O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Como é feita a lavagem de carros em franquias inovadoras?

Como é feita a lavagem de carros em franquias inovadoras?

Sumário

As franquias inovadoras de lavagem de carros são empreendimentos que vem ganhando destaque no setor automotivo. Não à toa, ela já possui uma marca entre as cinco maiores do segmento de acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Inclusive, o setor de franquias vem crescendo a cada dia mais. Segundo pesquisa, o segmento cresceu 14,3% em 2022 e promete um crescimento ainda maior este ano de 2023. Desse modo, é uma grande oportunidade para quem quer investir em uma franquia inovadora.

Por isso, desenvolvemos o texto a seguir para mostrar como é feito esse procedimento de limpeza ecológica. Explicamos também as vantagens do setor e como fazer parte de um empreendimento como esse. Continue a leitura!

Por que podemos considerar algumas franquias inovadoras?

As franquias inovadoras são empresas que conseguem oferecer algum tipo de produto ou serviço com alguma característica única ou com baixa concorrência. Ou seja, o franqueado conta com uma marca capaz de atrair a atenção do público mais que um empreendimento normal.

Para que esse tipo de negócio surja, é preciso que o fundador de uma determinada marca consiga pensar fora da caixinha. É importante enxergar, nas tendências do mercado, uma solução para se diferenciar das demais empresas. 

Apesar de parecer algo simples, esse é um processo que exige muito estudo e estratégias para que o projeto não pare no meio do caminho. Dessa forma, ao apostar em franquias com essa visão, as chances de sucesso se tornam ainda maiores. 

Afinal, o sistema de franchising funciona com base em um know how e expertise passado de uma marca para os franqueados. Assim, ao apostar em um empreendimento inovador, além de contar com todo o conhecimento em mãos, o empresário tem um produto ou serviço quase exclusivo. 

Como no caso da empresa Acquazero, estruturada em 2009 com o intuito de levar a lavagem ecológica a todas as pessoas, independente da classe social. 

Apesar dos primeiros anos não saírem como o planejado, com a chegada da crise hídrica no Brasil, muitos pensamentos mudaram. Entre os anos de 2014 e 2016, a marca teve o seu “boom” e hoje é líder do segmento

O serviço da marca é reconhecido por fazer a limpeza completa de um carro com apenas 300 ml de água. Dessa forma, a empresa economiza quase mil vezes mais que uma empresa convencional de lavagem de carros.  

Quais as vantagens de investir em franquias inovadoras?

Dentre as vantagens de investir nessas franquias inovadoras, está primeiramente, como vimos, em oferecer um serviço que possui pouco ou nenhum concorrente. Isso permite que você tenha um empreendimento único. 

Assim, quando os outros modelos de negócio começarem a ganhar adeptos, o empreendimento terá tempo o suficiente para criar novas soluções inovadoras para continuar se destacando dos demais. 

Afinal, com os concorrentes surgindo ou ganhando força após você já está operando, vai demorar para chegarem no nível da sua franquia. Além disso, vale destacar que os consumidores também estão ficando mais exigentes. 

De acordo com a Salesforce, mais da metade das pessoas procuram o concorrente por ele oferecer uma experiência diferente da que ele está acostumado. Outro ponto está no fato de que 80% dos clientes acreditam que esse fator é tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço. 

Outra vantagem de investir em franquias inovadoras está na equipe especializada. A capacitação dos funcionários possibilita que as unidades encontrem as melhores oportunidades para continuar aplicando suas estratégias de desenvolvimento. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Dessa forma, o franqueado também sai ganhando. Com uma franqueadora focada em melhorar e dar munição para que suas unidades continuem fortes no mercado, o seu empreendimento se torna cada vez mais difícil de ser combatido. 

Uma pesquisa de inovação realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), detectou que a maioria das franquias possuem essa figura responsável pela inovação. Além disso, 40% contam com um centro de pesquisa. Então, veja como é feita a lavagem de carro em franquias inovadoras.

Como é feita a lavagem de carro em franquias inovadoras?

Voltando para o setor automotivo, é hora de entender um pouco mais sobre como funcionam os meios de lavagens prestados por franquias inovadoras. Porém, antes de começar, é preciso esquecer os lava-jatos tradicionais. Aliás, tudo que se torna tradicional, não é inovador. 

Lavagem a seco

Talvez um dos processos de lavagem mais simples consiste em misturar uma determinada quantia de água com um produto químico. Depois, a solução é borrifada na área desejada e, com um pano, são retiradas sujeiras e outras impurezas.

Apesar de parecer simples, esse tipo de lavagem consegue devolver o brilho do veículo. Logo no primeiro passo do processo, o brilho é devolvido graças ao produto químico adequado para o procedimento. 

Caso queira oferecer um serviço mais completo, o franqueado também pode oferecer serviços extras. Polimento, enceramento ou algum outro tipo de trabalho com certeza vão deixar o carro limpo por mais tempo. 

Lavagem a Vapor

Como o próprio nome sugere, os serviços de lavagem a vapor utilizam a condensação da água para eliminar manchas no estofado. Porém, a lavagem também pode ser feita na lataria e também ajuda a recuperar o brilho do veículo. Entretanto, não é tão eficaz quanto o procedimento a seco. 

Vale lembrar que junto com esses processos de lavagens citados acima, também é possível incluir processos de purificação de ar e higienização interna. Todos os processos utilizam de tecnologia e soluções químicas para atingir o melhor resultado possível para os consumidores. 

Dados sobre o mercado de serviços automotivos no Brasil

Segundo o Observatório das Metrópoles, o Brasil tem 60 milhões de carros circulando. Esse número vem aumentando a cada ano e é puxado, principalmente, pela descentralização do mercado. Além disso, 51% daqueles que não têm um veículo desejam adquiri-lo. 

Assim, como consequência, a população passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios. Esse investimento provocou a desvalorização do veículo na revenda ou troca. Atualmente, o brasileiro gasta mais com carro do que com a própria alimentação.

Ou seja, podemos dizer que mesmo com o número de carros crescendo em algumas regiões, parte da população que possui carro passou a gastar mais nesse setor. O que evidencia as possibilidades de lucro desse setor. 

Por que investir em franquias automotivas?

Para manter-se lucrativo, o empresário precisa ficar atento às tendências. Os novos consumidores estão cada vez mais atrás de serviços que conversem com o meio ambiente. 

Além disso, existe o fato da maioria não se importar em trocar de marca, mesmo sendo cliente a algum tempo, por causa desse fator.

Para se ter uma ideia do impacto causado pelas franquias tradicionais de lavagem de carro, os lava-jatos usam em média 300 litros de água para fazer a limpeza de apenas um automóvel. 

Isso significa dizer que esses lava-rápidos consomem três vezes mais que a quantidade recomendada por pessoa. A referência são dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ampliando para um mês de trabalho, um lava-rápido pode consumir mais água que o necessário para regar um campo de futebol durante cinco meses. Lembrando que a maioria dos estádios faz esse processo por meio do reuso. 

Além disso, outra perspectiva é quanto a aprovação do Rota 2030 pelo Governo Federal. Esse programa busca aumentar a segurança e a sustentabilidade dos veículos brasileiros por meio de inovações tecnológicas.

Uma das propostas é a redução do consumo de combustível dos novos carros em até 11% nos próximos anos. 

Outro ponto importante destacar para quem deseja entrar no setor automotivo, é a possibilidade do franqueado atuar em uma marca que tem credibilidade no mercado. A excelência dos serviços proporciona maior sucesso às franquias.

Assim, a captação de clientes se torna muito mais fácil e, com isso, a tendência é o faturamento maior.

Dicas para encontrar a melhor franquia de lavagem a seco

Antes de investir em alguma das franquias inovadoras, é preciso entender que uma boa reputação não é construída da noite para o dia. As marcas são bem vistas pelo mercado, pois batalharam muito para conseguir notoriedade que possuem. 

Dessa forma, o primeiro passo para encontrar a que melhor se encaixa no seu perfil, é pesquisar sobre a história da marca. É essencial entender como ela chegou no ponto que está atualmente. 

Ou seja, identificar o seu propósito, quais foram os desafios que o negócio superou e como isso mudou a empresa. Após isso, é necessário identificar as críticas feitas à franquia. O que os consumidores e outros franqueados reclamam e como a empresa se comporta diante dessas reclamações. 

Uma das formas de encontrar esses depoimentos é acessando o site “Reclame Aqui!”. Nele é possível identificar esses padrões e conhecer a reputação da marca em que está prestes a fazer negócio. Outro meio de pesquisa também pode ser as redes sociais ou o próprio Google. 

Com esses cuidados tomados, é hora de avançar para o próximo passo. O empreendedor deve observar como a franqueadora se posiciona no mercado e se isso condiz com o que você acredita.

Nesse ponto, é importante levar em conta os preceitos éticos que ela transmite com o serviço ou produto que oferece. 

Por fim, não deixe de visitar algumas unidades da marca para garantir que tudo o que a marca prometeu a você, condiz com a realidade. Uma dica importante é conversar com outros franqueados.

Lembrando que as informações de todos os membros da rede de franquias estão disponíveis na Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento responsável por apresentar as normas que ambas as partes devem seguir durante a vigência do contrato.

Quais os custos envolvidos em uma franquia de estética automotiva?

Investir em uma franquia de estética automotiva envolve custos que não se diferenciam dos demais tipos de serviços. Dessa forma, é importante levar em consideração as taxas de franquia, royalties e publicidade, além do capital de giro custo para instalação.

Porém, caso opte por um empreendimento home office, o empresário pode ter os equipamentos no lugar do valor de instalação. Além disso, também é preciso observar os gastos referentes à abertura do CNPJ do franqueado.

Dessa forma, o franqueado não deve esquecer também que, além dos valores impostos pela franquia, também pode ter que arcar com outros custos. Salário dos funcionários, encargos trabalhistas, aluguel do ponto comercial, verba para marketing e impostos são alguns dos gastos.

Com relação ao impacto dessas contas no faturamento, o empresário deve ir atrás de marcas que proporcionem o melhor rendimento.

Porém, lembrando que essa métrica não mostra qual o lucro da empresa, apenas quanto dinheiro é possível que entre no seu empreendimento. 

Para descobrir se um empreendimento dá ou não lucro, é preciso subtrair os ganhos pelas despesas e contas a pagar. Essa é uma análise que só será possível após os primeiros meses de funcionamento. 

As franquias inovadoras são ótimos negócios para quem busca um empreendimento. Afinal, elas fogem do convencional e procuram entregar um produto ou serviço que possui pouca ou nenhuma concorrência. 

No caso das franqueadoras que trabalham com lavagem de veículos, existem dois formatos que estão em destaque e ganhando cada vez mais mercado. Com isso, os franqueados que decidem apostar nelas, já têm uma experiência diferenciada para oferecer a seus consumidores.

Gostou do nosso texto e deseja aprender mais sobre as franquias inovadoras? Então, explore um pouco mais sobre o assunto e invista na sua franquia de lavagem de carros. Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje