Franquias para trabalhar sozinho e abandonar de vez o chefe e o trânsito

Por
em
Franquias para trabalhar sozinho: pessoa sentada trabalhando com notebook
Advertisement

Muitas pessoas buscam uma maneira de mudar de vida e uma boa opção são as franquias para trabalhar sozinho.

Esse tipo de empreendimento permite que o empresário trabalhe com maior flexibilidade e liberdade e, de quebra, ainda seja dono do seu próprio negócio. 

Não é incomum encontrar pessoas que têm o sonho de abrir uma empresa, porém existem alguns fatores que acabam dificultando essa mudança na carreira profissional.

São diversas burocracias que precisam ser cumpridas para que o negócio tenha sucesso. Sem contar nos anos de dedicação intensiva para conseguir os primeiros meses auto sustentáveis. 

Porém, para quem está atrás desse caminho, as franquias são boas opções.

Justamente por evitar grande parte desses procedimentos burocráticos, os empresários possuem chances maiores de obter sucesso em sua jornada. Sem contar no apoio, suporte e treinamento oferecidos pelas marcas.

É importante frisar que as empresas vão sempre ajudar você a se desenvolver da melhor forma possível, afinal você está atuando como um representante da marca.

Por isso, uma caminhada segura é importante para ambas as partes. 

Assim, se você se interessou pelo modelo de negócio, mas tem receio do alto valor necessário para investimento, preparamos o texto a seguir com dicas para você atuar como home office.

Ou seja, trabalhando sozinho em casa ou indo até seus clientes, é possível encontrar modelos de franquias baratas para investir. Acompanhe a leitura com a gente. 

Vantagens das franquias para trabalhar sozinho

Quem opta por escolher franquias para trabalhar sozinho, tem uma grande vantagem que é não precisar sair de casa para fazer algum serviço ou vender um produto.

Isso porque, grande parte das marcas permitem que o franqueado faça tudo com por um computador com acesso à internet.

Porém, mesmo as franquias que exigem que o empreendedor saia de casa, proporcionam uma qualidade de vida maior para os franqueados.

Principalmente aqueles que estão insatisfeitos com a vida profissional e estão em busca de uma nova oportunidade no mercado.

Dessa forma, essas microfranquias, como são conhecidas as unidades cujo investimento inicial é menor que R$ 90 mil, possuem uma alta rentabilidade se comparado com os modelos mais tradicionais.

Afinal de contas, não é necessário desenvolver uma unidade física, gastar com colaboradores, reformas etc. 

Assim, o empreendedor tem mais tempo e energia para focar em pontos que são realmente importantes para a sua jornada como empresário.

Por fim, esse tipo de empreendimento em que é desenvolvida a venda direta para seus consumidores, permite um contato muito mais próximo com eles.

Dessa forma, como consequência, há maiores chances de fidelização.

Uma última dica para fazer esse tipo de investimento é ler com bastante atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Neste documento estará presente informações importantes para que você conheça todos os detalhes do funcionamento do negócio.

Por que investir em franquias?

Franquias para trabalhar sozinho: blocos mostrando as vantagens das franquias.
Segundo pesquisa, apenas 5% das franquias fecham antes de completar dois anos.

As franquias são considerados os empreendimentos mais seguros do Brasil.

De acordo com o levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas cinco em cada 100 unidades fecham as portas antes de completar dois anos.

Já quem optar por um negócio próprio, tem maiores chances de falir. A cada 100 novas empresas que são abertas, 25 fecham as portas antes de completar 24 meses de operação.

O que torna esse tipo de negócio tão seguro é o seu formato de suporte e transmissão de know-how.

Com isso, o empresário tem acesso a uma série de treinamentos, atividades e reuniões que vão ajudá-lo a manter a unidade sempre de pé.

Ou seja, a rede proporciona auxílio completo para que o franqueado consiga focar toda a sua concentração na gestão e administração do negócio, seja físico ou home office.

Não é à toa que as franquias possuem um faturamento em constante crescimento. Assim, são pelo menos cinco anos de números altíssimos. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só em 2019 foram arrecadados mais de R$ 186,7 bilhões no geral.

Sendo assim, o resultado de um crescimento exponencial do número de unidades espalhadas pelo País. Ao todo, o crescimento registrado foi de 12% entre os anos de 2015 e 2019.

Por fim, mesmo diante da crise causada no primeiro semestre de 2020, a ABF registrou um faturamento relativamente maior que o mesmo período do ano anterior.

Além disso, de um ano para outro, a ABF registrou um aumento de 2,4% no número de unidades.

Cuidados para trabalhar como home office

Antes de apresentarmos as franquias para trabalhar sozinho, é preciso conhecer alguns cuidados importantes para quem pretende investir nesse tipo de empreendimento.

Estar em casa é uma das maneiras mais fáceis de você se distrair das obrigações do trabalho. Ou seja, tem o sofá, a televisão, a cama etc. 

Sem contar no acesso a internet, que na ausência de um chefe, pode se tornar um espaço perfeito para você perder tempo.

Dessa forma, para ter sucesso nas franquias home office, é necessário criar uma rotina completa, com o planejamento da jornada e evitando ao máximo as distrações. 

Com isso, o primeiro passo é tomar um banho logo ao acordar, isso irá ajudar você a despertar.

Em seguida, coloque uma roupa como se fosse trabalhar, evite vestimentas para ficar em casa.

Depois crie uma rotina para as refeições e pausas. Ao seguir esses primeiros passos, você estará prestes a mudar de vida. 

Outro fator importante, principalmente se mora com outras pessoas, é explicar para elas sobre o seu novo trabalho. Explique a nova rotina e peça para evitar contatos durante o período de trabalho.

Afinal de contas, não adianta você mudar a sua mentalidade, se as pessoas que moram com você não fizerem o mesmo exercício. 

Perfil do franqueado de sucesso em franquias para trabalhar sozinho

Como foi possível perceber, encontrar franquias para trabalhar sozinho pode ser uma ótima opção de investimento. Porém, assim como os outros tipos de trabalhos, o home office também exige certos cuidados. 

Isso porque mesmo que você tenha toda a flexibilidade para escolher o momento certo de trabalhar, e tenha autonomia para administrar seu negócio, é preciso ficar atento às distrações. 

Trabalhar com uma franquia home office pode ser a escolha certa para ter mais qualidade de vida e custos reduzidos, mas você precisa se preparar para isso.

Sendo assim, separamos a seguir algumas características do franqueado que são essenciais para quem deseja investir no modelo home based. 

Organização é o primeiro passo

Foto de homem de blusa azul, utilizando um computador e escrevendo em um caderno. Ao fundo temos uma parede laranja. Imagem ilustrativa para texto franquias para trabalhar sozinho.
Saiba organizar os seus planos diários e semanais.

A organização é algo essencial em qualquer tipo de trabalho e modelo que você decide atuar, mas no home office, você precisa ser ainda mais organizado para conseguir cumprir as suas metas. 

Saiba que você não terá uma rotina pronta de trabalho, com algum supervisor decidindo ou solicitando suas tarefas. Por isso, é fundamental que você mesmo saiba se organizar e definir todas as atividades do dia. 

Para isso, você pode utilizar as mais variadas ferramentas, on-line ou off-line, como aplicativos de organização, planners, quadro de tarefas e afins. 

Por isso, busque sempre alternativas que vão te ajudar a ficar em dia com todos os prazos, e saiba organizar tanto as metas diárias, quanto as semanais. 

Ter boa comunicação

Advertisement

O trabalho a distância exige que boa parte da comunicação seja feita por telefone, via e-mail ou até mesmo aplicativos de mensagem.

Desse modo, conseguir manter um bom diálogo por meio desses canais também é muito importante. 

Sem o contato direto e a conversa pessoalmente, é preciso se manter ainda mais atento na forma de se comunicar.

Qualquer tipo de pequeno erro, até mesmo uma vírgula ou frase mal formulada pode gerar problemas. 

Portanto, seja com os membros da franqueadora, ou até mesmo clientes, tente se comunicar de forma mais clara possível. Tente sempre ser o mais claro possível, e revise as mensagens para evitar possíveis ambiguidades. 

Focado em horários e metas 

Como dissemos, a organização é parte essencial para trabalhar com franquias home based, e esse foco também precisa incluir os seus horários e metas. 

Por ser uma forma de trabalho que permite uma flexibilidade maior, é comum que o franqueado acabe perdendo o equilíbrio e estenda seu tempo de trabalho, tanto para mais, quanto para menos. 

Acabar se distraindo com a televisão ou computador, e até mesmo por causa dos serviços caseiros, podem te desviar do seu trabalho e atrapalhar o seu desempenho no dia. 

Mão de uma moça com blusa cinza, segurando uma caneta enquanto escreve em papéis. Ao fundo vemos uma caneca e um caderno em mesa de madeira. Imagem ilustrativa para texto franquias para trabalhar sozinho.
Estabelecer limites de horários e metas são passos essenciais.

Por outro lado, ficar constantemente trabalhando em excesso, indo além dos horários recomendados, também podem te prejudicar, afetando sua mente e corpo. 

Desse modo, saiba estabelecer metas e defina bons horários de serviço. Fique atento a eles e seja focado. Mas claro, nunca se esqueça dos seus limites e busque uma relação saudável com o seu trabalho. 

Ser comprometido com a produtividade 

Nas franquias para trabalhar em casa, todo o resultado do negócio é determinado pela produtividade do franqueado e o seu desempenho ao longo do mês. 

Sendo assim, ao investir em um negócio home based, saiba definir as suas prioridades, e evite ao máximo qualquer tipo de distração ou procrastinação que possam te atrapalhar. 

Mas cuidado, ser produtivo não significa que você não possa fazer pausas para o café, beber uma água e dar um alívio para mente.

É preciso apenas dedicar seu tempo, de forma consciente, para o que precisa ser feito. 

11 opções de franquias para trabalhar sozinho

Se você leu o texto até aqui, conheceu brevemente os cuidados para atuar como home office e as vantagens de abrir uma unidade.

Separamos algumas franquias para trabalhar sozinho que vão te ajudar a mudar de vida. Confira. 

1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma rede que trabalha como corretora de seguros e outros serviços. Com mais de 90 opções para seus clientes, podem ser contratados seguros de saúde, vida, carro, para pet e até programas financeiros. 

Além disso, o futuro franqueado pode gerar mais de 20 orçamentos diferentes para que o seu cliente possa escolher o melhor para ele.

Outro ponto que vale a pena olhar com mais carinho para a Quisto, é a sua política de comissionamento que varia entre 10% e 45%, dependendo do ativo contratado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 18 meses

Por fim, a Quisto Corretora de Seguros, em seu modelo home office, permite que o empreendedor trabalhe apenas com um computador e acesso à internet.

Para saber mais sobre a marca, confira o vídeo a seguir.  

2. Acquazero

Voltada para o mercado inovador de limpeza de automóveis, a Acquazero é uma empresa capaz de deixar qualquer carro limpo com apenas 300 ml de água.

Dessa forma, quem optar por essa franquia, poderá aproveitar um empreendimento sustentável e que vem chamando a atenção dos consumidores.

Além da limpeza simples, a Acquazero conta com higienização interna, polimento, cristalização de vidros, oxi-sanitização etc. 

No modelo home office, o franqueado vai até o cliente onde ele estiver. Outro diferencial é que alguns dos serviços prestados também podem ser feitos em móveis e objetos de casa como colchão, sofá, tapete, carpete etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 a 24 meses 

A Acquazero possui o seu aplicativo capaz de ajudar o empreendedor a se organizar no dia a dia, e os clientes que contam com uma ferramenta mais fácil e prática de agendar o serviço.

Para saber mais sobre o app, confira o ebook que preparamos para você. 

Ebook aplicativa Acquazero.

3. Protege Piso

Voltada para criar uma cobertura de segurança para azulejos, pedras etc, a Protege Piso pode ser uma boa opção para quem busca franquias para trabalhar em casa.

