O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Saúde, Beleza e Bem-estar » Franquias médicas: saiba tudo para abrir a sua + melhores opções!

Franquias médicas: saiba tudo para abrir a sua + melhores opções!

Sumário

Os empresários que desejam empreender em franquias médicas precisam saber de dois pontos fundamentais. A princípio, este é um modelo único de negócio e, segundo, que há um mercado próspero pela frente. Acompanhe a leitura e veja todas as vantagens de se tornar um franqueado.

Conforme informações fornecidas por uma pesquisa, 26% dos cidadãos brasileiros identificam a saúde como sua principal prioridade. Logo, ao considerar o lançamento de um empreendimento nesse setor, optar por adotar o modelo de franquias emerge como uma das abordagens mais eficazes.

Muitas pessoas, com formação na área da saúde ou não, desejam ter um negócio para levar mais cuidados a terceiros. Então, em alguns casos, conseguir uma oportunidade de emprego em alguma clínica médica ou odontológica pode não ser a opção desejada.

Mas tudo isso tem uma justificativa. Afinal, o mercado brasileiro voltado para a Saúde nunca esteve tão em alta. Logo, são vários fatos que comprovam isso. Continue a leitura e saiba mais.

Vale a pena abrir uma franquia médica?

Empreender numa das opções de franquias médicas é, sem dúvida, um dos melhores investimentos para quem gosta de atuar na saúde. Em muitos casos, não é preciso ser formado na área para se tornar dono de uma unidade.

Nesse caso, apenas a sua vontade de fazer o negócio acontecer é o suficiente. Assim, tendo isso em mente, fica muito mais prático entender as oportunidades do mercado e todos os trabalhos que estão disponíveis para você.

Porém, antes, é importante entender como as franquias funcionam. Isso porque, esse modelo de negócio permite que qualquer pessoa possa explorar comercialmente os produtos ou serviços de uma determinada marca.

Em contrapartida, você precisa seguir algumas orientações para aproveitar todo o know-how da franqueadora. Graças a essa via de mão dupla, esse modelo de negócio é considerado muito seguro.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 15% das unidades franqueadas não completam dez anos. Por outro lado, um empreendimento aberto do zero tem taxa de mortalidade quase cinco vezes maior.

Sendo assim, para garantir que você não fará parte das franquias que fecham, é muito importante entender o segmento que você entrará, avaliando não apenas as vantagens, mas também as questões relacionadas ao seu perfil.

Vantagens das franquias médicas para o empreendedor

Para quem vai se tornar um franqueado, uma das etapas mais importantes é referente à pesquisa de mercado. Nesse aspecto, quem optar por abrir alguma das franquias médicas, odontológicas, entre outras, que vamos indicar, está um passo à frente.

De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de “Saúde, Beleza e Bem-Estar” faturou R$ 47,3 bilhões em 2022.

Alinhado a isso, dados de uma pesquisa identificaram que 35% dos brasileiros estão mais preocupados em cuidar da saúde. Outro levantamento nesta mesma linha foi apresentado.

Segundo o estudo, 67% dos entrevistados têm se mostrado mais preocupados com a saúde. Sendo as faixas etárias entre 16 a 24 anos (70,7%) e acima dos 60 anos (70,9%) os mais aflitos com a saúde.

Desse modo, para aproveitar esse movimento com a garantia de oferecer um serviço realmente adequado, as franquias médicas podem ser um bom negócio. Portanto, chegam como a oportunidade ideal para a sua vida.

Primeiramente, pelo fato de ter um plano de negócio pronto para você. Depois, a sua única preocupação será executar todos os pontos do planejamento. Na sequência, terá uma grande marca por trás.

Junto, haverá um histórico de sucesso e pessoas querendo consultar e fazer parte do negócio ao seu lado. Mas sem contar o suporte e treinamentos que receberá ao longo da sua jornada.

A seguir, confira as opções de franquia médica e odontológica para investir e lucrar. Mas antes, entenda sobre o perfil do franqueado.

Perfil do franqueado para uma franquia médica

Não é que exista um perfil certo para trabalhar com alguma das opções de franquias médicas que vamos apresentar no decorrer do texto. O mais importante, nesses casos, é entender seus pontos fortes e fracos para facilitar a sua escolha.

Isso porque, atuar na área de saúde requer um empresário que goste de lidar com o público. De maneira geral, existem dois perfis de empresários, sendo um deles voltado para tais questões, digamos, mais humanas.

Porém, se você é uma pessoa que gosta mais das questões burocráticas, se identifica com áreas mais estratégicas, baseadas em dados, prefere os bastidores, isso não quer dizer que as franquias de saúde não sejam para você.

Muito pelo contrário, há espaço para todos. Mas a única questão que precisa ser levada em consideração é como você fará para lidar com os problemas que exigem uma pessoa mais preparada para o diálogo.

O mesmo vale para o perfil mais comunicador. Afinal, como vai lidar com as papeladas da sua unidade? Por isso, esteja sempre preparado para abrir um negócio e aprimorar seus conhecimentos.

Em ambos os casos que apresentamos, haverá pontos positivos e negativos. Agora, o que os dois precisam ter é iniciativa, comprometimento, dedicação, empenho, liderança, características de um bom líder.

Depois de entender um pouco mais sobre o perfil ideal para ser um franqueado, chegou o momento de descobrir algumas marcas.

Logo, não deixe de consultar a Circular de Oferta de Franquia (COF) de cada uma delas para entender mais a fundo sobre o que a franqueadora espera dos interessados.

Franquias médicas e odontológicas para abrir e lucrar

Com base nos pontos que apresentamos até o momento, chegou a hora de descobrir algumas das franquias médicas e odontológicas para você investir. Lembre-se sempre de pesquisar e fazer um estudo completo sobre as marcas.

Além disso, vale destacar que nenhuma das oportunidades abaixo exige que você seja graduado em alguma área específica. Porém, se for este o caso, nada o impede também.

Dessa forma, não há com o que se preocupar. Isso porque, são empresas que atuam em diferentes segmentos, e seu trabalho será apenas gerenciar a unidade e nada mais. Acompanhe!

[raio_x]

Como escolher a franquia médica certa para abrir?

Escolher a franquia médica adequada exige considerações criteriosas. Primeiramente, avalie sua afinidade com o setor médico e, no caso de interesses odontológicos, uma franquia nesse nicho também pode ser atrativa. Além disso, pesquise as tendências do mercado de Saúde e identifique oportunidades emergentes.

Analisar a reputação da franqueadora, especialmente em termos de suporte e histórico, é essencial. Verifique se a franquia oferece treinamento específico e se alinha com sua visão. A COF, como dito, detalhará as obrigações contratuais e aspectos financeiros.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Desse modo, ao selecionar a franquia médica ou uma franquia odontológica, considere sua experiência, comprometimento e a capacidade de atender às necessidades da comunidade local.

Um planejamento minucioso e a escolha informada levarão ao estabelecimento bem-sucedido de sua franquia no setor de Saúde.

Passo a passo para investir na sua franquia

Investir em uma franquia segue um processo estruturado. Primeiro, contate a marca para manifestar interesse. A seguir, analise detalhadamente o negócio, entendendo suas operações e potencial.

Já ao planejar as finanças, considere taxas iniciais e despesas operacionais. A negociação direta com a franqueadora permite alinhar expectativas. Uma vez decidido, invista na franquia, conforme orientações.

Ao longo do texto, você pôde conhecer como o mercado de saúde é vantajoso para os empresários que sonham em atuar nessa área. Afinal, estamos falando de um segmento que cresceu bastante.

Nos últimos anos, o setor conseguiu se destacar ainda mais, se tornando o primeiro colocado com o melhor resultado no Brasil, dentro do franchising. Caso tenha se interessado e possua o perfil indicado, fica fácil escolher a melhor opção. Agora que está por dentro do assunto, abra seu negócio e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje