Franquias de Serviços Automotivos crescem no Brasil

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Investir em uma empresa de serviços automotivos pode ser bastante lucrativo. Afinal, já são mais de 65,7 milhões de veículos rodando pelo País. Acompanhe o texto e descubra como iniciar um negócio no ramo!

O setor de serviços automotivos é um dos que mais crescem no País. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018, o ramo avançou 2,4%, atingindo faturamento de R$ 5,89 bilhões. Os números refletem também a enorme paixão dos brasileiros por carros.

No Brasil, há quase um carro para cada três habitantes, de acordo com o Observatório das Metrópoles. Essa paixão por veículos vem tanto da facilidade em se locomover, quanto do status que esse bem traz. Por isso, quem tem um carro se preocupa em mantê-lo bonito e bem-cuidado.

Para especialistas no setor, a crise freou a troca de carros. Mas isso também acabou contribuindo para o segmento de serviços automotivos.

Afinal, os donos dos veículos têm preferido fazer manutenções, garantindo assim que o bem tenha maior durabilidade. Deste modo, não é necessário despender altos valores para a compra de outro carro.

Considerados estes aspectos, o setor de serviços automotivos só tem a crescer. Por isso, ele pode ser uma ótima opção de negócio, especialmente para quem investe em uma franquia.

Quais os serviços automotivos existem?

Quem deseja investir no setor de serviços automotivos pode encontrar diversas oportunidades de negócio no mercado. Até porque, à medida que a tecnologia dos carros avança, novos atendimentos são requisitados pelos consumidores.

Em todo o caso, existem serviços básicos, sempre atraentes aos usuários e que são ótimas oportunidades de negócio. São quatro: os centros automotivo, oficinas automotivas, loja de acessórios e limpeza automotiva.

Centro automotivo

Ao investir em um centro automotivo, o empreendedor pode oferecer serviços como o de manutenção e check-up total do carro. Isso significa que o atendimento é mais completo.

Além destes, normalmente estão disponíveis serviços de mecânica em geral, injeção, ignição eletrônica e alinhamento. Assim como o balanceamento, auto elétrica, suspensão, lanternagem, pintura etc.

Também chamados de auto centers, esses empreendimentos possuem equipamentos e profissionais altamente especializados para os atendimentos.

Oficinas automotivas 

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Já as oficinas automotivas oferecem serviços mais simples e imediatos. Isso inclui, por exemplo, assistência mecânica e borracharia. Outra forma de completar a renda desses espaços é a revenda de peças ou componentes.

É comum que o consumidor leve seu carro a uma oficina para reparos. Sendo assim, é mais comum que o “tratamento” de um problema seja feito nesse espaço, enquanto um centro automotivo funciona trabalha na prevenção.

Os serviços desse modelo de negócio são geralmente mais baratos que na opção anterior. A revisão para carros mais antigos, ou que estão sem a cobertura da concessionária, também podem ser feitas lá.

Por fim, as oficinas automotivas podem ser multimarca, atendendo qualquer fabricante, ou especializadas em marcas específicas.

Loja de acessórios

Os produtos indicados para as lojas de acessórios automotivos são os mais variados.

Há itens para a segurança do carro, como travas e alarmes; rodas de alumínio; itens para a personalização do veículo; multimídia, equipamentos de transporte, como engates, bagageiros, e muito mais.

O último estudo sobre o setor, feito em 2016 pela AutoMOTIVO, mostrou um crescimento de 4,6% ao ano. Estima-se que esse número representa R$ 34 bilhões no mercado brasileiro.

A pesquisa destaca que o ramo é um investimento interessante, além de estar em franca expansão. Afinal, novas tecnologias surgem todos os dias, chamando a atenção dos consumidores.

Limpeza automotiva

Vemos um técnico em serviços automotivos finalizando a limpeza do motor de um veículo (imagem ilustrativa). Texto: franquias serviços automotivos.
O setor de serviços automotivos é bastante variado.

Por fim, existe a possibilidade de investimento no setor de limpeza automotiva. A grande vantagem desse negócio é a possibilidade de ele ser instalado em qualquer lugar – até mesmo na própria garagem!

Nesse sentido, com os materiais corretos, é possível entregar uma limpeza de qualidade para seus clientes. Algumas das modalidades mais procuradas são a lavagem a seco, a vapor, a limpeza do motor, etc. 

Fazer uma manutenção periódica na lataria e no interior garante maior durabilidade ao carro. Assim, é mais fácil atender a média de 1,7 ano do ciclo de vida do veículo, por exemplo.

Ainda segundo pesquisa da Agência Autoinforme, o brasileiro gasta mais de 1 mil reais por mês com combustível, peças, serviços, seguros e impostos.

Cuidados para investir no setor automotivo

Trabalhar com automóveis exige um certo conhecimento e afinidade do empresário com o tema.

Pois é importante que ele saiba todos cuidados que precisam ser tomados com um veículo. Seja por causa de uma manutenção, troca de acessório, reformulação de algum sistema ou uma limpeza.

Mas isso não significa que é preciso conhecer as mais de 15 mil peças de um carro e suas funções. Contudo, é fundamental que o empresário tenha curiosidade e dedicação para entender como funcionam os principais sistemas:

  • Elétrico;
  • Arrefecimento;
  • Freio;
  • Rodagem;
  • Injeção;
  • Ignição;
  • Transmissão;
  • Suspensão.

A visão a longo prazo também é necessária para quem deseja entrar para o setor. Até porque, enquanto não alcançar uma boa rotatividade de clientes, capaz de fazer o negócio andar sozinho, será preciso se dedicar mais.

Em outras palavras, o investidor precisa se preparar para uma jornada de trabalho maior que as oito horas convencionais. Serão finais de semana e noites se dedicando ao empreendimento.

O empresário também precisa identificar se possui visão comercial ou se está preparado para estudar e adquiri-la antes de iniciar o negócio. Em suma, ele deverá se fazer presente, ser organizado e aplicado para alcançar o sucesso.

Sem contar o bom controle emocional e psicológico. Essa eficiência será fundamental para o desenvolvimento de um bom benchmarking, ou seja, a análise estratégica que identifica as ações dos concorrentes para aprimorar seu serviço.

Dicas para abrir um negócio automotivo

O número de carros no Brasil está voltando a crescer, como vimos na pesquisa do Observatório das Metrópoles. Os empreendedores que, como você, chegaram nesse texto, já identificaram uma boa chance de rentabilidade.

Mas antes de tomar alguma atitude a respeito, separamos algumas dicas para abrir um negócio no ramo. Acompanhe!

Estude sobre o setor

A princípio, antes de iniciar uma empresa, o investidor precisa conhecer bem o segmento em que irá atuar.

Mesmo que você seja um apaixonado por veículos, existe uma gama de oportunidades para atuar. Porém, nem todas têm espaço para novos negócios. Não apenas pelos concorrentes, mas também pela falta de demanda.

Abrir um empreendimento no segmento escolhido também pode exigir um alto valor, o que acaba demandando um cuidado ainda maior para manter o empreendimento.

Dessa forma, o ideal é estudar sobre as áreas de atuação, identificar qual terá maior chance de rentabilidade e a que mais combina com o seu perfil empreendedor.

Além disso, busque entende também as dores dos seus consumidores. Assim, será possível chegar ao mercado com um diferencial.

Desenvolva um plano de investimento

Uma das coisas que mais atrapalham o sucesso de uma empresa é a ansiedade pelos resultados, lucro e a rentabilidade. Esse é o primeiro passo para o fracasso de um investimento.

Todo empresário precisa fazer uma análise financeira antes de começar a empreender. Pois além de garantir a segurança das economias pessoais, ele mantém a qualidade de vida de seus familiares.

Por meio desse estudo, será possível identificar pontos importantes para sua consolidação no mercado. Por exemplo, o potencial do negócio, o tempo necessário para reaver o investimento e o que ainda precisa ser melhorado.

Tenha uma equipe capacitada

Uma boa equipe por trás da empresa é o segredo para o sucesso de um empreendimento. Mas nem sempre é fácil achar os perfis ideais. Por isso, existem treinamentos e cursos de capacitação para preparar os seus colaboradores.

Sua equipe carregará a marca do negócio. Portanto, é preciso que todos estejam bem preparados para que os clientes se sintam confortáveis. Um bom atendimento pode fazer o faturamento de uma empresa aumentar consideravelmente.

Quanto mais os clientes estiverem satisfeitos, maior será a propaganda boca a boca. Uma equipe qualificada começa por um líder que dê exemplos e esteja sempre em busca de novas descobertas.

Invista em tecnologia

Estamos sempre em contato com a tecnologia, não com computadores e smartphone, mas também àquela aplicada em roupas, alimentos, equipamentos etc. Com o mundo dos negócios não é diferente.

Nesse sentido, o setor automotivo é um dos que mais tiram proveito das tecnologias. Várias soluções que usamos em nossos carros vieram das pistas de corridas, por exemplo. E isso também passa pelos outras vertentes do setor.

Ao estudar e identificar quais inovações podem ser aplicadas no seu negócio, o empreendedor terá uma melhora no atendimento ao cliente, na padronização de seus serviços, otimização dos processos, organização e na qualidade das peças.

Também podemos encontrar tecnologia nos óleos usados na lubrificação, no combustível, nos pneus e até na forma de lavar o veículo. Tudo visando maior otimização de recursos e a sustentabilidade do setor.

Para saber mais sobre como melhorar a sua relação com os clientes, baixe nosso ebook!

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O que o empresário pode esperar ao atuar nesse mercado?

O carro é uma das coisas pela qual o brasileiro tem mais afeto. Isso exige do setor automotivo um cuidado maior que em outros segmentos.

Ao investir em um negócio do ramo, prepare-se para encontrar clientes com os mais variados níveis de conhecimento.

Sendo assim, o empresário precisa estar bem preparado e capacitado para lidar com os questionamentos de todos os níveis.

Mais mulheres interessadas

Vemos uma mulher dirigindo um carro (imagem ilustrativa).
As mulheres já são as maiores clientes das concessionárias.

O perfil do público nesse setor está mudando. Quando falávamos de carro, era muito comum pensarmos apenas no público masculino. Mas essa ideia já se tornou ultrapassada nos dias de hoje!

As mulheres estão cada vez mais interessadas e presentes no setor. Isso significa que é necessário ter cuidado na hora de atendê-las, por conta dos hábitos e costumes equivocados que perpetuaram por anos nesses espaços.

É como a ideia de que as mulheres não sabem nada sobre carro. Na verdade, muitas delas sabem mais do que os homens, e tratá-las com ar de inferioridade pode causar um mau-estar e gerar problemas para o seu negócio.

Atualmente, seis em cada dez interessados em carro é do público feminino, de acordo com a Navegg. Além disso, um levantamento feito pela General Motors identificou que as mulheres eram responsáveis por 46% dos atendimentos em oficinas.

A mudança desse cenário não vale apenas para os clientes, mas também para o quadro de funcionários.

Concorrência

Todos esses detalhes são importantes para que um negócio se destaque em relação à concorrência. Segundo um estudo do Empresômetro de 2019, são mais de 185 mil estabelecimentos atuando no mercado automotivo no Brasil. 

Ou seja, sempre haverá adversários comerciais, independentemente do tipo de negócio que você irá abrir. Da mesma forma, a competitividade é algo bom, principalmente nesse setor.

Pois a maioria dos consumidores não buscam pelo preço mais em conta, mas por um serviço e atendimento de qualidade.

Por que investir em uma franquia de estética automotiva?

Investir em uma franquia é um negócio cheio de vantagens. A principal delas é a utilização do plano de negócios da marca. Ou seja, o planejamento completo de uma empresa, do seu aspecto financeiro às atividades do dia a dia.

O plano de negócios de uma franquia já está estabelecido, tendo sido testado e corrigido sempre que necessário. Por outro lado, abrir uma empresa do zero requer o estabelecimento de um plano de negócios do zero.

Portanto, esse plano precisará passar por testes, irá falhar e exigir correções. Em outras palavras, isso amplia o tempo necessário para o sucesso do empreendimento, o que não ocorre em uma franquia.

Outro ponto interessante em abrir uma franquia é que o empreendedor conta com suporte completo da franqueadora. Por exemplo, para registrar a empresa, estabelecer o ponto físico, treinar a equipe, gerenciar o negócio etc.

Além disso, com uma franquia, ainda é possível aproveitar todo o reconhecimento que a marca possui no mercado. Pois quando os consumidores sabem o que a empresa oferece, a confiança no negócio aumenta.

Franquias Acquazero

Vemos um franqueado da Acquazero prestes a realizar a limpeza do capô de um carro (imagem ilustrativa).
A pegada mais ecológica da Acquazero tem chamado a atenção.

Na hora de investir no setor de serviços automotivos, uma opção interessante pode ser a Acquazero, a maior franquia de limpeza ecológica do mundo.

Fundada em 2009, na capital paulista, a Acquazero é uma empresa que tem como principal serviço a limpeza ecológica. Essa método utiliza apenas 300 ml de água para realizar a limpeza de completa de um veículo por fora.

Em contrapartida, os lava rápidos comuns chegam a gastar cerca de 300 litros de água para o mesmo serviço. Uma grande diferença, não é mesmo?

São seis modelos de negócio na Acquazero, começando pelo Home Office, que possui três versões. Dessa forma, o franqueado oferece os serviços via delivery, atendendo na casa ou onde o cliente estiver.

Além disso, existem os modelos de loja física Standard e Prime, com um número maior de serviços disponíveis e, por fim, o modelo Desenvolvedor de Área.

Além da limpeza ecológica, o empreendedor da marca pode oferecer serviços como:

  • Higienização do Ar-Condicionado;
  • Remoção de Chuva Ácida;
  • Descontaminação de Pintura;
  • Oxi-sanitização;
  • Cristalização e Revitalização de Pintura;
  • Vitrificação de Pintura;
  • Higienização Interna;
  • Impermeabilização de Estofados;
  • Polimento da Lataria;
  • Polimento de Faróis etc.

Conheça outros detalhes do modelo de negócio da Acquazero assistindo ao vídeo a seguir!

Top Spa Car

A empresa trabalha com serviços de lava rápido, polimento, pintura, enceramento etc., para redes de concessionárias. O modelo consiste em oferecer de 20% e 30% do lucro obtido às lojas de carros. Elas, por sua vez, devem assumir os custos de locação, água e energia elétrica.

DiskReparo

O cliente precisa repintar o carro? Pois uma maneira ágil de resolver esse problema é chamando a DiskReparo.

A franquia tem como característica entregar o veículo no mesmo dia, seja após a resolução de pequenas avarias ou depois do processo de pintura. A tecnologia utilizada permite que o trabalho seja feito com rapidez e qualidade.

Quais as vantagens de ser franqueado no segmento automotivo?

Investir em uma franquia de serviços automotivos traz muitos benefícios para o empreendedor. Questões de padronização dos produtos e serviços são algumas das vantagem.

Pois ao se tornar dono de uma franquia, o empresário tem acesso a mercadorias de qualidade. Do mesmo modo, no caso de quem oferece algum serviço, existe a garantia de estar oferecendo o atendimento que fez da marca um sucesso.

O modelo de franquia é um empreendimento considerado de baixo risco, justamente por ter todo esse aporte e troca de conhecimento com a matriz. Isso faz com que seja mais fácil criar um plano de expansão para sua unidade, por exemplo.

Além disso, há todo um suporte especializado da franqueadora, como consultoria contábil e jurídica. Isso evita que o negócio fique preso com problemas burocráticos que podem prejudicar o desenvolvimento de ambas as partes.

Mas a grande vantagem de abrir uma franquia para trabalhar com carros é a certeza de que sempre haverá clientes. Esse é um setor que não entra de férias, e as pessoas dependem cada vez mais dos seus veículos.

Por mais um carro não seja considerado um investimento, e eles percam valor com o passar dos anos, seus proprietários continuam gastando para que seus veículos pareçam novos, como vimos na pesquisa da Agência Autoinforme.

Não à toa, esse é um dos segmentos que mais cresceu nos últimos anos. Por fim, há toda uma movimentação resultado do aumento do número de pessoas trabalhando em aplicativos de transporte. Um levantamento feito em 2019, identificou 4,8 milhões de profissionais nesse setor.

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*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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