O mercado de franchising está cheio de franquias para investir com pouco dinheiro. São diversos modelos de negócios em diferentes mercados.
Da mesma forma, são marcas já consolidadas no mercado, bem como franqueadoras iniciantes neste setor. Um amplo espectro de alternativas para os empreendedores.
Contudo, a escolha da marca é um momento delicado, no qual o investidor deve ter bastante cuidado, como mostraremos a seguir.
Cuidados para escolher a melhor franquia para abrir
Mesmo com a crise econômica causada pela pandemia de coronavírus, muitas pessoas continuam sonhando em ter o próprio negócio. Em outras palavras, o empreendedorismo está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros.
Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento encomendado pela Herbalife Nutrition, e conduzida pela OnePoll, cerca de 77% dos brasileiros desejam ter um negócio próprio.
No entanto, não basta apenas o desejo de empreender. É preciso buscar o melhor modelo de negócio.
Para isso, antes de buscar franquias para investir com pouco dinheiro, o empreendedor deve avaliar alguns aspectos, como os que listamos abaixo.
Conhecer seu perfil empreendedor
O sucesso de um empreendimento está sujeito a diversas influências do mercado, muitas delas incapazes de serem controladas.
Contudo, uma coisa é certa: ter uma veia empreendedora é um fator indispensável para lidar com essas adversidades de uma melhor forma.
Um bom empreendedor é um inconformado natural, aquele que não se acomoda e, mesmo com todas as dificuldades, busca sempre resolvê-las sem se deixar levar pelo desânimo.
Além disso, o empreendedor deve entender quais de suas características se encaixam em alguns tipos de negócios.
Nesse sentido, caso tenha mais facilidade para vendas, buscar um negócio neste mercado. Por outro lado, é possível optar por oferecer serviços mais técnicos caso tenha um perfil mais introspectivo.

Da mesma forma, o empreendedor deve avaliar o mercado no qual deseja investir. Se possui mais afinidade com um negócio de alimentação ou beleza, bem como os diversos nichos de mercado existentes.
Nessa hora, o empreendedor deve analisar o negócio com o qual se identifique e que, portanto, será mais gratificante para ele trabalhar. Pois ter o próprio negócio exige muita dedicação, e fica mais fácil se dedicar a algo que gostamos.
Avaliar o mercado local
Um novo negócio deve buscar uma região no qual tenha maiores possibilidades de sucesso. Por conta disso, o empreendedor deve avaliar bem o mercado no qual irá atuar.
Ou seja, escolher uma franquia em um mercado com boas perspectivas, que esteja em crescimento na região ou que tenha pouca concorrência.
Ao mesmo tempo, para investir em um novo negócio em um mercado muito competitivo, é necessário apresentar algum diferencial.
Dessa forma, o empreendedor precisa focar em alguma inovação, algo que vá chamar a atenção dos clientes para o seu estabelecimento em vez do concorrente.
Por exemplo, existem maneiras de se conhecer bem uma região, seja por meio de pesquisas de campo ou estudos de geomarketing.
Assim, é possível obter informações sobre a região e o mercado que podem orientar o empreendedor na escolha do melhor negócio para investir.
Do mesmo modo, é importante conhecer o nicho de mercado no qual irá atuar, aquele que possui a melhor expectativas de crescimento, bem como um mercado amplo a ser explorado.
É possível achar franquias para investir com pouco dinheiro em praticamente todos os nichos de mercado. Contudo, o empreendedor deve ter paciência para fazer esta escolha.
Analisar a reputação da franqueadora e da marca
Como falamos, abrir um franquia não é uma escolha simples, que deve ser tomada de uma hora para outra. O empreendedor precisa analisar bem os diversos aspectos do negócio para não errar ou se precipitar na escolha da marca.
Portanto, cabe ao interessando pesquisar bem sobre as marcas que mais lhe chamaram a atenção. Seja por terem um tipo de negócio com o qual se identifica, ou por parecer um negócio lucrativo.
Na internet, o empreendedor deve analisar a reputação da marca, por exemplo, no site Reclame Aqui. Nele, dá para se informar sobre a atuação da marca junto aos consumidores.
Da mesma forma, é possível buscar informações sobre a franqueadora junto aos franqueados e ex-franqueados. Os contatos destes parceiros estão na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Ao contatá-los, veja com eles se a franqueadora oferece todos os suportes que promete, e se são eficientes e de qualidade.
Do mesmo modo, tente entender como funciona a logística da empresa, e se há reclamações dos consumidores em relação aos produtos ou serviços. Nesse sentido, uma boa análise detalhada da COF pode ajudar.
Por último, ao conversar com os franqueados da rede, pergunte se os custos são aqueles da COF e se a lucratividade é próxima a do esperado.
Como resultado de tudo isso, o empreendedor evita cair em propaganda enganosa.

Em quais setores dá para abrir uma franquia barata?
O mercado de franquias é amplo, com diversos mercados para o empreendedor ter o próprio negócio. São ao todo 11 setores e em todos eles é possui achar franquias para investir com pouco dinheiro.
No setor de Alimentação, o de maior faturamento segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com mais de R$ 40 bilhões.
Assim, neste segmento existem franquias baratas em home based para entrega de comidas das mais variadas, como salgados, comida fit, entre outras.
Do mesmo modo, outro setor de destaque é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, onde você pode abrir uma franquia de estética, emagrecimento, salão de beleza, entre outros.
Outro setor com diversas franquias para investir com pouco dinheiro é o Serviços Educacionais, com escolas de idiomas e cursos profissionalizantes.
Ainda, este segmento conta com várias marcas com modelos home office, ou seja, franquias mais baratas para empreender.
Um mercado amplo é o de Moda, com franquias baratas de bijuterias, roupas, acessórios, calçados, entre outros. Em 2020, o segmento faturou quase R$ 20 bilhões.
Com uma quantidade grande de nichos para trabalhar, temos o setor de Serviços e Outros Negócios. São franquias baratas de empréstimos, contabilidade, cartórios, entre outros.
Além disso, um setor de destaque em 2020 foi o de Casa e Construção. Ele teve um aumento de 12,8% no faturamento, com franquias de materiais, reformas, venda e aluguel de equipamentos, e vários outros.
Nos setores de Entretenimento de Lazer e de Hotelaria e Turismo, existem franquias diversas oferecendo produtos e serviços variados.
Por fim, não podemos esquecer bons setores para investir, como Serviços Automotivos e Limpeza e Conservação.
Agora que falamos dos segmentos, conheça algumas marcas de franquias em diferentes setores.
Melhores franquias para investir com pouco dinheiro
Além do amplo leque de opções de mercados e nichos para atuar, o empreendedor também deve prestar bem atenção às marcas.
São muitas franquias para investir com pouco dinheiro. Mas ele deve buscar aquela que melhor se adeque ao seu perfil. Da mesma forma, invista em franquias sólidas, com um bom potencial de ganho. Nós trouxemos algumas destas redes aqui.
Agora que você viu diversas franquias para investir com pouco dinheiro, temos algo mais para você. Confira o nosso conteúdo sobre os custos de uma franquia, clicando aqui.