O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Franquias lucrativas para iniciantes: conheça opções no franchising

Franquias lucrativas para iniciantes: conheça opções no franchising

Sumário

Investir em franquias lucrativas é o sonho de muita gente. Mais do que ser dono do próprio negócio, ter bons resultados e acompanhar o crescimento da unidade também está nos planos de trabalho dos franqueados.

Por isso, existem alguns números que envolvem as franquias que precisam da atuação do futuro franqueado.

Além do valor de investimento inicial que deve estar de acordo com o capital disponível para atuação como franqueado, outros valores precisam de cuidado na hora de escolher um modelo de negócio para investir.

Desse modo, taxas que precisam ser pagas, como a taxa de franquia, royalties e de marketing, além do faturamento médio esperado e o prazo de retorno são informações que precisam estar na balança do empreendedor.

Assim, a partir desses dados, é possível calcular o lucratividade de uma franquia e, assim, saber qual é o formato mais adequado para você.

Para ajudar na escolha, nesse conteúdo apresentamos alguns dados que envolvem o mercado de franquias e, claro, informações para você entender mais a fundo sobre lucratividade.

Ao final, apresentamos 15 boas oportunidades de investimento em franquias lucrativas. Ficou curioso? Então continue a leitura.

Mercado de franquias

O franchising brasileiro é um dos setores da economia que registra crescimento e desempenho positivo, mesmo em contextos desafios econômicos.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2019, o mercado de franquias registrou faturamento 6,9% superior ao identificado em 2018. Ao mesmo tempo, o crescimento foi identificado no número de unidades. No ano de 2019, foi registrado um aumento de 5,1% em unidades em operação em comparação com 2018.

Além disso, o mercado de franquias no país se posiciona como setor propício para a geração de empregos. Em 2019, o total de empregos diretos proporcionados pelo franchising foi 4,8% se comparado com o total em 2018, o que gerou 1,34 milhão de novos postos de trabalho.

Assim, com os bons resultados e as estimativas positivas para os próximos anos, as oportunidades só tendem a crescer. As franquias lucrativas estão inseridas nos diferentes segmentos do franchising brasileiro e não se relacionam com aqueles formatos de negócio que exigem alto capital para investimento.

Existem opções que apresentam valores de investimento mais modestos e, com boas vendas e o gerenciamento certo da unidade, os lucros surpreendem os franqueados.

Franquias lucrativas: como identificar boas oportunidades?

Em primeiro lugar, é importante entender que a lucratividade de uma franquia está relacionada ao valor que “sobra” para o franqueado depois que são realizados todos os pagamentos e custos da franquia.

Por isso, é muito importante conhecer todos os investimentos, gastos e custos que envolvem um modelo de negócio para evitar surpresas e proporcionar uma boa lucratividade.

Logo, além do valor de capital investido, a atuação a frente de uma franquia envolve valores como impostos, taxas relativas à franquia, custos com cartão de crédito ou emissão de boletos, marketing, investimentos relacionados ao ponto comercial e transporte.

Portanto, a lucratividade de uma unidade é calculada dividindo o lucro líquido (resultado da dedução de todas as despesas) pela receita total das vendas realizadas em um determinado período. O resultado, deve ser multiplicado por 100.

Por isso, antes mesmo de assinar o contrato de franquias, é muito importante estudar todos os valores apresentados pela franqueadora, tanto na COF, quanto no contrato. A partir desse estudo, é possível ter uma dimensão sobre os reais valores que a franquia exige e se você conseguirá arcar com os custos, até que a unidade atinja o ponto de equilíbrio e comece a apresentar lucro.

Uma outra maneira é conversar com franqueados, para entender se as informações são verdadeiras e em quanto tempo a unidade começou a ser lucrativa.

Ao mesmo tempo, a conversa com franqueados auxilia na resolução de dúvidas e no entendimento sobre a rotina de trabalho. Os franqueados também podem informar sobre como é o treinamento e o suporte oferecidos pela rede.

Franquias lucrativas: como escolher a franquia ideal para você?

Mesmo se tratando de um formato de negócio lucrativo, os bons resultados não serão automáticos. É importante ter seriedade e comprometimento com a operação da unidade e umas das questões que facilita o dia a dia de trabalho é estar à frente da franquia ideal para o seu perfil.

Por isso, antes mesmo de investir, o primeiro passo que precisa ser dado é o de pesquisa. Estude as redes, formatos de negócio, produtos e serviços oferecidos aos clientes para entender quais marcas você mais se identifica.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

É importante se identificar com a proposta de atuação da rede no mercado e, principalmente, acreditar na eficácia do que é vendido pela marca.

Entenda um pouco mais sobre os processos de venda, onde a marca está presente, há quanto tempo atua no mercado e quais são as condições de investimento para os franqueados. Essa pesquisa ajuda a conhecer a reputação da rede franqueada no mercado e, mais do que isso, a saber se o perfil profissional e pessoal combinam com a dinâmica da marca.

Outra dica é participar de eventos e feiras de franquias, momentos oportunos para entrar em maior contato com as marcas que você tem interesse. Nesses eventos, por exemplo, é possível conversar com representantes das franquias, saber mais sobre o mercado de franchising e tirar todas as dúvidas sobre o modelo de operação.

Assim, depois das pesquisas minuciosas, é só entrar em contato com a rede que você mais se identificou, demonstrando interesse em investir.

A sua ideia é investir em um modelo de microfranquia? No vídeo a seguir, apresentamos três marcas de franquias lucrativas, que exigem pouco investimento e apresentam bons resultados aos franqueados. Assista!

Documentações

Ao final da seleção, você entrará em contato com algumas documentações relativas ao investimento. Todos esse processo deve estar de acordo com as determinações da Lei de Franquias.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o principal deles. Na COF, devem constar, de forma explícita, quais são os direitos e deveres do franqueado junto a marca, além de apresentar as regras para atuação e outras condições para investimento.

O contrato de franquia é complementar à COF e caracteriza a relação entre franqueado e franqueador. No contrato, constam informações que definem a relação entre o empreendedor que está investindo em um modelo de franquia, e o franqueador.

Assim, devem estar incluídas, de forma bastante explícita, quais são as taxas a serem pagas e os direitos e deveres de ambas as partes. Na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia.

O direito de uso de marca, transferência de know how, entre outros suportes também constam no contrato. Por isso, preste bastante atenção a tudo que o contrato descreve, relativo à sua atuação como franqueado e as obrigações da marca como franqueadora.

Como deveres, estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidas pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade: atendimento aos clientes, venda dos produtos, uso de fornecedores, entre outros.

Franquias lucrativas: opções para você investir

Depois de saber sobre lucratividade e o mercado de franquias, é hora de conhecer 82 boas opções de franquias lucrativas para investir.

Com variedade de segmentos de atuação e formatos de negócios, temos certeza que existe um modelo de franquia ideal para o seu perfil. Acompanhe.

[raio_x_esf]
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje