Franquias que exploram o digital têm mais chance de sucesso?

Por
em
Advertisement

O mercado está propenso a franquias que exploram o digital e aproveitam o ambiente da internet para faturar atualmente.

Diversas marcas estão cada vez mais presentes no ambiente virtual. Dessa forma, elas alcançam públicos variados e grandes extensões territoriais.

Esse, portanto, é um aspecto que o empreendedor deve levar em consideração antes de escolher uma franquia. Sendo assim, para saber um pouco mais a respeito, basta seguir com a gente!

Por que franquias que exploram o digital saem na frente?

O ambiente digital é, com certeza, uma das grandes apostas para o comercio mundial. Nesse sentido, não há como uma marca se destacar sem se envolver neste ambiente.

Seja fazendo vendas, ou atuando por meio do marketing, as marcas estão cada vez mais presentes no mundo digital.

Da mesma forma, a pandemia do novo coronavírus fez impulsionar ainda mais o mercado digital. Com a necessidade do isolamento social, as vendas on-line se destacaram.

De acordo com o relatório sobre o setor elaborado pela Ebit | Nielsen, em parceria com a Elo, o e-commerce brasileiro cresceu 47% só no primeiro semestre de 2020.

Foi a maior alta de todos os tempos, com um aumento de 39% no número de pedidos.

Com dados tão impressionantes, as franquias que exploram o digital podem aproveitar o bom momento do mercado. Dessa forma, elas saem na frente de marcas que ainda buscam se encaixar no ambiente on-line.

Atuando bem na internet, uma franquia pode chegar até o consumidor que não quer sair de casa. Do mesmo modo, muitos clientes agora preferem produtos e serviços disponíveis nestes moldes.

Além disso, modelos de franquias home office também são atrativos para diversos tipos de empreendedores.

Por isso, seja por conta do investimento inicial mais baixo, ou a flexibilidade de horários, este modelo home based se encaixa em diversos tipos de negócios.

Vemos um homem falar ao telefone enquanto trabalha em casa. Na sala de sua casa, sobre a mesa, temos algumas canetas, um bloco de notas, xícara de café, um croissant, alguns livros e um notebook aberto (imagem ilustrativa). Texto: franquias que exploram o digital.
O modelo home office oferece diversos tipos de negócios.

Do mesmo modo, as franquias que exploram o digital possuem capacidade de captar um amplo mercado consumidor. Um público que não vê fronteiras ou distância.

Por fim, o modelo de negócio da franquia pode variar, mas este trabalho no ambiente digital deve ser constante. Em outras palavras, ele deve fazer parte da estrutura da marca e de seu modo de operar.

Como as franquias exploram o digital?

As franquias devem fazer um trabalho específico para o ambiente digital, tendo em vista a força que a internet possui.

O e-commerce e a divulgação por meio de sites e redes sociais não pode ser ignorado pelas franquias. Do mesmo modo, os empreendedores não podem abrir mão destas ferramentas.

Sendo assim, separamos algumas franquias que exploram o digital para ajudar você na buscar por uma marca para investir.

1. Acquazero

A Acquazero é uma rede especializada em higienização automotiva atuante no mercado desde 2009, e que se tornou franquia em 2018.

A marca possui um viés mais ecológico, pois seus serviços utilizam pouca água, bem como produtos biodegradáveis.

Para citar um exemplo, a limpeza ecológica, principal serviço da Acquazero, utiliza apenas 300 ml de água para limpar um carro por fora.

Todos os serviços da Acquazero estão disponíveis por meio do e-commerce no site da marca. Dessa forma, fica fácil de o cliente agendar uma visita para o serviço delivery ou um horário nas lojas.

Uma das grandes novidades da marca, no quesito de atuação no ambiente digital, é o aplicativo da Acquazero. Ele está disponível para celulares com Android ou iOS.

O aplicativo foi lançado em 2019, e visa facilitar o contato do cliente com qualquer uma das 400 unidades da Acquazero.

Do mesmo modo, pelo aplicativo, é possível conhecer todos os serviços disponíveis na rede. Eles vão desde os cuidados mais comuns para o carro até tratamentos especiais para a pintura e o interior do veículo.

Com todas estas ferramentas, a marca consegue captar clientes de maneira eficiente, além de auxiliar o franqueado.

Portanto, o empreendedor que busca uma franquia que atue no ambiente digital, pode optar por um dos seis modelos de negócio da Acquazero.

  • Investimento inicial: R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Taxa de retorno: entre 6 e 24 meses

São três tipos home office, dois modelos de loja e um de desenvolvedor de área, os quais você pode conhecer um pouco mais no vídeo a seguir.

2. Brasil Nutri Shop

Advertisement

Especializada em suplementos alimentares, a franquia Brasil Nutri Shop trabalha no ambiente virtual por meio de vendas on-line.

A franquia conta com um modelo de negócio em que o franqueado faz a venda dos produtos via site. A entrega é feita pela franqueadora, que repassa um percentual ao franqueado.

Dessa forma, o empreendedor necessita de um investimento menor, pois não mantém estoque em casa, nem precisa de ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Taxa de retorno: a partir de 12 meses

3. Guia-se Negócios pela Internet

A Guia-se é uma franquia de marketing digital com mais de 140 unidades que atuam em países como o Brasil, EUA, França, Portugal, Canadá, México e Japão.

Totalmente inserida em um ambiente virtual, a franquia oferece serviços que ajudarão outras empresas a explorar este universo on-line.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento mensal médio: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

5. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

6. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

7. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

11. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA
Advertisement

12. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

13. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

14. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

15. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

16. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

17. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

18. Clube Turismo

A Clube Turismo é uma agência de viagens que oferece produtos diferenciados para agregar valor. Por exemplo, programa de cotas de lua de mel, Clube dos Noivos, bem como o programa de fidelidade.

Imagem de uma pessoa apontando para um país em um mapa (imagem ilustrativa). Texto: franquias que exploram o digital.
Franquias de turismo exploram muito bem as vendas pela internet.

A rede conta com mais de 400 franqueados pelo Brasil. Da mesma forma, ela possui parceria com mais de 100 mil hotéis conveniados, além de cruzeiros, companhias aéreas e muito mais.

A Clube Turismo é uma das franquias que exploram o digital por meio de vendas on-line no modelo home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir deR$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 a 24 meses

19. Comics Camisetas

A franquia Comics Camisetas é uma rede que fabrica camisetas masculinas e femininas. As estampas usadas são diferenciadas, trazendo tendências da música, filmes, personalidades, humor e artes em geral.

A franquia atua no ambiente digital por meio de vendas on-line e o franqueado não precisa ter estoque em casa. Isso porque os produtos são enviados diretamente pela Comics Camisetas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Taxa de retorno: entre 12 e 24 meses

20. Portal da Cidade

A franquia Portal da Cidade oferece um serviço que disponibiliza um espaço virtual destinado a divulgar conteúdo 100% local para o maior número de cidades possível.

Dessa forma, o franqueado oferece para as cidades uma forma de aproximação com a população por meio da internet. Aproveitando, assim, o ambiente on-line para tornar a comunicação mais eficiente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

21. Barela

A Barela é uma franquia de corretagem de seguros voltados para a área da saúde, com sede na cidade de São Paulo. A marca trabalha principalmente com o atendimento a pequenas e médias empresas.

Da mesma forma, ela é uma das franquias que exploram o digital por meio de atendimento on-line dos clientes. Assim, de maneira remota, é possível fazer cotações e até assinar contratos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 14,8 mil
  • Prazo de retorno: 11 meses
Imagem de um homem sentado em frente um computador em uma mesa de trabalho (imagem ilustrativa).
O ambiente digital é propício para a captação de clientes.

22. Limpeza com Zelo

A franquia Limpeza com Zelo é uma rede que faz a intermediação entre empresas ou residências que necessitam de serviços de limpeza.

No modelo home office, o franqueado trabalha de forma on-line captando clientes. Da mesma forma, é possível fazer um orçamento pelo site da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: até R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

23. TZ Viagens

A TZ Viagens é uma das franquias que exploram o digital por meio da venda de pacotes e serviços da área de turismo pela internet.

No seu modelo home office, o franqueado trabalha de casa, captando clientes e fazendo o atendimento totalmente on-line. A rede conta com mais de 84 unidades franqueadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: até R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

24. RapidãoApp

O RapidãoApp é um aplicativo que junta estabelecimentos que querem vender e clientes que querem comprar em uma mesma plataforma.

O app congrega produtos e serviços variados acessíveis pelo celular. Dessa forma, a empresa conecta diferentes empreendedores, possibilitando uma maior captação de clientes.

Do mesmo modo, o app facilita para o consumidor achar o que deseja mais rápidamente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses

25. Zupy!

O Zupy! é um aplicativo que funciona como um guia de empresas organizadas em cerca de quatro mil segmentos, com acesso pelo portal e aplicativo gratuito.

Dessa forma, o franqueado é responsável por coletar as informações das empresas parceiras na sua cidade. O aplicativo é voltado para pequenos e médios negócios.

Atualmente, o Zupy! está presente em mais de 200 cidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entre R$ 6 mil eR$ 12 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses
Imagem de uma mão segurando um celular com vários aplicativos na tela (imagem ilustrativa).
Diversas franquias investem em aplicativos próprios para alcançar clientes.

26. Alfred Delivery

O Alfred Delivery é um aplicativo especializado em delivery de todos os tipos de produtos e serviços. Basta que o estabelecimento queira participar do aplicativo para se conectar aos potenciais clientes.

Dessa forma, aproveitando o ambiente digital para conectar empreendedores e potenciais compradores, a Alfred Delivery melhora o alcance da venda de produtos e serviços.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir deR$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

27. Tutores

A franquia educacional Tutores oferece diversos serviços de aprendizado, acompanhamento e reforço escolar, entre outros tipos de cuidados para a educação de crianças.

A rede conta com modelos de franquia home office e de ponto físico, com aulas particulares ou on-line. Dessa forma, ela é uma das franquias que exploram o digital para disseminar conhecimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

28. Monitorias

A franquia Monitorias é uma rede de serviços educacionais que oferece aulas particulares e de reforço escolar.

Nesse sentido, os serviços podem ser ofertados por meio de plataformas on-line ou mesmo de maneira presencial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: até R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 a 7 meses

29. Brasileirinho Delivery

A rede Brasileirinho Delivery trabalha com diversos tipos de produtos de alimentação, como almoços prontos, massas, comida vegana, entre outros.

Do mesmo modo, a franquia trabalha com pedidos de forma on-line pelo site ou aplicativo da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

30.  Mineiro Delivery

Por fim, a franquia Mineiro Delivery comercializa mais de 16 opções de comida no box, por meio do sistema de delivery e/ou restaurante.

A rede trabalha ainda com pedidos por telefone, site e pelo aplicativo próprio que o cliente baixa para o seu celular.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Enfim, depois de mostrarmos todas estas opções de franquias que exploram o digital, temos também um ebook para você entender um pouco mais as vantagens de abrir uma franquia.

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement