Franquias no interior: quais negócios dão lucro em cidades pequenas?

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foto do alto de uma cidade pequena. Vemos telhados de casa em meio as arvores. Imagem ilustrativa para texto franquias no interior.
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Investir em franquias no interior pode ser a oportunidade perfeita para quem deseja ter seu próprio negócio de forma mais segura.

Começar a empreender e ter toda a autonomia para guiar um negócio parece um processo desafiador. E, realmente, começar algo totalmente do zero pode ser bem complicado.

Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que existe uma solução mais prática e segura no mercado: as franquias. Por meio delas, é possível contar com toda estrutura de uma marca que já funciona no mercado.

E quando falamos em cidades do interior, o franchising é o modelo perfeito para receber o suporte necessário e conseguir alcançar o público desejado.

Como escolher o melhor negócio para cidade pequena?

Ao procurar franquias para abrir no interior, o investidor precisa ficar atento a alguns detalhes fundamentais para um negócio de sucesso. São análises que vão colaboram para a realização de uma boa escolha.

Antes de mais nada, é preciso entender se aquela região possui o público-alvo ideal para o negócio que você está planejando. Para isso, é importante entender quais são as possíveis demandas da população.

Afinal de contas, por mais que um negócio seja atrativo, com produtos ou serviços de qualidade, nem sempre ele terá clientes em potencial. Isso pode variar muito de uma região para outra, portanto, realizar estudos assim é fundamental.

Outro ponto importante é considerar os possíveis concorrentes. Isso porque, em uma cidade pequena, as pessoas tendem a ter uma relação mais próxima com os comerciantes. Assim, eles podem não se acostumar facilmente com outros estabelecimentos.

Portanto, para evitar dificuldades e conseguir estabelecer uma boa relação com seu público local, é preciso entender o que eles precisam e como você pode entrar para o mercado sem grandes dificuldades.

Uma das grandes vantagens das franquias é que elas costumam realizar pesquisas para entender os pontos ideias para estabelecer a unidade. Com isso, o franqueado tem melhores chances de sucesso com o novo negócio.

Homem de blusa azul fazendo anotações em um papel com um computador ao lado (imagem ilustrativa). Texto: franquias no interior.
Entenda as oportunidades de negócio antes de abrir uma franquia.

23 franquias para abrir no interior e lucrar

Depois de entender os cuidados necessários para abrir franquias no interior, é importante que você conheça boas opções para investir.

Por isso, listamos algumas redes de franquias que oferecem produtos e serviços que podem agradar moradores de cidades pequenas.

Lembrando que o setor de franchising é amplo, sendo assim, é possível atuar nos mais variados ramos, seja com comunicação ou alimentação.

Além disso, existem vários tipos de modelos de negócio, como lojas físicas e home office. Dessa forma, o investidor pode escolher o formato mais atrativo e que caiba no orçamento.

Mas antes, separamos um ebook gratuito com informações para abrir uma franquia de sucesso. Clique no banner e confira agora mesmo!

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1. Acquazero 

A Acquazero é uma rede especializada em serviços de estética automotiva com um viés sustentável. Sendo assim, ela é conhecida como a maior franquia de limpeza ecológica do mundo.

No mercado desde 2009, a franquia, hoje, faz parte da Encontre Sua Franquia, holding que possui mais de 1.200 franqueados em diferentes setores. Com isso, a Acquazero conta com uma ótima estrutura e uma equipe experiente para oferecer suporte aos seus franqueados.

Os franqueados da Acquazero podem atuar com vários processos de limpeza e conservação automotiva. Por exemplo, existe o polimento de pintura, limpeza ecológica, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, oxi-sanitização e mais.

Para isso, são oferecidos um treinamento técnico inicial, suporte em marketing, jurídico em vendas. Além disso, é possível entrar em contato com um responsável técnico sempre que necessário.

Para abrir uma franquia da marca, é possível escolher entre três modelos home office e dois modelos de loja física. Nesse sentido, com o home office, o franqueado conta com mais economia e uma estrutura enxuta.

Isso porque ele pode administrar a unidade em casa e oferecer o serviço por delivery. Ou seja, é uma forma de garantir a comodidade do cliente, o que pode ser bem atrativo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Quisto

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Outra opção de franquias para abrir no interior é a Quisto Corretora de Seguros. A marca trabalha com soluções de seguros para pessoas e empresas, financiamentos, consórcios, previdência privada e mais.

Desse modo, o franqueado deve trabalhar como um corretor, atendendo os clientes e procurando as melhores soluções de serviços e preços adequados. O trabalho, então, é o de mediar a relação entre clientes e as seguradoras.

Sendo assim, para oferecer boas opções, os franqueados Quisto contam com mais de 90 opções de serviços. Isso porque a marca possui parceria com várias seguradoras e financeiras renomadas do país.

Ademais, para facilitar o trabalho diário, a empresa oferece um software próprio que realiza a cotação de 20 serviços ao mesmo tempo. Como resultado, o franqueado consegue ter mais agilidade nos atendimentos.

A Quisto ainda oferece treinamento e suporte constante. Por isso, suas unidades recebem o apoio de uma equipe preparada para lidar com questões de marketing, jurídico, vendas, gestão de qualidade e mais.

Por fim, os franqueados podem escolher entre os modelos de loja física ou home office. Para operar de casa é preciso apenas um computador, boa internet e telefone.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Entenda melhor como funciona a franquia Quisto assistindo ao vídeo a seguir. 

3. Farmácias São Rafael

O empreendedor que busca uma franquia no setor farmacêutico deve conhecer a rede Farmácias São Rafael.

Nascida na cidade catarinense de Chapecó, em 1997, a empresa entrou para o mercado de franquias em 2016, e atualmente possui 36 unidades.

O empreendedor encontra na marca um grande mix de produtos, incluindo remédios manipulados.

Além disso, a rede oferece diversos tipos de suporte, como treinamentos, auxílio na escolha do ponto, acompanhamento na gestão e desenvolvimento do negócio e ajuda com o marketing.

Dessa forma, mesmo o empreendedor não tendo experiência no mercado, pode ter um negócio próprio neste atrativo mercado farmacêutico.

  • Investimento inicial: R$ 169 mil até R$ 657 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 239 mil até R$ 522 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 38 meses

4. Visão Total Vistoria

Com sede na capital de São Paulo, a franquia Visão Total Vistoria é uma rede especializada em laudos e vistorias veiculares.

É um negócio interessante para os empreendedores, pois possui um modelo enxuto de franquia, com necessidade de poucos funcionários. Ainda, oferece serviços que são obrigatórios para licenciar os veículos.

Além disso, a franquia Visão Total Vistoria é credenciada junto a vários órgãos de trânsito pelo Brasil, o que possibilita um amplo mercado de atuação.

Para os franqueados, além de um negócio atrativo, a rede oferece diversos suportes, como treinamentos, consultorias para o desenvolvimento do negócio e auxílio no trabalho de marketing.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

5. Fábrica de Placa

O empreendedor que busca um negócio atrativo, com um mercado em expansão, deve conhecer a franquia Fábrica de Placas.

A rede faz a produção de placas de carros no formato Mercosul, item que passou a ser obrigatório desde 31 de janeiro de 2020.

Nesse sentido, todo carro que for emplacado, mudar de proprietário ou de município deve vir com a placa neste novo padrão.

Com isso, abre-se um mercado para ser explorado por franqueados da Fábrica de Placa em todo o Brasil. Ainda, contando com a experiência da franqueadora e uma série de suporte para o desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 6 até 10 meses

6. Velocity

A Velocity é uma franquia de estúdio indoor para atividades físicas que atua no Brasil e também possui unidade no México.

Fundada em 2013, a rede oferece aulas de bicicleta ou então treinamento funcional, em ambientes fechados e atrativos para os alunos.

Atualmente com mais de 25 unidades, a franquia conta com equipamentos de qualidade e profissionais treinados.

São dois modelos de negócios, um exclusivo para bike e outro, denominado Kore, voltado para treinamento funcional.

Ainda, para os franqueados, a rede oferece suportes para a gestão da unidade, equipamentos de alta qualidade e uma ampla atividade de marketing da marca.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 650 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
QUERO SABER MAIS DESSA FRANQUIA

7. Croasonho

A franquia Croasonho é especializada em croissants das mais variadas formas e sabores, além de contar com um amplo cardápio com outras guloseimas.

A Croassonho nasceu em 1997 e entrou para o franchising em 2009, e atualmente conta com mais de 60 unidades em 13 estados brasileiros.

Com modelos atrativos de negócio, a franquia pode ser instalada em lojas de rua ou no shopping. Além disso, o franqueado conta com alguns suportes da franqueadora.

Por exemplo, auxílio no marketing, no layout da loja, treinamento e manuais de operação bem como apoio jurídico e para outras questões para o bom desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

8. Omie

A Omie é uma franquia que possibilita às empresas fazerem a automatização de diversas etapas de sua operação, como emissão de notas, fluxo de caixa, entre outras.

Da mesma forma, a franquia realiza esta automatização fazendo com que as etapas do processo fiquem na nuvem, permitindo às empresas tornar seus processos mais eficientes.

É um tipo de serviço bem atual, tendo em vista o aumento de empresas que possibilitam aos funcionários trabalhar em home office.

Os franqueados são os responsáveis pela comercialização dos serviços da Omie em sua região de atuação. Para isso, devem montar um ponto físico da rede para o atendimento aos clientes.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

9. Bioflora

Com um modelo de negócio de vendas diretas, a franquia Bioflora é uma boa oportunidade para quem deseja ser dono do próprio negócio e possui um perfil de vendedor.

A rede, especializada na produção e venda de suplementos alimentares de origem natural, foi fundada em 2013 e atualmente conta com 55 unidades franqueadas.

A Bioflora possui um amplo catálogo de produtos, como complexos vitamínicos, produtos para auxiliar no emagrecimento, ou para fornecer nutrientes para completar a alimentação.

Este mercado possui um amplo público em potencial, tendo em vista o crescimento com as preocupações em ter uma alimentação saudável e completa.

  • Investimento inicial: de R$ 9.990 a R$ 19.990
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

10. Beetools

Em atividade desde 2018, a Beetools é uma franquia que oferece curso de inglês por meio de uma metodologia ligada à tecnologia. Assim, os alunos aprendem na prática usando a realidade virtual, gamificação e até inteligência artificial. 

Para ter uma unidade, é preciso começar pela franquia virtual e depois, com o crescimento no número de alunos, é possível inaugurar a unidade física. 

Além disso, os franqueados recebem treinamentos completos e apoio da franqueadora para o desenvolvimento do negócio. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 24 meses

11. Come Come Delivery 

Quer empreender com delivery? A Come Come Delivery é uma franquia que está no mercado desde 2020 e tem como foco ajudar micro e pequenas empresas que precisam do serviço de entrega. 

A ideia é oferecer uma plataforma que seja útil e segura para o sistema de delivery, mas contando com taxas mais baixas. Logo, os franqueados possuem um negócio de fácil operação, suporte contínuo e treinamento completo. 

Além disso, a franquia faz parte do Grupo RDCommerce, que está em atividade desde 2009 e possui quatro marcas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 1,5 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

12. Kaz

Já pensou em abrir uma franquia? Com a Kaz você pode trabalhar em contato com outras empresas, oferecendo um serviço prático de permuta. 

Desse modo, como franqueado seu trabalho é encontrar as empresas parceiras interessadas em trocas de serviços ou produtos. A parte de configuração da plataforma é responsabilidade da própria marca. 

Além disso, é possível escolher entre o formato padrão e o escritório, ter acompanhamento para implantação da unidade e treinamentos. A franqueadora também oferece suporte em marketing, comercial e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 9 e 12 meses

13. Cebrac

A franquia Cebrac é uma oportunidade de trabalhar no segmento de Educação. Cebrac significa “Centro Brasileiro de Cursos” e é um negócio com o qual você vai oferecer cursos profissionalizantes.

A empresa foi criada em 1995, portanto já tem enorme expertise no mercado. Não é preciso ser um educador para abrir a franquia, pois a franqueadora oferece todo o suporte necessário.

Entre os cursos que sua unidade poderá oferecer estão: o de Assistente Administrativo Completo, Cuidador, Logística, Videomaker e outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

14. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas.

No seu portfólio, também há cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Abrindo uma franquia UniAteneu, você vai estabelecer uma parceria institucional com outras escolas. Então, há uma parceria em que um espaço já existente é aproveitado para ofertar os cursos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

15. Senhor Smart

Com a Senhor Smart é possível investir em franquias no interior, trabalhando com serviços de assistência para eletrônicos. Isso porque a marca oferece assessoria e assistência técnica para tablets e smartphones.

Há cinco anos no mercado, a marca já possui cerca de 50 franquias espalhadas pelo Brasil. Sendo assim, para abrir uma unidade, o investidor pode escolher entre as lojas express, premium, de shopping, ou quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 12 meses

16. Spa Express

A franquia Spa Express é uma oportunidade para quem deseja atuar no segmento de beleza e bem-estar. Nesse sentido, a marca conta com uma equipe especializada que oferece serviços estéticos para o rosto e corpo.

Mas para ter uma unidade, não é necessário investir em ponto físico. Isso porque a franquia pode ser administrada em home office, com o atendimentos em domicílio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 36 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 12 meses

17. Mr. Fritz

Vemos uma cestinha com pedaços de frango frito; ao fundo vemos uma pote com molho ranch (imagem ilustrativa). Texto: franquias no interior.
O frango frito é um prato que conquista muitas pessoas.

A Mr. Fritz é uma rede de franquias no ramo de alimentação que oferece frango frito como prato principal. Do mesmo modo, além do frango tradicional em porções, é possível encontrar espetinhos e hambúrgueres.

Com suporte operacional completo, a marca oferece treinamentos e programas de capacitação. Entre os modelos disponíveis estão o de balcão com atendimento delivery ou o restaurante com atendimento no local e delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

18. The Hot Machine 

Já a franquia The Hot Machine permite que seus franqueados trabalhem com máquinas automáticas de bebidas quentes. A ideia principal é encontrar estabelecimentos parceiros onde as máquinas podem ser instaladas.

Dessa forma, os franqueados não precisam de um local físico para realizar essa prospecção, uma vez que os insumos podem ser guardados em casa e eles somente precisam ir até o local para realizar a manutenção das máquinas.

Portanto, o negócio pode ser administrado por alguém que possui outro trabalho e deseja uma renda extra. Isso porque o formato permite a conciliação com outras atividades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

19. UaiRango

A UaiRango é uma franquia voltada para cidades do interior que trabalha com o sistema de delivery. Dessa forma, as pessoas podem usar a plataforma para solicitar lanches e refeições.

A ideia do aplicativo é facilitar o dia a dia dos consumidores e dos próprios estabelecimentos.

Sendo assim, os franqueados podem atuar no modelo home based, prospectando clientes para se cadastrarem e usarem o app.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 1 mil a R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

20. Tutores

Já a Tutores é uma franquia que atua no ramo de educação. As unidades trabalham com aulas particulares, preparação para vestibular, tutorias em várias disciplinas, cursos e preparação para concursos.

Desse modo, os franqueados podem atender alunos em variadas idades por meio do modelo home office. A franquia ainda oferece suporte operacional e um sistema personalizado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado 
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

21. Milk Shake Mix

Outra opção para quem pensa em abrir franquias no interior é a Milk Shake Mix, que comercializa sorvetes e milkshakes em variados sabores. Assim, os clientes encontram um cardápio amplo com sundae, mixes, açaís e outros.

Para abrir uma unidade, é possível escolher entre dois modelos de negócios: a loja física tradicional ou o quiosque.

Além disso, a marca oferece um processo de parceria com todas as vantagens de uma franquia, sem taxas de royalties e de propaganda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses 

22. Paper Pão

Vemos alguns pães em uma sacola (imagem ilustrativa). Texto: franquias no interior.
Os sacos de pão são locais interessantes para se incluir anúncios.

A Paper Pão é uma franquia que trabalha com propaganda em sacos de pão. Sendo assim, a função do franqueado é encontrar clientes que desejam ter seus anúncios nessa mídia que é consumida pelo público local todos os dias.

Desse modo, os franqueados lucram com a venda de anúncios e podem fechar parcerias com diferentes empresas. Portanto, a franquia pode ser facilmente operada no sistema home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 6 meses

23. 123 Inglês

Outra franquia para quem pensa em atuar no setor de educação é a 123 Inglês. Assim, com essa franquia, é possível trabalhar com cursos de inglês de forma totalmente on-line. Logo, os alunos podem aproveitar a flexibilidade do EaD.

Por se tratar de um curso em uma plataforma virtual, os franqueados não precisam se preocupar em manter uma unidade física, podendo atuar 100% em home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 22 mil 
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

Cuidados para abrir uma franquia no interior

Vemos um notebook, um celular e uma agenda sobre uma mesa de mogno (imagem ilustrativa).
O investidor precisa fazer muita pesquisa antes de abrir uma franquia no interior.

Após conhecer tantas dicas, você está mais preparado para investir em franquias no interior. Mas saiba que, para garantir segurança no processo, é preciso tomar certos cuidados antes de assinar um contrato.

Primeiramente, é importante que você encontre uma franquia com a qual se identifica e em um setor que lhe agrada. Pois além de investimentos financeiros, você terá que investir seu tempo e dedicação.

Assim, apostando em algo que lhe dá prazer, será mais fácil ter um bom desempenho com as atividades do dia a dia. Inclusive, para facilitar o processo, é essencial manter uma boa organização, principalmente no quesito finanças.

Lembre-se que os negócios costumam demorar alguns meses para dar retorno. Por isso, é bom estar prevenido para evitar gastos extras que podem atrapalhar seus planos.

Outro ponto essencial é conhecer a marca a fundo antes de realizar qualquer investimento. Para que sua unidade tenha sucesso, a empresa como um todo precisa ser bem estruturada e contar com uma boa credibilidade.

Dessa forma, pesquise com cuidado, confira a opinião de clientes e tente, você mesmo, ter uma experiência em alguma unidade. Lembre-se de conferir comentários em redes sociais e sites de avaliação para entender como anda a satisfação do público.

Para saber mais sobre franquias no interior, confira qual a melhor franquia para cidade pequena: Guia para escolher.

*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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