48 franquias mais baratas que um carro, e lucrativas, que você precisa conhecer

Por
em
ilustração de computador com anuncio em megafone e ícones de venda e dinheiro
Advertisement

Antes de comprar um automóvel, muitas pessoas se questionam se vale mesmo a pena. Existem, por exemplo, franquias mais baratas e lucrativas que um carro e que podem ser boas opções para investir. Aqui você vai conhecer algumas.

Durante a pandemia, os automóveis ficaram mais caros. De acordo com a estimativa, um carro compacto novo pode chegar a R$ 100 mil. Com este valor, é possível abrir uma micro franquia, cujo valor inicial vai até R$ 105 mil.

Além disso, investir em um negócio traz lucro a longo prazo. Por isso, é preciso ponderar as duas opções e decidir de forma racional, já que nos dois casos é o seu dinheiro que estará em jogo. Continue a leitura.

Comprar um carro ou abrir um negócio?

Para quem precisa escolher entre comprar um carro e abrir um negócio, a análise precisa ser grande. Afinal, em ambos os casos o valor investido pode ser alto.

Em primeiro lugar, vale destacar que carro não é uma forma de investimento. Ao contrário do que muitos pensam, não é só o valor do produto que determina se é ou não uma forma de investir. Além disso, os carros desvalorizam com o tempo.

Por isso, você pode até conseguir um bom valor vendendo seu usado, mas certamente será menor do que o que pagou. Atualmente, o carro mais barato do Brasil é o Renault Kwid.

Assim, é possível encontrar o modelo mais simples, o Kwid Life, a partir de R$ 48,7 mil. De fato, ter um carro traz muita comodidade. No entanto, os gastos com automóveis são constantes e isso precisa ser analisado antes de realizar a compra.

Homem de camisa xadrez em fundo branco com mão no queixo em sinal de dúvida. Ilustração de franquias mais baratas e lucrativas.
Decidir o momento de abrir um negócio pode gerar dúvidas, mas as franqueadoras podem ajudar.

Por outro lado, vamos pensar nos investimentos que podem surgir com o valor do Renault Kwid. Para quem tem baixo valor de investimento, há muitas opções de franquias baratas nos mais diversos segmentos.

Abrir uma franquia acaba sendo mais econômico e seguro do que começar um negócio do zero. Isso porque, no mercado de franquias, o empreendedor recebe um plano de negócio pronto e consolidado.

Mas além disso, a franqueadora oferece treinamentos e materiais para que o empreendedor aprenda tudo sobre o negócio e coloque em prática. Dessa maneira, as chances do negócio dar errado são menores.

Por fim, as franquias são uma boa oportunidade de representar uma marca já conhecida do público desde o princípio.

19 franquias mais baratas e lucrativas para você abrir

Agora que você sabe que franquias valem a pena tanto, ou mais que, comprar um carro confira algumas opções com baixo valor de investimento. Todas as redes da lista têm valor de investimento menor que R$ 48,7 mil, preço do carro mais barato do país.

1. Acquazero

Além de ser uma das franquias mais baratas e lucrativas, a Acquazero é a maior do mundo no segmento de estética automotiva.

De modo geral, o crescimento da marca mesmo na pandemia é resultado de uma série de fatores. Em primeiro lugar, a empresa se destaca no mercado pela sustentabilidade. Isso porque, usa produtos biodegradáveis e apenas 300 ml de água.

Mas a limpeza ecológica não é o único serviço oferecido pela rede Acquazero. Alguns exemplos são: enceramento, polimento, higienização, impermeabilização, vitrificação, revitalização de plásticos e muito mais.

De modo geral, todos os serviços podem ser feitos em carros, motos e até embarcações. Além disso, a marca possibilita atuar com limpeza a seco de colchões e estofados. 

Consequentemente, o público-alvo é variado e abrangente, o que potencializa o lucro. Então, caso queira, o franqueado pode atender por meio do delivery, ou seja, quando se desloca até o cliente para oferecer os serviços.

Também vale destacar que a marca conta com um fornecedor próprio para os produtos biodegradáveis que usa. É a Zaplus Car, que facilita as operações da Acquazero e garante uma limpeza ecológica sem desperdício.

A solidez da Acquazero se mostra nos números. A marca possui cerca de 800 unidades. Além do Brasil, conta com franquias na República Dominicana, México e EUA.

Por fim, os franqueados possuem acesso a treinamentos, suporte e muito mais. Além do mais, os serviços são oferecidos por meio de um aplicativo, que ganhou destaque em uma publicação do Diário do Comércio, pela melhoria no atendimento

Conheça mais sobre a Acquazero no vídeo abaixo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Guia-se Agências Digitais

Advertisement

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, também é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

3. Mazze

A rede Mazze trabalha com o modelo de franquia on-line. Logo, é ideal tanto para complemento de renda, quanto para ocupação principal. Assim, com um investimento baixo e um computador com internet o franqueado já pode trabalhar. 

Mãos com anéis e pulseiras em cima de tecido branco. Ilustração de franquias mais baratas e lucrativas.
A franquia permite vender semijoias sem sair de casa e com baixo investimento.

Além disso, o franqueado  gerencia a unidade de onde quiser e no tempo mais conveniente. De modo geral, a franquia Mazze atua no mercado de venda de semijoias desde o ano de 2013, e permite a criação de sites personalizados para os empreendedores.

Por sua vez, a marca se expandiu como uma franquia em 2019. Atualmente, já possui mais de 180 unidades e representantes por todo o Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

4. Linked

A Linked é uma franquia de automação comercial. Dessa forma, a rede oferece serviços e sistemas para negócios do segmento de alimentação.

Sendo assim, o papel do franqueado é cuidar da parte comercial. Ou seja, captação, apresentação do produto e atividades de marketing local e conversão.

Já a franqueadora, fica responsável pelo suporte pós-venda e ao franqueado, garantindo que todos tenham acesso a apoio no momento em que precisarem.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

5. Acqio

A rede de franquias Acqio surgiu com o propósito de levar serviços financeiros de qualidade para o empreendedor brasileiro. Além disso, a marca é uma fintech que tem o foco de entregar as melhores soluções de pagamento no varejo nacional. 

Atualmente, a Acqio já tem unidades em mais de 2,5 mil municípios brasileiros. Além disso, a rede possui mais de 6 anos de atuação e acumula experiência na área.

Desse modo, a rede pode ser uma das franquias mais baratas e lucrativas da atualidade. Isso porque, cada vez que os clientes usam as máquinas da Acqio, os franqueados recebem uma porcentagem, de modo que o lucro é recorrente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

6. Bellaza

A rede de franquias Bellaza é a maior no ramo de vendas on-line de maquiagens e cosméticos no Brasil. Antes de mais nada, a rede surgiu com o propósito de ajudar pessoas a realizarem o sonho de ter seu próprio negócio. 

Sendo assim, os franqueados da Bellaza têm um site exclusivo com produtos de mais de 50 marcas, nacionais e importadas. Além disso, o investidor não precisa de um local físico, estoque de produtos ou cuidar da logística.

Isso porque, a marca cuida do estoque e da entrega. Dessa forma, esta se torna uma das franquias mais baratas e lucrativas para quem busca complemento de renda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

7. Brasil Nutri Shop

A rede de franquias Brasil Nutri Shop traz um modelo de baixo custo e simples atuação. Assim, o objetivo é vender suplementos alimentares por meio de um site personalizado para o franqueado.

Dessa forma, os franqueados podem trabalhar de casa e fazer seus próprios horários. Além disso, a marca realiza a entrega dos pedidos feitos pelo site.

Por fim, a Brasil Nutri Shop oferece consultoria e plano de negócio para seus franqueados. E também divulgam o site para todo o Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Aprova Crédito

A Aprova Crédito surgiu para oferecer soluções de crédito, com qualidade e eficiência. Além disso, a marca busca preencher uma lacuna nesse mercado, que era cheia de reclamações dos clientes.  Atualmente, o crédito consignado faz parte da vida de mais de 30 milhões de brasileiros. 

Isso porque, existe um alto índice de endividamento das famílias, situações emergenciais e realização de sonhos que exigem crédito. A franquia oferece baixas taxas de juros e prazos longos para pagamento.

Neste sentido, o franqueado tem acesso a um amplo público-alvo e pode recorrer à franqueadora por meio de um serviço de suporte.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 18 meses

9. Mundo Toy

A rede Mundo Toy atua no segmento de produtos para crianças. Desse modo, oferece diversos outros itens para a vida em família. 

Mesmo tendo surgido apenas em 2017, a loja funcionava desde a década de 1980 como loja de móveis infantis. Porém, o modelo de negócio atual é home based.

Menina brinacando de fazer roupa de bonecas com massinha.
É possível vender produtos para o público infantil sem sair de casa e sem estoque.

Portanto, o negócio pode ser gerenciado de casa, sem a necessidade de contratação de funcionários. Além disso, o empreendedor também não precisa se preocupar com o estoque dos produtos ou o envio para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Cappta

A Cappta é uma franquia que está no mercado desde 2011 e já conta com 67 franqueados em todo país. Assim, a empresa desenvolve tecnologias para ajudar varejistas.

Dessa forma, a fintech desenvolveu um sistema que permite ao vendedor receber à vista mesmo quando o comprador resolve parcelar.

Sendo assim, seu papel como franqueado é vender esse sistema para comércios em sua região. Por isso, é possível trabalhar de casa, em horários flexíveis e com começo imediato. Com tanta praticidade a marca se torna uma das franquias mais baratas e lucrativas do mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 0
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 2 meses

11. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos é uma franquia que atua no ramo de educação. De modo geral, a empresa oferece cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas.

Dessa forma, a marca que já atua no mercado de educação há mais de 20 anos, oferece uma plataforma completa de cursos on-line. Ou seja, o franqueado tem a opção de atender um amplo público-alvo.

O portfólio da Qualifica inclui cursos de especialização, graduação, pós-graduação, técnicos e preparatórios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

12. #1 Lavanderia

A #1 Lavanderia é uma boa opção para quem quer trabalhar com uma marca de gestão simples. A franquia oferece serviços de lavanderia por assinatura.

Ou seja, as pessoas pagam mensalmente para terem as roupas lavadas e entregues em suas casas. Além disso, é possível escolher entre os modelos de negócio loja, quiosque e container.

Assim, o franqueado pode instalar sua unidade em diversos locais como shoppings e supermercados. Por isso, a rede está sempre próxima a seus clientes, aumentando as chances de fidelização.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

13. Postal BR

A Postal BR surgiu como uma alternativa para o envio de encomendas. Neste sentido, se destaca pelos valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, pela segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável.

Sendo assim, a marca surgiu em 2017 e já conta com mais de 100 bases operacionais. Por isso, a Postal BR consegue entregar de forma rápida e em praticamente todo o país.

Por fim, o franqueado tem acesso a suporte 100% on-line para resolver problemas e atender melhor seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses

14. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma franqueadora que oferece produtos e serviços para soluções em segurança. Assim, a marca conta com tecnologia de ponta para clientes que buscam monitoramento em vídeo.

Além disso, é possível atender tanto pessoas físicas, como jurídicas. Dessa forma, os clientes têm acesso a rastreamento de pessoas, veículos e rotas.

Logo, atualmente, a marca conta com três modelos de negócio para diferentes perfis e necessidades. Além do mais, a empresa possui uma equipe de profissionais que trabalha 24 horas para garantir suporte a clientes e franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

15. Achei no Pão

A Achei no Pão é uma boa opção de franquia para quem quer empreender pela primeira vez. Isso porque, é possível trabalhar de casa, investindo pouco e com retorno rápido.

O negócio é bastante simples. De modo geral, trata-se de uma empresa que divulga marcas locais por meio de propagandas em embalagens de pão que são distribuídos para panificadoras.

Assim, a marca que surgiu em 2014 já possui mais de 200 franqueados pelo país. Como franqueado, você não vai precisar se dedicar a fazer a arte das embalagens. Isso porque, a franqueada faz os anúncios coloridos e atrativos.

pão com sementes visto de cima em saco de papel ilustração de franquias mais baratas e lucrativas
Anúncios feitos no saco de pão podem chegar a um público variado.
  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 4 meses

16. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

17. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

18. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

19. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

20. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

21. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

22. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

23. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

24. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

Advertisement

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

25. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

26. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

27. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

28. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

29. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

30. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

31. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

32. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

33. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

34. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

35. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

36. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

37. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

38. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

39. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

40. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

41. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

42. CredFácil

A rede de franquias CredFácil surgiu para oferecer investimentos de segurança com soluções financeiras e possui cerca de 50 unidades.

Dessa forma, a marca oferece para os brasileiros o que eles mais procuram, uma linha de crédito facilitada. A rede também tem boas taxas e prazos.

Assim, os franqueados podem lucrar oferecendo crédito consignado, seguros, consórcios, entre outros. Por meio do modelo de negócio Office, o empreendedor precisa de pouco investimento e pode trabalhar na sua própria sala comercial. 

  • Investimento inicial: R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 6 meses

43. On Byte

A rede de franquias On Byte atua no mercado de educação e treinamento. Assim, possui um método moderno que atua por meio de um ensino com interação audiovisual. 

O método foi desenvolvido pela própria franquia e busca aumentar a aprendizagem dos alunos. Além disso, a On Byte oferece cursos profissionalizantes e de informática.

A marca aposta em tecnologia, com softwares de ensino interativo usando programas de computador. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar o próprio diretor da unidade, com acesso a todos os treinamentos e metodologias da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno:  6 meses

44. Los Ogros

Homem de costas pegando bandeja em food truck de alimentação.
Aranquia no estilo food truck tem menor valor de manutenção.

A Los Ogros é uma das franquias mais baratas e lucrativas para atuar no segmento de Alimentação. Assim, a marca atua na venda de sanduíches no formato food truck.

De modo geral, o negócio demanda poucos ingredientes para a preparação dos produtos. Por isso, o valor de manutenção é baixo e o empreendedor precisa de uma equipe reduzida.

Logo, os franqueados recebem treinamento para aprender todas as operações dos foodtrucks e sobre a gestão do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 12 meses

45. Balão da Informática

A Balão da Informática é uma rede de franquias de revenda de materiais de informática. Mas antes de entrar para o universo do franchising, a marca se consolidou como um e-commerce no segmento.

Portanto, no primeiro ano, a marca conseguiu negociar 45 unidades no Brasil. Além dos produtos, a rede atua com manutenção de computadores e celulares em lojas físicas personalizadas.

Neste sentido, a rede oferece suportes para os franqueados, incluindo treinamento presencial, assessoria para a escolha do ponto comercial, kit de publicidade compartilhada e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: não informado

46. Portaria Monitorada

A rede de franquias Portaria Monitorada atua no mercado de condomínios prediais. Neste sentido, a marca trabalha com tecnologia que tem como principal objetivo deixar o condomínio mais seguro. 

Dessa forma, o condomínio é monitorado o tempo todo, reduzindo os gastos em até 50% com porteiros físicos. Afinal, geralmente a folha de pagamento é a maior responsável pelos altos custos da fatura. 

Logo, além de trazer segurança, também oferece economia para os clientes. Por isso, a rede pode ser uma das franquias mais baratas e lucrativas pelos benefícios e facilidades.

Entregador de delivery apertando interfone. Ilustração de franquias mais baratas e lucrativas.
A portaria monitorada reduz gastos com pessoal em prédios comerciais.
  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

47. Ginástica do Cérebro

Antes de mais nada, a rede Ginástica do Cérebro surgiu com o objetivo de potencializar a memória e o raciocínio lógico para todas as idades. Assim, trabalha com jogos que criam desafios graduais.

Dessa maneira, o franqueado realiza cursos e treinamentos de Ginástica do Cérebro, além de workshops e palestras para empresas e escolas.

Por isso, a franqueadora realiza capacitação da equipe de acordo com o método desenvolvido pela marca. Além disso, a rede oferece suporte para divulgação das unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

48. Cão Cidadão

A franquia Cão Cidadão atua no adestramento de cães. A marca foi criada pelo zootecnista, adestrador e especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, conhecido por sua atuação em programas de televisão.

Mulher em segundo plano vendo cachorro correndo.
A franquia pet atua no adestramento de cães há mais de 20 anos.

Por meio de uma metodologia exclusiva criada pelo zootecnista, a Cão Cidadão já atuou no adestramento de mais de 20 mil animais. Isso porque, a marca possui 20 anos de atuação.

Além disso, são 70 franqueados em todo o país. Para isso, a Cão Cidadão oferece treinamento completo para os investidores, podendo ser uma das franquias mais baratas e lucrativas do segmento Pet.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: não informado

Agora você já conhece algumas das franquias mais baratas e lucrativas do mercado. Mas se ainda está em dúvida sobre qual escolher, esse texto pode ajudar: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement