Qual a diferença entre franquias e microfranquias? Em qual investir?

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Imagem de uma calculadora, um caderno de anotações e umas notas de dólar. Imagem ilustrativa texto franquias e microfranquias.
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O setor de franchising conta com tipos de negócios diferentes. São franquias e microfranquias com investimentos variados, em nichos de atuação amplos. Aqui falaremos um pouco sobre estes mercados.

O mercado de franquias e microfranquias é atrativo e conta com diversas opções de marcas. Só em 2020, o setor teve faturamento de mais de R$ 167 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

São diversas formas de empreender, além de negócios destinados para vários perfis de empreendedores, como mostraremos a seguir.

O que é uma franquia?

Uma franquia é um modelo de negócio no qual o empreendedor tem um formato de empresa preestabelecido, investe em uma operação padronizada e recebe um know-how de uma franqueadora.

Neste sentido, ele também conta com uma marca reconhecida no mercado, uma empresa que já possui um público e um nome junto aos consumidores.

O empreendedor assina um contato com a franqueadora e assim pode utilizar todo o conhecimento da marca, seus produtos ou serviços, e ainda, conta com o suporte da franqueadora para auxiliar neste processo.

Qual a diferença para microfranquia?

Como falamos, o mercado de franquias e microfranquias é amplo, com negócios de variados tipos.

Por exemplo, uma microfranquia é uma marca que conta com um modelo de negócio mais enxuto, com investimento máximo de R$ 105 mil.

Neste valor estão inclusos os custos da taxa de franquia, a instalação do ponto (caso seja este modelo), os investimentos de marketing entre outros detalhes.

Dessa forma, o modelo de microfranquias é mais voltado para quem busca ter o negócio próprio sem gastar muito.

Como escolher entre franquias e microfranquias?

Falando de investir em uma rede de franquias e microfranquias, o empreendedor deve analisar diversos aspectos antes de fechar negócio.

Por exemplo, avaliar o quanto de capital possui para investir. Além disso, avaliar dentro de suas possibilidades, aquele negócio que mais combina com o seu perfil.

Assim, estudar os detalhes do empreendimento que se encaixam as suas características, bem como analisar o mercado local de sua região.

Imagem de mãos sobre uma folha cheia de gráficos. Imagem ilustrativa texto franquias e microfranquias.
O empreendedor deve analisar diversos aspectos do negócio e do mercado.

O empreendedor deve evitar um mercado muito concorrido e aproveitar as lacunas deixadas pelos concorrentes para investir em um negócio rentável.

Por fim, analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) de várias marcas, estudar as franqueadoras para investir em uma empresa e marca sólidas.

Melhores microfranquias para abrir

Como falamos, o mercado é amplo, com várias franquias e microfranquias para investir. Aqui separamos algumas delas em diferentes nichos de atuação para você escolher a que mais se encaixa com o seu perfil.

Encontre Sua Viagem

Entre as franquias e microfranquias do mercado, um dos destaques do ramo de turismo é a Encontre Sua Viagem.

A rede de agências de turismo atua no mercado desde 2011 e conta com mais de 500 unidades em operação. São várias espalhadas pelo Brasil, sendo uma na Itália e outras em negociação no exterior.

Pelo tamanho e solidez  da Encontre Sua Viagem, a marca foi destaque no site da SEGS revista eletrônica, como uma das maiores agências de turismo do Brasil.

A franquia trabalha com um amplo leque de possibilidades, como pacotes turísticos para várias partes do mundo, passagens aéreas, hospedagens, cruzeiros, entre outros.

Além disso, o franqueado conta com uma plataforma sólida para pesquisa de preços e atendimento aos clientes. Assim, consegue oferecer diversas opções para se encaixar ao perfil do consumidor.

O empreendedor recebe treinamentos ao se tornar franqueado. Assim, conhece o mercado de turismo, a operação da marca, aprende sobre atendimento ao público e recebe orientações para fazer o marketing da unidade.

Além disso, a franqueadora auxilia na gestão administrativa do negócio, apresentando um plano que orienta o desenvolvimento da loja.

Por fim, a franquia conta com dois modelos de negócios, um em home office e outro voltado para ponto comercial. Assim, o empreendedor pode avaliar qual formato que melhor se encaixa aos seus objetivos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Imagem de uma mão segurando um mini globo terrestre. Imagem ilustrativa texto franquias e microfranquias.
O mercado de turismo é um segmento bastante atrativo para empreender por franquias e microfranquias.

Quisto

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A Quisto Corretora de Seguros é uma das franquias e microfranquias que oferecer ao empreendedor um negócio enxuto e de boa lucratividade.

A marca oferece uma grande quantidade de opções em sua base de atendimento, com mais de 100 modelos de contratos.

Neste sentido, o franqueado consegue oferecer muitas alternativas aos clientes, além de apresentar preços diferentes para um mesmo contrato.

A Quisto possui um software que apresenta 20 cotações. Dessa forma, consegue adequar o atendimento de acordo com o perfil econômico do cliente.

Segundo o diretor da Quisto, Henrique Mol, o franqueado consegue atuar de forma ampla, com diferentes perfis de clientes. E ainda pode escolher se especializar em nichos de seguros ou trabalhar de forma generalizada.

Por exemplo, a franquia oferece crédito consignado, financiamento de imóveis e automóveis, rastreamento veicular, previdência privada, planos de saúde, entre diversos outros.

Mesmo sem experiência no mercado de seguros, o franqueado não terá dificuldades em desenvolver o trabalho. Ele recebe treinamento e suportes da franqueadora para que possa gerir seu negócio.

Além disso, o empreendedor não precisa ter a licença de corretor em um primeiro momento. Ele pode atuar por dois anos antes de retirar esta documentação.

Assim, ele pode avaliar neste tempo, se é este o mercado que deseja atuar e só depois ir em busca da licença.

Enfim, a Quisto oferece dois modelos de negócio, o home office e a loja física. No primeiro, com apenas um computador ligado a internet e um telefone o empreendedor abre uma corretora de seguros na sala de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

Acquazero

A maior rede de estética automotiva do Mundo conta com um modelo atrativo para os empreendedores que gostam de carros.

A Acquazero trabalha com um grande número de serviços voltados para cuidados automotivos, como limpeza completa e tratamentos especiais de proteção e brilho para a pintura.

São muitos cuidados para o carro e vários deles utilizando pouca água e produtos de limpeza biodegradáveis.

Ademais, é um modelo de negócio interessante, pois não precisa de grandes investimentos e o empreendedor consegue um bom retorno, como podemos ver neste texto.

Imagem de um homem limpando a frente de um carro. Imagem ilustrativa texto franquias e microfranquias.
Com a Acquazero, o franqueado pode atuar realizando os serviços na casa dos clientes.

Três dos seis modelos de negócios da Acquazero são em home based. Dessa forma, o franqueado leva até o cliente os serviços, seja na casa ou no trabalho dele.

Do mesmo modo, diminui os custos de implantação e manutenção do negócio, o que é ideal para quem busca um negócio para ter uma renda extra.

O franqueado recebe treinamento da franqueadora para aprender a realizar cada um dos serviços disponíveis na Acquazero.

E ainda, estes treinamentos ficam disponíveis em uma plataforma própria, para serem acessados sempre que o franqueado precisar.

Ademais, a franqueadora auxilia na gestão da unidade, com a parte administrativa e burocrática, bem como orienta para as ações de marketing.

Assim, mesmo que o franqueado seja inexperiente, não terá grandes dificuldades para atuar no modelo da Acquazero.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Cream Berry

A franquia Cream Berry nasceu na cidade de Varginha em Minas Gerais, antes conhecida como Akasa do Açaí. Recentemente mudou o seu nome e hoje é um dos modelos de franquia mais atrativo para quem deseja abrir uma loja no ramo de açaí.

O processo para abrir uma unidade da Cream Berry é simples e conta com suportes variados da franqueadora.

Com a fusão da Akasa do Açaí com a holding de franquias Encontre Sua Franquia, a marca entrou em um novo processo de expansão. E esta parceria foi destaque no site Empreendedor. com.

Um dos diferenciais da franquia Cream Berry é que ambos os modelos de negócios trabalham com o atendimento delivery.

Este formato de consumo se tornou importante para os negócios, principalmente no segmento de alimentação.

Da mesma forma, a franquia conta com uma receita exclusiva de açaí, o que traz qualidade e diferencial para todas as suas unidades.

Imagem de um pote de açaí da Cream Berry cheio de açaí e pedaços de morango. Imagem ilustrativa texto franquias e microfranquias.
Além do creme de açaí, a Cream Berry oferece vários tipos de acompanhamentos.

Além disso, a franquia possui um amplo cardápio, com diversos produtos para acompanhar o açaí. Por exemplo, cremes de frutas diversas, e também chocolates, leite em pó, frutas in natura, entre outros.

No modelo Express da franquia, a unidade trabalha com produtos fixos, como combos e combinações de açaí preestabelecidas.

Porém, neste formato, há também a possibilidade de self-service para os clientes, o que tem se tornado comum em açaiterias.

Já no modelo Convencional, a unidade trabalha somente com os produtos preestabelecidos no cardápio, sem a opção de self-service.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Aqui apresentamos algumas franquias e microfranquias para você conhecer. Veja mais algumas no link abaixo.

Opções de franquias lucrativas para você investir

Para o empreendedor que deseja investir além das franquias e microfranquias mais baratas, o mercado apresenta também marcas mais robustas.

São modelos de negócios variados, em mercado diferentes, que possibilitam uma boa lucratividade para o empreendedor. Veja algumas destas marca agora.

Only Mule

A Only Mule é uma franquia de bebidas especializada em drinks e coquetéis variados e conta com um cardápio de petiscos saborosos e para quem preferir, poderá saborear os produtos acompanhados de uma cerveja gelada.

A marca foi criada recentemente e ainda não iniciou a comercialização de unidades. Contudo, o modelo de negócio está pronto e apto para os empreendedores conhecerem.

Segundo o diretor da Only Mule, Henrique Mol, a franquia é uma boa opção para quem deseja atuar neste mercado. Conta com um formato enxuto e investe na qualidade e requinte de drinks e coquetéis.

Além destas bebidas, a franquia possui um cardápio de aperitivos completo para acompanhamento:

  • Batata frita com cheddar e bacon;
  • Bolinho de mandioca com carne moída e requeijão;
  • Coxinha de frango com catupiry;
  • Kibe com catupiry;
  • Risole misto;
  • Pastel de queijo Gouda
Imagem de um pequeno pote da Only Mule cheio de aperitivos.
O cardápio da franquia é atrativo para acompanhar diversos tipos de drinks e outras bebidas.

O franqueado vai contar com suportes variados da franqueadora. Desde a ajuda na escolha do melhor ponto para a unidade como para o layout do local.

Da mesma forma, recebe treinamento para aprender a fazer os drinks e coquetéis, os petiscos e a operação da franquia.

Por fim, a franqueadora também orienta para as ações de marketing, com produção de materiais de divulgação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

Suav

A Suav é uma franquia que atua no mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar e oferece serviços de depilação, esmalteria, escovaria, tratamentos faciais e corporais, entre outros.

Assim, os clientes contam com um só lugar para realizar diversos tipos de cuidados estéticos. E melhor ainda, a Suav trabalha com atendimentos sem agendamento de horário.

Dessa forma, o cliente que não consegue se programar para ir ao salão, pode passar na Suav assim que surgir uma oportunidade em sua agenda.

Além deste conforto, a Suav também proporciona ao franqueado um modelo atrativo, com suportes eficientes da franqueadora.

O empreendedor recebe ainda, treinamento para a realização dos serviços da Suav, bem como seus colaboradores.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para a escolha do melhor local para instalação da nova unidade e para o layout do estabelecimento.

Além disso, a franqueadora auxilia nas ações de marketing, desde a inauguração até a divulgação constante a ser realizada pelo franqueador.

Da mesma forma, como foi falado, por possuir uma variedade de serviços, apresenta também um bom ticket médio. Assim, as vendas são impulsionadas em um curto espaço de tempo.

São dois modelos de negócio oferecidos pela Suav, a opção Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas e o de Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas e Escovaria.

Assim, o futuro investidor deve observar aquele que mais se encaixa ao seu perfil e fazer a melhor escolha para atuar na sua região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 36 meses
Imagem em close de uma cadeira de esteticista com a marca Suav.
A Suav é uma boa oportunidade de investir em um negócio no mercado de estética.

Zaplus Car

A Zalplus Car é uma franquia que funciona como um grande supermercado para produtos de limpeza e cuidados com o carro.

Neste sentido, a franquia oferece em suas prateleiras e em seu site uma grande variedade de produtos para higienização automotiva, bem como equipamentos e acessórios.

A Zaplus não posssui apenas clientes profissionais ligados ao ramo automotivo. Amadores também podem fazer a limpeza do carro por conta própria com os produtos da rede, bem como donos de lava jatos encontrar diversas soluções na loja da franquia.

Um ponto de atenção. A marca tem poucas unidades disponíveis para investimento. Isso porque cada unidade terá exclusividade em um grande território. Dessa forma, irá trazer mais rentabilidade ao negócio.

A franquia conta com dois modelos de negócios. Um deles realiza apenas a venda dos produtos e acessórios da marca.

Já o outro conta também com um espaço para o franqueado realizar cursos e workshops, visando capitalizar mais e difundir os conhecimentos. E de quebra, atrair novos clientes fieis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Mardelle

A Mardelle é uma franquia com um investimento um pouco maior, com um negócio lucrativo no segmento de Moda.

Neste sentido, a franquia trabalha com lingeries, pijamas, entre diversos outros produtos. Além disso, possui fabricação própria, o que torna sua marca ainda mais atrativa para clientes e empreendedores.

Mesmo com modelos de negócios voltados para lojas, a franquia se adaptou aos novos tempos por conta da pandemia.

A rede foi destaque no site Pequenas Empresas, Grandes Negócios, por conta do aumento de suas vendas pelo e-commerce, usando o WhatsApp.

Nesse sentido, a experiência com o período da pandemia trouxe para o negócio mais uma vantagem para os franqueados que investirem na Mardelle.

Além do amplo catálogo e o e-commerce, a franqueadora oferece aos empreendedores suportes variados.

Por exemplo, auxílio para a escolha do melhor lugar para a instalação da nova unidade e para o trabalho de marketing a ser feito.

A franquia pode ser instalada em lojas de ruas ou em shoppings e a franqueadora orienta o empreendedor na montagem da loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 24 e 36 meses

Estas são apenas algumas das opções de franquias e microfranquias. Para ajudar você a escolher, separamos um conteúdo com algumas dicas que vão lhe ajudar a optar pela marca ideal  para você.

Caso decida investir em uma franquia, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não se decidiu, receba uma consultoria gratuita com especialistas para você escolher a franquia adequada para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em SETEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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