Quais são as franquias mais baratas do mercado? Lista para você escolher seu negócio

Por
em
Pessoa escrevendo em um caderno em seu colo. Imagem ilustrativa do texto sobre franquias mais baratas do mercado.
Advertisement

As franquias mais baratas do mercado chamam a atenção dos empreendedores que mesmo sem muito dinheiro querem realizar o sonho de ter o próprio negócio. Confira aqui algumas opções que separamos para você.

O mercado de franquias é atrativo, vem se recuperando bem dos maus momentos causados pela pandemia. Só no primeiro trimestre de 2022 o segmento cresceu 8,8%, em relação ao mesmo período de 2021.

No mercado são diversos tipos de negócios que podem ser atrativos para empreender e que cabem no seu bolso, como mostraremos.

Confira quais as franquias mais baratas do mercado!

As franquias mais baratas do mercado estão espalhadas por diversos segmentos. Para investir é preciso pouco dinheiro e estrutura bem simples, como você pode conferir agora.

Nesse sentido, são várias franquias online, que tem como base do negócio apenas um computador conectado à internet. Assim, o franqueado pode começar seu negócio na sala de casa ou usá-la como base para o negócio.

Advertisement

A seguir descubra algumas destas franquias mais baratas do mercado e veja como é possível entrar para o mercado de franchising e ter seu próprio negócio sem gastar muito.

Encontre Sua Viagem

Mulher em portão de embarque. Ilustração do texto sobre franquias mais baratas do mercado.
A Encontre Sua Viagem pode ser uma boa opção de investimento.

A Encontre Sua Viagem é uma franquia de agência de turismo que pode ser a porta de entrada para o empreendedor neste atrativo mercado, e ainda, sem investir muito.

Nesse sentido, a franquia oferece um modelo de negócio bem simples, com a operação feita por seu sistema interno, com um amplo catálogo de produtos e serviços.

Por exemplo, a marca trabalha com os tradicionais pacotes turísticos para vários lugares do mundo, bem como outros serviços, como: aluguel de carro, auxílio para retirar passaporte, entre outros.

Por isso, recentemente se vinculou à Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das maiores redes de turismo do Brasil.

A franquia possui mais de 500 unidades espalhadas por todo o país e também no exterior. Por exemplo, uma unidade na Itália, além de outras unidades internacionais em negociação.

No seu modelo Home Office, a Encontre Sua Viagem está entre as franquias mais baratas do mercado. O franqueado precisa apenas de um computador com acesso à internet para atuar neste negócio.

Além disso, o franqueado conta com uma série de suportes da franqueadora, como treinamentos para o início do negócio, orientando para a melhor gestão da unidade e captação de clientes.

Por último, a rede possui uma central de marketing para ajudar nas ações de propaganda da marca como um todo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Por fim, confira um pouco mais sobre a franquia no vídeo abaixo.

Reiback

A Reiback é uma rede de multiprodutos. Assim, você atuará em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São seguros, consórcio, crédito consignado e sistemas de energia solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando as redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1.350,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: até 1 mês

Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Logo, como franqueado, você terá suporte junto ao software, sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples! Você terá uma loja online e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. Depois, a franqueadora realiza as entregas direto para o cliente para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

PanMinas

A PanMinas é uma franquia online que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

Já o catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é Home Office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

pede.ai

O pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é Home Based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops e muito mais.

Mão segurando um celular com vários aplicativos na tela. Imagem ilustrativa do texto sobre franquias mais baratas do mercado.
O segmento de delivery é um dos que mais crescem no mercado.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como a gestão dos clientes e divulgação local da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: até 6 meses

Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Nesse sentido, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

Desse modo, a rede surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, microempresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato Home Office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

Keep Charged

A Keep Charged é uma franquia que instala carregadores de celulares em restaurantes e outros locais.

Dessa forma, cada carregador possui um display para publicidade e é assim que o franqueado lucra com o negócio.

Com ela, seu trabalho será prospectar anunciantes e pontos para os carregadores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2.899,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Então, quando você se tornar um franqueado, a empresa desenvolve um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar esta loja virtual para que as pessoas comprem nela. Por último, não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Mulher se maquiando em frente um espelho. Imagem ilustrativa do texto sobre franquias mais baratas do mercado.
Os produtos da franquia são voltados para diferentes perfis de clientes.

Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como: lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias e restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos, anunciantes e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

Achei no Pão

O foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues às panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Mas é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio Home Based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz disponibiliza para o investidor a capacitação constante, por meio da plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

Pessoa segurando um saco de pão. Ilustração do texto sobre franquias mais baratas do mercado.
Achei no Pão é uma marca em crescimento.
  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.980,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Advertisement
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, trabalhará com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Cappta

A franquia Cappta oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com sua performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da marca e administrar a carteira de clientes.

Programador fazendo códigos em um computador.
O setor de programação é um dos mercados que chamam mais a atenção na atualidade.

O grande diferencial da rede é permitir que os lojistas parcelem as compras em até 12 vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Em seguida, recebe um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Depois, a tarefa do investidor será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. Por último, as entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A marca tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais e muito mais.

Os franqueados da rede têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, tem direito a um percentual a cada transação. O modelo de negócio é Home Based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

Postal BR

Homem fechando uma caixa de entregas.
A franquia atua neste atrativo mercado de entregas que cresce cada vez mais.

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

Já a marca surgiu em 2017 e conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, tem um aplicativo para realizar as operações.

Sendo assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional, comercial e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque ou precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

Brinquedos de criança.
A franquia trabalha com um grande catálogo de brinquedos para várias idades.
  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Trust Intercâmbio

A Trust Intercâmbio é uma das franquias mais baratas do mercado, com um negócio enxuto voltado para o ramo de turismo.

Dessa forma, a franquia possui um modelo Home Office, para que o franqueado trabalhe oferecendo pacotes de intercâmbio para diferentes cidades do mundo.

Nesse sentido, o franqueado conta com treinamentos e suporte para conhecer este interessante mercado e aprender a realizar a operação da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 48 meses

Portal da Cidade

Com um modelo de negócio com baixos custos, a franquia Portal da Cidade é uma opção para quem deseja ter o negócio próprio, mas não tem muito capital para investir.

A franquia oferece um portal com notícias, guia comercial, eventos, imóveis, veículos, empregos, câmeras ao vivo e muito mais.

Já ao franqueado cabe o trabalho de realizar parcerias com as empresas da cidade para aparecerem no portal e fazer a divulgação da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 a 24 meses

DryWash

Carro preto passando por uma lavagem. Imagem ilustrativa texto franquias mais baratas do mercado.
O público consumidor em potencial da franquia é bem amplo por conta do grande número de carros.

Com um investimento que cabe no bolso do empreendedor, a rede de franquia DryWash trabalha com serviços de limpeza e estética automotiva.

A marca é um tipo de negócio enxuto e com um amplo mercado consumidor, além de ser uma das franquias mais baratas do mercado. Em seu modelo Home Based, os empreendedores não precisam de lojas físicas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 a 24 meses

Vale a pena abrir uma franquia barata?

Os números do mercado de franquias mostram que vale a pena investir em um alguma das franquias mais baratas do mercado. Seja pelo bom momento do setor, mas também pelas facilidades que este tipo de empreendimento oferece.

Nesse sentido, o empreendedor encontra facilidades, como investir em uma marca já conhecida e com produtos ou serviços testados. Ainda, conta com o suporte da franqueadora.

Porém, é preciso analisar alguns aspectos antes de investir em uma das franquias mais baratas do mercado. Por exemplo, busque uma empresa que trabalhe em um segmento com o qual você se identifique.

Do mesmo modo, procure franquias de renome, que sejam sólidas e que possuam uma história de sucesso no mercado.

Além disso, um ponto a ser levado em consideração é o seu mercado local. Veja que tipo de produto ou serviço pode ser mais lucrativo e que possa aproveitar uma lacuna do mercado na sua região.

Enfim, é importante pesquisar bem sobre as unidades em operação da franquia, se ela oferece serviços de qualidade ou produtos atrativos.

Agora que você já está mais inteirado sobre o setor de franchising, confira o nosso conteúdo com dicas de como escolher a franquia ideal para o seu perfil. Acesse e descubra!

*Informações publicadas em JULHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement