Franquias de sucesso: conheça os melhores modelos e cases

Neste artigo você vai ver

Advertisement

As franquias de sucesso no Brasil não são poucas. Tanto que o setor cresce continuamente, todos os anos, mesmo em cenários de crise econômica. Neste conteúdo vamos apresentar diversos modelos e cases de sucesso para inspirar você nesta busca. Acompanhe!

Primeiramente, é bom esclarecer que, apenas em 2019, o setor de franchising faturou R$ 186,7 bilhões, um aumento de 6,8% em relação aos ganhos de 2018. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF

Advertisement
).

Já em relação ao número de unidades de franquias no País, o crescimento foi de 4,7%. Entre os 11 setores para investimento, o que mais cresceu foi o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, com aumento de 15,5% no número de unidades.

Um dos atrativos das franquias de sucesso é que elas já possuem um modelo de negócio preestabelecido. Ou seja, um planejamento que vai definir o passo a passo para iniciar as operações e mantê-las funcionando com sucesso.

Advertisement

Assim como cases de sucesso de grandes marcas no mercado. São empreendedores que viram nas franquias ótimas oportunidades, e já conquistaram vários frutos. Histórias que podem te ajudar no momento de abrir o seu negócio.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Como escolher uma boa franquia?

Investir em uma franquia pode ser uma ótima opção para ver o retorno rápido do negócio. Mas, para que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados. Especialmente fazendo uma análise detalhada da marca.

Existem várias marcas de franquias baratas no mercado. Mas nem todas vão te oferecer, por exemplo, suporte completo para atuar.

Outras têm tudo que um empreendedor precisa, mas podem não se dar muito bem em cidades pequenas. Ou mesmo já possuem o máximo de lojas estipuladas na sua região.

Logo, a sua pesquisa prévia é seguir algumas etapas que vão te ajudar a decidir se aquela marca é mesmo a ideal para investir.

Só que o sucesso da sua unidade vai precisar de mais. Então, é fundamental escolher a marca certa e ter a certeza de que ela tem potencial para proporcionar sucesso aos franqueados.

Advertisement
Acompanhe abaixo.

Avalie os números da franquia

As franqueadoras apresentam vários números que merecem a atenção do interessado em abrir uma unidade. 

Começando pela rentabilidade da franquia. A rentabilidade é diferente do faturamento da franquia, e costuma causar confusão. Mas, na verdade, é ela que realmente interessa ao franqueado.

Assim, diferença é simples. O faturamento é o lucro bruto da unidade, o quanto ela recebeu naquele mês.

Já a rentabilidade é o lucro líquido, o quanto o empreendedor realmente tira da sua atividade mensal. Conhecer a rentabilidade vai te permitir saber o quanto você vai realmente ganhar com sua empresa.

Outros números importantes são as taxas associadas à franquia. A primeira é a Taxa de Franquia, cobrada apenas uma vez, para a entrada do franqueado na rede.

Depois, vêm taxas como os Royalties e a Taxa de Marketing. A primeira garante a permanência do franqueado na rede de franquias e acesso a todo o know how da marca, continuamente.

Enquanto isso, a Taxa de Marketing permite que o empreendedor tenha acesso à assessoria para divulgação da sua rede. Com dicas, ações, materiais gráficos, conteúdo para as redes sociais etc.

Só que tudo varia conforme a marca de franquia. Então, você precisa saber quais taxas estarão presentes na sua atividade, e a periodicidade de pagamento de cada uma. Dessa forma, será mais simples fazer o planejamento financeiro da sua empresa.

Pesquise sobre a marca

Uma das vantagens de abrir uma franquia é que sua unidade terá uma marca já conhecida no mercado. Isso vai facilitar a conquista de consumidores, pois eles saberão o que esperar o do seu negócio. Afinal, tudo nas unidades de franquia é padronizado, dos produtos aos serviços oferecidos.

Só que, para contar com esse benefício, é essencial que a franquia tenha boa reputação no mercado. Os consumidores pesquisarão pela sua empresa antes de comprar. Se encontrarem opiniões ruins, eles podem desistir do negócio.

Assim, pesquise pela franquia na internet e verifique as opiniões dos consumidores sobre ela. Tenha a certeza de que a maioria delas é positiva, pois isso vai influenciar seus clientes locais.

Advertisement
site reclame aqui
Sites como o Reclame Aqui são ótimos para a verificar a opinião dos consumidores sobre uma marca.

Outra pesquisa importante é falar com os franqueados sobre a marca. O que eles pensam do trabalho? Que dificuldades enfrentam? A franqueadora oferece o suporte prometido para o desenvolvimento da unidade?

Sabendo que os franqueados estão satisfeitos, você terá maior segurança de que seu negócio tem potencial para dar certo.

Leia bem a COF

A COF é a Circular de Oferta de Franquia. Ou seja, o documento que vai apresentar todas as informações sobre a marca de franquia escolhida.

São informações como o histórico da empresa, os suportes oferecidos, valores para investimento, a lista de franqueados atuais e desligados e mais.

Todos esses dados vão te auxiliar na decisão por investir na franquia ou não. Inclusive, porque eles vão explicar como será feito o seu trabalho e as regras que você terá que seguir na relação com a seguradora.

De acordo com a Lei de Franquias, você deverá contar com, pelo menos, 10 dias para análise da COF. Isso te dará tempo para avaliar todos os prós e contras daquela marca.

Se a franqueadora tentar o negócio antes, não aceite. Aliás, desconfie dela. Se a empresa não segue uma simples regra legal, por que se manteria fiel ao que estabelece no contrato?

Conheça cases do negócio

Outra dica que vale a pena seguir é conhecer cases de sucesso da franquia. Pesquisar por eles e conversar com franqueados que tiveram bons rendimentos com a sua unidade. Um case de sucesso é o indicativo de que aquela empresa tem potencial real.

Afinal, uma franquia nada mais é do que uma “cópia”, uma nova unidade de uma empresa que já existe no negócio. Ou seja, se os franqueados reproduzem este modelo e encontram sucesso, significa que a empresa sob seu comando também pode dar certo, não é mesmo?

Abaixo, nós apresentamos alguns cases de franquias de sucesso no Brasil. São histórias rápidas, em vídeo, mas que podem ser o que você precisa para dar o próximo passo e abrir o próprio negócio.

Só que, antes, tenha a certeza de saber tudo o que é franquia. Assim, você terá mais facilidade em entender as vantagens e dificuldades apresentadas por cada franqueado que selecionamos.

Acompanhe o vídeo abaixo e descubra tudo o que você precisa saber sobre franquia!

Modelos de franquias de sucesso para investir

Como citamos antes, são várias as franquias de sucesso no Brasil, com ótimos cases para se inspirar. São tantos, que eles não caberiam aqui nem se tentássemos.

Mas claro, é possível destacar ótimas histórias entre as opções de franquias de sucesso no País. Foi isso que fizemos logo abaixo, apresentando grandes marcas e franqueados que encontraram o sucesso ao investir. Acompanhe!

...Carregando..

Diante de todas as informações aqui apresentadas, não é difícil compreender o motivo pelo qual o segmento de franquias é tão promissor. Garantindo modelos de negócios bem atrativos e que fazem grande sucesso no mercado comercial.

Assim, com tantas possibilidades, o setor e favorecido por sua estrutura que auxilia tanto os novos franqueados quanto os empreendedores de carreira já estabilizados no mercado que desejam investir ainda mais nesse ramo .

Se o seu objetivo é ter um negócio próprio não perca tempo, aproveite todas as oportunidade demonstradas aqui e faça já a sua pesquisa de mercado. Não se esquecendo de que o melhor negócio é o que você se identifica e tem perfil de atuação.

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS