O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » História curta: A verdade sobre franquias no segmento de Serviços Automotivos

História curta: A verdade sobre franquias no segmento de Serviços Automotivos

Sumário

As franquias do Segmento de Serviços Automotivos atuam em diversas áreas. Dessa forma, podem ser lucrativas. Por isso, confira este texto que aborda os números do setor, tendências e opções de investimento.

Isso porque, alguns serviços automotivos tiveram alta de até 170% entre 2019 e 2020. Do mesmo modo, há diversos nichos para empreender neste segmento.

Então, as franquias do segmento de Serviços Automotivos podem ser uma oportunidade para empreender. Mas o sucesso do negócio depende de uma escolha bem feita. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os tipos de serviços automotivos?

Existem diversos tipos de serviços automotivos atualmente. Desse modo, há desde a prestação de serviços mais simples, como troca de óleo, até a estética automotiva.

Há também os serviços de limpeza do automóvel, com opções de limpezas ecológicas, limpeza a seco, higienização com produtos exclusivos para cuidar da lataria etc.

Outros serviços também são os de reparo simples, manutenção preventiva, troca de óleo e revenda de peças.

Porém, também é possível oferecer serviços mais complexos, como revisão dos componentes de freio, manutenção de embreagem, no sistema de arrefecimento e troca de óleo do câmbio automático. 

Além disso, há serviços como borracharia, vistorias, sistemas eletrônicos, direção hidráulica, sistemas de direção, regulagem de motores e mais.

Números do segmento de Serviços Automotivos no franchising

Os números do segmento de Serviços Automotivos no franchising apontam um alto faturamento no setor. No ano de 2021, o ramo teve um faturamento de R$ 6,5 bilhões. 

Isso representa um crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior do levantamento. Ou seja, os números representam uma consolidação do mercado e possibilidades de expansão.

Em relação ao setor de franquias do segmento de Serviços Automotivos, houve uma variação de 1,9% no número de unidades de redes operando no ano de 2021.

Além disso, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos em circulação no Brasil, em 2019, chegou a aproximadamente 100 milhões de unidades.

Dessa forma, é possível perceber que existe uma grande demanda para ser suprida nesse mercado, com franquias de serviços automotivos. Entre reparos e vistorias, cuidados com o veículo etc.

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos (Sindirepa) é uma entidade que reúne as empresas do setor. Nesse sentido, as oficinas mecânicas, apontam dados no Anuário da Indústria da Reparação de Veículos do Brasil. 

Assim, em 2019, somaram um faturamento de R$ 67,3 bilhões, com peças de reposição representando 70% e força de trabalho de manutenção e reparação atingindo 30% do total.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra em seu levantamento de 2019, que o segmento de serviços automotivos foi o que mais cresceu.

Isso com um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sendo assim, vamos apresentar a seguir, algumas opções de franquias do segmento de Serviços Automotivos. Logo, você pode considerar as opções de investimento no setor.

Melhores franquias no segmento de Serviços Automotivos

Diante dos dados positivos que você conferiu acima, vamos apresentar algumas franquias do segmento de Serviços Automotivos.

Então, você pode analisar as informações de cada uma de acordo com seus interesses. Veja!

[raio_x]

Tendências nas franquias do ramo automotivo

As tendências nas franquias do segmento de Serviços Automotivos lidam diretamente com a realidade do consumidor.

Ou seja, é importante atentar-se às novas necessidades dos clientes e no que buscam para engajar o consumo.

Um estudo aponta que uma das maiores tendências dos novos consumidores é a preocupação crescente com o meio ambiente. Assim, faz com que os hábitos de consumo sejam baseados em soluções sustentáveis.

Sendo assim, há franquias automotivas de limpeza ecológicas que usam pouca água para a higienização. Do mesmo modo, têm empresas desenvolvendo tecnologias cada vez mais eficientes para a economia desse recurso.

Nesse sentido, principalmente no segmento de Estética Automotiva, o apelo ambiental está em alta. Isso por conta da crise hídrica que contribuiu para o crescimento desse setor e os hábitos de consumo.

Outra grande tendência nas franquias do ramo automotivo é o foco em novas tecnologias. Desse modo, oferece aos veículos mais segurança, praticidade, eficiência e menos poluição.

Por isso, estão em alta serviços para carros híbridos e elétricos, com novas tecnologias, sistemas eletrônicos, motores bicombustíveis, entre outros. Com uma tendência de ocupar o mercado de automóveis cada vez mais em nível nacional. 

Além do uso da tecnologia para prestar os serviços, com novos produtos e procedimentos que oferecem maior facilidade para os consumidores. Por fim, há maior eficiência, rapidez e conveniência para os serviços prestados.

Perfil ideal do franqueado automotivo

O perfil ideal do franqueado automotivo vai depender do modelo de negócio de cada franquia. Ou seja, a franquia tem o perfil ideal de investidor para o seu negócio.

Porém, existem algumas características comuns nesse perfil. Por exemplo, o perfil de empreendedor que se alinhe com a tarefa.

Ou seja, alguém que tira a ideia do papel, visa a geração de valor e que tenha criatividade e empenho para gerenciar o negócio. 

Há também a sugestão para um perfil que tenha afinidade com o setor automotivo. Afinal, essa proximidade faz com que o processo seja mais fácil e até mesmo mais eficiente.

Até porque, o empreendedor já terá um conhecimento anterior sobre o segmento.

Há também o perfil comercial e operacional, com um franqueado com facilidade de lidar com pessoas e comandar uma equipe. Bem como, se dedicar no acompanhamento das operações da sua unidade.

Então, muitas franquias oferecem facilidades para quem quer empreender na área. Portanto, as redes costumam oferecer o apoio necessário para que o franqueado tenha uma unidade de sucesso.

Desse modo, os franqueados podem contar com o suporte da franqueadora, transferência de know-how e assessorias em diversas questões, como em marketing e jurídica.

Como escolher a melhor franquia automotiva?

Existem diversos fatores que facilitam em como escolher a melhor franquia automotiva. Um deles, por exemplo, é o segmento de mercado que deseja atuar, como com a parte estética, mecânica ou de vistorias.

Há também a avaliação dos serviços oferecidos no setor, como venda de acessórios, serviços de limpeza, comercialização de peças, produtos etc.

A indicação é escolher um investimento que vá de acordo com o perfil do empreendedor e avaliação do mercado local.

Por isso, é importante avaliar o nicho de mercado onde há mais possibilidade de crescimento na região.

Por fim, fazendo uma boa avaliação, é possível ter sucesso com as franquias do segmento de Serviços Automotivos. Agora, analise a melhor alternativa da nossa lista acima e planeje seu próximo investimento.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje