O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Como diferenciar franquias ruins das boas opções para abrir um negócio?

Como diferenciar franquias ruins das boas opções para abrir um negócio?

Sumário

Abrir uma franquia pode ser a chance que você estava sonhando para realizar o sonho de empreender. Porém, existem as franquias ruins que podem transformar a sua caminhada num pesadelo. Para evitar que isso aconteça, preparamos o texto a seguir com todas as dicas para garantir um bom investimento.

Mas antes, entenda que optar por empreender com o seu próprio negócio de franquia pode ser promissor. Isso porque, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor alcançou um faturamento de R$ 240,6 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,8% comparado com 2022.

O modelo de negócio é atrativo, pois você empreende com uma marca já validada no mercado e recebe o suporte da franqueadora. Acontece que por mais tentador que esse modelo de negócio seja, existem riscos, menores que algo inaugurado do zero, é verdade.

Mas são pontos que, sem a devida atenção, podem resultar na falência. Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que avaliar para não escolher franquias ruins?

Existem alguns pontos fundamentais para identificar franquias ruins. A princípio, é importante destacarmos brevemente como esse modelo de negócio funciona e algumas das suas vantagens.

As franquias funcionam como cópias autorizadas de uma determinada empresa. Dessa forma, ela permite que você possa explorar comercialmente seus produtos e serviços, desde que respeitados os padrões.

Essa padronização é fundamental para que todas as unidades da rede estejam alinhadas com o mesmo propósito. Então, independente de onde o consumidor estiver, sempre terá a mesma experiência com a marca, fortalecendo ainda mais a sua imagem.

Por outro lado, acontece que nem todas as empresas têm pontos tão bem elaborados e fixados. O que acaba se tornando um grande problema, principalmente quando falamos do modelo mais seguro de empreendimento no Brasil.

Sendo assim, para se ter uma ideia, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas antes de completar dez anos.

Em contrapartida, a taxa de mortalidade dos negócios abertos do zero é quase cinco vezes maior. Portanto, o único caminho possível para evitar fazer parte dessas unidades que vão à falência é seguindo nossas dicas. Acompanhe!

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

COF do negócio

Primeiro, precisamos destacar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar uma série de informações valiosas para você sobre a rede de franquias que está prestes a abrir.

Não à toa, a lei prevê pelo menos dez dias entre o recebimento da COF e a assinatura do contrato. Ou seja, você terá tempo de sobra para analisar todos os pontos e dados presentes.

Caso queira, consulte um advogado para auxiliar você nesse processo e esclarecer as suas dúvias. Mas lembre-se: o documento deve estar numa linguagem simples, de fácil compreensão, com todas as informações bem claras e condizentes com a realidade da marca.

Você poderá estudar as pendências judiciais da franqueadora, a descrição completa do negócio, todas as características dos modelos oferecidos, o perfil do franqueado que a marca espera etc.

Assim, você conseguirá ter uma norte para guiar a sua pesquisa com tranquilidade e evitar franquias ruins, conforme vamos apresentar nas nossas demais dicas.

SuaQuadra: clique e aluguel imóvel comercial com desconto em São Paulo!

Reconhecimento da marca

Dentro da COF, você tem acesso ao histórico da marca. Ou seja, será possível conhecer sobre a história e todo o know-how que a franqueadora adquiriu ao longo dos anos.

Com base nisso, para que você tenha uma visão menos enraizada da empresa, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre ela. Por isso, busque por artigos e matérias que falam sobre a empresa.

Em caso de dúvidas, você pode conversar com um representante comercial. O mais importante é que tudo esteja o mais claro possível. Qualquer informação em desacordo com a Circular pode ser sinal de uma das franquias ruins para investir.

Ao mesmo tempo, dentro da linha do tempo que conseguir montar, tente encontrar pontos que garantam a expertise da marca. Em algum momento ela precisou mudar seu produto ou serviço? Ela consegue se adequar às realidades do mercado?

Essas são perguntas simples, mas capazes de revelar a verdadeira face da franqueadora. Na maioria das vezes, ficar parado no tempo é um péssimo sinal.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Opinião dos franqueados

Outro ponto que pode ajudar você a tomar uma boa decisão é conversar com outros franqueados sobre o negócio. Desse modo, dentro da Circular, você tem uma relação de todos os empresários que possuem ou possuíam uma unidade da rede.

Certamente, esse é o primeiro momento em que você terá uma opinião totalmente livre sobre o negócio. Ou serão vários elogios com algumas críticas aqui e acolá, ou o contrário, muitas reclamações e alguns falando bem.

Logo, você consegue entrar em contato com todos eles, uma vez que essas informações estarão presentes no documento. Atenção! Nem todos os empreendedores vão querer falar com você. Mas não se preocupe com isso.

Já para aqueles que toparem a conversa, se prepare para fazer perguntas pertinentes e que esclareçam questões realmente importantes para o seu entendimento do negócio. Isso porque, é fundamental que você saiba se tudo que é prometido de fato é entregue.

Assim, procure respostas que vão além do “sim” ou do “não”. Além disso, evite debates com os franqueados. Lembre-se que eles sabem da realidade do negócio, enquanto você tem apenas uma opinião pré-formada.

Opinião dos consumidores sobre a empresa

Outro ponto que não podemos deixar de fora, que também dará um norte para você definir se está entre as franquias ruins ou não, é saber como o público enxerga a franqueadora, bem como seus produtos ou serviços.

Existem diversas formas para fazer isso. Por exemplo, nada impede você de sair na rua fazendo uma entrevista para saber quem conhece ou não a marca, se gosta ou não dela etc. Porém, existem maneiras mais eficientes.

Inicialmente, ir até as redes sociais da franqueadora e demais unidades pode ser uma boa estratégia. Assim, veja as reclamações, os temas abordados e a frequência. Depois, entenda se tem algo muito comprometedor ou qualquer outra questão que achar relevante.

Mesmo em uma empresa maravilhosa, sempre haverá reclamações. Sendo assim, o importante é identificar se é algo que irá prejudicar você e a sua unidade.

Por exemplo, se em várias postagens, em diferentes perfis, há críticas em relação ao atendimento, talvez você possa ter problemas no futuro.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Além disso, há o portal “Reclame Aqui”. Nesse espaço, as pessoas apontam suas experiências negativas com determinadas empresas.

Lá é possível ver como essas solicitações são atendidas pelas marcas. Inclusive, existe um prêmio anual para as empresas que melhor resolvem os problemas. Se possível, confira se a marca do seu interesse já foi premiada.

Suportes oferecidos pela franqueadora

Se tem algo capaz de tornar as franquias um investimento seguro é a oferta de suporte. Graças a esse atendimento, qualquer pessoa, mesmo que sem experiência, consegue transformar a sua vida com o empreendedorismo.

Isso porque são diversas atividades e treinamentos que visam passar para você todo o conhecimento que a marca adquiriu ao longo dos anos. Portanto, é nesse momento que o plano de negócio é compartilhado com você.

Tudo que vai guiar a sua unidade pelos próximos anos depende muito do nível de suporte que a franqueadora vai oferecer. Estamos falando, inclusive, de uma obrigatoriedade prevista em lei.

Agora, da mesma forma que isso pode alavancar os seus resultados, também pode levar você à falência. Então, aproveite a oportunidade e busque entender como o suporte funciona com os franqueados que você conseguir conversar.

Mercado do negócio

Antes de abrir uma franquia, estudar o mercado em que a franqueadora atua é fundamental. Analisar o segmento permite entender a demanda, a concorrência e o potencial de crescimento. Isso ajuda a identificar se o negócio é viável em sua região e quais são os riscos envolvidos.

Mas além disso, acompanhar as tendências do mercado pode revelar oportunidades e desafios que influenciam diretamente o sucesso da franquia.

Nesse sentido, como explicamos, verifique o histórico da franqueadora, seus concorrentes e o perfil dos consumidores. Com essas informações, você tomará decisões mais seguras e poderá aumentar suas chances de sucesso no setor de franquias.

Tenha cuidado ao optar por franquias que estão em tendência

O mercado de franquias é sensível a modismos. Produtos novos ou trazidos de fora frequentemente se tornam o negócio do momento, como já aconteceu com açaí, hamburguerias, paleterias e iogurterias.

Banner de divulgação da ferramenta SULTS, de gestão para franquias.

No início, esses negócios crescem rapidamente, mas muitas vezes desaparecem após a moda passar. Isso ocorre, principalmente, por franqueadoras inexperientes e planos de negócios mal estruturados, resultando na falta de suporte aos franqueados e mais.

Apesar disso, algumas franquias conseguem se consolidar. Sendo assim, para quem busca esse tipo de investimento, é fundamental analisar cuidadosamente o plano de negócios, verificar a solidez da franquia e não cair em promessas de retornos irreais.

Dessa maneira, quem é novo nesse mercado deve optar por redes mais estabelecidas, que oferecem segurança e um retorno proporcional ao investimento. Então, cuidado é essencial para preservar seu capital. A seguir, confira dicas práticas para abrir franquias baratas e lucrativas online ou loja física.

Como abrir franquias baratas e lucrativas?

O primeiro passo é entrar em contato com a marca da franquia para entender suas exigências. Em seguida, você pode analisar o negócio em detalhes e verificar se o modelo é adequado ao seu perfil empreendedor.

Como dito, a Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ser avaliada com cuidado. Esse documento traz informações importantes sobre a operação e o suporte oferecido pela franqueadora.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Além disso, é indispensável planejar bem as finanças, garantindo que você tenha o capital necessário para o investimento inicial e a manutenção da franquia.

Após, é importante negociar com a franqueadora os melhores termos de contrato. Ao acertar os detalhes, você estará pronto para investir na franquia, sempre de olho em manter o controle financeiro e buscar o suporte da marca para obter resultados lucrativos a longo prazo.

Nesse conteúdo, você aprendeu como evitar franquias ruins. Diante de todos esses aspectos que apresentamos, fica muito mais fácil encontrar um empreendimento que realmente valha a pena para você. Porém, é necessário ter tempo e empenho para não entrar “numa cilada”.

Agora que está por dentro do assunto, você está preparado para dar o pontapé inicial para abrir o seu próprio negócio de sucesso e ganhar dinheiro.

ZINZ plataforma para obras.
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje