63 franquias que dão lucro em cidades pequenas (como escolher?)

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Imagem de um desenho de gráfico subindo com uma seta acompanhando. Imagem ilustrativa texto franquias que dão lucro em cidades pequenas.
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O empreendedor que mora no interior consegue achar no mercado de franchising diversas opções de franquias que dão lucro em cidades pequenas.

O modelo de franquia é um negócio mais simples, ou seja, uma marca já reconhecida, com produtos e serviços testados e aprovados pelo público. Cada unidade é uma réplica da empresa original, que trabalha com uma operação modelo.

Ademais, uma franquia, por ser mais simples, pode ser bem lucrativa. Principalmente aquelas com operações mais enxutas, como mostraremos a seguir.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Antes de escolher uma franquia, o empreendedor deve buscar uma série de informações para entender como funciona o negócio.

Pois alguns fatores devem ser analisados antes de decidir abrir um empreendimento no mercado de franchising.

Nesse sentido, separamos alguns cuidados que devem orientar a escolha do empresário na busca pelo próprio negócio.

Faça uma análise pessoal

A princípio, o empreendedor deve se conhecer antes de optar por uma das franquias para cidades pequenas.

Ele deve entender quais são as suas características, preferências, e até mesmo o seu momento de vida. Ou seja, buscar alinhar suas qualidade com as características exigidas pelo negócio.

Por exemplo, um empreendedor comunicativo deve estar atento às franquias de vendas diretas, com contato com os clientes.

Por outro lado, pessoas mais tímidas podem optar por modelos de negócios mais técnicos, com serviços feitos a distância.

Esta análise é importante, pois o empreendedor terá que se dedicar muito ao novo negócio. E este trabalho será mais prazeroso em uma franquia que tenha relação com seus gostos pessoais.

Analise os mercados

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Além de analisar o próprio perfil, o empreendedor deve estudar bem os mercados em que deseja atuar.

Neste momento, duas análises são importantes. Primeiramente, é preciso buscar segmentos de mercado com os quais se identifica. Seja por experiências anteriores ou por gosto pessoal.

Imagem de folhas com gráficos coloridos (imagem ilustrativa). Texto: franquias que dão lucro em cidades pequenas.
Alguns nichos de mercado podem se destacar mais que outros.

Da mesma forma, conheça bem os mercados para orientar qual deles podem ter franquias que dão lucro em cidades pequenas, e que sejam atraentes.

Do mesmo modo, é necessário entender o momento da Economia, pesquisando mercados que estão com maior solidez.

Nesse sentido, entender o espaço de mercado que pode ser aproveitado nas cidades do interior também é aconselhável.

Conheça as possibilidades

Depois de entender o seu próprio perfil como empreendedor e os mercados nos quais pode atuar, cabe agora pesquisar as franquias daquele setor.

O empreendedor deve estudar as redes de franquias disponíveis e seus segmentos, principalmente aquelas mais adequadas para cidades menores.

Portanto, conheça os modelos de negócios das franquias, como os tipos home office, ou então aqueles que exijam ponto comercial.

Por último, reduza seu leque de opções para as marcas que mais lhe chamaram a atenção e se adequaram às suas possibilidades.

Pesquise sobre a franquia

Este momento é muito importante, quando o empreendedor dá um passo a mais para se tornar um franqueado.

Faça uma pesquisa aprofundada sobre a marca ou as marcas que mais lhe interessaram. Conheça os pontos fortes e fracos da franqueadora.

Para isso, entre em contato com a marca e analise bem sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, devem conter os direitos e deveres das partes relacionadas.

Da mesma forma, na COF, devem constar os suportes que a franqueadora oferece a seus franqueados.

Analise se este auxílio é realmente dado, conversando com franqueados e ex-franqueados da marca. Eles poderão passar um panorama mais interno da rede de franquias.

Ademais, os parceiros da marca podem informar a relação da marca com seus consumidores. Por exemplo, se há problemas na qualidade dos produtos e serviços, e se eles são resolvidos pela franqueadora.

Assim, o empreendedor deve conhecer o máximo possível sobre a franquia antes de decidir por investir nela.

Para ajudar você com isso, separamos um ebook com dicas do que o empreendedor deve saber antes de abrir uma franquia. É grátis! Baixe agora.

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Opções de franquias que dão lucro em cidades pequenas

Uma das formas de o empreendedor decidir em qual franquia investir é conhecer diversas opções de redes que atuam nos mais variado segmentos.

Em certos momentos, o futuro franqueado está em busca de um pequeno negócio, com baixo investimento inicial, mas com boas possibilidade de lucro.

Dessa forma, separamos algumas franquias que dão lucro em cidades pequenas para você conhecer.

1. Acquazero

A franquia Acquazero é uma rede que oferece diversos cuidados automotivos como a limpeza geral do veículo, entre outros.

A marca possui mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e na Republica Dominicana, e mais de 120 mil clientes atendidos.

A franquia trabalha com serviços ecologicamente corretos, com uso de produtos de limpeza biodegradáveis. Além disso, ela realiza diversos de seus serviços com baixo uso de água, para evitar desperdícios.

Por exemplo, seu serviço de limpeza ecológica utiliza apenas 300 ml de água para lavar o carro todo por fora.

O modelo de negócio da rede é adaptado para diferentes tamanhos de cidades. Por isso, é uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas.

A Acquazero conta com seis modelos de negócio. São três modelos home office, a loja Standard, Prime e o modelo Desenvolvedor de Área.

Dessa forma, o empreendedor diminui custos, sem necessidade de ponto comercial em alguns modelos. Além disso, é possível contar com a comodidade dos serviços por delivery.

Por conta desta variedade de modelos atrativos, a Acquazero tem acumulado resultados bastante positivos.

Ela foi a rede de franquias que mais cresceu no mercado brasileiro, entre 2019 e 2020, com um aumento de 152% no número de unidades.

Além disso, a empresa entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), ocupando a 43ª posição.

Enfim, saiba mais sobre a Acquazero no vídeo abaixo que separamos para você.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entre R$ 12 mil e R$ 90 mil
  • Retorno do Investimento: entre 6 e 24 meses

2. Quisto

A Quisto Corretora de Seguros é uma franquia que oferece uma grande variedade de produtos para seus clientes.

Além disso, ela trabalha com agentes financeiros autorizados pelo Banco Central do Brasil, o que traz mais credibilidade ao negócio.

Esta é uma franquia para empreender com pouco dinheiro que possibilita um bom retorno, exatamente por ser uma rede já consolidada.

Além dos tradicionais consórcios para imóveis e veículos, são oferecidos planos para cirurgias estéticas, MBA, placas solares, bem como seguros para diversos itens da sua vida.

Para se ter uma ideia, atualmente, são mais de 90 possibilidades de contratos que podem ser firmados por meio da franquia Quisto.

Moça trabalhando sentada à mesa com um notebook a sua frente (imagem ilustrativa). Texto: franquias que dão lucro em cidades pequenas.
O setor de corretoras de seguros é uma boa oportunidade para trabalhar.

Dessa forma, para o franqueado, existe uma ampla possibilidade de ganhos, bem como um mercado gigantesco a ser explorado por meio da franquia.

Como resultado, a Quisto Corretora de Seguros é uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas. Isso porque o empreendedor conta com diversas opções de produtos podendo, assim, se adaptar a diferentes públicos.

Além disso, o franqueado conta com diversos suportes da empresa. Pois um diferencial na Quisto é o software da marca que permite realizar mais de 20 cotações para o mesmo produto.

Da mesma forma, a franqueadora oferece treinamentos para o empreendedor entender bem a operação da marca e o mercado de corretagem.

Por fim, ela ainda oferece suporte para o marketing, com peças de divulgação e publicidade da marca. Esses são auxílio essenciais para que a unidade possa se desenvolver de forma sólida e com boa lucratividade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. PremiaPão

A PremiaPão é uma franquia que trabalha com a publicidade em sacos de pão. Com ela, o franqueado exerce um papel comercial, buscando parceiros para sua unidade.

Os parceiros parceiros vão anunciar nos sacos de pão, serão clientes da franquia. Os segundos serão padarias, que vão receber as embalagens gratuitamente para oferecer aos seus consumidores na hora da compra na loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses 

4. Monitorias

A franquia Monitorias é especialista em oferecer serviços para alunos que possuem algum tipo de dificuldade na assimilação das matérias escolares.

Com mais de cinco anos de história e cerca de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, a franquia tem se destacado pelas suas metodologias exclusivas, capazes de ajudar qualquer criança ou adolescente. 

Entre os serviços oferecidos, é possível entregar aulas particulares, reforço escolar, acompanhamento pedagógico ou psicopedagógico, entre outros. 

Por fim, não podemos deixar de destacar o trabalho home office, onde você não precisa de um grande investimento. Com apenas um computador conectado à internet, é possível ministrar suas aulas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

5. Yes Cosmetics

Enquanto outras franqueadoras limitam os seus canais de venda, a Yes Cosmetics permite que você atue em todas as frentes. Não apenas por meio da sua loja física, mas também com o e-commerce e as redes sociais. 

Ao todo, são mais de 250 itens à sua disposição, de alta qualidade e preços acessíveis. Entre as opções do seu catálogo, estarão perfumes, hidratantes corporais, maquiagens, produtos de higiene pessoal, colônias etc. Tudo o que há de melhor tanto para o público masculino, quanto feminino. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

6. Brasil Nutri Shop

A franquia Brasil Nutri Shop trabalha com suplementos alimentares e produtos fitness e, atualmente, conta com mais de 500 franqueados em todos os estados do Brasil.

São três modelos de franquias: o Básico, Personalizado e Máster, com investimentos variados.

Do mesmo modo, a rede trabalha com vendas on-line e o franqueado não precisa ter estoque. Ele trabalha com a venda dos produtos que são entregues diretamente pela empresa.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

7. Farmácias São Rafael

A franquia Farmácias São Rafael é uma rede que conta com diversos produtos farmacêuticos, incluindo remédios manipulados.

Criada em 1997, a Farmácia São Rafael entrou para o mercado de franchising em 2016 e conta atualmente com 36 unidades pelo Brasil.

Estes anos de experiência agora são repassados para os franqueados da marca, através de treinamentos e diversos suportes para o desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, os franqueados recebem ajuda com as questões de marketing para divulgação da unidade, bem como para a gestão burocrática e administrativa do empreendimento.

Além disso, conta também uma loja virtual da rede para atrair novos clientes.

  • Investimento inicial: R$ 169 mil até R$ 657 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 239 mil até R$ 522 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 38 meses

8. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

9. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

10. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

11. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

12. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

13. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

14. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

15. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

16. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

18. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

19. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

20. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

21. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

22. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

23. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

24. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

25. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

26. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

27. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

28. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

29. GPR Digital

A rede GPR Digital é a primeira empresa no setor de franquias do mercado de controle de ponto e acesso.

Assim, a GPR Digital trabalha com tecnologias de reconhecimento facial e gerenciamento web.

Para cuidar do seu negócio, você terá diversos suportes, como o apoio em marketing, jurídico e contábil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

30. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

31. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

32. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

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O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

33. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

34. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

35. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

36. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

37. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

38. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

39. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

40. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

41. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

42. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

43. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

44. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

45. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

46. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

47. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

48. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

49. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

50. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

51. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

52. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

53. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

54. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

55. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

56. La Churreria Gourmet

O setor de alimentação é uma ótima opção com franquias que dão lucro em cidades pequenas. Uma delas é a La Churreria Gourmet, especializada em churros dos mais variados sabores.

Além disso, o modelo de franquia pode ser de quiosque, loja ou container. Ademais, as unidades devem ser instaladas em locais com grande fluxo de pessoas.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entreR$ 35 mil e R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

57. Prepara Cursos

A franquia Prepara Cursos oferece mais de 70 cursos em educação profissionalizante. É um tipo de negócio interessante para o momento atual, em que pessoas buscam maior qualificação para conseguir um emprego.

Além disso, a rede oferece um modelo de franquia tradicional, que é indicado para grandes centros populacionais. Por outro lado, para cidades pequenas, o modelo é o Prepara Express.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entreR$ 35 mil e R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

58. Strike Brasil

Por fim, a franquia Strike Brasil conta com mais de 30 unidades em três países – Brasil, Paraguai e Bolívia.

Ademais, a rede comercializa produtos automotivos, bem como oferece serviços de mecânica voltados para injeção eletrônica.

Da mesma forma, a Strike Brasil possui três modelos de negócios: o formato Autorizada, Express e Full.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 24 meses

59. Super Ótica São José

Uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas é a Super Ótica São José. A rede possui 44 lojas próprias e mais de 100 unidades franqueadas em 13 estados brasileiros.

Além disso, a rede conta com grifes exclusivas em seu catálogo de produtos, o que é um diferencial para os franqueados. O franqueado conta também com um grande suporte de marketing para desenvolver a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$206 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir deR$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 15 e 36 meses

60. Em Conexão

A franquia Em Conexão oferece serviços voltados para soluções em internet, como criação de aplicativos, desenvolvimento de plataforma web, entre outras ações tecnológicas.

Fundada em 2013, a franquia possui modelos de trabalho home office, Standard e Premium. Dessa forma, o empreendedor pode escolher o tipo de negócio que mais combina com a cidade onde ele irá atuar.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 4,5 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

61. Mr. Fritz

A Mr. Fritz é mais uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas no setor de alimentação. A rede oferece o tradicional frango frito no balde, prato tipicamente americano que vem tomando conta do Brasil.

Os franqueados encontram dois modelos para atuação: balcão + delivery ou restaurante com atendimento no balcão + delivery.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

62. UaiRango

A franquia UaiRango é uma startup de tecnologia que criou, em São João Del Rey, interior de Minas Gerais, o aplicativo de delivery de comida voltado para cidades do interior.

Nesse sentido, a ferramenta une os restaurantes da região com os clientes, por meio da plataforma. Dessa forma, a UaiRango busca parceiros em todo o país, principalmente em cidades com 10 mil a 150 mil habitantes.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entreR$ 1 mil e R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
Imagem de ícones de aplicativos de redes sociais populares.
Muitos empreendimentos realizam atendimentos por meio de apps.

63. Velocity

O empreendedor que deseja atuar no mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar do franchising deve conhecer a franquia Velocity.

A rede, fundada em 2013, trabalha com atividades fitness indoor, com aulas de bicicleta ou então treinamento funcional. São dois modelos de negócios, cada um voltado para uma destas práticas físicas.

O empreendedor encontra um negócio atrativo, com alta lucratividade e amplo mercado de atuação, tendo em vista o crescimento da procura por este tipo de serviço.

Além disso, o franqueado conta com um marketing atuante da marca, com grande engajamento por meio das redes sociais e parcerias com artistas famosos.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 650 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Cuidados para abrir um negócio em cidade pequena

Para o empreendedor escolher franquias que dão lucro em cidades pequenas, ele deve estar atendo a alguns detalhes desta operação.

Por ter um público consumidor reduzido, às vezes até com menor poder aquisitivo médio, um negócio em cidade do interior exige alguns cuidados, como mostraremos a seguir.

Imagem de montes de moedas com plantas sobre elas.
Em cidades menores, o empreendedor deve analisar bem o mercado.

Escolha do negócio

Como falamos, o mercado em cidades pequenas não é como o de uma capital. O investimento deve ser certeiro em negócios que combinam com a rotina da cidade.

Por exemplo, roupas e acessórios são franquias que dão lucro em cidades pequenas. Da mesma forma, lojas de pequenos reparos e também food trucks.

Por isso, o empreendedor, antes de escolher a franquia, deve estudar as necessidades da cidade, bem como os hábitos dos consumidores.

Além disso, não adianta escolher um negócio de produtos mais modernos, com preços mais elevados, sem que haja na cidade um público em potencial.

Análise a concorrência

Saber quais serão os seus futuros concorrentes, e como eles atuam, é fundamental em qualquer negócio. Mas principalmente em mercados menores.

Nesse sentido, o empreendedor deve estar atento não só aos concorrentes, mas também à falta deles em alguns nichos de mercado.

Dessa forma, a escolha de uma franquia para atuar em cidades menores pode ser eficiente e se encaixar em uma necessidade do mercado.

Logo, uma análise do mercado e dos concorrentes é importante para definir os investimentos futuros do empreendedor.

Se organize financeiramente

Abrir o próprio negócio exige não só um investimento inicial, mas também um tempo para que o lucro apareça.

Sendo assim, o empreendedor que quer investir em cidades menores deve estar atento a sua organização financeira.

Por se tratar de um mercado menor, pode demorar um pouco mais para que o negócio comece a dar lucro. Nesse sentido, é necessário um capital de giro para monetizar o empreendimento nos primeiros meses.

Da mesma forma, pode ser necessário algum investimento extra no curto prazo como um estoque maior.

Por isso, estes cuidados devem fazer parte dos estudos do empreendedor na hora de buscar franquias que dão lucro em cidades pequenas.

Por fim, saiba mais sobre franquias para cidades com até R$ 5 mil clicando aqui.

*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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