15 franquias que dão lucro em cidades pequenas (como escolher?)

Por
em
Imagem de um desenho de gráfico subindo com uma seta acompanhando. Imagem ilustrativa texto franquias que dão lucro em cidades pequenas.
Advertisement

O empreendedor que mora no interior consegue achar no mercado de franchising diversas opções de franquias que dão lucro em cidades pequenas.

O modelo de franquia é um negócio mais simples, ou seja, uma marca já reconhecida, com produtos e serviços testados e aprovados pelo público. Cada unidade é uma réplica da empresa original, que trabalha com uma operação modelo.

Ademais, uma franquia, por ser mais simples, pode ser bem lucrativa. Principalmente aquelas com operações mais enxutas, como mostraremos a seguir.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Antes de escolher uma franquia, o empreendedor deve buscar uma série de informações para entender como funciona o negócio.

Pois alguns fatores devem ser analisados antes de decidir abrir um empreendimento no mercado de franchising.

Nesse sentido, separamos alguns cuidados que devem orientar a escolha do empresário na busca pelo próprio negócio.

Faça uma análise pessoal

A princípio, o empreendedor deve se conhecer antes de optar por uma das franquias para cidades pequenas.

Ele deve entender quais são as suas características, preferências, e até mesmo o seu momento de vida. Ou seja, buscar alinhar suas qualidade com as características exigidas pelo negócio.

Por exemplo, um empreendedor comunicativo deve estar atento às franquias de vendas diretas, com contato com os clientes.

Por outro lado, pessoas mais tímidas podem optar por modelos de negócios mais técnicos, com serviços feitos a distância.

Esta análise é importante, pois o empreendedor terá que se dedicar muito ao novo negócio. E este trabalho será mais prazeroso em uma franquia que tenha relação com seus gostos pessoais.

Analise os mercados

Advertisement

Além de analisar o próprio perfil, o empreendedor deve estudar bem os mercados em que deseja atuar.

Neste momento, duas análises são importantes. Primeiramente, é preciso buscar segmentos de mercado com os quais se identifica. Seja por experiências anteriores ou por gosto pessoal.

Imagem de folhas com gráficos coloridos (imagem ilustrativa). Texto: franquias que dão lucro em cidades pequenas.
Alguns nichos de mercado podem se destacar mais que outros.

Da mesma forma, conheça bem os mercados para orientar qual deles podem ter franquias que dão lucro em cidades pequenas, e que sejam atraentes.

Do mesmo modo, é necessário entender o momento da Economia, pesquisando mercados que estão com maior solidez.

Nesse sentido, entender o espaço de mercado que pode ser aproveitado nas cidades do interior também é aconselhável.

Conheça as possibilidades

Depois de entender o seu próprio perfil como empreendedor e os mercados nos quais pode atuar, cabe agora pesquisar as franquias daquele setor.

O empreendedor deve estudar as redes de franquias disponíveis e seus segmentos, principalmente aquelas mais adequadas para cidades menores.

Portanto, conheça os modelos de negócios das franquias, como os tipos home office, ou então aqueles que exijam ponto comercial.

Por último, reduza seu leque de opções para as marcas que mais lhe chamaram a atenção e se adequaram às suas possibilidades.

Pesquise sobre a franquia

Este momento é muito importante, quando o empreendedor dá um passo a mais para se tornar um franqueado.

Faça uma pesquisa aprofundada sobre a marca ou as marcas que mais lhe interessaram. Conheça os pontos fortes e fracos da franqueadora.

Para isso, entre em contato com a marca e analise bem sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, devem conter os direitos e deveres das partes relacionadas.

Da mesma forma, na COF, devem constar os suportes que a franqueadora oferece a seus franqueados.

Analise se este auxílio é realmente dado, conversando com franqueados e ex-franqueados da marca. Eles poderão passar um panorama mais interno da rede de franquias.

Ademais, os parceiros da marca podem informar a relação da marca com seus consumidores. Por exemplo, se há problemas na qualidade dos produtos e serviços, e se eles são resolvidos pela franqueadora.

Assim, o empreendedor deve conhecer o máximo possível sobre a franquia antes de decidir por investir nela.

Para ajudar você com isso, separamos um ebook com dicas do que o empreendedor deve saber antes de abrir uma franquia. É grátis! Baixe agora.

Ebook "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".

Opções de franquias que dão lucro em cidades pequenas

Uma das formas de o empreendedor decidir em qual franquia investir é conhecer diversas opções de redes que atuam nos mais variado segmentos.

Em certos momentos, o futuro franqueado está em busca de um pequeno negócio, com baixo investimento inicial, mas com boas possibilidade de lucro.

Dessa forma, separamos algumas franquias que dão lucro em cidades pequenas para você conhecer.

1. Acquazero

A franquia Acquazero é uma rede que oferece diversos cuidados automotivos como a limpeza geral do veículo, entre outros.

A marca possui mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e na Republica Dominicana, e mais de 120 mil clientes atendidos.

A franquia trabalha com serviços ecologicamente corretos, com uso de produtos de limpeza biodegradáveis. Além disso, ela realiza diversos de seus serviços com baixo uso de água, para evitar desperdícios.

Por exemplo, seu serviço de limpeza ecológica utiliza apenas 300 ml de água para lavar o carro todo por fora.

O modelo de negócio da rede é adaptado para diferentes tamanhos de cidades. Por isso, é uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas.

A Acquazero conta com seis modelos de negócio. São três modelos home office, a loja Standard, Prime e o modelo Desenvolvedor de Área.

Dessa forma, o empreendedor diminui custos, sem necessidade de ponto comercial em alguns modelos. Além disso, é possível contar com a comodidade dos serviços por delivery.

Por conta desta variedade de modelos atrativos, a Acquazero tem acumulado resultados bastante positivos.

Ela foi a rede de franquias que mais cresceu no mercado brasileiro, entre 2019 e 2020, com um aumento de 152% no número de unidades.

Além disso, a empresa entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), ocupando a 43ª posição.

Enfim, saiba mais sobre a Acquazero no vídeo abaixo que separamos para você.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entre R$ 12 mil e R$ 90 mil
  • Retorno do Investimento: entre 6 e 24 meses

2. Quisto

A Quisto Corretora de Seguros é uma franquia que oferece uma grande variedade de produtos para seus clientes.

Além disso, ela trabalha com agentes financeiros autorizados pelo Banco Central do Brasil, o que traz mais credibilidade ao negócio.

Esta é uma franquia para empreender com pouco dinheiro que possibilita um bom retorno, exatamente por ser uma rede já consolidada.

Além dos tradicionais consórcios para imóveis e veículos, são oferecidos planos para cirurgias estéticas, MBA, placas solares, bem como seguros para diversos itens da sua vida.

Para se ter uma ideia, atualmente, são mais de 90 possibilidades de contratos que podem ser firmados por meio da franquia Quisto.

Moça trabalhando sentada à mesa com um notebook a sua frente (imagem ilustrativa). Texto: franquias que dão lucro em cidades pequenas.
O setor de corretoras de seguros é uma boa oportunidade para trabalhar.

Dessa forma, para o franqueado, existe uma ampla possibilidade de ganhos, bem como um mercado gigantesco a ser explorado por meio da franquia.

Como resultado, a Quisto Corretora de Seguros é uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas. Isso porque o empreendedor conta com diversas opções de produtos podendo, assim, se adaptar a diferentes públicos.

Além disso, o franqueado conta com diversos suportes da empresa. Pois um diferencial na Quisto é o software da marca que permite realizar mais de 20 cotações para o mesmo produto.

Da mesma forma, a franqueadora oferece treinamentos para o empreendedor entender bem a operação da marca e o mercado de corretagem.

Por fim, ela ainda oferece suporte para o marketing, com peças de divulgação e publicidade da marca. Esses são auxílio essenciais para que a unidade possa se desenvolver de forma sólida e com boa lucratividade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. PremiaPão

A PremiaPão é uma franquia que trabalha com a publicidade em sacos de pão. Com ela, o franqueado exerce um papel comercial, buscando parceiros para sua unidade.

Os parceiros parceiros vão anunciar nos sacos de pão, serão clientes da franquia. Os segundos serão padarias, que vão receber as embalagens gratuitamente para oferecer aos seus consumidores na hora da compra na loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses 

4. Monitorias

A franquia Monitorias é especialista em oferecer serviços para alunos que possuem algum tipo de dificuldade na assimilação das matérias escolares.

Com mais de cinco anos de história e cerca de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, a franquia tem se destacado pelas suas metodologias exclusivas, capazes de ajudar qualquer criança ou adolescente. 

Entre os serviços oferecidos, é possível entregar aulas particulares, reforço escolar, acompanhamento pedagógico ou psicopedagógico, entre outros. 

Por fim, não podemos deixar de destacar o trabalho home office, onde você não precisa de um grande investimento. Com apenas um computador conectado à internet, é possível ministrar suas aulas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

5. Yes Cosmetics

Enquanto outras franqueadoras limitam os seus canais de venda, a Yes Cosmetics permite que você atue em todas as frentes. Não apenas por meio da sua loja física, mas também com o e-commerce e as redes sociais. 

Ao todo, são mais de 250 itens à sua disposição, de alta qualidade e preços acessíveis. Entre as opções do seu catálogo, estarão perfumes, hidratantes corporais, maquiagens, produtos de higiene pessoal, colônias etc. Tudo o que há de melhor tanto para o público masculino, quanto feminino. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

6. Brasil Nutri Shop

A franquia Brasil Nutri Shop trabalha com suplementos alimentares e produtos fitness e, atualmente, conta com mais de 500 franqueados em todos os estados do Brasil.

São três modelos de franquias: o Básico, Personalizado e Máster, com investimentos variados.

Do mesmo modo, a rede trabalha com vendas on-line e o franqueado não precisa ter estoque. Ele trabalha com a venda dos produtos que são entregues diretamente pela empresa.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

7. Farmácias São Rafael

A franquia Farmácias São Rafael é uma rede que conta com diversos produtos farmacêuticos, incluindo remédios manipulados.

Criada em 1997, a Farmácia São Rafael entrou para o mercado de franchising em 2016 e conta atualmente com 36 unidades pelo Brasil.

Estes anos de experiência agora são repassados para os franqueados da marca, através de treinamentos e diversos suportes para o desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, os franqueados recebem ajuda com as questões de marketing para divulgação da unidade, bem como para a gestão burocrática e administrativa do empreendimento.

Além disso, conta também uma loja virtual da rede para atrair novos clientes.

  • Investimento inicial: R$ 169 mil até R$ 657 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 239 mil até R$ 522 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 38 meses

8. Velocity

O empreendedor que deseja atuar no mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar do franchising deve conhecer a franquia Velocity.

A rede, fundada em 2013, trabalha com atividades fitness indoor, com aulas de bicicleta ou então treinamento funcional. São dois modelos de negócios, cada um voltado para uma destas práticas físicas.

O empreendedor encontra um negócio atrativo, com alta lucratividade e amplo mercado de atuação, tendo em vista o crescimento da procura por este tipo de serviço.

Além disso, o franqueado conta com um marketing atuante da marca, com grande engajamento por meio das redes sociais e parcerias com artistas famosos.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 650 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
QUERO SABER MAIS DESSA FRANQUIA

9. La Churreria Gourmet

O setor de alimentação é uma ótima opção com franquias que dão lucro em cidades pequenas. Uma delas é a La Churreria Gourmet, especializada em churros dos mais variados sabores.

Além disso, o modelo de franquia pode ser de quiosque, loja ou container. Ademais, as unidades devem ser instaladas em locais com grande fluxo de pessoas.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entreR$ 35 mil e R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

10. Prepara Cursos

A franquia Prepara Cursos oferece mais de 70 cursos em educação profissionalizante. É um tipo de negócio interessante para o momento atual, em que pessoas buscam maior qualificação para conseguir um emprego.

Além disso, a rede oferece um modelo de franquia tradicional, que é indicado para grandes centros populacionais. Por outro lado, para cidades pequenas, o modelo é o Prepara Express.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entreR$ 35 mil e R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

11. Strike Brasil

Por fim, a franquia Strike Brasil conta com mais de 30 unidades em três países – Brasil, Paraguai e Bolívia.

Ademais, a rede comercializa produtos automotivos, bem como oferece serviços de mecânica voltados para injeção eletrônica.

Da mesma forma, a Strike Brasil possui três modelos de negócios: o formato Autorizada, Express e Full.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 24 meses

12. Super Ótica São José

Uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas é a Super Ótica São José. A rede possui 44 lojas próprias e mais de 100 unidades franqueadas em 13 estados brasileiros.

Além disso, a rede conta com grifes exclusivas em seu catálogo de produtos, o que é um diferencial para os franqueados. O franqueado conta também com um grande suporte de marketing para desenvolver a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$206 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir deR$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 15 e 36 meses

13. Em Conexão

A franquia Em Conexão oferece serviços voltados para soluções em internet, como criação de aplicativos, desenvolvimento de plataforma web, entre outras ações tecnológicas.

Fundada em 2013, a franquia possui modelos de trabalho home office, Standard e Premium. Dessa forma, o empreendedor pode escolher o tipo de negócio que mais combina com a cidade onde ele irá atuar.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 4,5 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

14. Mr. Fritz

A Mr. Fritz é mais uma das franquias que dão lucro em cidades pequenas no setor de alimentação. A rede oferece o tradicional frango frito no balde, prato tipicamente americano que vem tomando conta do Brasil.

Os franqueados encontram dois modelos para atuação: balcão + delivery ou restaurante com atendimento no balcão + delivery.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

15. UaiRango

A franquia UaiRango é uma startup de tecnologia que criou, em São João Del Rey, interior de Minas Gerais, o aplicativo de delivery de comida voltado para cidades do interior.

Nesse sentido, a ferramenta une os restaurantes da região com os clientes, por meio da plataforma. Dessa forma, a UaiRango busca parceiros em todo o país, principalmente em cidades com 10 mil a 150 mil habitantes.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entreR$ 1 mil e R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
Imagem de ícones de aplicativos de redes sociais populares.
Muitos empreendimentos realizam atendimentos por meio de apps.

Cuidados para abrir um negócio em cidade pequena

Para o empreendedor escolher franquias que dão lucro em cidades pequenas, ele deve estar atendo a alguns detalhes desta operação.

Por ter um público consumidor reduzido, às vezes até com menor poder aquisitivo médio, um negócio em cidade do interior exige alguns cuidados, como mostraremos a seguir.

Imagem de montes de moedas com plantas sobre elas.
Em cidades menores, o empreendedor deve analisar bem o mercado.

Escolha do negócio

Como falamos, o mercado em cidades pequenas não é como o de uma capital. O investimento deve ser certeiro em negócios que combinam com a rotina da cidade.

Por exemplo, roupas e acessórios são franquias que dão lucro em cidades pequenas. Da mesma forma, lojas de pequenos reparos e também food trucks.

Por isso, o empreendedor, antes de escolher a franquia, deve estudar as necessidades da cidade, bem como os hábitos dos consumidores.

Além disso, não adianta escolher um negócio de produtos mais modernos, com preços mais elevados, sem que haja na cidade um público em potencial.

Análise a concorrência

Saber quais serão os seus futuros concorrentes, e como eles atuam, é fundamental em qualquer negócio. Mas principalmente em mercados menores.

Nesse sentido, o empreendedor deve estar atento não só aos concorrentes, mas também à falta deles em alguns nichos de mercado.

Dessa forma, a escolha de uma franquia para atuar em cidades menores pode ser eficiente e se encaixar em uma necessidade do mercado.

Logo, uma análise do mercado e dos concorrentes é importante para definir os investimentos futuros do empreendedor.

Se organize financeiramente

Abrir o próprio negócio exige não só um investimento inicial, mas também um tempo para que o lucro apareça.

Sendo assim, o empreendedor que quer investir em cidades menores deve estar atento a sua organização financeira.

Por se tratar de um mercado menor, pode demorar um pouco mais para que o negócio comece a dar lucro. Nesse sentido, é necessário um capital de giro para monetizar o empreendimento nos primeiros meses.

Da mesma forma, pode ser necessário algum investimento extra no curto prazo como um estoque maior.

Por isso, estes cuidados devem fazer parte dos estudos do empreendedor na hora de buscar franquias que dão lucro em cidades pequenas.

Por fim, saiba mais sobre franquias para cidades com até R$ 5 mil clicando aqui.

*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement