O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquias mais rentáveis do franchising, para você analisar de perto e investir

Franquias mais rentáveis do franchising, para você analisar de perto e investir

Sumário

Conhecer as franquias mais rentáveis do franchising pode ser o primeiro passo para encontrar o negócio ideal. Neste texto, vamos mostrar que esse não é o único fator a se considerar em uma marca. Continue lendo!

Até porque, o sistema de franchising tem se mostrado lucrativo. No terceiro trimestre de 2022, por exemplo, o faturamento das franquias foi de R$ 56 bilhões. Ou seja, um crescimento de 18,7%.

Dessa forma, o setor de franchising em si costuma ser rentável. No entanto, cada negócio funciona de uma forma e a rentabilidade de uma franquia pode variar.

Por isso, antes de escolher um negócio, é importante considerar todos os fatores envolvidos. Além disso, de modo geral, as franquias são um modelo de negócio mais simples.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que é rentabilidade em uma franquia?

De modo geral, podemos estabelecer que a rentabilidade de uma franquia é o retorno sobre o investimento. Ou seja, para saber se uma marca é rentável ou não, demanda considerar quanto foi o valor gasto.

Então, a rentabilidade de uma franquia considera aquilo que a empresa ganhou e sobrou após pagar todas as contas. Logo, significa a capacidade de renda, que pode ser definida como retorno sobre o investimento empresarial. 

Sendo assim, para chegar à lucratividade, basta dividir o lucro da empresa em determinado período pelo valor do investimento inicial.

As franquias são um ótimo exemplo de negócio lucrativo e até tendem a trazer retornos maiores do que outros modelos de negócio. Normalmente, empresas tradicionais familiares têm rentabilidade aproximada de 18%. Por outro lado, quando falamos das franquias, a média de rentabilidade é de 23%.

Como avaliar a rentabilidade de uma franquia?

Para avaliar a rentabilidade de uma franquia, existem algumas contas que você pode fazer. Mesmo as franquias mais rentáveis do franchising passam por esse processo.

Então, é preciso excluir todos os gastos com produção e operação. Mas diferentemente de outros negócios, as franquias possuem taxas pagas de forma recorrente.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Dessa forma, pegue o valor que a franquia lucrou e subtraia: taxa de royalties à franqueadora; capital de giro; ponto comercial e royalties. Além disso, subtraia o salário dos funcionários e o pró-labore pago aos sócios da franquia. Ao final, você vai chegar à rentabilidade da franquia.

Outro ponto importante para considerar é o tempo de retorno. Ou seja, o prazo previsto para que o negócio comece a apresentar rendimentos. Esse indicador, bem como a própria rentabilidade, podem variar conforme o tipo de franquia. Além disso, costuma ser proporcional ao investimento.

Nesse sentido, geralmente, negócios mais baratos são também menos rentáveis. Porém, sempre há exceções. O mais importante é saber que a rentabilidade é apenas um dos fatores a serem analisados.

Por isso, continue lendo este texto e saiba mais sobre como avaliar esse modelo de negócio. Você não vai se arrepender!

Qual a melhor franquia para abrir?

A resposta para essa pergunta é: depende. Sabemos que você está em busca das franquias mais rentáveis do franchising. Mas como falado, a rentabilidade não é o único fator a se considerar na hora de escolher um negócio.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Primeiramente, é necessário considerar sua identificação com o mercado. Afinal de contas, você vai investir tempo e dinheiro no negócio.

Agora, imagine só: depois de tantos investimentos, você percebe que não era o que queria. Por isso, antes mesmo de procurar por marcas, é preciso identificar o que você gosta e quer fazer.

Hoje, existem franquias de todos os portes e em praticamente todos os segmentos. Então, não faltam opções. Contudo, é preciso filtrar essas alternativas.

Após considerar o que quer fazer, faça um estudo no seu mercado local. Busque, por exemplo, por tendências, brechas e os principais hábitos de consumo do público.

As respostas para essas perguntas podem orientar sobre que caminho seguir. Do mesmo modo, é importante analisar as demais taxas das franquias.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Sendo assim, uma das formas de verificar esses valores é solicitando a Circular de Oferta de Franquia (COF). Isso porque, este documento descreve todo o funcionamento e taxas da marca.

Ou seja, por meio de uma análise criteriosa da COF você pode fazer um raio-x da franquia. Depois, leia com atenção e, se tiver dificuldades, busque orientação de um profissional, como um advogado.

Do mesmo modo, é importante considerar como a franquia se relaciona com seus franqueados. Assim, na COF você pode encontrar o número de unidades e quantas fecharam.

Uma franquia com muitas unidades fechadas em pouco tempo pode ser um sinal de alerta. Além disso, a COF tem os contatos de outros franqueados. Portanto, fale com eles e busque opiniões sinceras sobre o negócio. Até porque, essa troca de experiências pode render parcerias futuras.

Lista de franquias mais rentáveis do franchising, para você

Agora, vamos apresentar as franquias mais rentáveis do franchising. Elas estão nos mais diversos segmentos e contam com diferentes modelos de negócio.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Como apresentado anteriormente, normalmente as franquias mais rentáveis também são mais caras. Afinal de contas, a rentabilidade está relacionada com o valor de investimento.

Dessa forma, é importante analisar com calma as opções e escolher aquelas que estejam de acordo com sua capacidade de investimento. Mas novamente, lembre-se: não analise somente a rentabilidade!

[raio_x]

Passo a passo para investir em uma franquia de sucesso

Para investir nas franquias mais rentáveis do franchising você deve começar entrando em contato com a franqueadora. Normalmente, as marcas possuem um formulário em seus sites.

Dessa forma, preencha seus dados e envie para a análise da marca. Em seguida, a franqueadora analisará se você tem o perfil de investidor que ela busca.

Logo, você vai receber uma comunicação da marca e, provavelmente, passará por uma entrevista com algum responsável. Esse é o momento para tirar dúvidas, conhecer um pouco mais sobre a empresa e se apresentar.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Depois, caso todas as partes estejam de acordo, é hora de assinar o contrato e fazer o investimento. Algumas etapas incluem a regularização de documentos junto aos órgãos competentes.

Por isso, se organize, pois essa parte pode ser um pouco burocrática. Logo, você vai receber orientações sobre a abertura da sua franquia. Então, organize uma inauguração à altura e comece a divulgação do negócio. Pronto!

Você já sabe tudo que precisa sobre as franquias mais rentáveis do franchising. Assim, já pode se organizar para fazer um investimento seguro. Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje