O setor de franchising conta com tipos de negócios diferentes. São franquias e microfranquias com investimentos variados, em nichos de atuação amplos. Aqui falaremos um pouco sobre estes mercados.
O mercado de franquias e microfranquias é atrativo e conta com diversas opções de marcas. Só em 2020, o setor teve faturamento de mais de R$ 167 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
São diversas formas de empreender, além de negócios destinados para vários perfis de empreendedores, como mostraremos a seguir.
O que é uma franquia?
Uma franquia é um modelo de negócio no qual o empreendedor tem um formato de empresa preestabelecido, investe em uma operação padronizada e recebe um know-how de uma franqueadora.
Neste sentido, ele também conta com uma marca reconhecida no mercado, uma empresa que já possui um público e um nome junto aos consumidores.
O empreendedor assina um contato com a franqueadora e assim pode utilizar todo o conhecimento da marca, seus produtos ou serviços, e ainda, conta com o suporte da franqueadora para auxiliar neste processo.
Qual a diferença para microfranquia?
Como falamos, o mercado de franquias e microfranquias é amplo, com negócios de variados tipos.
Por exemplo, uma microfranquia é uma marca que conta com um modelo de negócio mais enxuto, com investimento máximo de R$ 135 mil.
Neste valor estão inclusos os custos da taxa de franquia, a instalação do ponto (caso seja este modelo), os investimentos de marketing entre outros detalhes.
Dessa forma, o modelo de microfranquias é mais voltado para quem busca ter o negócio próprio sem gastar muito.
Como escolher entre franquias e microfranquias?
Falando de investir em uma rede de franquias e microfranquias, o empreendedor deve analisar diversos aspectos antes de fechar negócio.
Por exemplo, avaliar o quanto de capital possui para investir. Além disso, avaliar dentro de suas possibilidades, aquele negócio que mais combina com o seu perfil.
Assim, estudar os detalhes do empreendimento que se encaixam as suas características, bem como analisar o mercado local de sua região.

O empreendedor deve evitar um mercado muito concorrido e aproveitar as lacunas deixadas pelos concorrentes para investir em um negócio rentável.
Por fim, analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) de várias marcas, estudar as franqueadoras para investir em uma empresa e marca sólidas.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Melhores microfranquias para abrir
Como falamos, o mercado é amplo, com várias franquias e microfranquias para investir. Aqui separamos algumas delas em diferentes nichos de atuação para você escolher a que mais se encaixa com o seu perfil.