Franquias para o público infantil podem ser grandes oportunidades de negócio. Afinal, no Brasil, existem 38,79 milhões crianças com idade de até 13 anos.
Franquias para o público infantil estão cada vez mais presentes no mercado. Tendo grande número de consumidores-alvo, esse setor garante bom lucro, principalmente em outubro.
Outubro é conhecido como o Mês das Crianças. Portanto, nesse período, a economia recebe um bom impulso nas vendas voltadas para o público infantil.
Assim, são mercadorias e serviços pensados exatamente para os “pequenos”, e que movimentam o caixa das empresas.
O setor de franquias voltadas para as crianças não é diferente. Afinal, a venda de serviços e produtos sempre apresenta novidades nesta época, com promoções que prometem aliviar um pouco o bolso dos pais.
Mas o restante do ano também é interessante para esses negócios. Afinal de contas, o comércio para as crianças é constante, pois suas necessidades não chegam ao fim.
Para se ter uma ideia, só o setor de franquias infantis movimenta R$ 2 bilhões por ano no Brasil. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ainda de acordo com o órgão, o setor de lazer e entretenimento, que engloba parte das franquias para o público infantil, teve crescimento de 5,4% no faturamento em 2019. O aumento no número de unidades foi de 3,6%.
Por que investir em uma franquia para o público infantil?
A variedade de redes direcionadas para o público infantil faz com que este mercado seja amplo, com muitas possibilidades para empreender.
É possível investir, por exemplo, em roupas infantis, buffets, serviços educacionais e outros. Ou seja, o setor de franquias voltadas para o público infantil é vasto!
Mas você sabe o que é uma franquia? Esse tipo de negócio consiste na “cópia” de uma empresa já existente, uma nova unidade aberta por outro empreendedor. A McDonald’s, por exemplo, é uma rede de franquias com unidades em todo o mundo.
Uma das principais vantagens da franquia é que o empresário conta com um modelo de negócio já testado em outra unidade. Por isso, seus resultados são mais acertados e rápidos.
Da mesma forma, o franqueado também conta com auxílio próximo da franqueadora, o que facilita a execução de todo o dia a dia da unidade. São suportes como de marketing, dicas comerciais, para contratação de colaboradores e mais.
Só que investir em franquias para o público infantil não é interessante apenas pelo modelo de negócio. Como citado, o setor para crianças é amplo e tem números bastante atrativos.
Para se ter uma ideia, as franquias que trabalham com o público infantil faturam cerca de R$ 2 bilhões todo ano. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a estimativa inclui empresas de calçados, brinquedos, vestuário e mais.
Sendo assim, um dos pontos que fortalece esse setor, claro, é que muitos itens para as crianças são de necessidade básica. Mas não apenas isso!
Na verdade, mesmo que não sejam os consumidores diretos, os pequenos influenciam até 80% das decisões de compra de uma família brasileira. A informação é de uma pesquisa da TNS/InterScience.
Como se destacar com uma franquia e lucrar bem?
Antes de continuarmos, é importante dizer que você precisará gostar do setor infantil para atuar com franquias para o público infantil. Isso vai facilitar seu sucesso. Mas se esse não é bem o seu objetivo, vale a pena conhecer outros negócios lucrativos. Para isso, basta clicar no botão abaixo.
Para quem deseja ter uma franquia de loja infantil, é sempre bom tomar certos cuidados para que a unidade tenha um bom desempenho.
Mesmo franquias sendo negócios mais seguros, o franqueado ainda é responsável pelo sucesso do empreendimento.
Afinal de contas, é ele que deverá administrar a unidade, seguindo o padrão de qualidade e plano de negócios da marca.
Desse modo, separamos a seguir alguns detalhes aos quais é preciso estar atento na hora de investir e começar a empreender.
Escolher franquias com diferenciais
O primeiro passo para ter uma franquia de sucesso no mercado é investir em uma marca bem estruturada e que possui diferenciais que se destacam no mercado.
Isso porque, serão os diferenciais aliados a bons produtos que vão atrair o público-alvo ideal e, consequentemente, fazer com que o negócio tenha visibilidade onde se encontra.
Assim, como investidor, você precisa ter em mente que existem várias outras lojas parecidas com a sua no mercado. Ou seja, o que fará com que o público escolha comprar com você?
Então, além de um plano de negócios bem desenvolvido, a marca precisa contar com elementos que realmente sejam atrativos para o público. E claro, com características que a façam se sobressair no mercado.
Por isso, faça uma pesquisa cuidadosa antes de escolher a franquia de loja infantil, e confie muito na impressão do público e suas avaliações a respeito da empresa.
Aproveitar dos suportes da franqueadora
Uma das grandes vantagens de uma franquia é que, mesmo sendo responsável pela gestão do negócio, você não estará sozinho no dia a dia.
Isso porque, fora todos os treinamentos iniciais e um modelo de negócio já testado, um franqueado pode contar com uma série de suportes por parte da franqueadora.
Sendo assim, o ideal é que o franqueado recorra à ajuda da marca sempre que for necessário, aproveitando os trabalhos de equipes especializadas em cada área.
É comum que as marcas ofereçam suporte jurídico, no marketing, em vendas, gestão de qualidade e mais. Desse modo, o franqueado pode solicitar ajuda para conseguir administrar todas essas áreas.
Então, com estratégias, materiais e o acompanhamento de profissionais preparados, fica ainda mais fácil para o franqueado administrar todos os setores da unidade franqueada.
Realizar ações assertivas de marketing
O marketing é, sem dúvidas, um grande aliado de qualquer negócio. Por meio dele, é possível desenvolver campanhas que falam diretamente com o público-alvo, o que aumenta as chances de vendas.
Portanto, para ter uma franquia de loja infantil de sucesso, é muito importante apostar no marketing e campanhas que possam atrair cada vez mais público.
E como dissemos, uma vantagem das franquias é que o franqueado pode contar com suportes, e o marketing é um deles.
Logo, não é preciso que o investidor tenha domínio de marketing e saiba desenvolver estratégias elaboradas para crescer seu negócio. Ele pode ter o auxílio da equipe de suporte da franqueadora.
Com isso, a unidade terá campanhas mais assertivas, seja de forma on-line ou off-line, que vão atrair os clientes.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Ter atenção ao seu público local
Outro ponto que um franqueado não deve se esquecer é sobre a relação com o seu público local.
Com mídias digitais, ficou mais fácil ter contato com um público mais amplo e com pessoas que não estão necessariamente próximas de suas unidades.
No entanto, é sempre importante ter ainda mais atenção com os clientes próximos, com aqueles que frequentam e já voltaram mais vezes à sua unidade.
Para criar uma relação de fidelidade com seu público, é essencial investir em um bom atendimento.
Para isso, o franqueado deve escutar seus clientes, tentar entender o que buscam e procurar entregar um atendimento de qualidade.
Oferecer uma boa experiência para as pessoas é o caminho para mantê-las mais próximas do seu negócio. Assim, elas vão dar preferência para seus serviços e produtos.
Melhores opções de franquias para o público infantil
Para auxiliar você a investir nesse tipo de negócio, acompanhe a lista de franquias que preparamos a seguir.
Pronto! Agora você já conhece algumas ótimas opções de franquias para o público infantil para investir.
Setores das franquias para o público infantil

Como você viu ao longo do artigo, as franquias para o público infantil são bastante variadas, e se encaixam nos mais variados setores.
Por isso, para quem se identifica com a área e gostaria de atuar com produtos e serviços para crianças, o que não falta no mercado são modelos de negócios.
Sendo assim, entenda mais sobre os setores de franquias para o público infantil com as informações que separamos abaixo.
Entretenimento
As franquias de entretenimento são ótimas oportunidades para quem deseja trabalhar com negócios voltados para o lazer e diversão das pessoas. E quando falamos do público infantil, as chances de sucesso são ainda maiores.
Isso porque, as crianças adoram brincar, e locais próprios com brinquedos, jogos, e uma estrutura lúdica adequada são ideais para ajudar os pais.
Com isso, eles podem proporcionar momentos de diversão para seus filhos, com total segurança.
Além de espaços próprios para as brincadeiras, você também pode trabalhar com espaços que comercializam brinquedos e jogos que podem ser atrativos para crianças das mais variadas idades.
De modo geral, o setor de Entretenimento e Lazer apresenta bons números no franchising brasileiro.
Tanto é que, em 2019, o segmento teve um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior, arrecadando um total de R$ 2,5 bilhões. Segundo a ABF, o setor tinha faturado R$ 2,4 bilhões em 2018, e com isso podemos perceber a tendência de crescimento.
Educação
O setor de educação também é uma oportunidade interessante. Principalmente, porque os pais estão cada vez mais preocupados em começar cedo a preparação dos filhos para áreas diversas.
Ou seja, além da alfabetização tradicional, os responsáveis pelas crianças também se preocupam com cursos extras.
Como é o caso de línguas estrangeiras, tecnologias e demais competências úteis no dia a dia.
Como o mercado de trabalho está cada vez mais rigoroso, esperando profissionais versáteis, a ideia de preparar as crianças desde cedo é ainda mais atrativa.
Além disso, temos várias habilidades que são úteis no cotidiano e que já podem ser desenvolvidas desde a infância.
Moda
Já o setor de moda também é bastante interessante, principalmente quando falamos do público infantil. Além da clara necessidade de usar roupas, as crianças contam com outro detalhe que pode favorecer as empresas do ramo: o crescimento.
Ao contrário de adultos que podem permanecer com as mesmas roupas por longos períodos, caso durem, as crianças estão em constante crescimento.
Por isso, mesmo com todos os cuidados para as peças durarem, em questão de meses uma criança pode se desenvolver e precisar de peças novas.
Então, ao conquistar os clientes e conseguir criar uma boa relação, com fidelidade, as chances de manter vendas frequentes são altas.
Além disso, é possível trabalhar com peças para as mais variadas idades, desde bebês até pré-adolescentes.
Você tem perfil para abrir franquia para o público infantil?
Outro ponto importante para quem deseja investir em franquias para o público infantil é entender se esse tipo de negócio realmente combina com o seu perfil.
Primeiramente, é essencial entender que uma franquia irá exigir de você um espírito empreendedor, capaz de liderar um negócio e ter jogo de cintura para lidar com vários desafios no dia a dia.
No entanto, além de boas habilidades com a organização e administração do negócio, é importante também ter boas relações com as pessoas, seja os clientes, como também a equipe.
Mas um ponto crucial, que não pode deixar de ser mencionado, é que você também precisa gostar do setor, se identificar com o trabalho proposto, e ter o prazer de trabalhar com um projeto pensado para crianças.
Afinal, ao investir em uma franquia, você irá dedicar seu dinheiro, tempo e esforço naquele negócio. Logo, para ter bons rendimentos, é importante estar envolvido com o empreendimento.
Quer saber se esse é um negócio para investir agora? Leia: Abrir franquia na crise: em quais setores investir? Opções de negócio.