O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Opções de franquias para trabalhar em casa a partir de R$ 2 mil

Opções de franquias para trabalhar em casa a partir de R$ 2 mil

Sumário

Quem busca uma rede de franquias também está à procura de boas oportunidades. Já imaginou estar à frente de um bom empreendimento, investindo em um dos modelos de franquias para trabalhar em casa?

O modelo de franquia home based permite que os empreendedores tenham maior flexibilidade de trabalho. Outro diferencial são os valores para investimento, que costumam ser menores se comparados com as franquias tradicionais.

Já que estamos falando de economia, as franquias para trabalhar em casa surgiram justamente com esse propósito.

Há alguns anos, o franchising brasileiro vivenciava desafios de instabilidade econômica. Assim, o momento foi de oportunidade para impulsionar as franquias home based.

Assim, muitas redes brasileiras começaram a investir na diversificação dos modelos de franquia.

Atualmente, muitas marcas do país oferecem aos empreendedores a possibilidade de investimento em uma franquia barata. Classificação da qual muitas franquias para trabalhar em casa fazem parte.

Nesse sentido, de acordo com uma análise Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de marcas que trabalham com o modelo de franquia home based deve aumentar ao longo dos anos.

Dessa forma, cerca de 36% das redes têm a intenção de desenvolver o formato de operação de baixo custo. E isso demonstra aos empreendedores que este é um mercado em expansão.

Como escolher a franquia ideal?

Estar à frente de um modelo de franquia home based facilita bastante a rotina de trabalho e o sucesso da unidade. Por isso, antes mesmo de investir, o primeiro passo que precisa ser dado é o de pesquisa.

Dessa forma, já sabendo que você quer trabalhar em casa, pesquise os segmentos que oferecem este modelo de franquia para investimento.

Por exemplo, entre nos sites e nas redes sociais das marcas e conheça os produtos e serviços que são oferecidos aos clientes.

Da mesma forma, entenda um pouco mais sobre os processos de vendas, onde a marca está presente, há quanto tempo ela atua no mercado e quais são as condições de investimento para os franqueados.

Vemos diversos pontos de interrogação em preto e alguns em vermelho (imagem ilustrativa).
O momento da escolha da franquia exige muito cuidado para evitar erros.

Essa pesquisa ajuda a conhecer a reputação da rede franqueada no mercado. Mais do que isso, a saber se o seu perfil, tanto profissional, quanto o pessoal, combinam com a dinâmica da marca.

Assim, feito isso, liste algumas franquias em que seria interessante investir.

Além disso, entre em contato com franqueados que já atuam junto à rede para saber sobre a rotina do negócio e os suportes oferecidos por ela.

Pesquisa cuidadosa

Participar de eventos, palestras e feiras de franquias também são boas oportunidades para estar em contato com as redes.

Nestes eventos, por exemplo, é possível conversar com representantes das franquias, saber mais sobre o mercado de franchising e tirar todas as dúvidas sobre o modelo de operação.

Durante esses momentos, você já pode selecionar algumas marcas com as quais sente maior afinidade. Depois, é só entrar em contato com a rede que você mais se identificou, demonstrando interesse em investir.

Todavia, o processo de seleção dos candidatos é coordenado pelas franquias e cada uma delas estabelece as regras para a entrada de novos franqueados.

De olho na documentação

Durante a seleção, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Este documento estabelece quais são os direitos e deveres do franqueado. Além disso, apresenta as regras de atuação e outras condições para o investimento.

Todos as regras, suportes e treinamentos devem estar de acordo com o que é regulamentado pela Lei de Franquia. Assim, a legislação garante mais segurança aos empreendedores e franqueadoras.

Dessa forma, estando tudo de acordo, é só assinar o contrato de franquia e começar o processo de implementação de uma das franquias para trabalhar em casa!

Perfil do franqueado de sucesso em franquias para trabalhar em casa

Depois de fazer toda a pesquisa necessária antes de escolher uma franquia, conhecer bem o trabalho desenvolvido pela marca e o mercado de atuação, o futuro franqueado deve analisar o seu próprio perfil.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Em outras palavras, é necessário observar se ele possui o perfil ideal para aquele mercado ou modelo de negócio no qual irá atuar.

Dessa forma, ao optar pelo modelo home office, o franqueado deve observar algumas características necessárias para este tipo de trabalho, como mostraremos a seguir.

Vemos um homem negro usando um computador sentado no sofá de casa (imagem ilustrativa). Texto: franquias para trabalhar em casa.
O modelo home office exige alguns cuidados do empreendedor.

Disciplinado

O empreendedor que decide adquirir uma franquia para trabalhar em casa deve ter disciplina para, assim, colher os resultados positivos.

O investidor não pode achar que a liberdade que este modelo oferece é sinônimo de desorganização. O trabalho deve ocorrer como em um escritório, sem procrastinação na execução das tarefas.

Assim, é necessário estipular um horário de trabalho, momentos de descanso bem delimitados, principalmente no início das atividades franquia, momento que exige uma maior dedicação.

Contudo, o empreendedor deve tomar cuidado para não “exagerar na dose”, pois os períodos de folga também devem ser aproveitados. Em outras palavras, é preciso evitar que todo o seu tempo seja tomado pela realização de tarefas.

Do mesmo modo, o franqueado é o seu próprio chefe, e logo, não vai ter ninguém fazendo cobranças. Mas nem por isso ele deve deixar de ter uma rotina produtiva. Nesse sentido, fazer um planejamento das tarefas é o mais indicado.

Organizado

A rotina de trabalho deve ser bem delimitada para que o franqueado siga o plano de negócio da franquia da melhor forma possível. Sendo assim, o franqueado deve ter organização na execução das tarefas, bem como no atendimento aos clientes.

Pois ao misturar as tarefas de casa com as do trabalho, o empreendedor pode se atrapalhar e não conseguir executar bem nem uma, nem outra.

Do mesmo modo, é fundamental separar um local da casa para trabalhar com tranquilidade, com todo o seu material sempre por perto. Assim como no trabalho em escritório ou em loja, esta organização deve fazer parte do dia a dia a fim de agilizar a execução das tarefas.

Perfil proativo

O franqueado que busca o modelo home based deve ter um perfil mais dinâmico e proativo já que não há uma chefia para exigir que as tarefas sejam feitas.

Além disso, os problemas do dia a dia devem ser resolvidos pelo próprio franqueado. É ele quem deve buscar as soluções mais viáveis para aquele momento de forma ágil e assertiva.

Imagem de uma mulher pedindo para uma criança fazer silencio em casa (imagem ilustrativa). Texto: franquias para trabalhar em casa.
É preciso eliminar as distrações para trabalhar com franquias em casa.

Este perfil de empreendedor é o que mais se adequa às franquias para trabalhar em casa, e é por isso que o investidor deve se conhecer bem antes de abrir uma unidade home office.

Dessa forma, para pessoas que são mais acomodadas, as franquias para trabalhar em casa podem não ser a melhor opção. Além disso, alguns segmentos exigem uma proatividade para ir atrás de clientes e vendas.

Portanto, antes de escolher a franquia que irá investir no modelo home office, o empreendedor precisa ver se possui estas características. Aceita o desafio? Pois mais nós separamos algumas opções de franquia para você. Continue acompanhando!

Franquias para trabalhar em casa: como começar?

Não é porque o modelo de franquia home based permite que você trabalhe de casa que o comprometimento e seriedade com o trabalho podem ser descartados.

Assim, como todo investimento em franquias, é importante ter uma rotina de trabalho muito bem estabelecida.

Nesse sentido, como o empreendedor estará trabalhando no ambiente de casa, o que facilita a organização é separar um ambiente para o gerenciamento da unidade.

Dessa forma, você consegue ter maior foco para se dedicar unicamente ao modelo home based, separando as obrigações das tarefas de casa, por exemplo.

Além de organizar um escritório em algum cômodo separado, é fundamental ter muita organização ao esquematizar os horários de trabalho.

É verdade que as franquias home office proporcionam maior flexibilidade de tempo. Portanto, o comprometimento diário com o negócio está diretamente relacionado com o sucesso da franquia.

Assim, organize uma rotina de trabalho de acordo com as demandas diárias e semanais. Escreva o que é preciso fazer em cada compromisso, junto do que não pode ser esquecido para resolver.

Do mesmo modo, estar sempre em contato com a franqueadora para solucionar as dúvidas também é um modo de manter em dia o comprometimento com a gestão.

Assim, seguindo os treinamentos repassados pela franqueadora e o compromisso com a rotina de trabalho, é bem provável que a franquia dê resultados bem satisfatórios.

Depois de saber um pouco mais sobre o processo de seleção e como impulsionar a rotina de trabalho, chegou o momento de conhecer os modelos de franquia home based.

Melhores opções de franquias para trabalhar em casa

No franchising brasileiro, existem opções em diferentes segmentos, para todos os perfis de empreendedores.

Ou seja, é possível atuar em um modelo de franquia de corretora de seguros, de serviços automotivos, marketing digital, agência de turismo, loja virtual, revenda de sapatos, acessórios e mais. Separamos várias opções a seguir.

[raio_x_esf]

Com tantas boas opções de franquias para trabalhar em casa, é bem possível que exista alguma que seja a ideal para você! Mas não se esqueça que é preciso seguir algumas etapas para escolher a melhor franquia.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje