim depende do seu desejo e condição de investimento para investir nas opções mencionadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 3 e 24 meses

Franquias de sucesso para 2021 

blocos de madeira com simbolos de setores e uma mão puxando um pequeno bloco escrito franchise (franquias de sucesso)
Existem alternativas que estão em alta para investir em 2021. Muitas voltadas a tecnologia e outras que são sucesso constante como o segmento de Alimentação

Até aqui você teve alternativas de grandes investimentos que são sucesso em diversas áreas do franchising.

Portanto, investir nesse segmento de franquias não será um desafio, se você estiver preparado para atuar com entusiasmo e força de vontade no seu negócio.

Existem algumas tendências de mercado que serão alternativas mais viáveis para investir no próximo ano.

Por isso, vale a pena pesquisar as opções apresentadas neste conteúdo, pois todas elas são fortes candidatas a iniciar o ano com bons retornos financeiros.

Ponto TV

Outra oportunidade de negócio para 2021 é a franquia que opera com a publicidade em diversos locais pela cidade.

A rede de franquias Ponto TV é especialista em mídia indoor e está presente nos escritórios, agências, consultórios, empresas entre outros, para instalar televisores com propagandas e conteúdos da contratante. 

Dessa forma, é possível criar programas de retenção de clientes, maior interatividade no ambiente enquanto aguardam atendimento. Assim, com conteúdo totalmente montado para chamar atenção dos telespectadores ela funciona como boa divulgação para diversos negócios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,9 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 5 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 3 e 6 meses

Casa Prado

Uma franquia que investe na moda e na elegância de seus clientes é a rede Casa Prado. A marca possui renome no Brasil e está neste segmento há mais de 50 anos.

A Casa Prado foi criada em 1955, no estado do Mato Grosso e entrou para o franchising em 2010. Possui um modelo de negócio atrativo para os empreendedores que se identificam com o segmento de moda masculina.

Nesse sentido, a franquia possui em seu catálogo diversos produtos, como camisas, calças, ternos, acessórios, entre diversos outros. Ainda, possui uma marca exclusiva, a CP Premium, que é vendida nas lojas e pelo site da marca.

  • Investimento inicial: de R$ 600 mil até R$ 700 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 42 meses

Bar do Urso 

A franquia Bar do Urso é uma marca que trabalha com cervejas artesanais, sendo parte da Cervejaria Colorado. Dessa forma, ela funciona em unidades como loja de rua, quiosque e contêiner. A marca está no mercado desde 2017 e, atualmente, são 20 unidades em operação.

Para a inauguração, o franqueado conta com o acompanhamento para implantação e um treinamento prático e teórico. Ao mesmo tempo, a franqueadora promete suporte contínuo para áreas como gerenciamento do negócio, marketing e vendas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Pit Stop

A franquia Pit Stop está no mercado desde 2015, e trabalha com a venda de cervejas e bebidas, em unidades com espaço refrigerado. Ou seja, a proposta é oferecer bebidas sempre geladas, de forma fácil e sem filas. 

Assim, para ter uma unidade, é possível instalá-la em estacionamento de shoppings e espaços comerciais, postos de gasolina e mais. 

Então, como franqueado, sua função é administrar a unidade, realizar a divulgação, cuidar do estoque e partes operacionais. Além disso, a franqueadora oferece apoio constante com o time de consultoria. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: entre 10 e 15 meses 

Alfred delivery

Se tem algo que vem se tornando forte no mercado como um todo é o atendimento por delivery. Por isso, as franquias Alfred Delivery funcionam como um delivery de tudo, ou seja reforçando a tendência de compras pela internet as entregas vieram com tudo.

Assim, ela funciona por meio de um marketplace exclusivo para cada franqueado, para não haver concorrência cada empreendedor atende exclusivamente em uma cidade.

Dessa forma, por meio de um aplicativo o consumidor acessa o aplicativo, solicita a entrega, e o franqueado a executa. Sendo uma ótima alternativa de negócio próprio para quem deseja iniciar no franchising no próximo ano.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno de investimento: não informado

SMS Digital

Impossível pensar no futuro das empresas sem pensar na atuação digital. Pensando nisso as franquias da SMS Digital investem no atendimento para micro pequenas e empresas de médio porte para divulgação de seus negócios.

Por isso, ela se destaca entre as oportunidades de negócios, para quem deseja investir no próximo ano. Assim, com uma nova forma de visualizar as relações entre cliente e empresa, se tornou primordial para ser visto e obter boas vendas. 

E esse trabalho que a SMS Digital busca. Com um simples clique, os clientes da marca já podem disparar qualquer informação que desejar. O objetivo do franqueado, é vender a solução para empresários, independente do segmento que atuam. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 10 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 6 e 12 meses

Entre as vantagens desse tipo de negócio está o baixo investimento e a possibilidade de atuar em home office sem precisar sair de casa.

Brasil Nutri Shop

suplementos alimentares para vida saudável (franquias de sucesso)
Produtos como suplementos e complementos para uma vida saudável são tendências cada vez mais frequentes no mundo dos negócios

Com o mundo cada vez mais preocupado com uma mudança de hábitos e uma alimentação mais saudável as franquias da Brasil Nutri Shop, estão se desatacando no segmento de Alimentação.

Assim, com opções de alimentos diferenciados, voltados para uma rotina de hábitos saudáveis, a franquia oferece em sua cartela de produtos, vitaminas, suplementos alimentares, alimentos fitness, acessórios e outros.

O trabalho do franqueado visa oferecer e divulgar os produtos as empresas que revendem os produtos da marca a partir das vendas efetuadas a franqueadora realiza o trabalho de logística entrega e distribuição.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

Diante de todas as informações aqui apresentadas, não é difícil compreender o motivo pelo qual o segmento de franquias é tão promissor. Garantindo modelos de negócios bem atrativos e que fazem grande sucesso no mercado comercial.

Assim, com tantas possibilidades, o setor e favorecido por sua estrutura que auxilia tanto os novos franqueados quanto os empreendedores de carreira já estabilizados no mercado que desejam investir ainda mais nesse ramo .

Se o seu objetivo é ter um negócio próprio não perca tempo, aproveite todas as oportunidade demonstradas aqui e faça já a sua pesquisa de mercado. Não se esquecendo de que o melhor negócio é o que você se identifica e tem perfil de atuação.

Quer conhecer o passo a passo para abrir uma franquia? Então, acompanhe nosso texto sobre o assunto! Basta clicar no link.

Agora, se você quer mais dicas sobre setores do franchising brasileiro e conhecer sobre etapas para abrir sua franquia, basta acompanhar o ebook abaixo. 

ebook em qual franquia investir

*Informações publicadas em Novembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement