O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » redes internacionais » Franquias na área da saúde: opções no mercado que nunca têm crise

Franquias na área da saúde: opções no mercado que nunca têm crise

Sumário

As franquias na área da saúde podem ser um bom investimento para quem busca mudar de vida durante a crise. Afinal, por se tratar de uma área essencial, é quase impossível que esses empreendimentos sofram financeiramente com qualquer crise.

Optar por uma franquia é a certeza de abrir um empreendimento muito mais barato do que uma clínica própria, por exemplo. Esse tipo de negócio exige bastante do bolso e ainda mais determinação do empreendedor.

O modelo de franquia exige um investimento inicial e o mesmo comprometimento com o trabalho. Contudo, você sabe o dinheiro que irá gastar e se lançará no mercado com o apoio de uma grande empresa.

Esses fatores tornam esse tipo de negócio muito mais vantajoso. Não à toa, esse é um dos setores que mais lucram no sistema de franchising.

Nesse sentido, preparamos este texto para mostrar as vantagens de investir no segmento, além de um guia de franquias com algumas marcas para você escolher. Acompanhe a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Por que investir em franquias na área de saúde?

Vemos uma empresária apresentar uma proposta para um casal (homem e mulher) que, sorridentes, analisam o documento (imagem ilustrativa). Texto: franquias na área da saúde.
Franquias na área da saúde são opções de negócios interessantes pois são essenciais.

Nos momentos mais delicados, em que precisamos nos atentar aos cuidados com a saúde, um dos empreendimentos que mais chama atenção é o modelo voltado para a saúde. Afinal, a maioria dos empreendedores estão atrás de soluções mais seguras para investir.

Mesmo que o Brasil possua o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos do mundo, ele possui algumas falhas. Isso acaba deixando as pessoas com receio de depender unicamente da rede.

Como resultado, a tendência é o aumento na busca por planos de saúde ou tratamentos particulares.

Essa movimentação pode ser vista no levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o mercado em 2019. De acordo com a instituição, o número de novas unidades de franquia no setor de Saúde e Bem-estar subiu 4% em comparação com 2018.

Além disso, o faturamento do setor foi um dos mais altos, alcançando R$ 34,2 bilhões, ficando atrás apenas do segmento de Alimentação. Se comparado com 2018, esse número é 7.2% maior.

Nesse sentido, Ministério da Saúde divulgou que o Brasil é o 8º maior mercado desse setor no mundo. São aproximadamente 2,18 médicos para cada mil habitantes, uma das maiores populações médicas do mundo.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Outro dado importante de observar é o número total de hospitais. No Brasil, existem seis mil hospitais e aproximadamente dois milhões de outros profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Apesar dos números, foram excluídos outros profissionais como fisioterapeutas e dentistas, que também fazem parte do sistema de saúde.

Melhores opções de franquias na área da saúde

Para quem está procurando franquias na área da saúde, os dados apresentados acima podem ser a demonstração de um empreendimento de sucesso. Afinal, o brasileiro tem se mostrado bem consciente quando falamos de saúde e bem-estar.

Dessa forma, para ajudar você a escolher o melhor empreendimento para o seu perfil, separamos algumas marcas importantes. Existem opções em que você não precisa ter formação na área para tocar o projeto. Acompanhe.

[raio_x_esf]

Franquias da área da saúde: o cenário para investimento

Vemos um amontoado de moedas alinhadas e de forma crescente. Uma seta ilustra o sentido de crescimento cuja imagem propõe.
Os números do setor são positivos e demonstram bastante potencial.

Os números ao longo deste conteúdo demonstram que o setor de saúde é um segmento muito promissor. Por mais que a economia esteja em crise, ainda assim, esse mercado oferece serviços essenciais para o cuidado com a saúde e bem-estar da população.

Pois a procura por planos e seguros de saúde, além do seguro de vida, se tornou uma tendência. Tal tendência favorece quem já atua como franqueado na área da saúde e, principalmente, quem pretende começar.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Nesse sentido, diante do momento atual, esses modelos de negócio já demonstram crescimentos expressivos em comparação com os últimos anos.

Enfim, não poderia ser diferente. Cenários de instabilidades fazem com que a população tenha uma maior preocupação em resguardar a saúde. Seja buscando atendimentos médicos, bem como os seguros de vida e de saúde.

Como resultado, os consumidores de tais serviços procuram cada vez mais por um atendimentos completos, de qualidade, que garantem conforto, conveniência e preços acessíveis.

Envelhecimento da população brasileira

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos no Brasil dobrou nos últimos 20 anos. E as previsões para o futuro é que essa camada continue crescendo.

Ainda segundo o instituto, até o ano de 2060, o Brasil terá mais idosos do que jovens. Nesse sentido, o envelhecimento populacional vai gerar demandas voltadas, principalmente, para a área da saúde.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Pois em muitos casos, o SUS não consegue atender plenamente. Logo, a população precisa contar com opções de serviços amplos, com foco no cuidado e na segurança da saúde.

Sendo assim, é neste cenário que as franquias na área de saúde encontram boas oportunidades de atuação, uma vez que várias redes trabalham oferecendo cuidados médicos.

Ademais, ainda existem opções de contratação de seguros de vida e seguros de saúde, como já mencionamos.

Imagem de um casal de idosos, de mãos dadas, caminhando na rua (imagem ilustrativa). Texto: franquias na área da saúde.
O envelhecimento da população faz aumentar a necessidade de cuidados com a saúde.

A busca constante por saúde e bem-estar

Outro fator que faz crescer a demanda por cuidados com o bem-estar é a busca constante por serviços e produtos. Eles estão voltados não só para atendimento médico, mas também para procedimentos que ajudam na melhora da qualidade de vida.

Dessa forma, existem muitas maneiras de atender a essa demanda. Existem redes de franquias que trabalham com procedimentos de cuidado com o corpo, com atividades físicas em complementação aos atendimentos médicos.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Do mesmo modo, as possibilidades de atuação são bastante amplas, e as redes de franquias na área da saúde estão cada vez mais atentas à importância de diversificar os atendimentos. Ou seja, sempre com foco no cuidado com a saúde e o bem-estar dos clientes.

Quais as vantagens de investir em franquias da área da saúde?

Percebemos até aqui que a demanda por serviços voltados para área da saúde está cada vez mais em alta. As formas de atuação no mercado estão em ampliação. Dessa forma, com o aumento da população de idosos, há sempre público para conquistar.

Ao investir em franquias, você encontra um modelo de negócio repleto de vantagens. Diferentemente dos negócios convencionais, aqueles criados do zero, o franchising atua com o objetivo de proporcionar maior segurança para os investidores.

Investimento mais seguro

O investimento necessário para adquirir uma franquia que trabalha com serviços de saúde é bastante acessível. Principalmente se comparado ao investimento em empreendimentos iniciados do zero.

Dessa forma, ao apostar em um formato de franquia, o empreendedor sabe que aqueles valores foram pesquisados e trabalhados pela rede.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!
Imagem de uma planta em formato de cifrão sendo regada.
As franquias da área da saúde são boas opções para investir com segurança.

Em um empreendimento comum, o empresário, muitas vezes, atua de forma solitária. Por isso, é comum passar por alguns sustos e desafios na hora de alugar um ponto comercial. Seja ao negociar com proprietários, adquirir móveis etc.

No caso de uma franquia, é o plano de negócios oferecido pela rede que detalhará todas os passos que o franqueado dará. Ou seja, desde a aquisição até o dia a dia da franquia. No documento, estão contidos estimativas de valores, suas finalidades, entre outras informações.

Essa segurança proporciona clareza ao empreendedor. Ele vai saber de todos os valores que estará pagando, além do que é necessário fazer na unidade para que a franquia comece a apresentar lucros.

Apoio em estudos de mercado

Estando à frente de uma franquia, não será preciso se preocupar com o desenvolvimento dos estudos de mercado. Pois a franqueadora desenvolve constantemente estudos atualizados sobre o mercado de atuação, o que é mais um aditivo na segurança do investimento.

Assim, os franqueados precisam se preocupar apenas em estar a par destes estudos. Todavia, é fundamental aplicar as recomendações repassadas pela rede.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Todos os estudos e análises do cenário de atuação são desenvolvidos com apoio no geomarketing. Essa metodologia é própria para entender tudo sobre o local em que a franquia será instalada.

Esse estudo leva em conta moradores da localidade, comércios, concorrentes, se é uma área movimentada e segurada para trabalhar, entre outras informações.

Know-how da franqueadora

Entre as vantagens de uma franquia, seja da área da saúde ou qualquer outra, está a transferência de know-how das franqueadoras. O know-how é o “saber fazer” da rede, desenvolvido e ajustado durante toda a trajetória da marca.

Imagem de um homem escrevendo em um caderno ao lado de um teclado de computador.
O empreendedor recebe uma série de conhecimentos da franqueadora.

Assim, os franqueados recebem essa transferência de conhecimentos por meio do plano de negócios. Logo, são oferecidos treinamentos, orientações, capacitações e suportes por parte da franqueadora.

Dessa forma, mesmo os empreendedores de primeira viagem conseguem ter condições para gerenciar uma franquia. O know-how detalha tudo o que é necessário ser feito para que a nova unidade atinja o ponto de maturidade no mercado e comece a apresentar lucros.

Além disso, esse apoio é essencial para que o franqueado consiga superar desafios que, invariavelmente, aparecerão em sua trajetória.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Em suma, a transferência de know-how auxilia o franqueado para que ele desenvolva o melhor planejamento de seu negócio na franquia.

Investimento em inovação e tecnologia

As franquias atuam de forma muito ativa no que diz respeito a tecnologia e inovação. Por trás do suporte da marca, existe toda uma estrutura que trabalha para oferecer as melhores pesquisas e resultados.

Essas análises são essenciais para que as unidades franqueadas estejam sempre atualizadas no que há de mais moderno. Desde o atendimento aos clientes até a gestão das franquias, que pode ser feita de forma muito mais prática por meio da automatização.

Tais recursos favorecem as franquias que trabalham com sistemas próprios de gestão e outras ferramentas para atendimento dos clientes e de controle da unidade.

Suporte ao franqueado

Estando a frente de uma franquia que oferece serviços voltados para a saúde, é essencial oferecer qualidade e seriedade em todos os atendimentos. Por isso, as franquias oferecem suporte completo para o dia a dia de operação da nova unidade.

Antes da inauguração da franquia, os empreendedores recebem treinamentos iniciais voltados para todas as áreas da unidade. É comum que muitas redes auxiliem na contratação e treinamento de funcionários.

Com a inauguração da unidade, os franqueados recebem suportes constantes da franqueadora, voltados para a operação, gestão, vendas, atendimento ao cliente. Muitas trabalham com equipes próprias para suporte de marketing, de vendas e apoio jurídico.

Diferença entre os serviços de seguro saúde e planos de saúde

Vemos, sobre uma mesa, o recorte da silhueta do que pode ser configurado como uma família - pai, mãe e uma criança. Em volta, vemos um estetoscópio e a representação de um coração (imagem ilustrativa).
Existem diferentes opções de serviços da área de saúde em franquias.

Para quem deseja atuar com franquias que oferecem serviços da área da saúde, é importante entender as principais diferenças entre planos de saúde e seguros de saúde.

Pois este são um dos principais serviços que as redes oferecem aos clientes, e entender suas finalidades é essencial. A seguir, explicamos a definição de cada um. Acompanhe.

O que são os planos de saúde?

Os planos de saúde são os serviços mais comuns para quem busca atendimento médico ou pretende realizar algum exame. Basicamente se trata de uma rede credenciada com diversos médicos, consultas e exames, clínicas e serviços voltados para a saúde.

Há diversos pacotes, alguns mais básicos, que cobrem apenas consultas e alguns exames; até os mais completos, com 100% de cobertura para consultas, exames e serviços. Do mesmo modo, os valores também são variáveis de acordo com o tipo de cobertura que o cliente escolhe.

Para buscar atendimento médico ou outro serviço voltado para a saúde, os associados dos planos devem buscar as clínicas, hospitais, laboratórios etc que fazem parte da rede credenciada ao plano de saúde contratado.

Opções de planos de saúde

Como informamos anteriormente, existem opções variadas de planos de saúde no mercado. As mais comuns são a individual, coletivo e familiar.

O plano individual costuma ter uma abrangência maior e, ao mesmo tempo, são os mais onerosos. Isso porque, o atendimento é exclusivo ao contratante.

Do mesmo modo, as opções de plano individual são bem amplas, com variações de tipos de coberturas e valores. Tudo dependerá do que o cliente está disposto a contratar.

Ademais, já os planos coletivos são muito comuns em empresas e instituições. Há a possibilidade dos contratantes pagarem uma taxa fixa, que é dividida com a empresa que contratou o plano de saúde.

Da mesma forma, há também o tipo de cobertura completa, em que os associados não precisam pagar nenhum valor, ficando a cargo da empresa.

Em relação ao plano familiar a contratação vale para membros da família de primeiro grau como pais, filhos e companheiros. Os valores são variáveis de acordo com a empresa de plano de saúde escolhida.

O que são os seguros de saúde?

Diferente do plano de saúde que tem uma limitação de acesso, o seguro saúde é independente e pode ser utilizado em qualquer local que o cliente desejar.

Assim, é paga uma mensalidade para a operadora do seguro que pode ser, um banco ou uma seguradora. O usuário segurado escolhe onde deseja realizar o atendimento e o tipo de serviço que será feito, paga o valor e, posteriormente, a seguradora realiza o reembolso.

Entretanto, o reembolso não é total. Dependendo do tipo de seguro contratado, é feito o pagamento de um percentual do valor pago.

Dessa forma, a opção é: quanto maior o pagamento do seguro, maior o valor do reembolso. Portanto, dependerá muito da frequência e da necessidade do segurado.

Como escolher a melhor franquia na área de saúde?

Para escolher entre as franquias na área da saúde, é preciso prestar atenção em alguns tópicos para que o seu sonho de mudar de vida não se torne um pesadelo.

Primeiramente, é preciso conhecer bem a área que está prestes a atuar, principalmente se tratando de saúde. É importante destacar que todas as empresas que listamos acima exigem contato direto com pessoas.

Dessa forma, é importante que você goste desse tipo de atendimento. Afinal, caso vá trabalhar como cuidador, será preciso ajudar as pessoas em tarefas simples, como na hora do banho, por exemplo.

Nesse sentido, tendo esses cuidados em mente, o próximo passo é conseguir escolher as marcas que mais combinam com o seu perfil de empreendedor.

Imagem de um empresário fazendo um sinal de positivo com o polegar (imagem ilustrativa).
O empreendedor deve escolher bem a franquia para ter sucesso.

Enfim, faça uma pesquisa detalhada em sites de busca e nas redes sociais para descobrir como o mercado enxerga a marca que você deseja se tornar franqueado.

Escolhendo a marca

Lembre-se que o sistema de franchising consiste no direito de explorar comercialmente uma marca, utilizando o nome e identidade visual.

Assim, caso opte por uma marca que não possua uma fama muito boa entre os clientes, provavelmente você terá grandes problemas e desafios para conseguir desenvolver o seu empreendimento.

Em seguida, é hora de entrar em contato com a marca e apontar o seu desejo de tornar um franqueado.

Como retorno, a empresa irá agendar uma reunião via telefone para conhecer um pouco mais o seu perfil. Dessa forma, achar o modelo de franquia que mais se encaixa as suas necessidades e ambições é fundamental.

Após essa reunião, caso o seu perfil seja aprovado pela franqueadora, é hora de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Circular de Oferta de Franquia (COF)

Este documento é responsável por apresentar as principais informações sobre o empreendimento. Ou seja, com a COF, será possível conhecer o histórico da empresa, os valores para o investimento, as taxas mensais etc.

Contudo, é preciso ficar atento a um ponto muito importante. Segundo a Lei de Franquias, a COF só pode ser assinada 10 dias após o seu recebimento, caso contrário, o contrato não terá validade e o investimento é perdido.

Essa é uma medida criada para evitar que as empresas façam algum tipo de pressão para o empresário assinar o contrato.

Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre os pontos apresentados no documento, é recomendável que procure um advogado para esclarecer.

Assim, com o contrato em mãos, o próximo passo é pagar a taxa de franquia e iniciar as suas operações como franqueado. Independente do formato escolhido, seja home office ou uma loja física, foque nos treinamentos e use o suporte da franqueadora para se desenvolver.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

O mercado de saúde é muito promissor. Como vimos, o Brasil possui uma das maiores populações de médicos do mundo, e mais de dois milhões de profissionais como enfermeiros, auxiliares etc.

Da mesma forma, o número em alta é fruto do comportamento do brasileiro de buscar tratamentos médicos para se cuidar, mesmo que o público para ações preventivas ainda não seja alto.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje