O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » As franquias mais lucrativas em 2023 e que vão se manter crescendo

As franquias mais lucrativas em 2023 e que vão se manter crescendo

Sumário

Quem deseja investir nas franquias mais lucrativas em 2023 não pode deixar de conferir esse conteúdo que preparamos. São franquias de sucesso que não se abalam com os imprevistos do mercado. Esse é o seu objetivo? Então, leia mais aqui!

Em 2022, o mercado de franchising passou dos R$ 200 bilhões de faturamento. Para 2023, o cenário deve ser ainda melhor.

A princípio, quem visa empreender sabe da importância de buscar por negócios mais seguros e sólidos no mercado. Isso porque, com toda razão, visto que o momento pede atenção quanto a investimentos não planejados.

Sendo assim, neste conteúdo selecionamos modelos de franquias lucrativas que atuam no franchising em diferentes segmentos. Continue a leitura!

Como está o mercado de franquias lucrativas?

O mercado de franquias lucrativas está em expansão. Primeiramente, precisamos dizer que o setor de franquias é mesmo mais seguro do que o investimento iniciado do zero em uma empresa. Isso ocorre porque o modelo de negócio tem um planejamento já testado no mercado.

Mas saiba que a escolha pelo modelo ideal de franquia, que atenda as necessidades do franqueado, deve ser bem pensada. Mesmo que esse modelo, por si só, seja uma boa opção para quem está iniciando no empreendedorismo.

Isso devido à confiabilidade no processo e do suporte oferecido pelas franqueadoras, que garantem maior segurança ao empresário. Assim, é mais seguro, pois tem uma estrutura, produtos ou serviços testados e aprovados no mercado.

Portanto, ele sofre bem menos oportunidades de falhas comparado uma “empresa comum”. Além disso, as franquias costumam ter maior lucratividade e estabilidade em comparação aos negócios mais convencionais. Tem também uma marca reconhecida no mercado, atraindo os consumidores.

Outro ponto deste formato de negócio é que costuma ter uma rentabilidade maior. A franqueadora tenta sempre um processo mais eficiente e barato. Logo, permite que o franqueado tenha um retorno do investimento em menos tempo.

O balanço consolidado do setor realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), por exemplo, mostra que o segmento continua em alta.

Nesse sentido, também precisamos considerar as projeções que a Associação divulgou. Pois para 2023, espera-se que o franchising tenha um crescimento de 8% no faturamento.

Do mesmo modo, o número de unidades de franquias também tende a crescer, seguindo o potencial do setor. Até os últimos dados, no ano de 2022 chegou a cerca de 181 mil unidades em operação pelo Brasil.

Diferencial das franquias

O setor de franquias tem diversos diferenciais e vem se destacando no ambiente dos negócios não apenas porque é lucrativo. Mas também por todas as vantagens que oferece aos que investem no segmento.

Porém, é preciso compreender que todas as vantagens das franquias vêm acompanhadas de um bom trabalho que deve ser desempenhado pelo franqueado. Até porque, de nada adianta tantas vantagens se elas não forem bem aproveitadas pelos gestores, certo?

Logo, o sistema de franquias é considerado o empreendimento mais seguro do Brasil. Essa afirmação foi feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo pesquisa do órgão, apenas 5% das unidades de franquias fecham antes de completar dois anos de operação.

Por outro lado, os negócios próprios apresentam uma taxa de mortalidade quase cinco vezes maior do que as franquias.

Assim, as franquias são mais seguras graças ao planejamento de cada marca, que repassa seu know-how ao franqueado. Basta que o empreendedor siga todo o planejamento estratégico de acordo com o que foi definido previamente pela empresa.

Portanto, é possível dizer que o diferencial das redes de franquias lucrativas está no planejamento estratégico e na adequação do franqueado. Além disso, existe o suporte preparado para auxiliá-lo a ter foco e, com isso, alcançar resultados de sucesso.

O que é completamente possível se o empreendedor se dedicar ao negócio. Por exemplo, colocando a mão na massa na hora de executar o trabalho em uma das franquias mais lucrativas.

Mais adiante, iremos apresentar várias opções entre as franquias mais lucrativas. Mas antes disso, é importante que você conheça alguns passos essenciais para se tornar um franqueado. Na sequência, você poderá abrir sua unidade com muito mais segurança. Acompanhe!

Dicas para se tornar um franqueado

Para se tornar um franqueado de sucesso com franquias mais lucrativas, é preciso tomar alguns cuidados. Começando por analisar a melhor opção de franquia dentro do seu objetivo.

Abaixo, selecionamos algumas dicas que podem facilitar a sua pesquisa pelo modelo ideal. Isso porque, será possível definir, de forma coerente, qual negócio está mais alinhado com o seu perfil. Confira!

Escolha o segmento

Antes de tudo, é necessário escolher o ramo no qual você deseja atuar. Assim, ficará mais fácil selecionar, entre as franquias mais lucrativas, a mais alinhada com os seus objetivos.

Por isso, avalie o seu perfil e aquilo que você gosta de fazer. Seja no setor de alimentação, beleza e estética, moda e vestuário etc. Em outras palavras, defina o seu nicho de atuação.

Do mesmo modo, faça uma autoanálise, conheça suas principais qualidades e características e como pode aproveitá-las em um negócio. Se tem facilidade com trabalhos manuais, se é comunicativo, concentrado, e por aí vai.

Este encaixe entre o empreendedor e o negócio pode facilitar seu dia a dia. Dará mais disposição para o trabalho, para aprender mais sobre o mercado e até para oferecer o produto ou serviço aos clientes.

Entenda também o seu mercado local, as lacunas que existem nele. Seu público consumidor potencial na região também é um fator a se considerar.

Por exemplo, não será nada fácil oferecer artigos de luxo em um bairro periférico. Ou então, uma pizza mais simples para locais onde as pessoas consomem alto padrão.

Além disso, existem segmentos de maior lucratividade, outros que geram um faturamento menor. Você precisa analisar os seus objetivos financeiros e assim delimitar os nichos de mercado que lhe atendem melhor.

Pesquise o mercado

Se existe uma análise que você não pode deixar passar despercebida, antes de iniciar o seu negócio, é a pesquisa de mercado.

Portanto, avalie bem o setor de negócios, pesquise sobre os ramos de atuação e as tendências comerciais. Sobretudo no segmento no qual você pretende atuar. Faz toda a diferença estar ciente dos processos e negócios no mercado de franquias.

Após delimitar o segmento é a hora de reduzir ainda mais seu direcionamento. Pode ser que um mercado seja atrativo em uma cidade, mas na sua região ele encontre dificuldade.

Do mesmo modo, existem setores que podem ser mais sazonais e você deve estar preparado para isso. Há um impacto na rentabilidade do negócio e a franquia precisa trabalhar com isso.

Faça contato com a marca

Estude o segmento, as oportunidades de franquias mais lucrativas e escolha bem o seu forte para atuação. Em seguida, é chegado o momento de realizar o contato com a marca escolhida.

Para isso, você deve se cadastrar no site da marca (ou das marcas escolhidas). Com os dados enviados, a empresa vai retornar o seu contato.

Neste retorno, serão passadas informações adicionais sobre o negócio. Em simultâneo, a franquia desejará saber mais sobre as suas condições financeiras e interesse.

Além das suas expectativas com o empreendimento, seja sincero e demonstre o seu real potencial de investimento. Isso porque, a avaliação que a franqueadora faz de você será essencial para o início ou não das atividades.

Por isso, é comum que a franqueadora também busque um perfil ideal. Um tipo de empreendedor que ela vê como maior potencial para ter sucesso.

A franqueadora também precisa do seu sucesso para que possa se expandir. Por outro lado, o insucesso de uma unidade é ruim. Dessa forma, saiba que você seleciona ela, e ela seleciona você também.

Do mesmo modo, aproveite esse contato para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer informações a respeito do negócio. Depois, você terá mais segurança ao dar os próximos passos para adesão à franquia.

Se busca as franquias mais lucrativas, avalie neste contato as projeções que a franqueadora tem de rentabilidade. Por último, saiba que estes números são apenas hipotéticos, pois um lucro maior ou menor depende, como dito, da sua dedicação.

Analise os prós e contras

Após o contato com a franqueadora, o candidato a franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é o documento que antecede as informações do contrato definitivo.

Portanto, nele constam todas as vantagens, procedimentos e deveres que precisam ser cumpridos pelo franqueado à frente do negócio.

Ao mesmo tempo, estarão apresentados todos os custos envolvidos na franquia. Por exemplo, o suporte dado pela franqueadora e demais informações sobre a empresa.

Com estes custos é possível que você calcule o potencial de lucro que pode ter. Esta rentabilidade do negócio é o valor que sobra depois que você separa o seu faturamento bruto dos custos gerais.

Ao buscar franquias mais lucrativas precisa analisar estes pontos antes de investir. Assim, se terá que pagar aluguel, seu faturamento precisa ser maior. Por outro lado, com custos menores em um formato Home Office, o capital que sobra pode ser um pouco mais atrativo.

Além disso, se necessário, você também pode pedir a ajuda de um advogado nesse momento de leitura da COF. Assim, o profissional irá confirmar se todas as informações estão de acordo a Lei de Franquia.

Por fim, se tudo estiver dentro do previsto, você poderá iniciar o processo de franqueamento e dar o pontapé inicial para se tornar um franqueado de sucesso!

Quais os formatos das franquias mais lucrativas?

Os formatos mais lucrativos podem ser presencial ou digital. Porém, são direcionados pelo seu perfil de atuação e interesse. Isso porque, conforme mencionado, o sucesso do negócio dependerá da sua dedicação.

Mas no momento de pesquisar e conhecer as franquias mais lucrativas, você irá perceber algumas coisas. Por exemplo, que existem uma variedade de negócios, em diversos segmentos e formatos. Afinal de contas, para cada tipo de franquia tem modelos ideais para contribuir com o crescimento da unidade.

Dessa forma, você provavelmente irá encontrar franquias no formato de Lojas Físicas. Elas contam com a grande vantagem de uma identidade visual planejada que chama a atenção.

Por outro lado, há franquias que oferecem alternativas mais em conta, como os Quiosques. Com eles, é possível ter unidades menores, mais baratas e em pontos estratégicos.

Até porque, costumam ficar em pontos movimentados, como corredores de shoppings e contam com um atendimento agilizado.

Mas, simultaneamente, temos os Contêiner, que também têm custos menores de instalação e manutenção. Inclusive, eles são bem práticos, com estruturas enxutas e podem ser instalados em locais favoráveis.

Claro, não podemos nos esquecer das franquias Home Based, pois são interessantes para quem quer atuar de casa, sem gastar muito e com mais flexibilidade de horário.

Neste formato o franqueado tem sua casa como base, mas deve se deslocar, seja para captar clientes, fazer atendimentos, ou levar produtos.

Por último, temos o modelo Home Office, no qual o franqueado atua 100% de casa ou de outro lugar que escolher. Então, é ainda mais em conta, porque não precisa gastar com trasporte até os clientes.

Por meio destes dois últimos formatos é possível fazer vendas por meio da internet, manter contato com clientes por mensagens, telefonemas etc.

Melhores opções de franquias de sucesso e lucrativas para investir

Tem diversas opções de franquias de sucesso e lucrativas para investir. Se você está em busca de um investimento seguro e confiável, vai gostar das dicas que trouxemos neste tópico.

Em segmentos variados que fazem sucesso, será mais fácil identificar qual franquia está próxima do seu desejo de empreender. Confira!

[raio_x_esf]

Viu como é possível atuar em ramos completamente distintos e faturar em um mercado estável como o das franquias?

As oportunidades de franquias mais lucrativas aqui apresentadas estão em alta no franchising. Desse modo, vão continuar seguindo as tendências do mercado.

Porém, é importante ter os cuidados que falamos para buscar os negócios de melhor rentabilidade e investir de maneira segura. Por isso, não tenha pressa, analise bem e vá em frente iniciando sua caminhada no franchising.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje