Quais as franquias mais procuradas do Brasil? Veja as principais!

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Você sabe quais franquias mais procuradas do Brasil? Neste texto, você vai conferir quais são e entender se estes negócios realmente valem a pena.

Logo, é preciso explicar como fizemos essa seleção. Para nos ajudar, usamos a ferramenta Ubersuggest, uma das ferramentas de marketing mais usadas no mercado. De acordo com a Revista Forbes, Neil Patel, o criador da plataforma, está entre os dez melhores profissionais de marketing do mundo.

Dessa forma, a Ubersuggest é um mecanismo interessante de coleta de dados. Sendo assim, a pesquisa apontou a quantidade de buscas das franquias que mostraremos a seguir no período de um mês.

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Isso porque, conhecer quais franquias mais procuradas pode ser uma boa oportunidade de decidir seu próprio investimento.

Mas o grande volume de buscas por franquias no Google está associado, sobretudo, ao bom desempenho do segmento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou 5% a mais em 2021.

Na comparação com o ano anterior, o crescimento representa uma boa evolução. Desse modo, o franchising brasileiro é um investimento interessante.

Quais franquias mais procuradas para abrir?

A seguir, você vai conferir quais franquias mais procuradas. Entre elas, estão franquias do Brasil e do exterior que atuam em território nacional.

Em cada um dos modelos de negócio, você vai conferir o volume de vezes em que a franquia foi buscada no Google. Continue a leitura!

Franquia Cacau Show

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Em primeiro lugar, aparece a franquia Cacau Show, uma das mais conceituadas marcas de chocolate do país. A rede de chocolates teve 12.100 buscas na plataforma Ubersuggest no período de um mês.

A história da marca começou em 1988 e hoje a rede se expandiu para praticamente todo o país. Assim, a Cacau Show pode ser uma boa opção para quem busca uma marca querida pelo público. Atualmente, são 2,8 unidades franqueadas no Brasil.

Fachada de loja Cacau Hhow em shopping. Ilustração do texto sobre de quais franquias mais procuradas.
A franquia mais procurada do Brasil é do segmento de Alimentação.

De modo geral, o investidor pode escolher entre quatro modelos de negócio. São eles: Loja Convencional, Loja Smart, Quiosque e Loja Container.

Cada modelo favorece o comércio dos chocolates em um tipo de espaço. Além disso, em alguns deles é possível oferecer cafés e chocolate quente.

Nesse sentido, o foco da rede são os chocolates finos em diversos formatos e com muitas combinações. Mas a marca conta ainda com opções de presentes para datas comemorativas e eventos sazonais como Páscoa e Natal.

Ao se tornar franqueado, você tem acesso a treinamentos e capacitações. Além disso, a franquia é a maior rede do segmento no volume de investimentos em mídia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Franquia McDonald’s

Uma das franquias mais famosas do segmento de Alimentação é a franquia McDonald’s. Logo, foi buscada 5.400 vezes em 30 dias.

Atualmente, ela é a maior rede de fast food do mundo. Os sanduíches, sorvetes e batatas famosos estão presentes em praticamente todos os países.

Portanto, antes de mais nada, a rede nasceu em 1930, quando os irmãos Dick e Mac McDonald montaram o primeiro restaurante inovador na Califórnia, nos Estados Unidos.

Resumidamente, o restaurante surgiu para agilizar o preparo e entrega dos produtos. Isso porque, os irmãos perceberam que os estabelecimentos da época demoravam muito para servir os clientes.

O negócio fez sucesso, ganhou patrocínio e muitos clientes. Assim, para quem quer se tornar um franqueado, é preciso passar por um longo processo de seleção.

Nesse sentido, a rede tem um processo rígido. Dessa maneira, é preciso entrar em contato com a franqueadora e passar por cerca de seis etapas.

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Sanduíche, batata frita e refrigerante do Mcdonalds. Ilustração do texto sobre de quais franquias mais procuradas.
A rede de fast food possui um processo de seleção longo, mas os lucros podem compensar para os franqueados da marca.

Todo o processo demanda quase um ano! Além disso, um dos critérios de seleção é o tamanho da cidade em que vai ser instalada.

Por outro lado, os lucros são grandes. Afinal, apenas no Brasil, são 68 milhões de refeições servidas por dia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,8 milhões
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 560 mil
  • Prazo de retorno: até 60 meses

Franquia Burger King

Mais uma integrante da lista que oferece lanches fast food. Os usuários do Google buscaram por Burger King

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em torno de 1.900 vezes.

Assim como a integrante anterior e sua principal concorrente, o Burger King teve uma longa trajetória até se tornar um sucesso.

Então, a princípio, a rede surgiu em 1954, em Miami, na Flórida. Naquela época, o restaurante se chamava Insta-Burger King, e tinha como intuito oferecer lanches rápidos para seus clientes.

De modo geral, a rede surgiu para oferecer lanches baratos. Porém, o primeiro modelo de negócio não funcionou muito bem.

Em seguida, os donos do Burger King adotaram uma estratégia que funciona até hoje: lanches a preços acessíveis. Desde 1961, a rede passou a integrar o sistema de franchising e chegou a países no mundo inteiro.

Hoje em dia, para se tornar um franqueado, você pode escolher um dos quatro modelos de negócio da rede. São eles: Unidade Free Standing, In Line de Rua, In Line de Shopping e Food Court.

Cada um deles foi pensado para atender a demanda em um local específico. Além disso, a franqueadora realiza uma série de procedimentos antes de conceder uma unidade.

Inclusive, é preciso passar por uma entrevista. Apenas no Brasil, a rede já reúne cerca de 1,2 mil unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,2 milhões
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Franquia Subway

Mais uma franquia do segmento de Alimentação na nossa lista! A rede Subway foi buscada 1.900 vezes na ferramenta de pesquisa.

Fachada da franquia Subway. Ilustração do texto sobre de quais franquias mais procuradas.
De fato, no mercado brasileiro, o setor de franquias de Alimentação é visado pelos empreendedores.

Bem como as demais, o foco da Subway é oferecer lanches rápidos. Embora a mesma se destaque pela comida mais saudável e com a possibilidade de personalização.

Antes de mais nada, a rede nasceu nos Estados Unidos durante a década de 1960.  A marca foi idealizada pelo empresário estadunidense de Connecticut, Fred DeLuca.

Mas foi em 1974 que a rede entrou para o sistema de franquia. Hoje em dia, já são 42 mil unidades em 110 países.

Certamente você já deve ter experimentado os sanduíches personalizados da Subway. Porém, o que talvez você não saiba é que aquele formato alongado e repartido ao meio ficou conhecido como submarino.

No Brasil, a rede é um sucesso e está presente em boa parte das cidades. Caso pense em se tornar um franqueado, saiba que existem diversos tamanhos de loja disponíveis.

Sendo assim, é possível optar por espaços de 40 m² a 100 m². Consequentemente, o valor de investimento também pode variar.

Uma das vantagens da Subway é não ter limitação do tamanho da cidade em que se pretende abrir. Além disso, o investidor recebe uma análise de viabilidade para escolher corretamente onde vai instalar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 447 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Franquia Kopenhagen

De fato, o chocolate é um dos alimentos mais amados pelos brasileiros. Isso diz muito sobre a franquia Kopenhagen receber 1.300 pesquisas mensais.

A rede surgiu na década de 1920, pelas mãos de um casal de imigrantes da Letônia, em São Paulo (SP). Mas no início, a produção era menor.

Então, em 1943 a Kopenhagen abriu sua própria fábrica. A partir de então, a rede de chocolates finos só cresceu.

Hoje em dia, a marca conta com cerca de 420 unidades em todo o país. Os faturamentos também são bastante expressivos, de modo que a marca como um todo registrou R$ 1,5 bilhões em 2019.

Prato com barras de chocolate em fundo azul. Ilustração do texto sobre de quais franquias mais procuradas.
A Kopenhagen faz parte de um sistema de franquias e pode ser uma boa opção de investimento.

Boa parte do sucesso da Kopenhagen se deve a um mix de produtos feitos com ingredientes de alta qualidade. Assim, a marca conquistou os corações brasileiros com algumas linhas exclusivas, como: Nhá Benta, Língua de Gato e Cherry Brandy.

Além disso, a rede criou uma cultura em volta dos produtos, de modo que se tornaram boas opções de presentes. Em algumas unidades é possível ainda servir cafés e bebidas quentes com espaço de degustação.

Para os interessados, é possível escolher entre quatro modelos de negócio. São eles: Loja, Projeto Light, Container e Quiosque.

No mais, a franqueadora oferece suporte pré e pós inauguração, bem como participa das estratégias de crescimento da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 36 meses

Franquia Chiquinho Sorvetes

A Chiquinho Sorvetes é uma franquia nacional que existe desde 1980. A plataforma de pesquisa registrou 1.300 buscas à marca em um mês.

Já atualmente, a rede que surgiu em Minas Gerais, já conta com 600 unidades pelo Brasil. Mas o cardápio vai muito além do sorvete e conta com milk shake, petit gateau, cream tasty, mix fruit e muito mais.

Enfim, são mais de 80 possibilidades no cardápio da Chiquinho Sorvetes. Nesse sentido, a receita do produto é original da marca, garantindo um sabor inconfundível.

Para os investidores interessados, é possível escolher entre quatro modelos de negócio, todos com lojas físicas. Ou seja, Loja de Shopping, Loja Tradicional, Loja Básica e Quiosque.

Cada uma delas foi planejada para um tamanho de cidade e para atender o consumidor da melhor forma possível. Por falar nisso, a rede registra cerca de 25 milhões de pessoas atendidas anualmente.

Por último, o franqueado tem suporte da rede para escolher o ponto comercial, adaptar o espaço e divulgar sua unidade. Isso porque, a marca aposta em estratégias de marketing, como parceria com influencers.

mesa com sorvete em copo, casquinha de sorvete e confeitos espalhados
A rede de franquias é nacional e conta com uma receita própria de sorvete.
  • Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Franquia O Boticário

A O Boticário é a maior rede de franquias de cosméticos do mundo. Assim, apareceu 1.300 vezes nas buscas de acordo com a plataforma.

Desse modo, a marca é tipicamente brasileira e está em cerca de 99% das cidades do nosso país. Além disso, são 38 anos no segmento de Beleza e Bem-Estar.

Em 2020, a marca entrou para a lista da ABF como a maior franquia do Brasil. Além do grande número de unidades, a rede conta com um portfólio extenso de produtos exclusivos.

Atualmente, a franquia atua com perfumaria, maquiagem, cosméticos e muito mais. Dessa maneira, a franqueadora oferece o modelo de multifranquias.

Ou seja, os investidores podem escolher em ter apenas uma ou várias unidades da rede. Isso porque, a franqueadora oferece um sistema de loja compacta, a partir de 40 m².

Sendo assim, os franqueados recebem capacitação constante, incluindo treinamentos para a equipe e reforço de vendas.

Em uma lista de quais franquias mais procuradas, uma das maiores do Brasil com certeza não faltaria. Para saber tudo da O Boticário, veja o vídeo abaixo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Franquias mais procuradas são as melhores para abrir?

Você chegou até aqui e já sabe quais as franquias mais procuradas do Brasil e um pouco mais sobre seus negócios. Mas será que elas são as melhores para abrir?

A resposta é: depende! Afinal, mesmo um negócio promissor está sujeito a inúmeros fatores. Em primeiro lugar, é preciso ter afinidade com o segmento.

Não adianta buscar por um empreendimento, por mais famoso que seja, que não esteja de acordo com o seu perfil. Como as franqueadoras oferecem suporte, não é preciso ser um especialista no segmento.

mulher olhando para computador durante reunião online
Vale lembrar que cada franquia tem seu próprio método de seleção.

Porém, é essencial buscar por um negócio que te motive. Depois, é preciso analisar o mercado da sua cidade e o público consumidor. Assim, é possível perceber se há demanda pelo produto ou serviço na região.

Como dito anteriormente, muitas franquias demandam um tamanho específico de cidade. Por isso, também é importante ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Isso porque, neste documento estão as principais informações para um possível investidor, por exemplo: investimento inicial, requisitos, suporte da franqueadora, número de unidades e muito mais.

Por último, é possível buscar outras franquias de destaque, como aquelas que mais cresceram no Brasil ou mesmo quais as franquias mais procuradas na sua região.

Então, ficou com curiosidade para conhecer mais sobre franquias? Então, leia o artigo sobre top franquias para investir.

*Informações publicadas em MAIO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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