Franquias que dão lucro em cidades pequenas (como escolher?)

Neste artigo você vai ver

Advertisement

O empreendedor que mora no interior consegue achar no mercado de franchising diversas opções de franquias que dão lucro em cidades pequenas.

O modelo de franquia é um negócio mais simples, ou seja, uma marca já reconhecida, com produtos e serviços testados e aprovados pelo público. Cada unidade é uma réplica da empresa original, que trabalha com uma operação modelo.

Advertisement

Ademais, uma franquia, por ser mais simples, pode ser bem lucrativa. Principalmente aquelas com operações mais enxutas, como mostraremos a seguir.

Advertisement

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Antes de escolher uma franquia, o empreendedor deve buscar uma série de informações para entender como funciona o negócio.

Pois alguns fatores devem ser analisados antes de decidir abrir um empreendimento no mercado de franchising.

Nesse sentido, separamos alguns cuidados que devem orientar a escolha do empresário na busca pelo próprio negócio.

Faça uma análise pessoal

A princípio, o empreendedor deve se conhecer antes de optar por uma das franquias para cidades pequenas.

Ele deve entender quais são as suas características, preferências, e até mesmo o seu momento de vida. Ou seja, buscar alinhar suas qualidade com as características exigidas pelo negócio.

Por exemplo, um empreendedor comunicativo deve estar atento às franquias de vendas diretas, com contato com os clientes.

Por outro lado, pessoas mais tímidas podem optar por modelos de negócios mais técnicos, com serviços feitos a distância.

Esta análise é importante, pois o empreendedor terá que se dedicar muito ao novo negócio. E este trabalho será mais prazeroso em uma franquia que tenha relação com seus gostos pessoais.

Analise os mercados

Além de analisar o próprio perfil, o empreendedor deve estudar bem os mercados em que deseja atuar.

Neste momento, duas análises são importantes. Primeiramente, é preciso buscar segmentos de mercado com os quais se identifica. Seja por experiências anteriores ou por gosto pessoal.

Imagem de folhas com gráficos coloridos (imagem ilustrativa). Texto: franquias que dão lucro em cidades pequenas.
Alguns nichos de mercado podem se destacar mais que outros.

Da mesma forma, conheça bem os mercados para orientar qual deles podem ter franquias que dão lucro em cidades pequenas, e que sejam atraentes.

Do mesmo modo, é necessário entender o momento da Economia, pesquisando mercados que estão com maior solidez.

Advertisement

Nesse sentido, entender o espaço de mercado que pode ser aproveitado nas cidades do interior também é aconselhável.

Conheça as possibilidades

Depois de entender o seu próprio perfil como empreendedor e os mercados nos quais pode atuar, cabe agora pesquisar as franquias daquele setor.

O empreendedor deve estudar as redes de franquias disponíveis e seus segmentos, principalmente aquelas mais adequadas para cidades menores.

Portanto, conheça os modelos de negócios das franquias, como os tipos home office, ou então aqueles que exijam ponto comercial.

Por último, reduza seu leque de opções para as marcas que mais lhe chamaram a atenção e se adequaram às suas possibilidades.

Pesquise sobre a franquia

Este momento é muito importante, quando o empreendedor dá um passo a mais para se tornar um franqueado.

Faça uma pesquisa aprofundada sobre a marca ou as marcas que mais lhe interessaram. Conheça os pontos fortes e fracos da franqueadora.

Para isso, entre em contato com a marca e analise bem sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, devem conter os direitos e deveres das partes relacionadas.

Da mesma forma, na COF, devem constar os suportes que a franqueadora oferece a seus franqueados.

Analise se este auxílio é realmente dado, conversando com franqueados e ex-franqueados da marca. Eles poderão passar um panorama mais interno da rede de franquias.

Advertisement

Ademais, os parceiros da marca podem informar a relação da marca com seus consumidores. Por exemplo, se há problemas na qualidade dos produtos e serviços, e se eles são resolvidos pela franqueadora.

Assim, o empreendedor deve conhecer o máximo possível sobre a franquia antes de decidir por investir nela.

Advertisement

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Opções de franquias que dão lucro em cidades pequenas

Uma das formas de o empreendedor decidir em qual franquia investir é conhecer diversas opções de redes que atuam nos mais variado segmentos.

Em certos momentos, o futuro franqueado está em busca de um pequeno negócio, com baixo investimento inicial, mas com boas possibilidade de lucro.

Advertisement

Dessa forma, separamos algumas franquias que dão lucro em cidades pequenas para você conhecer.

...Carregando..

Cuidados para abrir um negócio em cidade pequena

Para o empreendedor escolher franquias que dão lucro em cidades pequenas, ele deve estar atendo a alguns detalhes desta operação.

Por ter um público consumidor reduzido, às vezes até com menor poder aquisitivo médio, um negócio em cidade do interior exige alguns cuidados, como mostraremos a seguir.

Imagem de montes de moedas com plantas sobre elas.
Em cidades menores, o empreendedor deve analisar bem o mercado.

Escolha do negócio

Como falamos, o mercado em cidades pequenas não é como o de uma capital. O investimento deve ser certeiro em negócios que combinam com a rotina da cidade.

Por exemplo, roupas e acessórios são franquias que dão lucro em cidades pequenas. Da mesma forma, lojas de pequenos reparos e também food trucks.

Por isso, o empreendedor, antes de escolher a franquia, deve estudar as necessidades da cidade, bem como os hábitos dos consumidores.

Além disso, não adianta escolher um negócio de produtos mais modernos, com preços mais elevados, sem que haja na cidade um público em potencial.

Análise a concorrência

Saber quais serão os seus futuros concorrentes, e como eles atuam, é fundamental em qualquer negócio. Mas principalmente em mercados menores.

Nesse sentido, o empreendedor deve estar atento não só aos concorrentes, mas também à falta deles em alguns nichos de mercado.

Dessa forma, a escolha de uma franquia para atuar em cidades menores pode ser eficiente e se encaixar em uma necessidade do mercado.

Logo, uma análise do mercado e dos concorrentes é importante para definir os investimentos futuros do empreendedor.

Se organize financeiramente

Abrir o próprio negócio exige não só um investimento inicial, mas também um tempo para que o lucro apareça.

Sendo assim, o empreendedor que quer investir em cidades menores deve estar atento a sua organização financeira.

Por se tratar de um mercado menor, pode demorar um pouco mais para que o negócio comece a dar lucro. Nesse sentido, é necessário um capital de giro para monetizar o empreendimento nos primeiros meses.

Da mesma forma, pode ser necessário algum investimento extra no curto prazo como um estoque maior.

Por isso, estes cuidados devem fazer parte dos estudos do empreendedor na hora de buscar franquias que dão lucro em cidades pequenas.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS