Como lucrar com franquias de empresas de limpeza e conservação

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As franquias de empresas de limpeza e conservação podem ser uma ótima para lucrar. Afinal, a procura por esses serviços é grande, seja por empresas ou por pessoas físicas.

Duvida? Pois, então, quantas vezes você já contratou uma diarista? Ou ao menos considerou contratar, para se livrar das tarefas domésticas?

Muitas empresas também preferem contratar esse tipo de serviço, com a proposta de terceirizá-lo. Dessa forma, elas não precisam manter tantos funcionários para cuidar dos espaços.

Sua franquia pode agenciar os profissionais de limpeza, ou mesmo contar com uma equipe própria. Tudo vai depender do modelo de negócio da marca escolhida.

Mas é preciso saber lucrar com as franquias de limpeza. Afinal de contas, o setor é amplo e tem vários concorrentes. Aliás, é concorrido como qualquer outro setor.

Para se ter uma ideia, o setor de limpeza tem, aproximadamente, 40 marcas de microfranquias. Microfranquias são as franquias com investimento inicial máximo de até R$ 90 mil. E, além delas, o segmento tem várias outras marcas com investimento inicial maior.

Só em 2019, as franquias do ramo de Limpeza e Conservação, juntas, faturaram R$ 1,4 bilhão. Em relação ao número de unidades, o crescimento do setor foi de 3,9%. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além disso, segundo pesquisa, o serviço de limpeza profissional é uma das atividades que mais cresce mundialmente. Estima-se que a atividade movimente cerca de R$ 18 bilhões no Brasil, entre franquias, empresas próprias e profissionais autônomos. São quase 800 mil trabalhadores no ramo.

Nichos das franquias de limpeza no Brasil

As franquias de empresas de limpeza e conservação têm investimento médio inicial de R$ 9,9 mil a R$ 255 mil. Seu prazo médio de retorno fica entre 6 e 36 meses, com lucro de quase 30% sobre o faturamento de uma unidade.

Mas, assim como o plano de negócio, esses números podem mudar conforme a marca de franquia escolhida. Inclusive porque, as empresas podem trabalhar com diferentes focos.

Esse tipo de franquia de serviços pode se dedicar, por exemplo, à restauração de roupas. Ou à limpeza e conservação de espaços, de objetos (como a limpeza de colchão), automóveis, lavanderias e mais.

Vemos um profissional realizando a limpeza de um colchão (imagem ilustrativa). Texto: franquias empresas limpeza conservação.
A limpeza de colchão pode eliminar ácaros e fungos da superfície.

Para escolher a ideal ao seu perfil, é essencial ter atenção às suas aptidões. Você gosta do segmento, se sente atraído pelas atividades daquela franquia? Ter a certeza que sim vai ajudar você a se manter entusiasmado para investir seu tempo e dinheiro no negócio.

Como lucrar com franquias de empresas de limpeza e conservação?

Agora que você já sabe mais sobre o setor e seus números, é hora de apresentarmos formas de lucrar com as franquias de limpeza e conservação.

São duas formas: seguir as dicas que listamos abaixo, e também escolhendo a franquia certa e ideal para o seu perfil.

Então, também selecionamos algumas sugestões de franquias de limpeza para você. Continue lendo!

Conheça o histórico da rede

Sem dúvida, uma das formas de lucrar com uma franquia de limpeza é escolher a marca certa. Como dissemos antes, que combine com o seu perfil — mas não apenas isso.

É essencial que a franquia na qual você vai investir tenha boa reputação no mercado. Entre os consumidores e entre os franqueados que investiram nela.

Por exemplo: os clientes tiveram um atendimento satisfatório nas demais unidades? Há muitas reclamações registradas sobre o negócio?

Ao abrir uma franquia, você vai reproduzir todo o modelo de negócio da marca. Ou seja, oferecer exatamente o que as outras unidades oferecem. O consumidor entende isso. Então, se a marca tiver uma má reputação, ele não se sentirá seguro para comprar com você.

Já saber o que os franqueados pensam sobre a franquia vai te dar mais segurança de que o seu negócio fará sucesso. É preciso saber se a empresa oferece os suportes prometidos, qual o real rendimento obtido, as dificuldades no dia a dia e mais.

Para conversar com os franqueados da marca, você pode visitar algumas unidades da franquia. outra dica é entrar em contato por telefone ou por meios on-line.

A lista de franqueados da empresa aparece na sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Aliás, a COF é um documento que precisa ser avaliado com extremo cuidado. É ele que apresenta tudo sobre a franquia, seu histórico, valores relacionados e mais.

Para saber mais a COF e descobrir como avaliá-la adequadamente, acompanhe o vídeo abaixo. Ele tem tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Confira outras dicas sobre como escolher a melhor franquia para investir clicando aqui.

Atrair empresas como clientes

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Para as empresas, há uma série de vantagens em contratar franquias de limpeza. Começando pela qualidade dos serviços, uma vez que a franquia será especializada no atendimento.

Ao mesmo tempo, esse tipo de contratação costuma ter custo bem menor do que manter uma equipe de limpeza própria.

Para a sua franquia, contar com empresas como clientes pode garantir uma renda maior e recorrente. Claro que os consumidores pessoa física ainda precisam ser seu foco, mas conquistar alguns estabelecimentos comerciais vai garantir uma renda bastante atrativa.

Por isso, mostre às empresas como seus serviços podem ser interessantes para ela. Essa é uma estratégia bastante eficaz para lucrar com franquias de empresas de limpeza e conservação.

Para isso, monte apresentações e visite as empresas. Essa prospecção mais ativa vai permitir maior empatia e acesso às pessoas que tomam a decisão no negócio.

Busque também por parcerias com condomínios. Você pode, por exemplo, oferecer pacotes de serviços ou descontos ao próprio condomínio ou aos moradores dele.

A dica é fidelizar os clientes. Isso vai garantir uma renda mais recorrente, marketing boca a boca e um faturamento considerável.

Se dedicar muito aos treinamentos

Na hora de abrir uma franquia, o empreendedor vai passar por uma série de treinamentos. Eles serão oferecidos pela franqueadora como forma de garantir que a sua unidade vai seguir os padrões da marca.

Só que muitos empreendedores acham que não precisam destes treinamentos. Afinal, realizar serviços de limpeza parece algo simples. Um grande engano.

Primeiro porque cada franquia tem seu próprio método. Você precisa segui-lo, para executar exatamente o que o consumidor espera da marca.

Pois ao oferecer resultados diferentes, você vai desrespeitar a padronização da franquia, que é essencial. Sem contar que poderá frustrar o consumidor e “perdê-lo”.

Por isso, se dedique a todos os treinamentos oferecidos pela franqueadora. E também ofereça-os à sua equipe, se isso estiver previsto.

Imagem de uma pessoas assistindo aula on-line em um notebook (imagem ilustrativa). Texto: franquias empresas limpeza conservação.
Muitas franquias realizam seus treinamentos no formato on-line.

Com esses cuidados, a operação da sua franquia de limpeza e conservação será mais acertada. Os resultados serão de sucesso.

Realizar um marketing assertivo

Geralmente, as franqueadoras oferecem suporte de marketing ao seu franqueado. Assim, o empreendedor tem acesso a conteúdos que poderá utilizar on-line ou off-line para atrair os consumidores.

Mas é preciso realizar um marketing assertivo. Ou seja, que realmente dê resultados. Então, em vez de apenas publicar nas redes sociais, publique conteúdos que atraiam seus consumidores locais.

Um exemplo: não existe a cultura de realizar a limpeza de estofados na sua cidade, mas esse serviço traz um bom faturamento para você? Produza conteúdos que mostrem as vantagens do atendimento aos consumidores!

Essa comunicação mais local utilizando, inclusive, regionalismos da língua portuguesa, vai ajudar a chamar a atenção dos seus usuários.

Meça os resultados

Você também vai precisar medir os resultados da sua franquia. O faturamento obtido está dentro do esperado? As metas estão sendo atingidas?

Conhecer esses números vai ajudar a pensar novas estratégias para desenvolver a empresa. Inclusive com o auxílio da franqueadora, uma vez que a empresa terá passado pelas mesmas situações, ou semelhantes, em outras unidades.

5 franquias de empresas de limpeza e conservação para lucrar

Abaixo, apresentamos algumas franquias baratas de limpeza e conservação que você pode gostar de investir. São negócios com investimento inicial baixo e um faturamento atrativo. Acompanhe!

Acquazero

A Acquazero é uma franquia focada em estética automotiva, mas que também realiza uma série de serviços de limpeza residencial. Isso inclui a limpeza de estofados, impermeabilização de tapetes e mais.

Vemos um profissional devidamente paramentado realizando a limpeza de um carpete cinza. Ele está utilizando um aspirador de pó e água apropriado para esse tipo de serviço.
Serviços residenciais da Acquazero podem ser oferecidos por franqueados home office e loja física.

No caso dos serviços automotivos, o franqueado oferece atendimentos como a limpeza ecológica, enceramento, revitalização de plásticos etc. São quase 20 serviços automotivos disponíveis.

Os modelos da franquia são home office ou loja física. No home office, o empreendedor atende exclusivamente de modo delivery, indo até o cliente. Saiba mais sobre a Acquazero no vídeo disponível clicando aqui.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Maria Brasileira

A Maria Brasileira é especializada em serviços domésticos. Por isso, uma franquia da marca oferece serviços como limpeza pós-obras, limpeza dos espaços, passadeira, cuidadores e outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Tempo de retorno do investimento: entre 12 e 15 meses

5àsec

Já na 5àSec, o consumidor pode fazer a lavagem de tecidos a seco o do modo comum. A marca é líder no mercado de lavanderias.

O usuário pode, inclusive, solicitar busquem e entreguem as suas roupas no conforto de casa. Ou seja, um serviço delivery da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 40 meses

Jan-pro

A JAN-PRO é considerada a maior franquia de limpeza comercial do mundo. Ela oferece atendimentos para espaços como Cinemas e Teatros, Academias, Supermercados, Igrejas, Universidades e vários outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

Restaura Jeans

Uma franquia Restaura Jeans faz a costura e customização de roupas, restauração de couro e tingimento profissional. A ideia do negócio é sustentável, já que dá “vida nova” a roupas usadas que provavelmente seriam descartadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Quanto custa uma franquia de limpeza?

Neste texto separamos apenas algumas opções de franquias de limpeza a conservação para você. Em média, o investimento inicial de uma franquia deste segmento gira em torno de R$ 55 mil.

Em alguns modelos mais enxutos pode ser necessário um capital menor, bem com algumas marcas podem cobrar outros valores e taxas para um negócio com um local físico.

Esses valores variam muito, porém, ao fazer uma média, é possível ter uma ideia se este tipo de negócio se encaixa nas suas possibilidades de investimento.

Algumas franquias de limpeza e conservação demandam um investimento menor. Do mesmo modo, costumam ser as modalidades home office os negócios com investimento mais baixo, adequados para o empreendedor que não possui muito capital.

Dessa forma, você deve compreender suas reais condições para, assim, fazer o investimento com consciência e segurança. Portanto, tal como foi falado anteriormente, analisar se a franquia combina com o seu perfil.

Quanto fatura uma empresa de limpeza?

Assim como o investimento inicial em uma franquia de limpeza varia de acordo com a marca e com o modelo de negócio, o mesmo acontece com o faturamento.

Em média, este valor pode girar em torno de R$ 32 mil. Esta é uma forma de orientar você para as possibilidades de ganhos.

No entanto, é preciso ficar atento também à margem de lucro que cada franquia oferece. Ou seja, é necessário observar o faturamento bruto e também o lucro que pode ser obtido com uma franquia de limpeza.

Algumas franquias podem ter um faturamento mais modesto, mas com margens de lucro maiores. Do mesmo modo, nem sempre um faturamento alto significa dinheiro no bolso do franqueado.

Perfil do franqueado de sucesso com franquias empresas limpeza conservação

Para ter sucesso com franquias de empresas de limpeza e conservação, o empreendedor deve possuir algumas características que vão contribuir positivamente em sua jornada.

Assim como em qualquer negócio, o franqueado deve planejar a prospecção de seus clientes, implementar ideias e dar soluções para os problemas que vão aparecer no dia a dia.

Da mesma forma, o empreendedor de algumas franquias deste segmento também vai executar o trabalho de limpeza. Ou seja, é preciso botar ainda mais a “mão na massa”.

Além disso, é crucial para os negócios ser uma pessoa organizada. Isso porque, apesar de ter um plano traçado pela franquia, é você quem vai executar as ações deste plano.

Essa organização é ainda mais importante nos modelos home office. Assim, o empreendedor não mistura o horário de trabalho com o de lazer. Em síntese, ser e ter organização no dia a dia facilitará e muito os negócios.

Por fim, o franqueado deve ser comunicativo, pois, dessa forma, será possível fazer parcerias para desenvolver a marca e fortalecer a unidade. Nesse sentido, a comunicação também é fundamental no relacionamento com clientes e funcionários.

Viu só como pode ser fácil lucrar com franquias de empresas de limpeza e conservação? Escolhendo a marca correta e se dedicando à operação, o faturamento do negócio pode ser alto e recorrente.

Mas ainda tem dúvidas se esse é o melhor negócio para você? Para te ajudar, produzimos um conteúdo completo com dicas para escolher em qual franquia investir. Clique no banner abaixo e confira!

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*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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