As franquias mais procuradas em 2024 prometem ser aquelas que aliam inovação e rentabilidade. Com o mercado em constante evolução, empreendedores buscam modelos de negócios que ofereçam segurança e alto potencial de crescimento. Aqui, confira algumas das franquias que lideram as tendências.
Em 2023, o setor de franchising no Brasil alcançou um faturamento aproximado de R$ 240,6 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse crescimento reflete o aumento na procura por franquias, impulsionado pela expansão das redes e pela confiança dos consumidores em marcas consolidadas.
Então, para quem deseja investir no setor, as vantagens são claras. Com um mercado que continua a crescer, o risco de empreender diminui, enquanto as chances de sucesso aumentam. Os dados de 2023 mostram que o franchising segue como uma das opções mais seguras e lucrativas para novos empreendedores.
Sendo assim, se você quer descobrir quais são as franquias mais procuradas e entender como escolher a ideal para o seu perfil, continue a leitura. Este conteúdo pode lhe guiar para tomar a melhor decisão de investimento.
O que é uma franquia?
Uma franquia é um modelo de negócio em que o franqueador cede o direito de uso de sua marca, produtos e métodos de operação a um franqueado. Desse modo, essa parceria permite que o franqueado opere uma unidade do negócio, seguindo os padrões estabelecidos pela marca.
Por sua vez, o franqueador oferece suporte, como treinamentos e orientação, enquanto o franqueado investe e administra a unidade.
Esse modelo de negócio pode ser vantajoso, pois permite o crescimento da marca e oferece ao franqueado a oportunidade de empreender com uma empresa já consolidada no mercado. Ou seja, franquias podem ser uma opção atrativa para quem deseja iniciar um negócio.
Quais franquias mais procuradas para abrir?
A seguir, você vai conferir quais são as franquias mais procuradas. Entre elas, estão franquias do Brasil e do exterior que atuam em território nacional.
Em cada um dos modelos de negócio, você vai conferir o volume de vezes em que a franquia foi buscada no Google. Continue a leitura!
Franquia Cacau Show
Em primeiro lugar, aparece a franquia Cacau Show, uma das mais conceituadas marcas de chocolate do país. A rede de chocolates teve 12,1 mil buscas na plataforma Ubersuggest no período de um mês.
A história da marca começou em 1988 e hoje a rede se expandiu para praticamente todo o país. Assim, a Cacau Show pode ser uma boa opção para quem procura uma marca querida pelo público. Atualmente, são 4 mil unidades franqueadas no Brasil.
De modo geral, o investidor pode escolher entre quatro modelos de negócio. São eles: Loja Intensidade, Loja Smart, Quiosque e Loja Container.
Cada modelo favorece o comércio dos chocolates em um tipo de espaço. Além disso, em alguns deles é possível oferecer cafés e chocolate quente.
Nesse sentido, o foco da rede são os chocolates finos em diversos formatos e com muitas combinações. Mas a marca conta ainda com opções de presentes para datas comemorativas e eventos sazonais como Páscoa e Natal.
Ao se tornar franqueado, você tem acesso a treinamentos e capacitações. Além disso, a franqueadora afirmar ser a maior rede do segmento no volume de investimentos em mídia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: a partir de 12 meses
Franquia McDonald’s
Uma das franquias mais famosas do segmento de Alimentação é a franquia McDonald’s. Logo, foi buscada 5,4 mil vezes em cerca de 30 dias.
Atualmente, ela é a maior rede de fast food do mundo. Os sanduíches, sorvetes e batatas famosos estão presentes em praticamente todos os países.
Portanto, antes de mais nada, a rede nasceu em 1930, quando os irmãos Dick e Mac McDonald montaram o primeiro restaurante inovador na Califórnia, nos Estados Unidos.
Logo, o restaurante surgiu para agilizar o preparo e entrega dos produtos. Isso porque, os irmãos perceberam que os estabelecimentos da época demoravam muito para servir os clientes.
O negócio fez sucesso, ganhou patrocínio e muitos clientes. Assim, para quem quer se tornar um franqueado, é preciso passar por um longo processo de seleção. Nesse sentido, a rede tem um processo rígido. Dessa maneira, é preciso entrar em contato com a franqueadora e passar por cerca de seis etapas.
De acordo com a franqueadora, todo o procedimento demanda quase um ano. Além disso, um dos critérios de seleção é o tamanho da cidade em que vai ser instalada. Por outro lado, os lucros podem ser grandes. Afinal, apenas no Brasil, são cerca de 68 milhões de refeições servidas por dia.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
Franquia Burger King
Mais uma integrante da lista de franquias mais procuradas que oferece lanches fast food. Os usuários do Google buscaram por Burger King em torno de 1,9 mil vezes.
Assim como a integrante anterior e sua principal concorrente, o Burger King teve uma longa trajetória até se tornar um sucesso.
Então, a princípio, a rede surgiu em 1954, em Miami, na Flórida. Naquela época, o restaurante se chamava Insta-Burger King, e tinha como intuito oferecer lanches rápidos para seus clientes.
De modo geral, a rede surgiu para oferecer pratos baratos. Porém, o primeiro modelo de negócio não funcionou muito bem.
Em seguida, os donos do Burger King adotaram uma estratégia que funciona até hoje: lanches a preços acessíveis. Desde 1961, a rede passou a integrar o sistema de franchising e chegou aos países no mundo inteiro.
Hoje em dia, para se tornar um franqueado, você pode escolher um dos quatro modelos de negócio da rede. São eles: Unidade Free Standing e Food Court.
Cada um deles foi pensado para atender a demanda em um local específico. Além disso, a franqueadora realiza uma série de procedimentos antes de conceder uma unidade. Inclusive, é preciso passar por uma entrevista. Apenas no Brasil, de acordo com a franqueadora, a rede já reúne cerca de 1.331 mil unidades.
- Investimento inicial: a partir de R$ 2,6 milhões
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
Franquia Subway
Mais uma franquia do segmento de Alimentação na nossa lista! A rede Subway foi buscada cerca de 1,9 mil vezes na ferramenta de pesquisa.
Bem como as demais, o foco da Subway é oferecer lanches rápidos. Embora a mesma se destaque pela comida mais saudável e com a possibilidade de personalização.
Antes de mais nada, empresa nasceu nos Estados Unidos durante a década de 1960. Logo, a marca foi idealizada pelo empresário estadunidense de Connecticut, Fred DeLuca. Mas foi em 1974 que entrou para o sistema de franquia. Hoje em dia, segundo a franqueadora, já são cerca de 1.574 unidades no Brasil.
Certamente você já deve ter experimentado os sanduíches personalizados da Subway. Porém, o que talvez você não saiba é que aquele formato alongado e repartido ao meio ficou conhecido como submarino.
Nacionalmente, a rede é um sucesso e está presente em boa parte das cidades. Já no exterior, a empresa marca presença em mais de cem países. Sendo assim, caso pense em se tornar um franqueado, saiba que existem diversos tamanhos de loja disponíveis.
Portanto, é possível optar por espaços de 40 m² a 100 m². Consequentemente, o valor de investimento também pode variar.
Uma das vantagens da Subway é não ter limitação do tamanho da cidade em que se pretende abrir. Além disso, o investidor recebe uma análise de viabilidade para escolher corretamente onde vai instalar sua unidade.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
Franquia Kopenhagen
De fato, o chocolate é um dos alimentos mais amados pelos brasileiros. Isso diz muito sobre a franquia Kopenhagen receber cerca de 1,3 mil pesquisas mensais.
A rede surgiu na década de 1920, pelas mãos de um casal de imigrantes da Letônia, em São Paulo (SP). Já em 1943 a Kopenhagen abriu sua própria fábrica. A partir de então, a rede de chocolates finos só cresceu.
Hoje em dia, a marca conta com cerca de 600 unidades em todo o país. Boa parte do sucesso da Kopenhagen se deve a um mix de produtos feitos com ingredientes de alta qualidade.
Assim, a marca conquistou os corações brasileiros com algumas linhas exclusivas, como: Nhá Benta, Língua de Gato e Cherry Brandy.
Além disso, a rede criou uma cultura em volta dos produtos, de modo que se tornaram boas opções de presentes. Em algumas unidades é possível ainda servir cafés e bebidas quentes com espaço de degustação.
Para os interessados, é possível escolher entre quatro modelos de negócio. São eles: Loja, Projeto Light e Quiosque.
No mais, a franqueadora oferece suporte pré e pós inauguração, bem como participa das estratégias de crescimento da rede.
- Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
Franquia Chiquinho Sorvetes
A Chiquinho Sorvetes é uma das franquias mais procuradas que existe desde 1980. A plataforma de pesquisa registrou 1,3 mil buscas à marca em um mês.
Já atualmente, a rede que surgiu em Minas Gerais e, de acordo com a franqueadora, tem cerca de 700 unidades pelo Brasil. O cardápio vai muito além do sorvete e conta com milk shake, petit gateau, cream tasty, mix fruit e muito mais.
Enfim, são mais de 80 possibilidades no cardápio da Chiquinho Sorvetes. Nesse sentido, a receita do produto é original da marca, garantindo um sabor inconfundível.
Para os investidores interessados, é possível escolher entre quatro modelos de negócio, todos com lojas físicas. Ou seja, Loja de Shopping, Loja Tradicional, Loja Básica, Modelo Externo e Quiosque.
Cada uma delas foi planejada para um tamanho de cidade e para atender o consumidor da melhor forma possível. Por falar nisso, a rede registra cerca de 25 milhões de pessoas atendidas anualmente.
Por último, o franqueado tem suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial, adaptar o espaço e divulgar sua unidade. Ainda, a marca aposta em estratégias de marketing, como parceria com influencers.
- Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 65 mil
- Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
Franquia O Boticário
A O Boticário é a maior rede de franquias de cosméticos do mundo. Assim, apareceu 1,3 mil vezes nas buscas de acordo com a plataforma.
Desse modo, a marca é tipicamente brasileira e está em cerca de 99% das cidades do nosso país. Além disso, são mais de 38 anos no segmento de Beleza e Bem-Estar.
Em 2020, a empresou entrou para a lista da ABF como a maior franquia do Brasil. Além do grande número de unidades, ela conta com um portfólio extenso de produtos exclusivos.
Atualmente, a franquia atua com perfumaria, maquiagem, cosméticos e muito mais. Dessa maneira, os franqueados recebem capacitação constante, incluindo treinamentos para a equipe e reforço de vendas.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
Franquias mais procuradas são as melhores para abrir?
A resposta é: depende! Afinal, mesmo um negócio promissor está sujeito a inúmeros fatores. Em primeiro lugar, é preciso ter afinidade com o segmento.
Não adianta buscar por um empreendimento, por mais famoso que seja, que não esteja de acordo com o seu perfil. Como as franqueadoras oferecem suporte, não é preciso ser um especialista no segmento.
Porém, é essencial buscar por um negócio que lhe motive. Depois, é preciso analisar o mercado da sua cidade e o público consumidor. Assim, é possível perceber se há demanda pelo produto ou serviço na região.
Como dito, muitas franquias demandam um tamanho específico de cidade. Por isso, também é importante ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Isso porque, neste documento estão as principais informações para um possível investidor, por exemplo: investimento inicial, requisitos, suporte da franqueadora, número de unidades e muito mais.
Por último, é possível buscar outras franquias de destaque, como aquelas que mais cresceram no Brasil ou mesmo quais as franquias mais procuradas na sua região. A seguir, confira como abrir uma das opções de franquia e lucrar.
Como abrir uma das opções de franquias de sucesso?
Abrir uma franquia de sucesso exige atenção e planejamento. Para começar, escolha uma franquia que esteja alinhada ao seu perfil e interesses. Depois, pesquise as opções disponíveis no mercado e entre em contato com a marca para obter mais informações.
Após a escolha, analise o negócio cuidadosamente. Avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF), que traz detalhes importantes sobre o investimento, suporte oferecido e expectativas. Esse documento é indispensável para tomar uma decisão informada.
Na sequência, planejar as finanças é o próximo passo. Portanto, verifique se você tem o capital suficiente para o investimento inicial e para manter a operação nos primeiros meses. Planeje também um fundo de reserva para imprevistos.
Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre quais são as franquias mais procuradas do Brasil. Ainda, descobriu que o mercado de franchising está em constante crescimento. Agora que está por dentro do assunto, você pode investir na sua franquia.
Então, siga todas as orientações da marca, fale com a franqueadora e esteja preparado para dedicar a sua unidade. Isso porque, com dedicação, é possível alcançar o sucesso no mercado com o seu próprio negócio.