Quando falta dinheiro para o empreendedor investir, ele pode procurar por franquias que podem ser financiadas e, assim, facilitar a sua adesão à marca.
Nessa hora, o interessado na franquia pode optar por um empréstimo junto a um banco para conseguir capital para iniciar o negócio.
Contudo, algumas franquias fazem este financiamento por meio de convênio com instituições financeiras, ou mesmo diretamente para o empreendedor, como mostraremos a seguir.
Vale a pena financiar uma franquia?
Para fazer essa operação de financiamento com segurança, o empreendedor deve analisar bem a sua própria situação.
Ou seja, ele deve entender como está sua condição financeira, ter uma reserva para emergências, além de evitar um parcelamento muito longo.
Da mesma forma, é preciso buscar por franquias que podem ser financiadas com juros atrativos. Assim, o valor da parcela do financiamento comprometerá menos os ganhos mensais do novo negócio.
Por conta disso, o empreendedor pode buscar franquias com modelos home based, que exigem menor investimento inicial e custos menores.
Para entender bem os custos de uma unidade da franquia, estude a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.
Depois disso, pode sim valer a pena financiar uma franquia e aproveitar as vantagens deste modelo de negócio.
Por exemplo, uma rede de franquias é vantajosa por ser um negócio que já passou pela aprovação do público. O empresário ainda conta com uma marca conhecida, o que facilita o processo de captação de clientes.
Além disso, é possível contar com diversos tipos de suportes para a operação da unidade. Entre eles estão treinamentos voltados para o negócio, bem como para a sua gestão.
Da mesma forma, a franqueadora auxilia os franqueados com ações de marketing, seja para divulgação da marca ou para promoção da unidade em si.
Ademais, o modelo de franquia serve também para empreendedores que não contam com tanta experiência de mercado.
Assim, mesmo aquela pessoa que sempre trabalhou de carteira assinada, e agora busca o próprio negócio, pode apostar em franquias.
Opções de franquias que podem ser financiadas
É comum empreendedores buscarem franquias que podem ser financiadas pois não dispõem, de uma só vez, de todo o capital necessário para abrir uma franquia.
Da mesma forma, para empreender em 2021, o interessado deve conhecer as melhores franquias para investir.
Ele deve estar atento aos segmentos do franchising brasileiro que estão com números mais sólidos ou que são mais atrativos.
Nesse sentido, separamos algumas redes de franquias que podem ser financiadas para que você as conheça melhor.
Cuidados para financiar uma franquia sem problemas
Antes de investir em uma franquia, o empreendedor deve tomar uma série de cuidados para não ter prejuízo.
Primeiramente, recomenda-se procurar por marcas associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que traz uma segurança maior.
Além disso, o empreendedor deve pesquisar bem sobre a marca, principalmente junto aos franqueados e ex-franqueados.
Dessa forma, ele fica sabendo como está o funcionamento interno da franqueadora e se ela cumpre com os deveres listados na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Do mesmo modo, é preciso estar atento ao relacionamento da marca com seus consumidores. Sendo assim, verifique se existem muitas reclamações sobre a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Outro ponto que merece atenção neste momento diz respeito a real lucratividade média das unidades da franquia.
Como o empreendedor teve que fazer um financiamento para investir na franquia, o retorno deve ser condizente com as promessas da franqueadora.
Pois, caso contrário, isso compromete o bom andamento financeiro do franqueado, que arca com os custos normais, além das parcelas do financiamento.
Ademais, deve-se evitar financiar todo o valor do investimento para que o parcelamento não se estenda muito e não pese no orçamento do empreendedor.
Enfim, todos estes cuidados são necessários para que os empreendedores não se arrependam ou, então, percam dinheiro.
Para outras informações sobre os cuidados para abrir uma franquia, assista ao vídeo abaixo!