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Franquias McDonald’s: quanto custa? Vantagens? Para quem é indicada

Sumário

As franquias McDonald’s são sucesso em todo o mundo pelos lanches e pelo modelo de negócio lucrativo. Por isso, continue lendo esse texto para conhecer mais sobre a marca e saber se combina com o seu perfil.

Até porque, o lucro da rede costuma surpreender os empreendedores de primeira viagem. Apenas em 2021, por exemplo, as franquias McDonald’s lucraram 5,7 bilhões de dólares. Em relação ao ano anterior, houve um crescimento de 57%.

Contudo, o lucro não deve ser o único fator a ser levado em conta antes de escolher uma rede com as proporções do McDonald’s. Até porque, os valores de investimento são igualmente altos e o tempo de espera na fila é elevado.

Dessa forma, é preciso analisar uma série de fatores antes de escolher essa ou qualquer outra franquia. Além disso, é preciso levar em conta que as franquias da rede são comercializadas em forma de “pacote”. Ou seja, não é possível comprar apenas um quiosque.

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O que é a franquia McDonald’s?

A rede de franquias McDonald’s é uma das marcas de fast food mais famosas do mundo. Afinal, basta ver o grande M amarelo e associar à empresa de forma automática.

Após o sucesso do empreendimento, a marca montou um sistema de produção acelerado. Assim, aumentou a venda dos três produtos mais procurados pelo público: hambúrgueres, milk-shakes e batatas fritas.

Essa ideia de produção rápida acabou revolucionando todo o mercado de restaurantes, não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo. Logo, em 1954, os fundadores da marca decidiram expandir o negócio por meio do franchising. 

Atualmente, no Brasil, a rede conta com mais de 2,5 mil unidades. Assim, emprega em torno de 50 mil funcionários e atende a 2 milhões de clientes todos os dias.

Ou seja, a rede de franquias McDonald’s se tornou a maior cadeia de fast food do mundo. Inclusive, conta com mais de 37 mil lojas em 119 países. A marca conta ainda com lojas, quiosques e uma intensa venda por delivery.

Além disso, a marca atende diariamente o equivalente a um terço da população brasileira. A rede atende todos os dias cerca de 68 milhões de clientes em todo o mundo.

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Vale destacar que, para se tornar um franqueado da rede, o processo seletivo tem duração de um ano.

Assim, para se candidatar é necessário, primeiro, efetuar a inscrição no site. Em seguida, o candidato será avaliado por seu perfil, rotina, entrevista e treinamento. Por último, o franqueado recebe as chaves e inaugura a unidade. 

O que a franquia McDonald’s oferece?

A rede de franquias McDonald’s tem um amplo cardápio, com diversas opções para diferentes gostos e necessidades. Além disso, sempre inova com seus lançamentos. Outras atrações são, por exemplo, brinquedos para crianças, promoções sazonais e até café da manhã.

Além das inovações, a marca possui sabores clássicos, como, por exemplo, a linha da Família Tasty e McLanche Feliz. Este último se destaca pelos famosos brindes para as crianças. 

Há também o Méqui 1000, que contempla o Texas Onion, McRings Cheddar Bacon e o SuperMc. Os acompanhamentos oferecem batatas fritas, chicken nuggets, tomate e diversas opções de molho.

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Do mesmo modo, a rede oferece promoções da McOferta, que são diferentes a cada dia da semana.

O McDonald’s também tem opções de café da manhã, com cafés premium, café com leite, croissant de presunto e queijo e o famoso pão de queijo. Além das famosas sobremesas de sundaes, McFlurrys, casquinhas, tortas de maçã e banana, Caldo & Freddo, McColosso e os McShakes.

sanduíche, refrigerante e batata frita em bandeja em cima de mesa
Produtos da rede são oferecidos em diversos formatos ao redor do mundo.

Ou seja, são diversas opções para qualquer hora do dia, qualquer idade e qualquer paladar. Por fim, os produtos são comercializados na unidade, pelo app, delivery e para levar.

Quer saber qual o investimento necessário para abrir uma franquia McDonald’s perto da sua casa? Então, continue a leitura.

Preço da franquia McDonald’s

O investimento para abrir um modelo simples das franquias McDonald’s é de R$ 2,6 milhões. Contudo, esse valor pode variar de acordo com o tipo de unidade e local pretendido.

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Nas lojas de rua, por exemplo, o investimento é maior, a partir de R$ 5 milhões. Esses valores são referentes apenas à construção e abertura da unidade. Assim, o franqueado também precisa realizar outros gastos.

Entre eles estão R$ 150 mil de taxa de franquia para ter o direito de usar o nome e processos da marca. Além disso, 5% do faturamento bruto vão para a marca, em forma de royalties. 

Do mesmo modo, é preciso desembolsar 4,3% do faturamento bruto da unidade, para pagar a taxa de publicidade.

O retorno de investimento acontece em até 60 meses depois do começo das operações. O faturamento médio do empreendimento está em torno de R$ 560 mil. Com rentabilidade entre 8% a 10%.

Os valores podem variar de acordo com o tamanho da unidade escolhida. Apesar disso, não é possível fazer um investimento em só um segmento da marca, como vender apenas os sorvetes. 

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Ou seja, o empreendedor precisa comprar o pacote completo. Assim, caso ele já possua uma unidade de McDonald’s, precisa desembolsar o valor de instalação do quiosque de sorvete, que é de R$ 350 mil. 

Por isso, muitos investidores se decepcionam, já que desejam abrir apenas o quiosque de sorvetes da marca.

No entanto, ao investir na rede, você passa a ter o direito de uso da marca. Dessa forma, é como se adquirisse o “pacote completo”. Então, pode abrir unidades em diferentes pontos.

letreiro da franquia em avenida com prédios comerciais e outras propagandas
Fase de análise dos franqueados pode levar até um ano.

Perfil de franqueado ideal da franquia

Para se tornar um franqueado da rede McDonald’s é preciso passar por um longo e complexo processo. Em primeiro lugar, você deve responder ao questionário disponibilizado no site da empresa. 

Depois disso, o futuro franqueado será convidado a passar três dias acompanhando o funcionamento da unidade. Sendo assim, pode conferir o dia a dia da rede na prática e decidir se é aquilo que quer mesmo. 

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Assim, a equipe de assessoramento da rede faz uma análise e entrega a Circular Oferta de Franquias (COF). Então, o candidato é entrevistado e tem o início efetivo do treinamento.

Nesse momento, o franqueado terá a imersão no negócio e aprende tudo que for necessário sobre a gestão e administração da sua unidade. Inclusive, o investidor irá viajar até o Centro de Treinamento e passar pelo curso. 

No fim de todas as etapas, em um período de cerca de um ano, o franqueado recebe o contrato para assinar e começar suas atividades.

Um aspecto essencial do processo é a capacidade financeira para o investimento, tanto o inicial como de outras taxas ao longo do contrato. Também é possível contatar outros franqueados e ex-franqueados.

Todos esses passos ajudam o empreendedor a investir com mais segurança no negócio. Por isso, é importante conhecer bem o modelo, forma de atuação, regras a serem seguidas etc.

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A marca também analisa o local para abertura da unidade. Depois de aprovadas todas as informações, o franqueado precisa pagar as taxas necessárias.

Por fim, o franqueado irá passar por um longo treinamento, de cerca de nove meses, para se preparar para uma boa administração da unidade.

Vantagens de abrir uma franquia McDonald’s

A escolha de abrir uma franquia da rede McDonald’s é um passo muito importante para o empreendedor. Até porque, traz grandes vantagens, como a força da marca, localização privilegiada e mix de produtos.

Em primeiro lugar, é inegável que as franquias McDonald’s carregam uma história famosa. Inclusive, os franqueados praticamente não precisam divulgar as unidades. Afinal, o marketing da rede acontece de forma orgânica.

sanduíche, batata frita e refrigerante das franquias
Administrar a rede vai muito além de vender os lanches.

No entanto, é preciso ter cuidado com essa questão. Não é só porque uma marca é famosa que ela seria um bom negócio para você.

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De fato, marcas consolidadas em seu segmento são oportunidades para quem quer começar a empreender. Mas isso não significa que você não vai precisar se dedicar ou fazer sua parte para o sucesso da rede.

Em seguida, as franquias McDonald’s se destacam pela localização privilegiada. Você já deve ter se deparado com uma delas em shoppings, galerias, ruas movimentadas e outros lugares com alto fluxo de pessoas.

Assim, a franqueadora indica locais com bom potencial na região em que você pretende investir. Logo, a expertise da rede garante um estudo de mercado consistente que aponta o melhor lugar para cada unidade.

Isso atrai muitos clientes. Afinal de contas, o objetivo das redes de fast food é estar em locais estratégicos e matar a fome de forma rápida.

Por fim, as franquias McDonald’s oferecem um elevado mix de produtos, o que permite que as unidades funcionem praticamente o dia todo. Além disso, os franqueados participam das campanhas da rede.

Dessa forma, podem vender com valores promocionais, oferecer brindes, materiais padronizados e muito mais. Ao investir na marca, você passa a poder usar todos esses elementos em sua unidade.

Faturamento da franquia de alimentação

Uma unidade do McDonald’s tem uma média de faturamento mensal que gira em torno de R$ 560 mil. Com uma rentabilidade média que está entre 8% a 10% sobre o faturamento total.

Já o prazo de retorno gira em torno de 60 meses, ou mais, depois da abertura do negócio. Este é um dado importante para quem quer investir na franquia.

Até porque, o investidor também está interessado em saber quando terá o retorno e o valor, para analisar se o investimento vale mesmo a pena.

fachada da franquia mc donalds
Franquias McDonald’s podem funcionar em diversos formatos.

O faturamento de uma franquia de alimentação e bebidas pode variar muito, desde o porte até o local onde a unidade está localizada. Além disso, depende do fluxo de clientes que têm acesso à loja e da quantidade de habitantes na cidade, por exemplo.

No Brasil, o setor de franquias de alimentação é robusto, além de ser o maior segmento no ramo de franchising brasileiro. Apresentando um faturamento sólido, mesmo em épocas de crise. Afinal, é uma área que trabalha com produtos de primeira necessidade. 

Logo, costuma manter a estabilidade apesar de possíveis baixas. Além disso, é um mercado com uma ampla variedade de investimentos.

Desse modo, é um mercado que alcança diversas classes sociais em diferentes regiões. Até mesmo na mesma marca é possível encontrar opções com diferentes preços, produtos mais caros e mais populares. 

No vídeo abaixo, você conhece mais sobre o faturamento das franquias McDonald’s. Assista agora mesmo!

Por fim, para quem busca um investimento igualmente atrativo no Setor de Alimentação, separamos o texto a seguir: Franquia Cream Berry: alta rentabilidade no ramo de açaí! Confira!

*Informações publicadas em JULHO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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