Dessa forma, o serviço se limita apenas a ir até o seu cliente e realizar o trabalho contratado. Assim, com o produto 100% brasileiro, você consegue evitar que impactos e intempéries estraguem o piso.

  • Investimento inicial: R$ 53,5 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 12 meses

4. Rent a Bag

Com a ideia de ser um negócio voltado para aluguel de malas, a Rent a Bag tem como foco os viajantes que acabam necessitando de espaços para colocar os objetos comprados durante uma visita.

Sendo assim, é uma boa solução para quem não possui uma mala de qualidade e está prestes a fazer uma viagem longa etc.

  • Investimento inicial: R$ 22 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 12 meses

5. Brasil Nutri Shop 

A Brasil Nutri Shop é uma das franquias para trabalhar sozinho que oferece um modelo de negócio que não é necessário nem sair de casa.

A marca é um dos maiores e-commerces de suplementos alimentares do Brasil.

Assim, para ser franqueado, basta apenas realizar as vendas, sem a necessidade de um estoque, uma vez que a logística das vendas e entregas ficam na responsabilidade da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

6. Paper Pão

Voltada para um novo modelo de publicidade, a Paper Pão é especializada em oferecer propagandas em sacos de padaria.

Além disso, seus produtos são recicláveis, biodegradáveis e com anúncios de alta qualidade.

Dessa forma, a rede proporciona uma maneira dos parceiros comerciais terem bons ganhos com baixo investimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,2 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 a 6 meses

7. Help Digital

Com o intuito de ajudar os empreendedores a montarem um negócio estratégico e operacional, a Help Digital é uma franquia que presta suporte técnico e consultoria de TI.

Entre os serviços, é possível fazer um planejamento tático para ajudar os seus clientes a atenderem às demandas do mercado ou o monitoramento remoto para identificar os potenciais problemas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 12 meses

8. Cacau Show

Conhecida como uma das principais lojas de chocolate do Brasil, a Cacau Show oferece um modelo de negócio mais em conta que suas lojas físicas.

Na franquia home based, o franqueado trabalha com vendas diretas para o consumidor, permitindo comercializar seus produtos onde quiser.

Além disso, há a opção mais cara com carrinho com chocolates, sorvetes etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 a 24 meses

9. Pilão Professional

Xícara marrom com grãos de café dentro, em um fundo amarelo.
Para trabalhar sozinho, você também pode atuar com o famoso café.

Uma das franquias para trabalhar sozinho, a Pilão Professional é uma marca baseada no café Pilão e tem como finalidade levar bebidas quentes para diversos mercados.

Dessa forma, o franqueado conta com um conjunto de 10 máquinas voltadas para essa finalidade e pode alugar para a empresa que quiser. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

10. Meu Dever de Casa

Com um método de estudo eficaz, a Meu Dever de Casa é uma franquia que busca entregar para os seus clientes uma maneira inovadora de ajudar na rotina diária de estudos em casa.

Portanto, para melhorar o foco dos alunos, a empresa busca o franqueado que gostem de crianças e jovens, além de facilidade de comunicação e relacionamento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 a 48 meses

11. Limpeza com Zelo

A Limpeza com Zelo é uma empresa voltada para faxina de residências.

Assim, com mais de 10 anos de mercado, a marca permite que o franqueado trabalhe de casa e ainda conta com indicação de clientes, feitas pela própria marca.

  • Investimento inicial: R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Como vimos ao longo do texto, existe uma maneira fácil e prática de mudar de vida e ficar livre dos chefes e até do trânsito.

Para isso, as franquias são uma ótima opção para quem está buscando essa mudança de rumo.

Afinal, além de ser o método mais seguro de empreender, conta com suporte, treinamento e uma alta rentabilidade. 

Gostou do nosso conteúdo sobre as franquias para trabalhar sozinho? Quer conhecer mais sobre esse tipo de negócio?

Então, continue a leitura em nosso blog pelo post “Franquias home office: como manter contato com o franqueador”.

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement