Franquias que exploram o digital têm mais chance de sucesso?

Por
em
Advertisement

O mercado está propenso a franquias que exploram o digital e aproveitam o ambiente da internet para faturar atualmente.

Diversas marcas estão cada vez mais presentes no ambiente virtual. Dessa forma, elas alcançam públicos variados e grandes extensões territoriais.

Esse, portanto, é um aspecto que o empreendedor deve levar em consideração antes de escolher uma franquia. Sendo assim, para saber um pouco mais a respeito, basta seguir com a gente!

Por que franquias que exploram o digital saem na frente?

O ambiente digital é, com certeza, uma das grandes apostas para o comercio mundial. Nesse sentido, não há como uma marca se destacar sem se envolver neste ambiente.

Seja fazendo vendas, ou atuando por meio do marketing, as marcas estão cada vez mais presentes no mundo digital.

Da mesma forma, a pandemia do novo coronavírus fez impulsionar ainda mais o mercado digital. Com a necessidade do isolamento social, as vendas on-line se destacaram.

De acordo com o relatório sobre o setor elaborado pela Ebit | Nielsen, em parceria com a Elo, o e-commerce brasileiro cresceu 47% só no primeiro semestre de 2020.

Foi a maior alta de todos os tempos, com um aumento de 39% no número de pedidos.

Com dados tão impressionantes, as franquias que exploram o digital podem aproveitar o bom momento do mercado. Dessa forma, elas saem na frente de marcas que ainda buscam se encaixar no ambiente on-line.

Atuando bem na internet, uma franquia pode chegar até o consumidor que não quer sair de casa. Do mesmo modo, muitos clientes agora preferem produtos e serviços disponíveis nestes moldes.

Além disso, modelos de franquias home office também são atrativos para diversos tipos de empreendedores.

Por isso, seja por conta do investimento inicial mais baixo, ou a flexibilidade de horários, este modelo home based se encaixa em diversos tipos de negócios.

Vemos um homem falar ao telefone enquanto trabalha em casa. Na sala de sua casa, sobre a mesa, temos algumas canetas, um bloco de notas, xícara de café, um croissant, alguns livros e um notebook aberto (imagem ilustrativa). Texto: franquias que exploram o digital.
O modelo home office oferece diversos tipos de negócios.

Do mesmo modo, as franquias que exploram o digital possuem capacidade de captar um amplo mercado consumidor. Um público que não vê fronteiras ou distância.

Por fim, o modelo de negócio da franquia pode variar, mas este trabalho no ambiente digital deve ser constante. Em outras palavras, ele deve fazer parte da estrutura da marca e de seu modo de operar.

Como as franquias exploram o digital?

As franquias devem fazer um trabalho específico para o ambiente digital, tendo em vista a força que a internet possui.

O e-commerce e a divulgação por meio de sites e redes sociais não pode ser ignorado pelas franquias. Do mesmo modo, os empreendedores não podem abrir mão destas ferramentas.

Sendo assim, separamos algumas franquias que exploram o digital para ajudar você na buscar por uma marca para investir.

1. Acquazero

A Acquazero é uma rede especializada em higienização automotiva atuante no mercado desde 2009, e que se tornou franquia em 2018.

A marca possui um viés mais ecológico, pois seus serviços utilizam pouca água, bem como produtos biodegradáveis.

Para citar um exemplo, a limpeza ecológica, principal serviço da Acquazero, utiliza apenas 300 ml de água para limpar um carro por fora.

Todos os serviços da Acquazero estão disponíveis por meio do e-commerce no site da marca. Dessa forma, fica fácil de o cliente agendar uma visita para o serviço delivery ou um horário nas lojas.

Uma das grandes novidades da marca, no quesito de atuação no ambiente digital, é o aplicativo da Acquazero. Ele está disponível para celulares com Android ou iOS.

O aplicativo foi lançado em 2019, e visa facilitar o contato do cliente com qualquer uma das 400 unidades da Acquazero.

Do mesmo modo, pelo aplicativo, é possível conhecer todos os serviços disponíveis na rede. Eles vão desde os cuidados mais comuns para o carro até tratamentos especiais para a pintura e o interior do veículo.

Com todas estas ferramentas, a marca consegue captar clientes de maneira eficiente, além de auxiliar o franqueado.

Portanto, o empreendedor que busca uma franquia que atue no ambiente digital, pode optar por um dos seis modelos de negócio da Acquazero.

  • Investimento inicial: R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Taxa de retorno: entre 6 e 24 meses

São três tipos home office, dois modelos de loja e um de desenvolvedor de área, os quais você pode conhecer um pouco mais no vídeo a seguir.

2. Brasil Nutri Shop

Advertisement

Especializada em suplementos alimentares, a franquia Brasil Nutri Shop trabalha no ambiente virtual por meio de vendas on-line.

A franquia conta com um modelo de negócio em que o franqueado faz a venda dos produtos via site. A entrega é feita pela franqueadora, que repassa um percentual ao franqueado.

Dessa forma, o empreendedor necessita de um investimento menor, pois não mantém estoque em casa, nem precisa de ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Taxa de retorno: a partir de 12 meses

3. Comics Camisetas

A franquia Comics Camisetas é uma rede que fabrica camisetas masculinas e femininas. As estampas usadas são diferenciadas, trazendo tendências da música, filmes, personalidades, humor e artes em geral.

A franquia atua no ambiente digital por meio de vendas on-line e o franqueado não precisa ter estoque em casa. Isso porque os produtos são enviados diretamente pela Comics Camisetas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Taxa de retorno: entre 12 e 24 meses

4. Mazze

A franquia Mazze é uma empresa que trabalha com a venda de semijoias em sua loja virtual. A marca trabalha com três modelos de negócios para os empreendedores.

No modelo de maior investimento, o franqueado conta com um site personalizado, com uma logo própria, entre outros diferenciais para sua loja on-line.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 5 mil e R$ 10 mil
  • Taxa de retorno: entre 12 e 24 meses

5. Clube Turismo

A Clube Turismo é uma agência de viagens que oferece produtos diferenciados para agregar valor. Por exemplo, programa de cotas de lua de mel, Clube dos Noivos, bem como o programa de fidelidade.

Imagem de uma pessoa apontando para um país em um mapa (imagem ilustrativa). Texto: franquias que exploram o digital.
Franquias de turismo exploram muito bem as vendas pela internet.

A rede conta com mais de 400 franqueados pelo Brasil. Da mesma forma, ela possui parceria com mais de 100 mil hotéis conveniados, além de cruzeiros, companhias aéreas e muito mais.

A Clube Turismo é uma das franquias que exploram o digital por meio de vendas on-line no modelo home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir deR$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 a 24 meses

6. Guia-se Negócios pela Internet

A Guia-se é uma franquia de marketing digital com mais de 140 unidades que atuam em países como o Brasil, EUA, França, Portugal, Canadá, México e Japão.

Totalmente inserida em um ambiente virtual, a franquia oferece serviços que ajudarão outras empresas a explorar este universo on-line.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30,9 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

7. Portal da Cidade

A franquia Portal da Cidade oferece um serviço que disponibiliza um espaço virtual destinado a divulgar conteúdo 100% local para o maior número de cidades possível.

Dessa forma, o franqueado oferece para as cidades uma forma de aproximação com a população por meio da internet. Aproveitando, assim, o ambiente on-line para tornar a comunicação mais eficiente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

8. Barela

A Barela é uma franquia de corretagem de seguros voltados para a área da saúde, com sede na cidade de São Paulo. A marca trabalha principalmente com o atendimento a pequenas e médias empresas.

Da mesma forma, ela é uma das franquias que exploram o digital por meio de atendimento on-line dos clientes. Assim, de maneira remota, é possível fazer cotações e até assinar contratos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 14,8 mil
  • Prazo de retorno: 11 meses
Imagem de um homem sentado em frente um computador em uma mesa de trabalho (imagem ilustrativa).
O ambiente digital é propício para a captação de clientes.

9. Limpeza com Zelo

A franquia Limpeza com Zelo é uma rede que faz a intermediação entre empresas ou residências que necessitam de serviços de limpeza.

No modelo home office, o franqueado trabalha de forma on-line captando clientes. Da mesma forma, é possível fazer um orçamento pelo site da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: até R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

10. TZ Viagens

A TZ Viagens é uma das franquias que exploram o digital por meio da venda de pacotes e serviços da área de turismo pela internet.

No seu modelo home office, o franqueado trabalha de casa, captando clientes e fazendo o atendimento totalmente on-line. A rede conta com mais de 84 unidades franqueadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: até R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

11. RapidãoApp

O RapidãoApp é um aplicativo que junta estabelecimentos que querem vender e clientes que querem comprar em uma mesma plataforma.

O app congrega produtos e serviços variados acessíveis pelo celular. Dessa forma, a empresa conecta diferentes empreendedores, possibilitando uma maior captação de clientes.

Do mesmo modo, o app facilita para o consumidor achar o que deseja mais rápidamente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses

12. Zupy!

O Zupy! é um aplicativo que funciona como um guia de empresas organizadas em cerca de quatro mil segmentos, com acesso pelo portal e aplicativo gratuito.

Dessa forma, o franqueado é responsável por coletar as informações das empresas parceiras na sua cidade. O aplicativo é voltado para pequenos e médios negócios.

Atualmente, o Zupy! está presente em mais de 200 cidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: entre R$ 6 mil eR$ 12 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses
Imagem de uma mão segurando um celular com vários aplicativos na tela (imagem ilustrativa).
Diversas franquias investem em aplicativos próprios para alcançar clientes.

13. Alfred Delivery

O Alfred Delivery é um aplicativo especializado em delivery de todos os tipos de produtos e serviços. Basta que o estabelecimento queira participar do aplicativo para se conectar aos potenciais clientes.

Dessa forma, aproveitando o ambiente digital para conectar empreendedores e potenciais compradores, a Alfred Delivery melhora o alcance da venda de produtos e serviços.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: a partir deR$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

14. Tutores

A franquia educacional Tutores oferece diversos serviços de aprendizado, acompanhamento e reforço escolar, entre outros tipos de cuidados para a educação de crianças.

A rede conta com modelos de franquia home office e de ponto físico, com aulas particulares ou on-line. Dessa forma, ela é uma das franquias que exploram o digital para disseminar conhecimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

15. Monitorias

A franquia Monitorias é uma rede de serviços educacionais que oferece aulas particulares e de reforço escolar.

Nesse sentido, os serviços podem ser ofertados por meio de plataformas on-line ou mesmo de maneira presencial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: até R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 a 7 meses

16. Brasileirinho Delivery

A rede Brasileirinho Delivery trabalha com diversos tipos de produtos de alimentação, como almoços prontos, massas, comida vegana, entre outros.

Do mesmo modo, a franquia trabalha com pedidos de forma on-line pelo site ou aplicativo da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

17.  Mineiro Delivery

Por fim, a franquia Mineiro Delivery comercializa mais de 16 opções de comida no box, por meio do sistema de delivery e/ou restaurante.

A rede trabalha ainda com pedidos por telefone, site e pelo aplicativo próprio que o cliente baixa para o seu celular.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Enfim, depois de mostrarmos todas estas opções de franquias que exploram o digital, temos também um ebook para você entender um pouco mais as vantagens de abrir uma franquia.

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement