O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços e outros negócios » Franquias de transporte e entregas: lista de negócios para lucrar no ramo

Franquias de transporte e entregas: lista de negócios para lucrar no ramo

Sumário

Investir em franquias de transporte e entregas pode ser um bom negócio, quando feito da forma certa. Por isso, leia este texto para saber como ter sucesso com esse investimento.

Até porque, os serviços de entrega tiveram um crescimento acelerado com a pandemia. Em 2021, por exemplo, os transportes terrestres registraram uma alta acumulada de 12,4%. Os bons números se mantiveram em 2022, gerando uma alta expectativa para este ano.

Do mesmo modo, esse tipo de negócio se destaca pela demanda constante e que pode incluir um público variado. Então, para quem pensa em abrir uma empresa de transporte e entregas, as franquias podem ser uma boa opção.

Como ser um franqueado de transportadora?

Para atuar com franquias de transporte e entregas não é necessário realizar as entregas. Você fica por conta da administração e planejamento do negócio.

Ao abrir uma franquia de entregas, você cuidará da logística e administração da unidade. Desse modo, cabe à franqueadora realizar a logística e entrega.

Assim, o franqueado atua como uma ponte entre a empresa e os clientes. Por isso, atuar nesse tipo de negócio não é tão difícil quanto parece.

Muitas vezes, montar uma transportadora do zero é muito caro. Então, as franquias se mostram como uma opção mais viável.

Isso porque, contam com um modelo de negócio pronto, o que facilita o início das operações.

Franquias de transporte e entregas valem a pena?

As franquias de transporte e entregas podem valer a pena, já que estão inseridas em um segmento promissor, com bons números. Outras vantagens são relativas ao próprio modelo de negócio do franchising.

Em 2020, por exemplo, os pedidos de comida via delivery cresceram 30,4%. Dessa forma, tornou-se necessário desenvolver o setor de entregas rápidas no país.

Outro número importante do setor é o de entrega de encomendas. Quando falamos dos Correios, por exemplo, a alta foi de 22% somente no primeiro trimestre de 2022.

Sendo assim, é possível perceber uma busca elevada por esses tipos de serviços no país. Mas quando falamos de franquias, há ainda outras vantagens.

Existem diversos tipos de franquia no mercado, o que torna essa alternativa acessível a diversos bolsos. Logo, é possível escolher de acordo com sua capacidade financeira.

Além disso, há diversas linhas de crédito e financiamento para empreendedores que desejam abrir uma franquia. O fato também ajuda a fazer com que mais empreendedores realizem o sonho de ter um negócio. 

Outro ponto positivo é que empresa que decide crescer por meio do franchising tem chances consideráveis de sucesso.

Afinal, os franqueados conseguem reproduzir uma fórmula já verificada e que já apresenta bons resultados. Isso porque, a franqueadora já definiu modelos, processos e estratégias de marketing eficientes. 

Além disso, para manter o padrão exigido para toda a rede, o franqueado recebe treinamento e suporte. Com esses fatores em mente, é hora de conhecer alguns negócios.

Então, continue lendo e confira nossas opções de franquias de transporte e entregas.

Melhores franquias de transporte e entrega para você abrir

Aqui estão as melhores franquias de transporte e entregas para você abrir e ter lucro. Mas não se esqueça de que cada uma tem sua forma de funcionar.

Por isso, é importante conferir as opções com calma antes de tomar uma decisão. Leia nossa lista e confira algumas marcas.

[raio_x]

Como escolher entre as franquias de transporte e entregas?

Para escolher entre tantas opções de franquias de transporte e entregas é importante ter atenção. Por isso, separamos algumas dicas, que envolvem análise da marca e de seu próprio perfil.

Escolher uma franquia é a opção por um relacionamento duradouro que deve render frutos para ambas as partes. Assim, é importante escolher uma marca que transmita confiança logo de cara.

Do mesmo modo, os empreendedores devem ficar atentos às redes de franquias que prometem lucros fáceis, garantidos ou muito rápidos. Você deve pesquisar a fundo o franqueador e tirar todas as dúvidas possíveis com ele.

É necessário analisar cuidadosamente a Circular de Oferta de Franquia (COF) e seus anexos. Os últimos balancetes devem ser anexados e, se houver processos pendentes, devem ser descritos. 

Não existe um padrão e cada rede de franquias deve ter seu contrato adaptado à sua realidade. Assim, caso tenha dúvidas em analisar esses documentos, pode ser interessante buscar ajuda profissional.

Para quem uma franquia de transporte é indicada?

Uma franquia de transportes e entregas é indicada sobretudo para quem tem afinidade com este segmento. Contudo, também é importante ter algumas características empreendedoras.

Investir em uma franquia é, de fato, uma opção bastante segura, principalmente em um momento de tantas incertezas no cenário econômico nacional. Mas isso não garante o sucesso do negócio. 

Abrir uma franquia significa que você precisará seguir rigorosamente os padrões estabelecidos pela marca franqueada. O empresário também precisa se identificar com a área de atuação da franquia na qual vai investir.

É por meio do bom atendimento que o cliente voltará em busca de outros produtos e/ou serviços. Então, ter facilidade em lidar com as pessoas também é uma característica importante.

Para oferecer tudo isso, os franqueados recebem treinamento e consultoria das franqueadoras. É fundamental ter dedicação nessa etapa.

Do mesmo modo, você deve seguir a padronização para garantir um atendimento de qualidade aos consumidores.

Para que uma franquia se desenvolva com maturidade e dê lucro, é importante acompanhar e aprender com a franqueadora. Todo o conhecimento sobre processos e produtos é resultado de estudos de mercado.

Esse conhecimento é repassado aos franqueados, que o replicam nas unidades. Os empreendedores precisam executar exatamente o que está determinado no plano de negócios.

Passo a passo para abrir sua franquia de transporte e entrega

Para abrir franquias de transporte e entregas, você pode seguir alguns passos. Ao escolher a rede, você deve entrar em contato com o franqueador, seja por meio de seu site oficial ou em um portal de franquias. Após analisar e tomar a decisão final, é necessário iniciar a ação. 

Dessa forma, o franqueado deverá ler atentamente a COF e todas as informações financeiras da franquia.

Se sua franquia for home based, essa etapa não é necessária. Porém, tendo uma loja física, a escolha do ponto comercial é essencial. 

Uma boa forma de fazer essa escolha é com uma pesquisa de geomarketing. Mas não se preocupe, a franqueadora auxilia na escolha e orienta o novo franqueado.

Pronto! Agora você já pode abrir uma das franquias de transporte e entregas. Não se esqueça das nossas dicas!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje